Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Boas pessoal,

Comprei casa há pouco tempo e irei começar a montar um sistema baseado em HA mas tenho uma questão. Há alguma maneira de controlar/automatizar o A/C? Vi que com o Sensibo consigo fazer isso mas não existe nenhuma alternativa mais em conta visto que tenho 3 A/Cs?

Thanks.
 
Era mesmo duma coisa destas que estava à procura. Funciona com tudo que seja IR e não só A/Cs certo?
Não conhecia isto, mas é perfeito !!! :D

Tenho um AC portátil da Equation... e será excelente poder controlar o mesmo remotamente.

Existe algo igual da xiaomi? (para poder ter na mi home).

O HA ainda não pesquisei muito...

mas tenho interruptores da SonOff, Lampadas, sensores da Xiaomi... e gostava de ter tudo num único ponto.
 
Boas

Estou a ponderar daqui a uns tempos, com a mudança para outra casa, adquirir um sistema destes para:
- automatizar iluminação [e motor do extractor/'ventoinha' da casa de banho interior]
- sensores de movimento, fumo e inundação
- controlo de abertura de portas
- video vigilância interior e exterior
E poder aceder a esta informação/ser notificado estando ausente de casa. E eventual controlo por voz.

Em principio seria gateway xiaomi e sensores da mesma marca. E integrar com Home assistant + broadlink rm para controlo da Tv/Receiver Yamaha/Box Meo.

Perguntas:
1) Dá para ter alarme de intrusão ligado só a alguns sensores de porta e de movimento e a outros sensores do mesmo tipo não, certo?

2) O gateway funciona como alarme sonoro a sério, ou há alguma 'campainha' que se adiciona? isto para alertar a vizinhança [e espantar intrusos] e não ser só por via web para o telemóvel.

3) Caso ultrapasse o limite de 30 sensores/lampadas/etc ligados ao gateway xiaomi, metendo outro gateway para ter mais dispositivos/sensores fica tudo bem integrado e a funcionar em conjunto?
Em principio 30 é muito e para algo simples/inicial chega e sobra, mas com o sistema totalmente expandido não sei se dava para todas as portas/janelas + sensores de movimento/iluminação-humidade/fumo + lampadas

4) A configuração disto tudo será fácil para quem não percebe de programação?

5) O controlo por voz de tudo isto só por Alexa certo? Ou o controlo de voz do Google também funciona?

6) Se fossem dispositivos/hub smartthings seria mais fácil o controlo de voz sem ser Alexa? Ou é limitação do Home Assistant?

7) Do que vi as cameras Xiaomi não integram com o Xiaomi Gateway, ou integram?
É fácil configurar uma camera das baratas/xiaomi para detectando movimento transmitir via net para o nosso telemóvel video em directo do que se passa, caso estejamos fora de casa.. ou só funciona atráves de app terceira para aceder ao video de uma qualquer camera que tenhamos colocado?


Obrigado pelos esclarecimentos que possam dar.
 
E dá para integrar o termómetro da xiaomi por exemplo (ligado à gateway xiaomi), e dizer ">30ºC liga o AC"
E usar o tal "broadlink rm mini3." com o comando de ligar o AC para 22ºC ?

Sim, o HA permite-te interagir com todos os devices/gateways de forma integrada.
No meu tenho exactamente um gateway Xiaomi, um Broadlink e uma tomada inteligente TP-Link (que representam 3 apps distintas), com o HA controlo tudo a partir de 1 único ecrã.

Podes criar regras, mas convém ter algumas noções de programação.

Se isto para ti não fizer sentido, então vais ter que penar um bocado:

Código:
- id: auto_1
  alias: Humidity room 1- turn on gw light
  trigger:
  - platform: numeric_state
    entity_id: sensor.humidity_158d0001216c2a
    above: 70
  action:
    service: light.turn_on
    entity_id: light.gateway_light_286c07f0a14f
    data:
      rgb_color: [255, 0, 0]
      brightness: 5

- id: auto_2
  alias: Humidity room 1- turn off gw light
  trigger:
  - platform: numeric_state
    entity_id: sensor.humidity_158d0001216c2a
    below: 70
  action:
    service: light.turn_off
    entity_id: light.gateway_light_286c07f0a14f
 
Vejo aqui muita gente a fiar-se muito neste sistemas para segurança/ vigilância. Caso não saibam grande parte dos assaltos a habitações sao feitos após o corte da eletricidade no exterior, logo tudo isto fica inútil...
 
Vejo aqui muita gente a fiar-se muito neste sistemas para segurança/ vigilância. Caso não saibam grande parte dos assaltos a habitações sao feitos após o corte da eletricidade no exterior, logo tudo isto fica inútil...
Depende dos alarmes, os da Digoo por exemplo trazem uma pequena bateria para o caso de cortes de electricidade e também possibilitam a utilização de rede móvel, ou seja, não estás dependente de coisas extremamente falíveis como WiFi e servidores estrangeiros.
 
