Gráfica Geforce GTX 295

Status
Fechado a novas mensagens.
Em teoria seria possivel ter uma versão com 1 GPU e apenas uma ficha PCI-e...

Como esta ?
GT200b (55nm), na Quadro CX:



Tem um bus de 384bit, 1.5GB de memória GDDR3 e 192 sp's.

Como uma ficha PCIe de 6pin fornece até 75W (o slot dá mais 75), o TDP desta placa é claramente inferior a 150W (e, como a Nvidia nunca faz placas que se aproximem a 10W do limite máximo da spec PCI-Express, é seguro dizer que o TDP real é inferior a 140W).
140W ou menos é o nível de uma 9800 GTX, por exemplo -que é muito menos potente-...
 
Como esta ?
GT200b (55nm), na Quadro CX:



Tem um bus de 384bit, 1.5GB de memória GDDR3 e 192 sp's.

Como uma ficha PCIe de 6pin fornece até 75W (o slot dá mais 75), o TDP desta placa é claramente inferior a 150W (e, como a Nvidia nunca faz placas que se aproximem a 10W do limite máximo da spec PCI-Express, é seguro dizer que o TDP real é inferior a 140W).
140W ou menos é o nível de uma 9800 GTX, por exemplo -que é muito menos potente-...
Sim, mas repara que esta GTX 295 tem 6 + 8, o que dá 300w max (75 pelo slot + 75 de 1 ficha e 150 de outra).

Se pegasse numa 295 e tirasse um dos PCB's, ficava só metade do power, dai que teoricamente é possivel alimentar 1 GT200b destas com apenas 1 ficha. Nem que fosse uma de 8 pinos para estabilidade :P E ainda há o NF200 a ajudar no consumo.

Alias repara que um dos PCB's recebe energia do slot + 6 pins e o outro recebe da ficha de 8 pinos.
É pena a nvidia não ter apostado num bus de "apenas" 384 bits, mas usando GDDR4 ou 5.
 
Sim, mas repara que esta GTX 295 tem 6 + 8, o que dá 300w max (75 pelo slot + 75 de 1 ficha e 150 de outra).

Se pegasse numa 295 e tirasse um dos PCB's, ficava só metade do power, dai que teoricamente é possivel alimentar 1 GT200b destas com apenas 1 ficha. Nem que fosse uma de 8 pinos para estabilidade :P E ainda há o NF200 a ajudar no consumo.

Alias repara que um dos PCB's recebe energia do slot + 6 pins e o outro recebe da ficha de 8 pinos.
É pena a nvidia não ter apostado num bus de "apenas" 384 bits, mas usando GDDR4 ou 5.

A HD4870 X2 tem as mesmas fichas 8pin/6pin, bus de apenas 256bit e GDDR5..., e no entanto gasta mais do que a GTX 295.
E também tem uma bridge PCI-Express 2.0, que até consome mais espaço no PCB e tudo...

Essa teoria de que o bus mais largo é responsável pelo consumo energético é absurda, até porque mesmo nas versões antigas de 65nm, o GT200 é perfeitamente competitivo com o AMD RV770, quer em load, quer em idle.
O GT200 não é uma ATI R600. :P

A Quadro CX tem a mesma GPU GT200b, mas é só um chip, e só tem 192 shaders a relativa baixa velocidade, enquanto a GTX 195 terá 480 sp's (bem mais do dobro) e a velocidades muito superiores.
 
Última edição:
A HD4870 X2 tem as mesmas fichas 8pin/6pin, bus de apenas 256bit e GDDR5..., e no entanto gasta mais do que a GTX 295.
E também tem uma bridge PCI-Express 2.0, que até consome mais espaço no PCB e tudo...
A 9800 GX2 e a GTX 295 tem o GT200 que é do mesmo tamanho...

Essa teoria de que o bus mais largo é responsável pelo consumo energético é absurda, até porque mesmo nas versões antigas de 65nm, o GT200 é perfeitamente competitivo com o AMD RV770, quer em load, quer em idle.
O GT200 não é uma ATI R600. :P
Não me refiro a consumos, mas sim custos vs PCB mais simples

A Quadro CX tem a mesma GPU GT200b, mas é só um chip, e só tem 192 shaders a relativa baixa velocidade, enquanto a GTX 195 terá 480 sp's (bem mais do dobro) e a velocidades muito superiores.

