Técnica Fotografar a via láctea

Boa tarde pessoal, precisava de uma recomendação. Tripé! O meu zomei da bem para panoramas, mas para DSO's com o tracker e uma lente zoom, qqr vibração ou mesmo vento treme as fotos todas. O que é que voces usam?
 
Depende do vento, tempo de exposição,.

Mas até agora é bastante sólido, mas claro tens sempre truques,manter o mais baixo possível, meter um peso ou estaca a fazer força para baixo.
 
Depende do vento, tempo de exposição,.

Mas até agora é bastante sólido, mas claro tens sempre truques,manter o mais baixo possível, meter um peso ou estaca a fazer força para baixo.

Obrigado, Tenho de ver se consigo testar esse algures. de facto se manter o zoomei baixo ele fica mais estável, mas torna-se quase impossível fazer o alinhamento polar, ou encontrar estrelas. O Mínimo de altura com que consigo fazer isso, mesmo com o lcd articulável é +- a altura da cintura, especialmente devido ao PA.


Que valor tens em mente gastar?

Queria ver algo ate aos +- 150€. Até estou a pensar em tripes de telescopios/montagens AZ/equatoriais ou mesmo tripes de topografia, que pelo que vejo parecem ser bastante solidos e muito mais baratos.

Cumprimentos,
 
Obrigado, Tenho de ver se consigo testar esse algures. de facto se manter o zoomei baixo ele fica mais estável, mas torna-se quase impossível fazer o alinhamento polar, ou encontrar estrelas. O Mínimo de altura com que consigo fazer isso, mesmo com o lcd articulável é +- a altura da cintura, especialmente devido ao PA.

Eu normalmente como meto sempre pesos meto a altura o mais baixo que posso para poder estar de joelhos para o PA.

O que altamente recomendável é usares um angulo de 45 ou 90º. as costas agradeçem.
Também podes usar uma webcam foleira e ligares ao telemóvel, fiz um adaptador com cola quente e um bocado de tubo VD, ficou a maneira e actualmente é o meu método preferido.
 
A altura mais baixa que o meu permite são por volta dos 35cms (sem reverter a coluna central). Mas regra geral até subo um bocado, deixando-o a uns 50 cms. Depois tenho um banco semelhantes aos dos fotógrafos de jogos de futebol. Cheguei a usar o aplicativo da Canon, mas não se mostrou muito fiável.
Mas quando está vento faço como o @rjSampaio, se o local permitir, uso os "spikes" e espeto-os no chão; e coloco-lhe sempre uns pesos.
Não estou muito à vontade em aconselhar-te tripés, mas o meu custou menos que esses €150 e estou bem contente com ele e nunca tive grandes problemas
 
Eu normalmente como meto sempre pesos meto a altura o mais baixo que posso para poder estar de joelhos para o PA.

O que altamente recomendável é usares um angulo de 45 ou 90º. as costas agradeçem.
Também podes usar uma webcam foleira e ligares ao telemóvel, fiz um adaptador com cola quente e um bocado de tubo VD, ficou a maneira e actualmente é o meu método preferido.

Webcam?! podes meter uma foto disso? O angulo apesar de ajudar obriga-me a estar curvado a mesma, e as minhas costas ja nao são o que eram.


A altura mais baixa que o meu permite são por volta dos 35cms (sem reverter a coluna central). Mas regra geral até subo um bocado, deixando-o a uns 50 cms. Depois tenho um banco semelhantes aos dos fotógrafos de jogos de futebol. Cheguei a usar o aplicativo da Canon, mas não se mostrou muito fiável.
Mas quando está vento faço como o @rjSampaio, se o local permitir, uso os "spikes" e espeto-os no chão; e coloco-lhe sempre uns pesos.
Não estou muito à vontade em aconselhar-te tripés, mas o meu custou menos que esses €150 e estou bem contente com ele e nunca tive grandes problemas

No fds montei no quarto à janela, e estando ai a uns 120-130 cms, mesmo com a janela apenas semi-aberta era o suficiente para abanar. recolhendo na totalidade torna-se bastante mais estavel, mas é como dizem, as costas queixam-se. O teu tripe tem spikes?
 
