Técnica Fotografar a via láctea

Eu sei, só a última frase é que era sobre as tuas. A cor era sobre as fotos acima.
É uma questão de gosto, ao editar a foto preferi usar whiteBalance mais azulado.
Eu não sou profissional, não tenho equipamento profissional nem estou no sitio ídeal para este tipo de fotos, simplesmente faço o melhor que posso para minha própria satisfação, não para agradar a ninguem.

@rampinhas
Já fui á drave, mas de dia.
Pelo caminho normal ir e vir são cerca de 11km a pé.
Da para ir de jipe pelo lado oposto daquele que usei, e aí a caminhada é bastante menor.
No final deste verão também fiz a caminhada de Regoufe até Drave ahahaha.
Mas quando passar lá a noite espero ir por esse outro caminho.
 
Resultados deste verão. Não tive grandes oportunidades, pelo que só fiz uma saída já no fim de setembro.
Ambas foram tiradas no castelo de Castro de Laboreiro.



 
É uma questão de gosto, ao editar a foto preferi usar whiteBalance mais azulado.
Eu não sou profissional, não tenho equipamento profissional nem estou no sitio ídeal para este tipo de fotos, simplesmente faço o melhor que posso para minha própria satisfação, não para agradar a ninguem.

Claro, acho que a maioria aqui encaixa nesse perfil, mas se estamos a partilhar as fotos aqui é para que elas entrem na discussão, não? Acho que faz parte.
Não tem mal nenhum preferires o céu frio. Da mesma forma que eu prefiro a via láctea subtil, mas ainda assim compreendo que as fotos que a fazem sobressair tem mais encanto visual.


Já aqui a primeira imagem do @Ruca x16 acho mais interessante. Foste tu que iluminaste o interior do castelo ou é natural?

No início de setembro fui a viseu passear pelo circuito pré-histórico de fiais da telha e tive a ideia de iluminar um por dentro com a galáxia de fundo. O ideal mesmo era haver um bocado de nevoeiro rasteiro para mostrar a dispersão de luz, mas não se pode querer tudo. Deixo aqui a foto e o sítio.

wfgmt5G.jpg
 
Não percebo que sítios são esses onde o céu de noite também é azul. Percebo a vontade de tirar o calor da poluição luminosa, mas não ao ponto de parecer que as fotos foram tiradas a partir de Neptuno.

É uma preferencial visual.... As foto com auto WB até saem com céu azul por vezes, pk o horizonte como é mais amarelado devido à poluição luminosa, a camera compensa. Eu tenho fotos com o céu mais azulado e outras corrijo o color cast do céu, tudo depende do que estou a sentir no momento e a o tipo de foto que estou a tratar, se o terreno combina com o céu ou não. Se eu optar por dar uma tonalidade mais fria ao terreno, também vou optar para que o céu nocturno seja mais frio para combinar melhor. Como eu processo o céu a nível localizado e geral, não tenho problemas em corrigir o céu o azul do céu e manter o horizonte com uma cor agradável, sem que este fique muito amarelo, mas por vezes no fim eu aplico um filtro de cor mais fria por opção visual e artística. A cor fria também adapta-se muito bem aos ambientes nocturnos, quase todos os filmes de cenas nocturnas tem uma tonalidade mais fria, principalmente os filmes de fantasia.

O Shainblum, ao qual considero um dos melhores fotógrafos de paisagem da actualidade costuma dar uma tonalidade mais fria à Via Láctea e fica muito bem. Cientificamente falando existe zonas da via láctea que são mesmo azuis e nota-se no braço, devido ao conter estrelas novas.

Foto de Shainblum
milky_way_astrophotography_california_9.jpg
 
Lá está, gostos.

Agora que leio a minha própria citação pareço um bocado mauzinho, não devia ter dito a pataia de ser azul porque no fundo... "o céu é azul". Nós é que não vemos esse azul sem luz a reflectir (p.e. da lua). Presumo que as máquinas em longa exposição acabem por apanhar o azul.

Mas mantenho que o céu ideal deve ficar algo deste género:

oz8pj5g0x1o11.jpg

(foto de um user do reddit)
 
Já aqui a primeira imagem do @Ruca x16 acho mais interessante. Foste tu que iluminaste o interior do castelo ou é natural?

Sim fui eu que iluminei.

Lá está, gostos.

Agora que leio a minha própria citação pareço um bocado mauzinho, não devia ter dito a pataia de ser azul porque no fundo... "o céu é azul". Nós é que não vemos esse azul sem luz a reflectir (p.e. da lua). Presumo que as máquinas em longa exposição acabem por apanhar o azul.

