GNOME 3 / Gtk 3

Como o 10.4 é LTS release só me acredito que saia no 10.10!

Eu continua a pensar que o GTK se está a deixar ficar para trás em relação ao Qt!
 
Olá a todos, eu acho que o Gnome 3 (pelos filmes que vi) faz lembrar o Spaces da Apple, como eu gosto bastante do MAC, devido a facilidade como se utiliza, pode ser que o Gnome 3 consiga inovar bastante nesse aspecto, até talvez suplantar o MAC. Mas ao menos que não fique parecido com o windows como o KDE.
Cumprimentos.
 
Eu continua a pensar que o GTK se está a deixar ficar para trás em relação ao Qt!

Nem duvides... :sad:
Já uso Gnome há muito tempo e se usasse Qt acho que estavamos bem melhor servidos.
Sempre que apanho o bug dos menus verticais com "espaços em branco" que faz com que alguns menus que não precisam de scool vertical, passem a precisar, faço um facepalm mental! :005:

facepalm_implied.jpg
 
O GTK3 continua ser desenvolvido normalmente... volta e meia aparecem noticias no phoronix a anunciar uma nova versão "alpha" do gtk3.
 
Para quem quiser testar: http://www.gnome3.org/tryit.html
Estou a escrever do liveusb:

PHP:
linux:/home/tux/Downloads # cat /etc/issue
Welcome to openSUSE 11.3 "Teal" - Kernel \r (\l).

linux:/home/tux/Downloads # uname -a
Linux linux.site 2.6.37-13-desktop #1 SMP PREEMPT 2011-02-15 17:15:12 +0100 i686 i686 i386 GNU/Linux

A nível visual e da integração das aplicações (firefox, empathy...) está brutal :)

Mas acho que a nível de usabilidade peca um bocado... uma barra inteira em cima só para ter as horas a meio e uns icones do lado direito! :S
E para vermos as aplicações a correr é preciso ir com o rato à parte superior esquerda do ecrã...
 
Já está disponível na secçao experimental do debian.

Para quem quiser testar: http://www.gnome3.org/tryit.html
Estou a escrever do liveusb:

PHP:
linux:/home/tux/Downloads # cat /etc/issue
Welcome to openSUSE 11.3 "Teal" - Kernel \r (\l).

linux:/home/tux/Downloads # uname -a
Linux linux.site 2.6.37-13-desktop #1 SMP PREEMPT 2011-02-15 17:15:12 +0100 i686 i686 i386 GNU/Linux

A nível visual e da integração das aplicações (firefox, empathy...) está brutal :)

Mas acho que a nível de usabilidade peca um bocado... uma barra inteira em cima só para ter as horas a meio e uns icones do lado direito! :S
E para vermos as aplicações a correr é preciso ir com o rato à parte superior esquerda do ecrã...

A nível de usabilidade, para uso domestico, nem está mal de todo mas para trabalho, com muitas janelas abertas, fica um bocado chato para conseguir andar de janela em janela e para conseguir visualizar a informação que está nas varias janelas.
 
À 1ª vista também não me agrada. Acho o actual mais prático, mas só depois de lhe deitar a unha é que posso tirar conclusões concretas.
 
Penso que o Fedora 15 já vai sair com Gnome 3, por isso vai dar para experimentar numa distro sólida. Odeio o novo Unity do Ubuntu, vou ter que procurar alternativa para X no Linux, pois o novo Ubuntu é horrível, nem que passe a utilizar outra distro ou mudar para xfce ou algo assim.
 
Penso que o Fedora 15 já vai sair com Gnome 3, por isso vai dar para experimentar numa distro sólida. Odeio o novo Unity do Ubuntu, vou ter que procurar alternativa para X no Linux, pois o novo Ubuntu é horrível, nem que passe a utilizar outra distro ou mudar para xfce ou algo assim.

Sim, o Fedora 15 já tem o Gnome 3. Saiu hoje uma release alpha. Só ainda não experimentei porque não está a funcionar na Virtual Box.

Edit: esqueci-me que estava a usar um CPU com arquitectura i686 tendo eu feito o download da versão x64. :X
 
Última edição:
Creio que o novo Ubuntu também seja capaz de suportar o GNOME 3. Se não vier com o GNOME 3 nesta release vem na próxima. Claro que o Unity vai ser a shell default mas pode-se sempre meter outra.
 
Boas.

Desde há quase duas semanas que tenho vindo a correr Fedora Rawhide, sempre com a ultima versão do GNOME 3.
Tenho usado esse computador, desde então como desktop principal, para fazer uma primeira análise para a Zwame.

Aqui fica o link do artigo:
http://portal.zwame.pt/13896/artigo/um-primeiro-olhar-ao-gnome-3

De referir que ainda não li nada desta thread e não li nenhuma preview do GNOME 3, para não ser influenciado. Por isso não sei que opinião estão a ter as pessoas.

Espero apenas que gostem do artigo :).
 
Back
Topo