Tou a me referir as versões single GPU do GT200b no mercado desktop.

Acho que não era mal aparecer uma variante da Quadro CX para o mercado caseiro e a preços brutais :D
 
A 9800 GX2 e a GTX 295 tem o GT200 que é do mesmo tamanho...

Não percebi. Estás a falar do tamanho da placa gráfica ?
Isso é natural. Desde a Geforce FX 5800 Ultra que o volume e comprimento básico não muda muito nas placas de topo de ambos os fabricantes, e a 9800 GX2, tal como a predecessora 7950 GX2, ocupa os mesmos dois slots e tem o mesmo comprimento que as variantes single-GPU (9800 GTX e 7900 GTX, respectivamente).


Não me refiro a consumos, mas sim custos vs PCB mais simples

Hoje em dia o custo de um PCB é claramente inferior ao custo de memórias de topo.
Então quando são 2GB de GDDR5 a 3.6GHz (efectivos), contra memória GDDR3 a 2.2 ou 2.4GHz barata e abundante...

Tou a me referir as versões single GPU do GT200b no mercado desktop.

Acho que não era mal aparecer uma variante da Quadro CX para o mercado caseiro e a preços brutais :D

Quem sabe, talvez apareça... (mas com menos memória, claro; nessa faixa de preços, com este tipo de GPU's "cortadas", comprador-tipo mais poupado e que joga a resoluções inferiores, ter mais de 768 MB é desnecessário neste momento).
 
Última edição:
Não percebi. Estás a falar do tamanho da placa gráfica ?
Isso é natural. Desde a Geforce FX 5800 Ultra que o volume e comprimento básico não muda muito nas placas de topo de ambos os fabricantes, e a 9800 GX2, tal como a predecessora 7950 GX2, ocupa os mesmos dois slots e tem o mesmo comprimento que as variantes single-GPU (9800 GTX e 7900 GTX, respectivamente).

Refiro a bridge pci-e das 4870x2 vs o NF200 :P


Quem sabe, talvez apareça... (mas com menos memória, claro; nessa faixa de preços, com este tipo de GPU's "cortadas", comprador-tipo mais poupado e que joga a resoluções inferiores, ter mais de 768 MB é desnecessário neste momento).

Sim, 768 MB. Mas se criassem um "GT205" só com 384 bits e 192 shaders nativos ainda ficaria mais barato e mais económico.
 
Refiro a bridge pci-e das 4870x2 vs o NF200 :P

Ainda estou à espera que me provem que o NF200 gasta mais energia do que o PLX PEX86BB (este é de um fabricante externo, em vez de ser desenhado "in-house" pela AMD).

Ouço tanto "ruído" e "rumores" por aí, mas até agora nada, não há provas concretas absolutamente nenhumas. :P
 
Mais imagens, e alguns benchmarks:

1229397715765d3766b5.jpg


12293979006da16fe9ab.jpg


1229397941eb20bba5cc.jpg


12293977600c8f35b3c6.jpg


12293977696c57983f1b.jpg


12293977791b8f4d4a62.jpg


Fonte: http://forums.vr-zone.com/showthread.php?t=366673

----------------------------------------------------------------------------------------

Clocks da Geforce GTX 285 (single-GPU -GT200b de 55nm-), substituta da GTX 280:

Core Clock: 648 MHz (+ 7.6%)
Shader Clock: 1476 MHz (+ 13.9%)
Memory Clock: 1242 MHz (+ 12.2%)

Fonte: http://en.expreview.com/2008/12/16/...ith-increased-shader-frequency.html#more-1641
 
Última edição:
A nVidia nunca deixou a batalha nem nunca ficou para trás na batalha.

Estava visto que a única maneira de fazer as pessoas verem que a nVidia nunca ficou para trás era mesmo criar uma dual GPU. Bastaram uns drivers mais eficientes para se ver que a gtx260 era superior à 4870, e bastaram 2 260 a 55nm para ficar provado de vez que são superiores às 4870x2.

Eu já estava convencido quando saíram as 4870 e nem precisava de ver um dual GPU da nVidia.... o resto do pessoal é que fica perdido só por ver uns preços mais baixos.
 
Eu já estava convencido quando saíram as 4870 e nem precisava de ver um dual GPU da nVidia.... o resto do pessoal é que fica perdido só por ver uns preços mais baixos.

