iMac vs Macbook Pro

No de 27" podes mudar facilmente a Ram mas não podes mudar o disco, no de 21" não podes mudar nada, só nos modelos anteriores.

O iMac de 21' (Late 2012) não dá para fazer upgrade á RAM a não ser que mandes isso para a Apple.

O iMac de 27' (Late 2012) dá para fazer upgrade até 32GB, a RAM não está soldada, tanto é, que atrás, está um botão para abrires a caixa para acederes á RAM (http://www.youtube.com/watch?v=0uYzM9cwNas)

Vamos lá a ver uma coisa... No iMac actual de 27", dá para mudar a RAM e o disco, este até tem um "gaveta" que se abre facilmente para mudar a RAM.
O iMac de 21,5" dá para mudar a RAM, neste apenas dá mais trabalho, "só" se tem de desmontar literalmente o computador todo.

Quem me disse isto, foi um vendedor oficial da Apple, que foi entregar um de cada modelo dos novos iMac's onde estou a colaborar.

Queria um Mac que tivesse uma longevidade maior que os portateis que tenho vindo a ter desde 2006 [ tenho trocado de portátil quase de 4 em 4 anos, e agora em tempos de crise não me posso dar ao luxo de comprar algo sabendo à partida que ao fim de 3 anos ou 4 anos, estará a arrastar-se ]
Tens que ter a ideia bem construída na cabeça e vê se consegues entender uma coisa. Em 4 anos muita coisa muda, a nível tecnológico. Há 4 anos atrás gravar/editar vídeos em full hd era bastante raro, por exemplo.

Depois outra coisa, os mac's sim são bons e sim são melhores que os pc's, mas 4 anos passados num mac é exactamente o mesmo tempo passado num pc. A tecnologia evoluí e também as necessidades.

A meu ver não podes pensar assim, até porque sinceramente as tuas necessidades não me parecem ser pesadas, bem pelo contrário.


O MacBook Pro 15' Retina, não dá para fazer upgrade á RAM, só ao disco (http://www.youtube.com/watch?v=V3_x18MYRw0)


Acho que assim, está tudo esclarecido, como disse anteriormente, eu apostava no MacBook Pro 15' Não-Retina, porque podes sempre fazer upgrade á RAM e ao Disco.
Em principio é o que vou fazer, para edição de vídeo a nível profissional. O retina não se justifica, a meu ver. Um ecrã de 15" é sempre um ecrã pequeno para trabalhos de edição de imagem/vídeo. No meu caso tenho 2 dell ips 23", que vou tentar ligar ao mbp.
 
Sim, eu reconheço que ao inicio parecia uma abelha tonta e aos poucos, com a vossa ajuda e do google, comecei a perceber um pouquinho mais sobre este assunto. Já decidi, vou para o Mac mini! Ponto nº2: há assim tanta diferença do i5 2.5GHz dualcore para o i7 2.3GHz quadcore? De resto, vou mandar vir o minimo possivel e depois acrescento-lhe Ram e o sdd. Ponto nº3: vou comprar o teclado sem fios, rato tenho aqui. Só falta o monitor, ao qual só tive uma sugestão. Mais alguém pode dar uma ajuda sobre o monitor, preços até 150€ +/- e se vale a pena comprar o rato da apple?

Mais uma vez agradeço a vossa paciência com um noob como eu eheh :D

Cumps ;)
 
Sim, eu reconheço que ao inicio parecia uma abelha tonta e aos poucos, com a vossa ajuda e do google, comecei a perceber um pouquinho mais sobre este assunto. Já decidi, vou para o Mac mini! Ponto nº2: há assim tanta diferença do i5 2.5GHz dualcore para o i7 2.3GHz quadcore? De resto, vou mandar vir o minimo possivel e depois acrescento-lhe Ram e o sdd. Ponto nº3: vou comprar o teclado sem fios, rato tenho aqui. Só falta o monitor, ao qual só tive uma sugestão. Mais alguém pode dar uma ajuda sobre o monitor, preços até 150€ +/- e se vale a pena comprar o rato da apple?

Mais uma vez agradeço a vossa paciência com um noob como eu eheh :D

Cumps ;)

Existe uma diferença enorme, pelo menos para quem trabalha com programas pesados, existe.

