1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gráfica Intel is licensing AMD's graphics - Confirmado!!!!

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por muddymind, 15 de Maio de 2017. (Respostas: 133; Visualizações: 11434)

1. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Sei que isto já foi falado por cá mas não encontrei o tópico.

Basicamente temos novo rumor deste suposto licenciamento:

EDIT: Post com a informação oficial

Última edição: 6 de Novembro de 2017
  2. Miguel_Pereira

Miguel_Pereira Power Member

O que sairá daqui? APU's intel decentes?

3. eblain

eblain Power Member

A discussão começou aqui mas acho que faz mais sentido ter um tópico separado agora que se concretizou o acordo.

4. lagadu

lagadu Power Member

Não significa nada. A Intel não tem as patentes necessárias para fazer GPUs, simplesmente faz um acordo com alguem que tenha tudo o que precisam e pode continuar a ser o maior fabricante de gpus do mundo, como é actualmente.

5. muddymind

Sim, também concordo que o acordo será apenas para licenciamentos.

6. JanosLee

JanosLee Power Member

desculpem a minha ignorançia neste aspecto.
    mas licenciar o que?
    licenciar é pedir autorizaçao para usar qualquer coisa , pelo que deu para entender do post inicial , este licenciamento era da Nvidia que deu para o torto (como ultimamente é apanagio da Nvidia).
    Entao ... é a licença de que ? para poder pôr 560 e 550 em vez do intel HD ?
    ou é licença para usar patentes ?? e tem assim acesso à propriedade intelectual que fala o post?

7. fmlp

fmlp Power Member

É para licenciar parte da forma como as IGPU's da intel funcionam pois tudo começou com um processo da Nvidia sobre a Intel por violarem patentes e eles foram forçados a pagar à Nvidia para usar a patente deles mas agora pelos vistos vão trocar pela patente da AMD. Agora que parte da IGPU isto se refere? Por enquanto ainda não se sabe.

8. muddymind

Basicamente para poderes ter um GPU no mercado tens de licenciar centenas (senão milhares) de patentes a vários vendors (nVIDIA, AMD, S3, Google, Apple, Imagination, Qualcomm, etc).

No fundo é um ninho de cobras e no caso da Intel (e futuramente da Apple) a maneira mais fácil é aceder a apenas um vendor que te faça licenciamento do pacote completo.

[offtopic]
    Curiosamente após escrever isto lembrei-me de ir ver a situação da patente S3TC da S3 e parece que termina em Outubro deste ano!!!! Finalmente pois isto sempre foi uma cruz nos drivers open-source que não estavam autorizados a usar esta compressão de textura que é necessária para tantos jogos...
    [/offtopic]

Última edição: 16 de Maio de 2017
  9. muddymind

Penso que com isto temos o fim desta novela.

10. fmlp

fmlp Power Member

antes também tinham licença da Nvidia e ninguem falava disso portanto todos vão ver a placa como intel gráphics apesar de ser com base AMD.

11. muddymind

Atenção que pelo que dizes até parece que a gráfica era baseada em tecnologia da nVIDIA. A nVIDIA apenas disponibilizava licenciamento e não IPs.

12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Oh shit, era mesmo verdade. :|

https://www.wsj.com/articles/rivals-intel-and-amd-team-up-on-pc-chips-to-battle-nvidia-1509966064

Não consigo colocar o conteudo da noticia devido ao paywall.

EDIT:

EDIT2:

Usa HBM2 :|

https://www.anandtech.com/show/1200...with-amd-radeon-graphics-with-hbm2-using-emib

EDIT3:

https://newsroom.intel.com/editoria...nce-cpu-discrete-graphics-sleek-thin-devices/

EDIT4:

https://www.pcworld.com/article/323...md-ship-a-core-chip-with-radeon-graphics.html

Última edição: 6 de Novembro de 2017
  13. Rseven

Rseven Power Member

É possível existir futuramente um Macbook 13 com um CPU Intel +GPU AMD ?:o

14. muddymind

Ui! Não estava mesmo à espera que isto iria passar a ser confirmado :wow:

15. reiszink

reiszink Power Member

Vamos ver os resultados que a AMD tirará disto.

É certo que vai vender mais chips, mas em contrapartida também vai perder clientes para os seus APUs.

Tendo a Intel uma enorme influência no mercado, resta esperar que não engulam por completo os APUs da AMD no mercado dos portáteis.

16. erdnagama

erdnagama Power Member

Excelente notícia.
    Finalmente vai ser possível ter um GPU de jeito em pacotes ultrabook. Isto pode até chegar a incomodar a NVIDIA nas gamas mais baixas de GPU não integrado.

EDIT: @reiszink - bem visto, nem tinha pensado nisso. Mas repara, se não fosse AMD seria NVIDIA e aí a AMD perderia 2 vezes.

17. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Isto era o que eu tinha em mente para o futuro portátil da AMD... com APUs AMD.
    Assim, parece-me que estão a dar à Intel o ás de trunfo. Talvez esteja a falhar em ver a "big picture", não sei...

18. lordbifana

lordbifana Power Member

a mim parece-me é que será bom para a AMD com aquele pessoal que percebe pouco disto e só compra portáteis com intel e a amd consegue ir buscar dinheiro nestes casos

se isto é suficiente face às pessoas que comprariam APU amd e assim podem optar por isto é que já não sei

ou seja dependendo de que lado da balança fica mais pesado até pode compensar

19. timber

timber Zwame Advisor

Parece que estão simplesmente a assumir que nunca conseguirão competir em campo aberto com a intel, com a sua capacidade de engenharia, com a capacidade de fabrico e com a sua capacidade de marketing (no sentido correcto e não no termo pejorativo panfletário que o termo é geralmente utilizado).

Assim mais vale ganhar dinheiro com a intel que continuar a bater na parede. Na realidade em termos históricos a AMD até já teve CPUs mais competitivos que actualmente e nunca passou de um mercado para entusiastas, tesos ou os dois ao mesmo tempo.

Partilhar esta Página