High Dynamic Range (HDR)

Ainda não experimentei esta técnica mas só oiço falar em diferentes exposições para se conseguir o efeito pretendido. Não se pode jogar tambem com a distancia focal?

ermmmm...

Queria dizer zonas de focagem diferentes :D
a ideia e ter 3 fotos exactamente iguais apenas variando a luminosidade, se varias a focagem, o resultado do merge das 3 fotos fica blured...
 
a ideia e ter 3 fotos exactamente iguais apenas variando a luminosidade, se varias a focagem, o resultado do merge das 3 fotos fica blured...
Pois... Era isso que eu não sabia.
Passo a explicar :D

Estava a imaginar uma foto, tipo "estudio" em macro, por exemplo (mas até podia não ser). Três objectos, a distancias diferentes e cada foto focava um deles. Querem fazer uma experiencia para ver no que dava?

Ou por exemplo nesta que o cardona colocou no tópico dos ensaios:

1387729zs3.jpg
 
Última edição:
para conseguir um HDR decente, acho que é preferivel partir de uma foto tirada ao mesmo objecto, mas com exposições diferentes (aí uns .7 ou 1EV).
Muitas maquinas hoje em dia ja dão a hipotese de fazer bracketing automatico.

Partir de uma foto, subir a luminusidade, depois pegar na mesma foto, e "misturar", geralmente n sai grande espingarda.

Pois, mas a cena é que tens de pensar em tirar fotos para HDR, porque se não tirares já a preparar para o HDR, não há nada a fazer...

No entanto com esta historia do HDR lá fiquei a saber que a minha máquina faz bracketing automático :D Tenho de testar...
 
a ideia e ter 3 fotos exactamente iguais apenas variando a luminosidade, se varias a focagem, o resultado do merge das 3 fotos fica blured...

Pois... Era isso que eu não sabia.
Passo a explicar :D

Estava a imaginar uma foto, tipo "estudio" em macro, por exemplo (mas até podia não ser). Três objectos, a distancias diferentes e cada foto focava um deles. Querem fazer uma experiencia para ver no que dava?

Podes fazer bracketing de focagem, e sim, serve para isso que estás a pensar. O problema é que para fazeres isso não deve haver nenhum software automático como há para o HDR. Tens que criar layers, masks e fazer as coisas manualmente.
 
Podes fazer bracketing de focagem, e sim, serve para isso que estás a pensar. O problema é que para fazeres isso não deve haver nenhum software automático como há para o HDR. Tens que criar layers, masks e fazer as coisas manualmente.
Então é um High Dynamic Range Of Light & Shadows, um HDRLS :D

:009:

PS - não liguem :D
 
lol

Pah, o HDR tem a ver com luz, por isso para este só serve o exposure bracketing. Não quer dizer que não possas fazer outros tipos de bracketing.

Um tipo de bracketing muito comum é, por exemplo, fixar a máquina num sitio, apontada a uma flor e tirar uma foto todos os dias, desse mesmo sitio. Depois fazes um filme com o crescimento da planta.
Ou então com a máquina apontada à rua e tirar uma foto a cada hora, para dar aquela ideia do tempo a andar depressa.
 
lol

Pah, o HDR tem a ver com luz, por isso para este só serve o exposure bracketing. Não quer dizer que não possas fazer outros tipos de bracketing.

Um tipo de bracketing muito comum é, por exemplo, fixar a máquina num sitio, apontada a uma flor e tirar uma foto todos os dias, desse mesmo sitio. Depois fazes um filme com o crescimento da planta.
Ou então com a máquina apontada à rua e tirar uma foto a cada hora, para dar aquela ideia do tempo a andar depressa.

...bem, isso já é outro... "filme" :D
A minha questão foi : High Dinamic Range... of what? A não ser que esteja a ser completamente tolo (o que tambem é possivel :D) nunca me passaria pela cabeça que o alcanço dinamico apenas tivesse a ver com a luz. Para mim a dinamica não é só isso, mas isto sou eu... que como já disse, posso estar errado, mas ainda hei-de experimentar ;)
 
AH! lolol Isto hoje está mal... O Dinamic Range é a capacidade de captar na mesma fotografia, tons muito claros, e tons muito escuros. Assim o HDR, High Dinamic Range, é o aumento do dinamic range da fotografia por meio de artifícios, como misturar várias exposições, ou "puxar" pelo RAW.
 
AH! lolol Isto hoje está mal... O Dinamic Range é a capacidade de captar na mesma fotografia, tons muito claros, e tons muito escuros. Assim o HDR, High Dinamic Range, é o aumento do dinamic range da fotografia por meio de artifícios, como misturar várias exposições, ou "puxar" pelo RAW.


Rui, já percebi :cool:...
Para mim, alcançe dinamico é uma coisa muito vasta e acho que podia ir alem disso, atravez de pontos de focagem, por exemplo. Dinamico = luz???? è isso que não percebo. Tudo o resto, e como se chegam ao resultados que já vi aqui, teoricamente, estão lá. Mas este, por exemplo:
(intervalo para ir sacar a imagem ... :lol:)
Ora aqui está

Norway_4.jpg


Esta(s) foto(s) não têm algo mais do que EV na sua diferença para se conseguir este resultado?

;)
 
Última edição:
Uma grande angular, por ter o FOV bastante longo, consegue focar quase tudo à sua frente. Tenho ideia que, por exemplo, a UGA da Canon (ultra-grande-angular, 10-22 se não me engano) consegue focar deste os 3m até ao infinito.
 
É muito simples. Primeiro o rapaz usou um filtro polarizador. Depois teve uma sorte do caraças com a paisagem. E depois fez um bom HDR. Penso que a minha bridgezita conseguía fazer isto nas mãos dele :D :x2::lol:
 
Ok, vocês não sabem quem é o dude da foto, right? Teve sorte? Vão ver a galeria dele :) ... é um master em paisagens :)

Canon 5D, btw ...
 
Última edição:
High Dinamic Range... of what?

Of exposure. É dinâmico, porque varia. Se numa foto tens um alcance de, por exemplo, 5 ev's, tiras a foto com uma determinada exposiçao e ainda consegues distinguir o que ficaria correctamente exposto 2 stops acima ou abaixo. Acima disso fica tudo branco e abaixo fica tudo preto. Mas com outros valores de eposição apanhas esses brancos ou pretos. Porque o alcande é dinâmico, variável. ;) Uma foto de elevado alcance dinamico é a combinação de várias com exposiçoes diferentes, para obteres uma no fim que em vez de ter um alcance de 4 ou 5 ev's, tem de 7, 8, 15, enfim, superior ao normal.
 
Última edição:
Desculpem a minha ignorancia mas o HDR e´ um efeio do photoshop ou das maquinas de profissionais?E´ que gostava de utiliza-lo na ediçao de fotos.
 
Back
Topo