Agora para o que queres, não existe problema.
 
Para o teu uso não existe grande problema.

Relativamente ao magic mouse, para andar a navegar não me incomoda, mas para editar vídeo/imagem, já não gosto muito. É uma questão de experimentares.

O monitor, podes ir para um monitor com painel IPS da Dell. Tenho dois e apesar de ainda não ter mac, estou mais que satisfeito.
 
Sim, eu reconheço que ao inicio parecia uma abelha tonta e aos poucos, com a vossa ajuda e do google, comecei a perceber um pouquinho mais sobre este assunto. Já decidi, vou para o Mac mini! Ponto nº2: há assim tanta diferença do i5 2.5GHz dualcore para o i7 2.3GHz quadcore? De resto, vou mandar vir o minimo possivel e depois acrescento-lhe Ram e o sdd. Ponto nº3: vou comprar o teclado sem fios, rato tenho aqui. Só falta o monitor, ao qual só tive uma sugestão. Mais alguém pode dar uma ajuda sobre o monitor, preços até 150€ +/- e se vale a pena comprar o rato da apple?

Haver há, esse i5 e quase um i3 e o i7 um i5 (comparando com os desktop). No entanto para o uso que vais dar é mais do que suficiente. Mas volto a dizer, daqui a 4 anos vais estar a pensar a comprar um pc novo.
 
Então é indiferente ser um ou outro né? Trocar?! So se queimar alguma coisa ou tiver azar. Não vou correr jogos nem nada parecido. O Sony Vaio VPCCW1S1E [ podes ir conferir as specs ] era mais ou menos e so quero comprar este por tudo aquilo que já referi. É rápido, dava tudo direito, jogava todos os jogos nele. Hum q n tenha azar e não me de problemas é o q desejo :) eheheh
 
Convêm ter a noção de que quando abrires o Mac-mini vais perder a possibilidade de accionar a garantia dele. Se o propósito é não ter problemas parece-me um contra-senso estar a hipotecar uma das salvaguardas que existem precisamente para evitar essas situações.

O hardware base do Mac-mini é suficiente para as funções que pretendes desempenhar. Eu só consideraria o upgrade lá mais para a frente.
 
Sim, quanto muito posso adicionar a RAM né? De qualquer forma, vou andando e vou vendo. So faço anos dia 31 de Dezembro pra receber upgrades para o mac ainda falta hihihi :)
 
Então é indiferente ser um ou outro né? Trocar?! So se queimar alguma coisa ou tiver azar. Não vou correr jogos nem nada parecido. O Sony Vaio VPCCW1S1E [ podes ir conferir as specs ] era mais ou menos e so quero comprar este por tudo aquilo que já referi. É rápido, dava tudo direito, jogava todos os jogos nele. Hum q n tenha azar e não me de problemas é o q desejo :) eheheh

Azar tens em todo o lado, não ficas imune só por ser mac. Tenho um colega meu que comprou um mac pro na mesma altura que comprei o meu lg s501, comprou uma coisa mais fraca, mais cara e ate agora teve mais problemas do que o meu lg. Com a hd4000 não vais longe em jogos, melhor não vais a lado nenhum. Para net, word, Excel ver filmes o i5 dá. Mas olha que até o meu i5 da geração anterior é melhor do que esse i7. Se estavas a usar o portátil como um desktop, é natural que ele comece a dar das suas passado uns anos. Principalmente se for utilizado todos os dias a toda a hora sem qualquer tipo de manutenção (limpar, mudar pasta térmica etc).

Boa sorte com a compra. Ah e não compres 16gigas de ram, e um desperdício. Faz depois update para 8gb e ficas com um pc para os proximos anos.

PS: A grafica do mac mini é equivalente há do teu vaio...
 
Última edição:
PS: A grafica do mac mini é equivalente há do teu vaio...

