@oscarolim quem deu exemplos e quem explicou fui eu e não tu ora vai ver! A tua escrita não causou confusão nenhuma e ao contrário de ti parece que a minha memória está em melhor forma, foste bem claro várias vezes mas estás sempre a fugir do essencial e a repetir as mesmas banalidades relativamente à garantia como se fosse a única solução (e a mais adequada).
Tu achas que a única solução era lançar o update e a única alternativa ao update era o telemóvel desligar-se, e não há mais opções que não essas por isso fizeram bem. Certo?
Para ti só existem essas duas opções, a Apple lançou telemóveis com as baterias mal dimensionadas/defeituosas/
whatever e pronto, o mal está feito agora é levar com o update e usar o ferrarri como papa-reformas não vá as rodas saírem. Paralelamente temos de ir trocando a bateria
ad eternum até adquirirmos dispositivos novos e/ou nos fartarmos das trocas. Já todos percebemos isso.
Até vou repetir novamente o exemplo já que te esqueceste. Era o Nexus 6P, e volta e meia aparecem alguns (poucos) dispositivos em quase todas as marcas e as marcas não lançam updates para diminuir as especificações do aparelho para que não lhe saiam as rodas como até bem disseste no último parágrafo.
O que te faltou dizer é que eles após "simplesmente" se desligarem o utilizador não fica com o defeito na mão a viver com isso, trocam por dispositivos novos ou no caso do 6p que foi generalizado nem se dão ao trabalho,
estão a trocar por outros/devolver o dinheiro já que por mais que lhes troquem as baterias o problema volta sempre já que o defeito é crónico do modelo.
É esta terceira alternativa, que seria a mais correcta, que te está a falhar quando repetidamente dás a entender aos users que a Apple fez bem já que era a única opção que podia tomar e isso é falso, é isso que critico e foi isso que corrigi na primeira intervenção quando acrescentei mais um ponto ás tuas soluções que só contemplavam aquelas duas descritas acima.
Vão colocar a opção porque lhes "descobriram a careca", não é complicado juntar as peças e chegar a essa conclusão. Da maneira que escreves até parece que a empresa está a fazer um enorme favor aos consumidores ao colocar a opção, epá uma enorme chatisse "tomem lá e não chateiem mais". Epá não, estão é com os calos apertados e a ver se minimizam estragos, simplesmente isso já de que facto não tomaram a atitude correcta.
Ah, e não acho irrelevante que um mau uso da bateria lhe diminua as capacidades,
não foi isso que escrevi, o que acho é que um mau trato origina o que deve originar, a diminuição do tempo de autonomia e não uma falha que o leva a desligar mais cedo, não confundas as coisas.
A analogia está errada, a correcta seria assim...tu compras um jipe que supostamente estaria preparado para todo o terreno e ao fim de uns meses ele começa subitamente a parar a meio das viagens, descobre-se que o problema é do depósito do gásoleo que tem um formato mal projectado para a actividade de todo o terreno e com os solavancos e algum uso deixa de fornecer combustível ao motor levando este a desligar-se subitamente, a marca quando se apercebe do problema apresenta a solução dizendo que o melhor será não utilizar o veiculo nesse tipo de pisos e que se andar em estrada normal o problema já não se manifesta, além disso oferece trocar por depósitos novos por um preço simpático apesar de o defeito ser de origem e ir manifestar-se daí a uns meses novamente.
A maior parte das pessoas que compra o modelo acha que não é aceitável e exige um modelo com o depósito re-projectado para a sua função/devolução do dinheiro pois não cumpre com as especificações com as quais foi vendido.
E depois tens alguns que pronto, já que compraram com defeito não há nada a fazer, é ir trocando os depósitos, se necessário pagar por eles até e seguir as recomendações que passam por evitar fazer todo o terreno e andar com ele apenas em estrada plana.
Também já disse no passado e posso repetir. Estás no teu direito de para ti achares que é melhor o teu dispositivo ter esse comportamento do que a marca assumir que não foi bem feito e trocar por um sem esse problema/devolver o valor dele. Nada contra, absolutamente nada.
Agora não venhas dizer que isso é o correcto e que era a única alternativa porque não era/é. O que vale é que isto é apenas um telemóvel e correspondente valor, fosse um carro ou uma casa comprados com defeitos de origem já as coisas eram consideradas de outra maneira porque o valor monetário tinha muito mais peso, como neste caso "nem é assim tanto" é mais fácil ir vivendo com isso e esquecer o assunto porque dá trabalho e chatices, mas o princípio não deixa de ser incorrecto. É com o exemplo que o
@ciberg deu noutro tópico, tecnicamente o cliente teria direito a uma película nova, na prática como o valor é reduzido mais vale assumir a despesa e deixar andar.
Cumprimentos.