Mas mantenho que o céu ideal deve ficar algo deste género:

oz8pj5g0x1o11.jpg

(foto de um user do reddit)

Excelente fotografia!
 
Longa exposição (4min por exemplo) sem poluição sai preto, não azul

Nem sei porque é que existe WB manual, segundo os puristas da cor, as máquinas por default devem captar a luz certa, perfeitamente correcta e que toda a humanidade deveria preferir... Epah, são fotos com edição pesada, agora vão discutir qual é o White balance correcto? Isso vai da opinião e gosto de cada um....
 
Li o teu texto, sem enquadrar na citação que fizeste, por isso não, acho que não estou a discordar ctg, mas com as pessoas que estão a criticar as fotos que não gostam, falando como se estivessem "evidentemente erradas".
 
Lá está, gostos.

Agora que leio a minha própria citação pareço um bocado mauzinho, não devia ter dito a pataia de ser azul porque no fundo... "o céu é azul". Nós é que não vemos esse azul sem luz a reflectir (p.e. da lua). Presumo que as máquinas em longa exposição acabem por apanhar o azul.

Mas mantenho que o céu ideal deve ficar algo deste género:

oz8pj5g0x1o11.jpg

(foto de um user do reddit)

Eu percebi a tua crítica, e tens razão no que dizes, se bem que foi um bocado a pés juntos.
Aqui em Portugal já sabemos que as condições não são as melhores e o amarelado da poluição luminosa é constante. A edição que faço é basica e tento corrigir o amarelado com white balance mais azulado.
 
Li o teu texto, sem enquadrar na citação que fizeste, por isso não, acho que não estou a discordar ctg, mas com as pessoas que estão a criticar as fotos que não gostam, falando como se estivessem "evidentemente erradas".

Há OK, é que fiquei com ideia que estavas a dizer que a longa exposição estava relacionado com o WB.
 
Resultados deste verão. Não tive grandes oportunidades, pelo que só fiz uma saída já no fim de setembro.
Ambas foram tiradas no castelo de Castro de Laboreiro.



(...)


Gostaste da viagem nocturna ao castelo?
Engraçado que também tenho "esta" mesma fotografia, mas tirada em Agosto, e um pouco mais elaborada.
Parece-me um enquadramento óbvio; nas mesmas circunstâncias pensamos todos muito parecido.

No próximo ano deixo-a por cá :winknu:
 
Gostaste da viagem nocturna ao castelo?
Engraçado que também tenho "esta" mesma fotografia, mas tirada em Agosto, e um pouco mais elaborada.
Parece-me um enquadramento óbvio; nas mesmas circunstâncias pensamos todos muito parecido.

No próximo ano deixo-a por cá :winknu:

A ideia inicial era ficar por lá a dormir mas foi um fim de semana com bastante frio e vento e acabei por ir para Lamas de Mouro. Mas antes de subir estive num dos restaurantes a reconfortar-me à boa moda do alto minho :rolleyes:.

Bem ali em termos criativos e deforma a evitar a poluição luminosa é quase inevitável não fugir a este enquadramento. Mas posta aí para ver, certamente que o céu de agosto era melhor!
 
Ficar lá a dormir? Grande maluco :Winkani:
Também gosto sempre de me reconfortar nos sítios onde vou fotografar. É tradição e a segunda "desculpa" para as viagens.
Nesse dia, fui lá acima ver como paravam as modas, regressei à vila para comer uma posta no Miradouro do Castelo, e voltei lá para cima para fotografar. Quando me vim embora, parecia que tinha um andar novo, à conta do cansaço nas pernas :winknu::winknu::winknu:
 
Aqui ficam as minhas duas primeiras tentativas minimamente bem sucedidas em fotografar o nosso belo universo :)

(Tiradas há umas horas com uma D5100 + 18-55)

b08dc1482d1245740efcffbe4e847897.jpg


d49710ab04d113fd7f18437e4564324f.jpg


Cumps
 
Bem, depois de no final do mês passado ter-me aventurado pela primeira vez em fotos da Via Lactea, hoje lá me dei ao trabalho de tentar editar a foto. Foi a primeira tentativa, dai que não esteja grande coisa.

São 19 exposições de 6s num total de 114s @ ISO 3200 - 17mm f/2.8.

45346294451_bb4c7ec31a_o.jpg


Tendo em conta o numero de exposições, estava a espera de um resultado algo melhor. Que erros cometi nesta tentativa?

Junto um dos RAW para poderem analisar:

https://drive.google.com/open?id=1SjFmYCv7YoYkbjThJZhrPe_3vxUz1A15
 
Back
Topo