[LINUX]MEPIS - Distro excelente para principiantes como eu

Nemesis11 disse:
xf86config na linha de comandos. Vê se resolve o problema.

-----------------------------

Quem tem "Kernel panic" no arranque, depois da instalação com o Vmware, quando escolhe o tipo de disco, escolha IDE e não Scsi (que está por default). Isto antes de fazer a VM, claro.
Não sei pq acontece isto, pq não se passou comigo, mas resolveu.

linha de comandos... akele menu de opções k dá pa mudar a resolução pelo codigo numerico kuando ele arranca?
 
I_Eat_All disse:
linha de comandos... akele menu de opções k dá pa mudar a resolução pelo codigo numerico kuando ele arranca?

Deves estar a falar do bootloader. Não, não é aí.

Depois de ele fazer o arranque completo, abre uma consola:

Escreve "su", insere a pass de root.
Depois "xf86config" e vai respondendo ao que ele ter pergunta.
 
Nemesis11 disse:
Deves estar a falar do bootloader. Não, não é aí.

Depois de ele fazer o arranque completo, abre uma consola:

Escreve "su", insere a pass de root.
Depois "xf86config" e vai respondendo ao que ele ter pergunta.

resolvido tou a gostar disto, deu um bump de fiat uno para ferrari nesta lata velha :P já agr alguém me sugere um bom prgm para trabalhar com cad?

EDIT: posso apagar a instalação de windows 2000 sem problemas kuando este OS tiver a 100% certo? :S ék n apeteçe nada formatar, mas por outro lado kero velocidade o windows no disco vai ocupar espaço
 
Última edição:
Koncaman disse:
so uma coisa esse mepis é o mesmo que esta no darkstar?
saco isso ja este fim de semana, quero trocar o redhat9...

Sim essa é a ultima versão.
Com muita pena minha o darkstar não é mirror oficial. Mas pode ser que um dia sejam.
 
Desculpem se é meio off-topic mas queria sacar isto do ftp do darkstar... mas o meu flashFXP consegue ligação mas depois não consegue visualizar o conteúdo e cai.
Têm o mesmo problema? É que funciona bem c outros servidores.
 
Metro disse:
Com muita pena minha o darkstar não é mirror oficial. Mas pode ser que um dia sejam.

http://pwp.netcabo.pt/redalert/files/sources.list (colocar em /etc/apt/ :) )


em breve file actualizado pra sacar em mais mirrors tugas pra sapao e netrabU :D


hellaxe disse:
Desculpem se é meio off-topic mas queria sacar isto do ftp do darkstar... mas o meu flashFXP consegue ligação mas depois não consegue visualizar o conteúdo e cai.
Têm o mesmo problema? É que funciona bem c outros servidores.


[LEECHER_MODE]

http://darkstar.ist.utl.pt/mepis/SimplyMEPIS-3.3.iso

flashget ou firefox pra cima e ta a andar :D

[/LEECHER_MODE]


[[]]


edit: sources.list actualizado!
 
Última edição:
Metro disse:
Eu não sabia isto.
Podias explicar exactamente o que isto é e como é que se faz tudo direitinho.
Acho que isto merecia um sticky. Ou colocava-se numa FAQ ou assim.
Isto evita montes de problemas:)

$ man apt :x2:
NAME
apt - Advanced Package Tool

SYNOPSIS
apt

DESCRIPTION
APT is a management system for software packages. It is still under
development; the snazzy front ends are not yet available. In the mean-
time, please see apt-get(8).

OPTIONS
None.

FILES
None.

SEE ALSO
apt-cache(8), apt-get(8), apt.conf(5), sources.list(5)

(...)

o "apt" é o dual do "synaptic package manager" mas versao console. ;)

o k o sources.list faz é indicar a estas 2 aplicacoes onde é k devem ir buscar os pacotes de codigo (aka software) como actualizacoes, software extra, ...

manual: http://debian-br.sourceforge.net/view.php?doc=apt-howto-pt_BR


[[]]


edit: amanha (sabado) ou depois complemento o post. ando meio "sonanbUluh"... :S
 
Última edição:
redalert:
Não me devo ter explicado bem.

Eu sei o que é o apt-get e sei usar a consola.
Mas o que tu fizes-te não foi isso.
Tu arranjas-te uma source.list do Mepis para podermos sacar os upgrades nacionais. Éra a isso que me estava a referir.
É que essa opção tanto quanto sei tem que ser feita à mão.
É isso que queria que explicasses. Como se faz aquilo.
Não é usar o apt-get.
Aliás depois daquela papinha pode-se usar o synaptic que ele faz downloads do mesmo sitio. Certo?
 
