Confesso que possa ter-me esticado com a questão do suporte de UltraWide
Tenho visto que o tipo de jogo é o factor que mais facilmente define o quão "inferiores" são as iterações mais recentes do formato, como é o caso de simuladores, embora hajam exemplos de certos "jogos" continuarem a ser os melhores porque simplesmente... não se fizeram mais, como é o exemplo do Flight Simulator (que ainda está a 25 € e com 5000 € de adições, nada como não ter concorrência há mais de 10 anos), devido ao custo que é fazer um jogo hoje em dia as produtoras cada vez mais se agarram a formatos que oferecem o maior lucro e, fora de certos estúdios pontuais que triunfam nesse aspecto (e muitos infelizmente não lucram muito com isso), já ninguém aposta em algo diferente ou focado num pequeno grupo de jogadores.
Há muito jogo excelente que me passou ao lado, só comecei a jogar no PC há 20 anos e só há 10 anos é que tornou-se mais fácil jogar o que saia no mercado, seja por ser mais acessível ou seja por ter um sistema que conseguia correr os jogos em questão,
o Good Old Games ajudou imenso a jogar muitos desses jogos, por isso a minha experiência com estes jogos começou na era da introdução das 3Dfx no mercado e, mesmo ai, estava muito limitado em termos de que jogos conseguia comprar / jogar / experimentar.
Nostalgia é algo muito poderoso, isso e a nossa percepção de qualidade, o que foi para nós um jogo fantástico há 20 anos atrás agora é um jogo genérico, não pelo motor gráfico mas pelo jogo em si, um excelente exemplo é o Need for Speed: Underground 2, acabei por quase completar o jogo, sim, mas fartei-me, os cenários são todos iguais e o jogo torna-se muito rapidamente mais do mesmo, mas tem uma jogabilidade simples e divertida que é complicado encontrar nos jogos mais recentes, até comprei o "recente" Ridge Racer Unbounded e não durou mais de um par de horas de não aborrecido que era, mas há jogos mais recentes como o a revisão do Need for Speed: Hot Pursuit que achei engraçado ou até o Need for Speed: Shift 2 que tem um bom equilíbrio entre arcada e simulação.
Já um RPG é um "animal" completamente distinto, como há inúmeros formatos e gostos um bom RPG é algo que acho que não dá para qualificar, cada um procura algo de distinto num RPG, ainda ontem instalei o Dragon Age 3, corre que nem manteiga, retirei-o passado meia-hora, depois de ter jogado o Divinity: Original Sin deixei de ter tolerância para RPGs em tempo real, já há quem adore o formato e, ai, o primeiro Dragon Age continua a ser um dos melhores,
falaram muito no NeverWinter Nights, joguei e acabei ambos e as expansões mas acho que envelheceram mal, a narrativa em todos é fraca na minha opinião, o primeiro Dragon Age supera-os facilmente, se o Baldurs Gate tem uma narrativa superior? Não sei, do que sei sei que tem mais poder de escolha, tenho todos os Dungeon Siege mas acho que (pelo menos os primeiros dois) são jogos que se destacaram pelos grupos enormes que consegues formar e pouco mais.
Depois há jogos que revitalizaram o formato como o Pillars of Eternity, o Tyranny e o Wasteland 2 (o primeiro fallout é baseado no primeiro Wasteland) que tenho-os a todos e não joguei nenhum, isto é, joguei o PoE durante 10 horas, o combate "em tempo real" deu cabo de mim, eu sei que é suposto pausar sempre a acção em certos intervalos e gerir as habilidades de cada personagem e torna-se, de certa forma, num jogo por turnos, mas não deu mesmo para mim, depois de completar (e adorar) os XCOM que só procuro RPG por turnos (e nem vou tocar agora nos J-RPG por agora).
Quantos aos FPS, é complicado, há tanto jogo que foi fenomenal em termos de exploração e que apresentou uma jogabilidade fantástica, adoro a série
Borderlands, acho que é dos melhores jogos Co-Op que foram desenhados em termos do qual simples é entrar num jogo de outro jogador a decorrer e simplesmente divertir-se. Mas um
No One Lives Forever tem um charme e uma incrível variedade de zonas para explorar que o torna um dos melhores FPS que já joguei, já o primeiro
Deus Ex é o melhor FPS com poder de escolha que joguei.
Já me estou alongar bastante, vou apenas por uma imagem para indicar o facto de que descobri que o Knights of the Old Republic 2 foi actualizado em 2015 com suporte para Steam Workshop, o que além de correr a 100% em tudo que há por ai também é bastante facil actualizar tudo o que o jogo oferece como também instalar modificações que tornam o jogo muito mais completo
Muitos falaram no primeiro KOTOR e, concordo, a historia do primeiro é mais divertida, se é superior? Não sei não, o segundo explora certos detalhes que gostei bastante mas admito que o primeiro tem um ambiente muito mais epico que o segundo, já o combate em ambos é... pois... a meio do jogo temos um grupo de não sei quantos Jedi / Sith todos à pancada
Há boas noticias, dá para por o primeiro Kotor a correr bem em resoluções 16:9 mas a ausência de Steam Workshop torna o acto de "actualizar" o jogo mais complicado e o UI sai para o esticado e afins... mas é um jogo que merece ser jogado, nem que seja por ser o melhor jogo Star Wars que foi feito nos últimos tempo... isto é, o melhor jogo de um só jogador,
o The Old Republic pode ser um MMO mas já há uns anos que dá para ser jogado como um jogo de um jogador de uma forma bastante simples, e até o recomendo vivamente, o combate é divertido e cada classe tem uma narrativa muito bem construída, só peca por certas escolhas tecnicas (como o jogo diminuir as frames de animação de todos os NPCs que não estão a lutar directamente contigo, resultando no parecer que estão a ter um espasmo, torna-se muito irritante se o estás a jogar a 144hz).