Gráfica no forno

será que depois de a grafica ir ao fornom ela fica a funcionar a 100% de modo a podermos jogar jogos?
A minha pifou quando ia jogar o fifa 2011 :(
Hoje levei-a ao forno e agora esta a arrefecer... daqui a pouco ja vou testa-la.

Obrigado pelo post!
 
Eu tenho uma HD 2600 XT AGP que nem deixa o pc fazer boot, a fan arranca, para, arranca e para outra vez. Será que foi mesmo à vida ou se a levar a gratinar isto vai ao sítio?
 
Hoje tentei pela primeira vez recuperar uma gráfica decente (8800GTS) e consegui, forrei a vga toda com duas folhas de alumínio, recortei um quadrado perfeito no lugar do gpu e mandei ar quente com uma pistola de calor durante 1:30min, deixei arrefecer, montei e a gráfica ficou a trabalhar 100%, agora resta ver quanto tempo vai durar!
 
Última edição:
há 5 ou 6 meses que estou a usar uma gráfica que foi ao forno. O problema dela era que no arranque, quando carregava os drivers ela deixava de funcionar!

Deram-me a gráfica avariada e passado uns dias experimentei a técnica do forno!

Até agora não deu qualquer problema. Também não jogo nada de especial e o meu CPU não chega para ela!

É uma GeForce 7950 GX2
 
Infelizmente fiz este truque do forno e ficou a funcionar durante uns dias, e morreu novamente. Isto numa nvidia 8800GT OEM.

Sinceramente é perda de tempo.
 
ahahah, este pessoal até ja cozinha graficas!

vou testar amanha na minha 8800GTS OC, depois passo por aqui para partilhar se morreru ou renasceu das cinzas!

parabens pelo tópico que já salvou umas quantas vidas ;)

abraço
 
Eu nunca tive uma pistola desas nem nunca manuseei nenhuma. Não sei quanto tempo, mas se conseguires reparar nas soldas a derreter é aí que atinges a altura ideal para desligares!

Não sei quanto é a temperatura no máximo, mas se for a cima dos 300ºc as tantas o melhor é não ser no máximo!

Lembra-te: Nada de movimentos bruscos ou de virar a gráfica de pernas para o ar enquanto ela estiver quente!
 
Eu nunca tive uma pistola desas nem nunca manuseei nenhuma. Não sei quanto tempo, mas se conseguires reparar nas soldas a derreter é aí que atinges a altura ideal para desligares!

Não sei quanto é a temperatura no máximo, mas se for a cima dos 300ºc as tantas o melhor é não ser no máximo!

Lembra-te: Nada de movimentos bruscos ou de virar a gráfica de pernas para o ar enquanto ela estiver quente!
a temperatura dela nao faço a minima, ntambem nunca usei nenhuma!

ou seja, com o chip para cima (ou para baixo?) e vou dando calor até a solda derreter. se tiver o auxilio de uma lupa (como ja usaram neste topico) melhor.
nao nao, eu vou-lhe dar o calor que ela precisa e vou deixa-la no mesmo sitio tipo de um dia para o outro para ver se nao faço besteira!
 
a temperatura dela nao faço a minima, ntambem nunca usei nenhuma!

ou seja, com o chip para cima (ou para baixo?) e vou dando calor até a solda derreter. se tiver o auxilio de uma lupa (como ja usaram neste topico) melhor.
nao nao, eu vou-lhe dar o calor que ela precisa e vou deixa-la no mesmo sitio tipo de um dia para o outro para ver se nao faço besteira!
Fazes como este tipo do video: http://www.youtube.com/watch?v=_ywaQ6wPpJw

Eu costumo meter duas folhas de alumínio, depois faço um quadrado perfeito no lugar do GPU, depois dou-lhe calor com a pistola que tenho, a minha tem a posição I e II, eu nunca meto no max, deixo sempre na posição I, aguento +/- 1min e 30segundos a dar calor, com ela virada para cima claro, mas não aproximo tanto a pistola do gpu como o tipo do video!
Há quem diga que é melhor ainda pré aquecer um pouco a placa antes de fazer isto, pessoalmente nunca fiz isso!

Ao meter a placa no forno, o mais certo é danificar outros componentes que não são resistentes a altas temperaturas, enquanto que com a pistola atacas a parte que precisa de o "reflow"!
 
Os condensadores não costumam gostar muito de altas temperaturas! Uma vez tentei concertar um portatil com a tecnica do forno e os condensadores explodiram!
 
O forno resulta bem, tem é q ser feito em condições. Tempo certo e temperatura certa. 8-10min a ~190ºC. O forno já tem q estar pre-aquecido claro. A placa despida e com os componentes virados para cima. Se possível colocar algo pesado em cima do HIS do GPU, uma pedra por ex.
 
boas tardes!
jé desmontei a grafica, limpei a massa termica do gpu e do cooler e agora resta-me cozer aquilo!
mas antes tinha uma duvida, aquilo apesar de ter a massa termica no processador, ainda tem um genero de cola em mini processadores da placa. tambem devo tirar tudo o que possa ser massa termica ou isso deixo estar?

ps: querem fotos caso nao saibam o que é?

e desde já obrigado por todos os conselhos :D
 
boas tardes!
jé desmontei a grafica, limpei a massa termica do gpu e do cooler e agora resta-me cozer aquilo!
mas antes tinha uma duvida, aquilo apesar de ter a massa termica no processador, ainda tem um genero de cola em mini processadores da placa. tambem devo tirar tudo o que possa ser massa termica ou isso deixo estar?

ps: querem fotos caso nao saibam o que é?

e desde já obrigado por todos os conselhos :D

Isola se possível os condensadores... com uma camada de fita isolante eléctrica e papel de prata por fora. Pré aquece o forno. o resto está nas outras respostas.
 
Back
Topo