Ai

Mas tu ainda tens windows ? Epah (caso n tenhas trabalhos ou coisas mt importantes a fazer no Pc, se tiveres melhor) mete so' linux nisso e tenta desenrascar-te... Acreditas k aprendes bastante... Muita gente daqui não gosta de IRC mas tens o #LinuxHelp k acredita k mtas vezes ajudam... (Tb n esperes a papinha toda feita claro) As minhas irmãs são relativamente novinhas meti-lhes so' Mandrake 10.1 (argh) para elas aprenderem e elas fazem tudo e mais alguma coisa...

Se keres mesmo aprender SlackWare e' bom :P n ha' ca' papinha para ninguém heh ;)
 
Metro disse:
redalert:
Não me devo ter explicado bem.

Eu sei o que é o apt-get e sei usar a consola.
Mas o que tu fizes-te não foi isso.
Tu arranjas-te uma source.list do Mepis para podermos sacar os upgrades nacionais. Éra a isso que me estava a referir.
É que essa opção tanto quanto sei tem que ser feita à mão.
É isso que queria que explicasses. Como se faz aquilo.
Não é usar o apt-get.
Aliás depois daquela papinha pode-se usar o synaptic que ele faz downloads do mesmo sitio. Certo?

Para o Mepis nao deve ser mto dif do Ubuntu:

*ou mudas as permissoes do ficheiro e passas a poder editá-lo com klk user
**ou entao tens k dar sempre a pass de admin pra editar o file

*
$ su
$ chmod 777 /etc/apt/sources.list

**
$ su
$ pico /etc/apt/sources.list
$ metes as sources que queres no fim do file
$ save
$ apt-get update


Já agora se fosse em Ubuntu:

*
$ sudo -s
$ chmod 777 /etc/apt/sources.list

**
$ sudo -s
$ gedit /etc/apt/sources.list
$ metesse as sources
$ save
$ apt-get update

Mas no Synaptic tens lá opçao de adicionar sources.

Aqui ficas a saber umas coisas interessantes: http://www.ss64.com/bash/
 
Última edição:
Metro disse:
redalert:
Não me devo ter explicado bem.

Eu sei o que é o apt-get e sei usar a consola.
Mas o que tu fizes-te não foi isso.
Tu arranjas-te uma source.list do Mepis para podermos sacar os upgrades nacionais. Éra a isso que me estava a referir.
É que essa opção tanto quanto sei tem que ser feita à mão.
É isso que queria que explicasses. Como se faz aquilo.
Não é usar o apt-get.
Aliás depois daquela papinha pode-se usar o synaptic que ele faz downloads do mesmo sitio. Certo?


apenas editei o file k o apt e o synaptic usa. :) usei o tutoria do anjo_da_morte para retirar os mirrors mas alguns ja n tem repositorio para debian. :( vou ver se desenterro uns tugas mais actualizados. para editar o file nao e necessario utilizar a consola! basta logares em root e abrires o sources.list (/etc/apt/) com o kwrite ou outro. :)

filtro pra mula/bt (so deixa passar tugas nao-blacklisted!): http://pwp.netcabo.pt/redalert/files/ipfilter.dat ;)

God_Lx disse:
As minhas irmãs são relativamente novinhas meti-lhes so' Mandrake 10.1 (argh) para elas aprenderem e elas fazem tudo e mais alguma coisa...

ja agora podes-me dizer kal a aplicacao k vem no mandrake 10.1 para ver tv? ha uns tempos usei-a em casa dum br0 mas eskeci-me do nome do software. axo k n vem no mepis. :(

tks.


[[]]


edit: ipfilter.dat actualizado!
 
Última edição:
No ideia

Não faço ideia, o pc n tem placa de TV... Mas existem bastantes por aí... Da' uma vista de olhos pelo talho... (freshmeat.net) ou pela sourceforge...
 
God_Lx disse:
Não faço ideia, o pc n tem placa de TV... Mas existem bastantes por aí... Da' uma vista de olhos pelo talho... (freshmeat.net) ou pela sourceforge...

mepis traz o xawtv para ver e gravar tv com a placa de tv, n sei é se trás drivers para a placa em kestão
 
Back
Topo