Efectivamente é verdade, pode acontecer, mas depois dos dois portateis que os usava como portateis e como desktop, com uso de quase 24/7 era normal acontecer o que tem acontecido, mas agora, espero que o azar bata à porta só daqui a uns bons anos ;)

Quanto à gráfica lá está, eu no Vaio joguei todos os jogos possiveis e imaginários, ( COD, Battlefield, Mafia, GTA, e afins...) e aquilo era sempre a bombar. Mas já nao tenho jogado há algum tempo, só pokerstars eheh por isso este não vai ter o problema com jogos. Quanto muito quero experimentar ligar a guitarra ao Mac para usar o Garageband e ver os sons
 
Para o que ele quer fazer o mini é mais do que suficiente, e é bem capaz de durar mais que 4 anos, a minha mãe ainda usa o meu Mac Cube para ir ao Facebook, Mail e net, e o Mac Cube tem 12-13 anos e ainda se safa bem, demora um bocado a ligar e tal mas para ela é o que chega e sobra!

Para andar na net e pouco mais um PC hoje em dia dura muitos anos, e se mais tarde lhe meteres um SSD e mais Ram ainda mais dura.
 
Para o que ele quer fazer o mini é mais do que suficiente, e é bem capaz de durar mais que 4 anos, a minha mãe ainda usa o meu Mac Cube para ir ao Facebook, Mail e net, e o Mac Cube tem 12-13 anos e ainda se safa bem, demora um bocado a ligar e tal mas para ela é o que chega e sobra!

Para andar na net e pouco mais um PC hoje em dia dura muitos anos, e se mais tarde lhe meteres um SSD e mais Ram ainda mais dura.

Claro que chega, e sim deve de dar. O que eu queria dizer é que um portatil que ele comprou em 2009 quase pelo mesmo valor tem uma grafica equivalente. Para net não é preciso um ssd, so um pouco mais ram e pronto :p
 
Na minha mudança de Windows para MAC optei por um mini i5. Comprei um teclado sem fios e um trackpad que acho mesmo muito porreiro.
Quanto a monitor eu aconselharia um IPS. A Dell tem bons monitores. Eu tenho um LG IPS237 e estou bastante satisfeito.
Ralativamente ao upgrade do mini, também estou a pensar fazer. Para já, e porque a garantia é uma coisa muito porreira que não convém deitar fora, vou apenas acrescentar 8GB de RAM, ficando com um total de 10GB (que serão suficientes para o gasto). Mais tarde irá levar com um SSD.
 
Na minha mudança de Windows para MAC optei por um mini i5. Comprei um teclado sem fios e um trackpad que acho mesmo muito porreiro.
Quanto a monitor eu aconselharia um IPS. A Dell tem bons monitores. Eu tenho um LG IPS237 e estou bastante satisfeito.
Ralativamente ao upgrade do mini, também estou a pensar fazer. Para já, e porque a garantia é uma coisa muito porreira que não convém deitar fora, vou apenas acrescentar 8GB de RAM, ficando com um total de 10GB (que serão suficientes para o gasto). Mais tarde irá levar com um SSD.

Não perdes garantir ao modificar o disco e RAM, tanto é, que a apple aprova isso, e se não me engano isso está nos manuais.
 
Esses monitores da Dell, qual será o preço deles e onde os encontro? *****? *****? já tentei procurar o Dell indicado por um user mas não encontrei nenhuma dessas lojas mais conhecidas humm Outra coisa, faço a ligação do monitor com o Mac atravês de HDMI? já tentei googlar sobre isso de IPS vs outros [ não me recordo das siglas ] e vi vários artigos que por HDMI a imagem tem muita lag, bla bla bla...ou seja, fiquei a perceber o mesmo eheheh
 
Esses monitores da Dell, qual será o preço deles e onde os encontro? *****? *****? já tentei procurar o Dell indicado por um user mas não encontrei nenhuma dessas lojas mais conhecidas humm Outra coisa, faço a ligação do monitor com o Mac atravês de HDMI? já tentei googlar sobre isso de IPS vs outros [ não me recordo das siglas ] e vi vários artigos que por HDMI a imagem tem muita lag, bla bla bla...ou seja, fiquei a perceber o mesmo eheheh

Mas que dell queres? Já te indicaram a *****. A ***** tem monitores dell e são uma empresa reconhecida.
 
Dell Monitor LED FULL HD Wide 23" Preto (U2312HM) - foi este que me aconselharam! Mas essa loja funciona só online ou existe aqui pelo Porto? queria poder lá ir comprar à loja; a ligaçao é por hdmi ou terei de arranjar cabos compativeis com o Mac? A rondar os 100€ não há nenhum assim a bom preço (digo eu que não percebo nada)
 
Back
Topo