Fotografar em RAW

ok, finalmente tive um tempinho para fazer as experiencias.


RAW sem edição (14.3Mb)
img7070xxxxxxx2.jpg


RAW sem edição exportado para JPG e depois recuperado (4.33Mb)
img70702.jpg


RAW sem edição exportado para Lossy GND e depois recuperado (3.75Mb)
img7070oc.jpg


RAW recuperado
img7070xxxxxxx.jpg


Foram aplicados os mesmos ajustes nas 3 edições (copy paste no lightroom)
Por mais que tente puxar pelo JPG não consigo ir buscar detalhe/cor ao ceu, esse headroom ficou definitivamente perdido na conversão, coisa que não aconteceu no lossy dng, e ainda ocupa menos!
Além disso consigo mexer no WB e até aplicar os perfis de cor da maquina como se fosse um raw :)


Vendido :D
 
Última edição:
Quando converteste para Lossy DNG, que parâmetros utilizaste? Preserve Pixel Count?

Eu estive a fazer umas experiências há uns dias e de ~26Mb passei para ~12Mb.
 
creio que sim (no lightroom isso não aparece), mas exporto sem resize.

estou de facto maravilhado, ainda agora exportei uma porrada de raws processados para Lossy DNG (que antigamente seriam convertidos para jpg), e não só fico com possibilidade de voltar a aceder à imagem sem crop, como mantem todos os settings (ajustes) que tinha feito no raw (so não mantem o historico de alterações), podendo mais tarde voltar a reajustar-los (em jpg teria todos os sliders a 0).

e não me canso de repetir, tudo isto e ainda ocupa menos que o jpg :D

obrigado capitaomorsa, se algum dia nos encontrarmos num encontro aqui do forum, bebes uma à minha conta :beerchug:
 
Realmente esta "descoberta" é fabulosa!

Não sei porquê mas no meu caso não consigo chegar a tamanhos inferiores ao jpeg, mas já fico contente por baixar para cerca de metade :)
 
Vou fazer um up a este tópico porque estou a pensar em melhorar o meu workflow a nível de fotografia.

Vou comprar o Fotoedição do Joel Santos para ver se aprendo alguma coisa, passar a fotografar exclusivamente em raw e estou a pensar em guardar os ficheiros neste formato lossy DNG.

A minha máquina é uma Canon 600D.

demorei a encontrar este tópico do qual me recordava mas já não sabia o formato de que se falava... quase a mesma informação do raw a ocupar o espaço de um JPG? para mim isso é uma informação 5*! é informação que os colegas fizeram muito bem em partilhar e agradeço ao warlord pelo comparativo excelente!
 
capitaomorsa ou warlord...

não consigo encontrar forma de importar logo para DNG Lossy no Lightroom...

estive a fazer uns testes e só consigo importar para DNG e depois exportar para DNG Lossy.

é assim ou está a escapar-me alguma coisa?
 
capitaomorsa ou warlord...

não consigo encontrar forma de importar logo para DNG Lossy no Lightroom...

estive a fazer uns testes e só consigo importar para DNG e depois exportar para DNG Lossy.

é assim ou está a escapar-me alguma coisa?

Eu também faço dessa forma, não sei se dá directo para lossy tenho q chekar...
 
ok.

Comecei ontem a mexer no lightroom... sou um completo noob!

já agora, como é que se coloca o perfil da máquina para o lightroom abrir os raws logo como se dos jpegs se tratasse?
 
não existem perfis oficiais das marcas, logo nunca vais ter o mesmo look dos jpgs. a unica forma de ter as mesmas cores é usando o software da marca para converter os raws para tiff (ou jpg).

existem uns perfis simulados pela adobe que estão na secção de camera calibration.
 
Lightroom é fantástico!
Aconselho a ver uns vídeos no youtube a explicar como funciona (provavelmente já o fizeste).
Eu subscrevi este canal, entre outros, mas este explica muito bem e acaba por fazer um workflow que me agrada bastante.
Se te apetecer dá uma vista de olhos, pode ser que te agrade algumas das ideias.
O LR 5 tem ali 3 novidades interessantes, a ver se quando sair o final experimento.
Cumps.
 
não existem perfis oficiais das marcas, logo nunca vais ter o mesmo look dos jpgs. a unica forma de ter as mesmas cores é usando o software da marca para converter os raws para tiff (ou jpg).

existem uns perfis simulados pela adobe que estão na secção de camera calibration.

pode já ser o suficiente... vou ter de ver. é só para ter uma base para começar ou para visualizar mesmo sem alteração nenhuma. é que a ideia é começar a fotografar exclusivamente em raw e deixar de vez o jpeg. mas no windows os raws ficam sem cor.

Lightroom é fantástico!
Aconselho a ver uns vídeos no youtube a explicar como funciona (provavelmente já o fizeste).
Eu subscrevi este canal, entre outros, mas este explica muito bem e acaba por fazer um workflow que me agrada bastante.
Se te apetecer dá uma vista de olhos, pode ser que te agrade algumas das ideias.
O LR 5 tem ali 3 novidades interessantes, a ver se quando sair o final experimento.
Cumps.

vou seguir o conselho, obrigado.
 
no windows os raws ficam sem cor.

"No windows" é algo muito vago.

Já agora, recordo que ao mudar de workflow baseado em JPEG para um baseado em RAW é preciso ter em conta:

- Os perfis de pós-processamento que se costuma usar na máquina (estes só afetam os JPEGs)
- O suporte de RAW do sistema operativo (afeta apenas algumas aplicações dependentes dele)
- Os perfis de calibração do Lightroom ou qualquer outro software especializado em RAW

Opcionalmente, pode-se usar a conversão RAW da marca como referência (penso que todos os fabricantes fornecem algum software gratuito que permite esta conversão e depois há informações que só se conseguem obter no software da marca, como por exemplo qual o ponto de foco usado) e até usá-la como ponto de partida do pós-processamento convertendo num formato independente do fabricante como TIFF (tal como o Warlord sugere).
 
por windows refiro-me à pré-visualização na própria pasta e ao visualizador de imagens predefinido do windows (no meu caso W7)

para mim um processamento genérico feito por um programa como o lightroom ou pela própria máquina não deve ser um problema muito grave.
 
Última edição:
obrigado warlord, mas isso já eu instalei e vejo bem, apenas com a diferença de que os raws têm menos cor/contraste que os jpegs equivalentes. a máquina ao processar o jpeg faz uma configuração automática que o visualizador do windows não permite ver no raw.

há algo equivalente para instalar da adobe para ver os DNG no windows mas ainda não experimentei.
 
eu sei disso...

por isso é que eu queria um perfil próprio para a máquina para fazer o equivalente no lightroom aos DNGs... não é por mim... é pela minha cara metade... porque quando ela começar a ver as fotos vai começar a dizer... "o que fizeste às fotos que estão sem jeito nenhum!"

a mim também pode dar jeito porque provavelmente ficarei satisfeito com grande parte das fotos e nem preciso de fazer mais edição nenhuma!
 
mas o objectivo de fotografar em raw é processar a foto posteriormente ao nosso gosto e não ao gosto do chinês que programou o perfil :)
 
Back
Topo