Lentes para o sistema MFT

Hoje, que lente escolherias?
Novamente a Pana 12-35 ou a Olympus 12-40?
Tens usado essa Pana ou mais as primes.
Estou a pesquisar, mas preciso de opiniões de que tenha e use.
 
Voltava a escolher a Pana sem problemas...
No meu caso a 12-35mm 2.8 traz-me algumas vantagens como:

- é ligeiramente mais pequena e leve
- tem OIS, que funciona em conjunto com a minha câmara.

A Olympus é mais bonita, talvez mais robusta e tem mais 5mm :)
Mas se fores ver reviews de uma e de outra, vais ver que são as duas maravilhosas.

Se tiveres uma Olympus, compra a 12-40, se tiveres uma Panasonic, compra a 12-35.
Ou então compra a que quiseres, já que são ambas muito boas :P

Eu uso muito a minha.
Em conjunto com a 42.5mm 1.7 e com a 70mm 1.8, é uma lente fantástica e versátil.

Cumps
 
"Mas a GX8 tem montanhas de features, algumas que já acho indispensáveis, como o sensor estabilizado (todas as lentes estabilizadas, que mimo)" - tua citação.

As fotos e vídeo:
Com a Panasonic 12-35, ficam duplamente estabilizado?
Com a Olympus 12-40, também ficam estabilizado (sensor)?
 
Sim, mas com Dual IS ainda é mais mimo :P
Porque o estabilizador da Panasonic não é tão bom quanto os da Olympus (vamos ver na G80 que vem aí)...

Respondendo à tua pergunta - com sensor estabilizado (praticamente todas as Olympus e as Panasonic mais recentes) todas as lentes ficam estabilizadas (é o sensor que estabiliza, mas o propósito é o mesmo).

Mas, as panasonic (e a nova Olympus E-M1) usa uma tecnologia chamada dual IS, que usa o estabilizador do sensor e da lente em simultâneo, para resultados ainda melhores.
Por isso sim, a 12-35mm 2.8, numa Panasonic, tem essa vantagem.

A 12-40 também beneficiaria do sensor estabilizado, mas não beneficiaria do dual IS :)

Cumps
 
Sim.
De qualquer das formas só funcionaria com a nova E-M1, que poucos terão a sorte de ter :P

E pode ser, que no futuro, consigam que algumas lentes funcionem com o dual IS.
Mas não sei.

Cumps
 
Entre a Panasonic GX8 e a Olympus E-M5 markII, qual escolheriam? Por quê?
O sensor de 5 eixos vs 2 eixos, compensa?
 
Última edição:
Cada uma tem os seus prós e contras.
Tens que ser tu a decidir :)

Eu gosto mais dos controlos, ergonomia e tamanho da GX8. Também penso que o EVF seja melhor na GX8.

A E-M5 MK II tem melhor estabilização no sensor (mas não tem dual is) e tem coisas engraçadas, como o modo hi-res :)

Eu ando mais virado para as Panasonic neste momento, até porque tenho mais material Panasonic.
No final do dia fazem a mesma coisa :p

Tens que ver qual é a melhor para ti.

Cumps
 
As panasonic recentes a gx80 e g80 têm 5 eixos no sensor + dual IS. mas se falarmos só de sensor a EM5 ii e principalmente a nova EM1 ii sao melhores, mas nao por muito. A olympus agora tambem ta a começar o dual IS. mas so na 300mm f4 e 12-100 f4 para ja
 
Estou mais inclinado para o formato da GX8, não é o mais importante...
Ponderei a Olympus pen F, mas não é selada, etc vs a Pana.
Dou sempre uma vista de olhos ao tópico das promo da zwame, mas nada sobre a GX8.
 
Epah! A PEN F é linda de morrer e é um maquinão!

Até à chegada da nova M1 era o melhor sensor m43. Pena não ser selada de facto. Porque de resto é uma máquina fabulosa!

O preço também não é simpático. Mas isso são todas as Olympus mais recentes!
 
E com a cortesia da Olympus tenho até 2f para experimentar a 75mm 1.8.

A preta é muito bonita e fica mesmo bem na EM5 I e II

Apenas tirei umas 20 fotos em casa e com uma luz péssima mas pareceu lenta a focar....

Não fosse andar a namorar a 40-150 2.8 e seria esta a próxima da lista.
 
Lamentavelmente não tive mesmo tempo para usar esta magnifica lente.

Fiz uns 30/40 disparos em condições miseráveis.

Quem gostar de retrato esta lente é mesmo excelente.

Fiz um video de uma festa de natal da creche com ela e é muito sharp nos 1.8. Fiquei fã embora para comprar teria de a usar mais um pouco.

Agora a prioridade é poupar para uma 40-150 PRO.
 
A Pen F é daquelas maquinas que eu queria mesmo por ser linda, tem a tecnologia mais recente, tirando a nova EM1 mk2 e aqueles modos de Jpeg que gosto. Mas o coração fez me comprar a EM10 mk2 porque foi menos de metade do preço e com isso comprei lentes e tudo mais. E acaba por ser uma máquina que faço tudo o que faria com a Pen F. Neste momento apenas sinto limitação quando quero tirar fotos dos cães a correr e assim. Mas nisto só mesmo a nova EM1 mk2 é que é realmente boa, e claro não havia quando comprei a minha máquina e também não ia para ela devido ao preço, não sou profissional, longe disso. Sou apenas um curioso, entusiasta e investir tanto dinheiro só no corpo assim era demasiado. Para daqui a uns 6 anos quando a gama EM10 ou EM5 tiverem PDAF a preço mais acessivel. Porque de resto os 16mpx e a máquina atual, para aquilo que sei fazer não me limita em nada.

A 75mm f1.8 provavelmente será uma das lentes a adquirir um dia. Mas para já com a 25mm f1.4 e 45mm f1.8 já vou fazendo aquilo que quero. Claro que para certos retratos a 75mm cai que nem ginja, mas para já é usar o que tenho, que ainda tem pouco uso.

Aconselho toda a gente a considerar a Samyang fisheye 7.5mm. Comprei a minha usada barata e naquela só para brincar, mas acabo por usar mais que aquilo que pensava e é uma lente maravilhosa opticamente, sharp e com boas cores e apesar de ser de Focagem manual é fácil de usar.
 
PC130002.jpg

Olympus 45mm f1.8. Tirando a f1.8 em Jpeg duma Olmypus Epl5. Pequeno ajuste de exposição no lightroom.

P5140022.jpg

Pana 25mm f1.4 - tirado a f1.4 também da EPL5 JPEG direto
qD2jojD.jpg

Olympus 75-300. Tirada com Em10 mk2 a 300mm f8 com teleconversor digital 2x, por isso a "600mm", equivalente 1200mm em FF se não fiz mal as contas. Foi jpeg direto da maquina.
xTRb6TR.jpg

pana 25mm f1.4 - tirada a f2.5 com flash yongnuo 560iii JPEG direto. Flash manual

Og7HcTK.jpg

Tirada com a fisheye 7.5mm JPEG
Fc522H6.jpg

Fisheye 7.5mm Jpeg
LAGb4yA.jpg

Fisheye 7.5mm JPEG
 
Back
Topo