Raramente utilizo o tripé com alturas superiores a 80/100 cms; só quando sinto que de outra forma não obtenho a fotografia que pretendo.
Quando me sinto obrigado a permanecer à altura da camara durante longos períodos, utilizo o banco que referi.
O meu é um Benro de €100/120 e já trazia uns "spikes" (que podem substituir os de borracha/ plástico "originais") e que me têm sido muito úteis, principalmente quando o solo permite que os espete.
 
Aqui fica a ultima foto que tirei da via láctea no passado verão de 2018 em Vale de Russins nos arredores de Beja , foi a primeira que tirei com um seguidor de estrelas "artesanal" que fiz em casa. A foto original é constituída por um panorama de 35 imagens, o exemplo que aqui mostro é um crop da mesma, cada imagem é constituída por duas exposições empilhadas para reduzir ruído. Há aspectos a melhorar na edição, mas até a data foi o melhor que consegui.
Sony a6300 + Sony 50mm 1.8
Iso 800 - F 2.8 - 90 segundos (cada exposição)
As árvores foram capturadas numa exposição à parte e adicionadas na pós-produção.

Sem-T-tulo-1.jpg


O dito seguidor de estrelas caseiro... não é um objecto prático de carregar, até porque precisa de 230V para ser alimentado, tenho que andar com um inversor e uma bateria de carro atrás, mas pelo desafio de construí-lo e de ter conseguido resultados satisfatórios já valeu a pena.

WP-004968.jpg
 
Ora boas pessoal, na continuação da minha busca por um tripé mais robusto, cheguei a um impasse.
O meu objectivo é esticar o star adventurer ao limite da sua capacidade com DSO's, e estou a considerar adquirir um WO Z61APO. Com dovetail, DSLR, barra e contrapeso fica sensivelmente a 1 kg e mais uns pozinhos dos 5kgs limite do star adventurer. Juntando a wedge e vamos para os 6-7kgs e estamos a roçar ou fora do limite da maioria dos tripés mais básicos.
Tendo em conta o meu orçamento ~150€ e atendendo a reviews, fui eliminando opções até chegar a dois tripés:

- Manfrotto MT055XPRO3 https://www.amazon.com/dp/B00IQ7PT50/ref=nosim?tag=zwame-20
- Sky-Watcher 3/8" Stainless Steel Tripod https://www.firstlightoptics.com/sk...er/sky-watcher-38-stainless-steel-tripod.html

Alguém já experimentou estes tripés?
A minha primeira escolha seria o Manfrotto, é mais leve transportável e versátil além de substituir o meu actual tripé de fotografia. Mas fico algo apreensivo com o peso do conjunto ficar demasiado proximo do limite de 9kgs de carga deste tripe.
Esta apreensão e limite de orçamento fizeram-me encontrar esse tripé da Skywatcher, básicamente é o tripe da montagem HEQ5 com rosca 3/8, portanto adequado para fotografia ou o star adventurer. É também ligeiramente mais barato que o manfrotto (que consigo encontrar a cerca de 150-160€), mas ja suporta cargas ate aos 30kgs. É também maior, mais pesado, e muito menos versatil ficando limitado a astrofotografia.

Alguem que ja tenha usado os dois? Opiniões?

cumprimentos!
 
O da skywatcher é o que tenho, mas nunca usei com o tracker, porque se uso o tracker é não o mount é porque não quero muito peso, assim diria para ires para o mais leve.

Agora fico é na dúvida, queres juntar gear de topo e depois só tens 150 de budget?
 
58444690_10157526974223311_5657139250785681408_o.jpg


"Howling Mountains"

Darkness breaks,
Moon awakes,
Night now brings the stars it makes.

Moon beams fall,
Light up all,
From silvery woods there comes a call.

Grayish blur,
Shaggy fur,
Food is this night creatures lure.

Brown deer,
Very near,
It is brought down full of fear.

Deadly bite,
Very tight,
Every wolf will feast tonight.
by Yvette Yvonne - 1998

Rocalva, Gerês
 
Back
Topo