Vejo aqui muita gente a fiar-se muito neste sistemas para segurança/ vigilância. Caso não saibam grande parte dos assaltos a habitações sao feitos após o corte da eletricidade no exterior, logo tudo isto fica inútil...

Tenho já alguma coisa de domótica mas para alarme tenho sistema com ligação a central (que infelizmente não integra no home assistant apesar de existir addon para a mesma empresa (Verisure) mas apenas para clientes UK).
Não aconselho confiarem a segurança a alguns destes devices, apesar de tudo a ligação à central oferece muito maior segurança pois o alarme tocar não chama a atenção a ninguém.
 
Vejo aqui muita gente a fiar-se muito neste sistemas para segurança/ vigilância. Caso não saibam grande parte dos assaltos a habitações sao feitos após o corte da eletricidade no exterior, logo tudo isto fica inútil...
Do que percebi, os detectores/sensores Xiaomi funcionam com pilha, pelo que se o gateway estiver ligado a uma UPS em teoria o alarme deve apitar, se houver intrusão.
Poderá não haver ligação à net, mas pelo menos alerta os vizinhos, julgo eu.

Claro que em moradias muito isoladas é mais complicado, mas aí se a segurança é preocupação séria os meios têm de ser outros, com redundâncias e, antes demais, tornar a casa difícil de ser invadida, para que seja pouco atrativa para assaltantes.


No entanto isto para mim, na questão de alarme, seria mais um complemento, a casa tem alarme convencional, com aviso por chamada para os telemóveis e bateria para falhas de electricidade.
Os sensores Xiaomi seriam instalados mais por questões de automatismos ou de avisos online para o telemóvel - mas uma vez que estão instalados, também poderiam funcionar como segundo alarme, pelo menos em algumas circunstâncias.


Também estou a ponderar ter gerador para caso de falha de electricidade, mas tenho de ver.
Não faço ideia de como isso teria que ser ligado.
 
Vejo aqui muita gente a fiar-se muito neste sistemas para segurança/ vigilância. Caso não saibam grande parte dos assaltos a habitações sao feitos após o corte da eletricidade no exterior, logo tudo isto fica inútil...

Por acaso coloquei o PC de casa dos meus pais a comunicar com o meu, se um deles deixar de responder, o outro avisa logo. Tenho é que ligar para os vizinhos a ver se foi uma falha de luz geral... caso contrário... :D
 
Sim, o HA permite-te interagir com todos os devices/gateways de forma integrada.
No meu tenho exactamente um gateway Xiaomi, um Broadlink e uma tomada inteligente TP-Link (que representam 3 apps distintas), com o HA controlo tudo a partir de 1 único ecrã.

Podes criar regras, mas convém ter algumas noções de programação.

Se isto para ti não fizer sentido, então vais ter que penar um bocado:

Código:
- id: auto_1
  alias: Humidity room 1- turn on gw light
  trigger:
  - platform: numeric_state
    entity_id: sensor.humidity_158d0001216c2a
    above: 70
  action:
    service: light.turn_on
    entity_id: light.gateway_light_286c07f0a14f
    data:
      rgb_color: [255, 0, 0]
      brightness: 5

- id: auto_2
  alias: Humidity room 1- turn off gw light
  trigger:
  - platform: numeric_state
    entity_id: sensor.humidity_158d0001216c2a
    below: 70
  action:
    service: light.turn_off
    entity_id: light.gateway_light_286c07f0a14f

Não me causa estranheza. É a primeira vez que vejo essa 'linguagem' mas dou-me excelentemente com programação.
O que ainda não compreendi, confesso que só vi 2 ou 3 videos de youtube... é que o HA só interage com raspberry pi ?
A gateway da xiaomi dá integrar directamente?
 
O HA é uma espécie de "servidor", onde tu integras tudo. Mas também pode ser um PC... (a vantagem do Raspberry é o preço e consumo, para um dispositivo que vai estar 24h ligado).

O Gateway da Xiaomi é um dispositivo necessário para integrar com os teus dispositivos xiaomi, que pode ser integrado no HA, mas não te permite integrar outras marcas.
 
O HA é uma espécie de "servidor", onde tu integras tudo. Mas também pode ser um PC... (a vantagem do Raspberry é o preço e consumo, para um dispositivo que vai estar 24h ligado).

O Gateway da Xiaomi é um dispositivo necessário para integrar com os teus dispositivos xiaomi, que pode ser integrado no HA, mas não te permite integrar outras marcas.

Okapa.
Tirando raspberry pi... há outro, estilo gateway da xiaomi que o faça?
O meu objectivo é integrar interruptores sonoff, com gateway xiaomi, com um tal broadlink rm mini3 :P (que penso comprar)
 
@Rikardz estás a misturar :)

O gateway da Xiaomi apenas serve de gateway para aparelhos xiaomi. Isto é, precisas de um "gateway" que faça um genero de ponte entre o Xiaomi e outros aparelhos, como os sonoff ou broadlink.

Não precisas de usar um rpi, podes usar um computador para o mesmo. Tal como não precisas de usar HA, mas outro sistema identico.
 
Back
Topo