LOL, tu tens razão e o resto do mundo é que está errado eh eh.

Tens que ver que a qualidade das coisa tem tudo a ver com o preço, podes ter a certeza que a ATI e a Nvidia poderiam por cá para fora algo de bastante mais potente, só que o que se procura é encontrar um equilibrio entre preço e performace.

Nestes últimos 6 meses a ATI levou a melhor, e por mais que digas ou te tentes convencer também o achas se não não tentavas convencer, em 80% dos teus posts, tudo e todos (e se calhaar a ti) que a Nvidia é muito melhor que a ATI.

É ciclico, uma vez está melhor a ATI, outra vez está melhor a Nvidia, e se analisares o que se escreve em todo o lado vais reparar nessa tendencia, mas para verificares isso tens que te libertar um bocadinho dos teus dogmas ;).

É Normal que a Nvidia neste momento saia com algo melhor, a base não era má, estava é estupidamente cara e pouco optimizada, parece que acordaram e fizeram o trabalho de casa com esta, a não ser que a voltem a por a 700€, o que não acredito.
 
Última edição:
Não é que a placa não seja interessante, mas a forma como a ATi e nVidia atacam o mercado é que me parece errada ( brute force ).

Já têm que correr os jogos a 2560 com 4xAA para se ver as diferenças. Depois há os quase 300 W de TDP.

Não é que não gostasse de ter uma, mas espero que deixem de reciclar produtos e lancem alguma coisa diferente nos próximos tempos.
 
Alguma vez a Nvidia ou a ATI atacaram o mercado de topo sem ser com "brute force" ?
Seja com uma só GPU, seja em placas com duas, sempre foi assim...

Sim, quando lançavam placas high-end com arquitecturas novas e o low e mid end eram preenchidos pelas antigas placas / arquitecturas.
Claro que isto é a minha visão das coisas ao não considerar os ultimos Gpu da ATi e nVidia como novas arquitecturas e sim como aumentos de performance via brute force.
 
Sim, quando lançavam placas high-end com arquitecturas novas e o low e mid end eram preenchidos pelas antigas placas / arquitecturas.
Claro que isto é a minha visão das coisas ao não considerar os ultimos Gpu da ATi e nVidia como novas arquitecturas e sim como aumentos de performance via brute force.

Quando a Nvidia lançou a primeira placa gráfica com 16 Pixel Shaders (Shader Model 3.0), o que fez a ATI ?
Simplesmente duplicou os Pixel Shaders (SM 2.0) da velha 9800 XT -para 16 também- e criou a X800 XT.
Isto não era pura "brute force" ?
R600 (HD2900 XT), não foi "brute force" ?
 
Quando a Nvidia lançou a primeira placa gráfica com 16 Pixel Shaders (Shader Model 3.0), o que fez a ATI ?
Simplesmente duplicou os Pixel Shaders (SM 2.0) da velha 9800 XT -para 16 também- e criou a X800 XT.
Isto não era pura "brute force" ?
R600 (HD2900 XT), não foi "brute force" ?

Não é que a placa não seja interessante, mas a forma como a ATi e nVidia atacam o mercado é que me parece errada ( brute force ).

...
 

O Digitimes disse ainda hoje que a GTX 295 (dois GT200b de 55nm) será lançada no mercado quase em simultâneo com uma placa de topo que usa o novo "GT300" (também em 55nm), pelo que é razoável admitir que se trata de uma placa com tanta potência que eles lançaram as GTX 295, GTX 285 e novas GTX 260 niveladas por cima, apenas para garantir que o fosso entre os segmentos da marca não é muito grande.
Este GT300 pode ser uma variante do GT200b, mas feito nativamente com bus mais estreito de 384bit, 64 sp's por cluster em vez de 24 (384, no total), e clocks muito mais elevados, além de possuir memória GDDR5.

Da mesma forma, as novas placas com o G92b (55nm), como as GT 150, etc, devem baixar para níveis abaixo dos 100 euros, ficando os G94b (55nm) nas 9600 GT (GT 120) abaixo dos 79 euros a competir com as HD4830 e HD4670, HD4650 e HD4550, respectivamente.
Ou seja, a Nvidia reajusta a gama para ser competitiva em todas as frentes, que é o que se deseja.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo