Mac OS fails to interest anyone

Ah para ti investigadores e profissionais é so ediçao de som video e imagem. Ja podias ter dito.
Eu tava a falar de areas a um nivel bem mais profundo, isto é, a nivel de engenheiro.
E nesse nivel quem sabe, sabe muito bem do que tou a falar quando falo em Linux.
Não é só, mas se para ti profissionais de multimédia, não podem ser investigadores, é pá temos pena, que penses assim. Um engenheiro de som, é um profissional de multimédia e não deixa de ser um engenheiro, nem deixa de fazer investigação, só por ser profissional de multimédia, assim como nos outros ramos da multimédia. Mas não deixa de ser interessante ver muitos investigadores desses que tu dizes a deixarem o linux e a passarem a utilizar MacOS X. Porque lá está, podem utilizar o vim o emacs e muitas outras ferramentas do Linux no OSX, e não têm de se preocupar com as configurações do SO. Eu sei o que estou a dizer, porque já não é o primeiro que vejo a dar o salto, mas não vejo contrário de MacOSX para linux, por acaso já vi um(era um Power G# fan assumido), mas tenho visto numa proporção maior de Linux para OSX.

Eu prefiro demorar 5 minutos a por um antivirus 1 vez e depois nao é preciso fazer mais nada, do que demorar 0 minutos e poder jogar os jogos actuais na mesma proporçao. Isto é, zero.
São prioridades, eu prefiro não instalar antivírus, e pegar na consola e ir jogar e não ter de me preocupar se o antivírus tem licença em dia, se fez a actualização como deve de ser, e não ter de comprar uma placa gráfica mais recente só para poder jogar a ultima versão do jogo XPTO, com tudo no máximo.

E já agora S3 Trio?? Eu como uma ATI M6 com 32 megas, levei chumbo quando fui ver a compatibilidade do meu portátil com o vista.

256? A Microsoft diz o contrário.

6GB, pois quando tentei fazer o upgrade para o Vista, tinha 7 GB livres no C:, e mais 2 GB no d: e no e:, e o windows vista apenas disse, "UP your A**, liberta lá mais espaço em disco ou instala um disco maior."

Vou-te recomendar ao Ballmer, para fazeres as keynotes do Windows.
E entrando na tua linha de pensamento, queres correr o windows ou teres um pc com o windows lá dentro e sofreres? (256 de RAM), e não venhas falar nos PC novos, porque ainda existem portáteis a serem vendidos com 512, e se a microsoft tem ou vai ter versões upgrade por alguma coisa é.
 
Última edição:
Ah pois há... que as há, há ;)

Agora... acho estranho o DJ_PAPA ter vindo dar um arzito da sua graça aqui na zona mac. Será que já ninguém o leva a sério nas guerrinhas dele nos tópicos ATI/nVidia, e vem aqui tentar o impossível? :joker:

Aqui neste sub-forum é impossivel discutir o que quer que seja.

johncool para não ir mais longe vê 2 posts acima:

Fica sabendo que o OSX correm mesmo sem ram. embora a experiencia nao seja algo para lebrar.

É tão facil andar aqui sempre a deitar abaixo os users.
Não faz sentido. Além disso pq não esperam por produtos finais para comentar? Eu não espero vir a usar o Vista mas de qq forma enquanto ele não sair tudo o que podem comentar é suposições. Tudo pode mudar.


O que me surpreende na notícia é que não aparece Linux. Não faço ideia qual é a percentagem de utilizadores de Linux mas deve ser algum número acima de 1%.

No entanto apesar do que o Latrine diz e com que concordo esperava um aumento na utilização do mac OS X.
Discutiu-se que muitos users começariam com um iPOD e que passariam a Mac users no PC.
Não faço ideia pq não se dá o boom com o mac OS X.
Pessoalmente acho que eles deviam lançar uma VM para correr em pcs normais. Se os users não conseguirem brincar com o mac OS X nunca vão pensar em mudar.
Nunca recomendaria à maioria dos meus amigos comprar um Mac. Pq nunca lhes conseguiria explicar as imensas vantagens sem eles depois me dizerem no final. Ok. E depois quando eu tiver um problema quem é que me ajuda...

Não faço mesmo ideia como é que com esta politica da apple vão aumentar o numero de users. Não estou nada preocupado com a saude financeira da apple. Entre iPODs e sabe-se lá mais o quê vão se safar. Mas na parte do Mac OS X não faço a minima ideia.
 
Pessoal se não gostam da noticía, desmontem a notícia. Se não gostam da fonte façam o mesmo. Se acham que não vale o esforço... não vale o esforço e não comentam.

Ataques pessoais é que não.

Correcto.
Ate se pode manter uma boa conversa, mas praticamente metade dos posts sobre o Vista demonstram que estao desinformados (nunca o instalaram) e ainda querem contrariar quem tem o raio do SO instalado.

Antes de criticar a torto e a direito seria minimanente pedido que se pesquisasse um pouco como o SO esta na realidade e o que significam os PC´s que a Microsoft recomenda, pq ja reparei que há pessoas que estao a confundir muito este ponto.

Os PC´s ali recomendados sao maquinas actuais que a Microsoft propoem. Axo que era ridiculo a Microsoft propor para uma maquina dita premium com um disco de 20gb, 512mb de ram e uma grafica que dê 800*600.
Tipo epa uma maquina premium para mim e actualmente sera qq coisa com 1gb de ram, 200Gb de disco, grafica com PS/VS 3.0, CPU dual-core, etc

O Vista na sua versao Ultimate a correr o Aero sem tar a falar de hardware recomendado, mas sim o que ele usa:
- 7.16Gb de instalaçao
- 400 a 500 de ram com todos os efeitos (no modo classico nunca exprimentei)
- grafica com ps/vs 2.0 (uma Gforce 6200 turbo cache ou X300 Hypermemory dá. Custam uns 35 euros)

Atençao que tamos a falar de Desktop. Irao sair versoes do Vista especificas para portateis com outros requesitos.

Tuaregue: Aqueles requesitos sao para pc´s desktop. Existem uns outros requesitos para PC´s portateis. (nao sei quais sao)
E o que tu levaste xumbo em relaçao há grafica foi em relaçao ao Aero Glass. So uma grafica com PS/VS2.0 o pode correr.
De resto todas as graficas SVGA de dêm 800*600 sao capazes de correr o Vista no seu modo "Classico".
 
Última edição:
Ah para ti investigadores e profissionais é so ediçao de som video e imagem. Ja podias ter dito.
Eu tava a falar de areas a um nivel bem mais profundo, isto é, a nivel de engenheiro.
E nesse nivel quem sabe, sabe muito bem do que tou a falar quando falo em Linux.

Eu prefiro demorar 5 minutos a por um antivirus 1 vez e depois nao é preciso fazer mais nada, do que demorar 0 minutos e poder jogar os jogos actuais na mesma proporçao. Isto é, zero.

Convinha que ao menos percebesses o que ele escreveu. Ele não disse que os investigadores que usam Mac's só faziam edição de video e imagem ele apenas lembrou que se adicionares estes aos cientistas e investigadores então este grupo de Mac users é ainda maior. Suponho que conheças o conceito de adição.

Eu prefiro é não perder todo o meu trabalho ou ter que reinstalar o sistema por causa de um vírus. Jogos é na XBOX360 ou na PS3 (daqui a uns meses).


Desconheço essa estatistica, mas para ter alguma dessas profissoes nao tras nada a mais. Alias o unico que tras uma mais valia é sem duvida o Linux (parte dos engenheiros e investigadores).

Enquanto não souberes que o Mac OS X é um *nix glorificado, com uma GUI bonita e funcional, com suporte sem paralelo no Linux e onde podes correr as aplicações mais corriqueiras do universo Windows (M$ Office e afins), onde podes desenvolver programas (*nix) que correm igualmente em Linux sem nenhuma ou praticamente nenhuma alteração, dizia eu, se não perceberes isto escusas de opinar sobre o OS X em geral e o seu uso por engenheiros e cientistas, em particular. Acabas sempre por dizer bacuradas.

Na última conferência a que fui posso dizer que na "sala do wifi" não era raro encontrar metade das pessoas com portáteis Apple enquanto na outra metade, para aí metade eram portáteis wintel minúsculos da Sharp, Panasonic, etc, de japoneses que os trazem só para o show-off. :D O OS X tem a grande vantagem de ser um sistema *nix giro de utilizar. Também há quem use Linux mas é uma minoria onde eu me incluia antes de mudar para o OSX.
 
Convinha que ao menos percebesses o que ele escreveu. Ele não disse que os investigadores que usam Mac's só faziam edição de video e imagem ele apenas lembrou que se adicionares estes aos cientistas e investigadores então este grupo de Mac users é ainda maior. Suponho que conheças o conceito de adição.

Eu prefiro é não perder todo o meu trabalho ou ter que reinstalar o sistema por causa de um vírus. Jogos é na XBOX360 ou na PS3 (daqui a uns meses).




Enquanto não souberes que o Mac OS X é um *nix glorificado, com uma GUI bonita e funcional, com suporte sem paralelo no Linux e onde podes correr as aplicações mais corriqueiras do universo Windows (M$ Office e afins), onde podes desenvolver programas (*nix) que correm igualmente em Linux sem nenhuma ou praticamente nenhuma alteração, dizia eu, se não perceberes isto escusas de opinar sobre o OS X em geral e o seu uso por engenheiros e cientistas, em particular. Acabas sempre por dizer bacuradas.

Na última conferência a que fui posso dizer que na "sala do wifi" não era raro encontrar metade das pessoas com portáteis Apple enquanto na outra metade, para aí metade eram portáteis wintel minúsculos da Sharp, Panasonic, etc, de japoneses que os trazem só para o show-off. :D O OS X tem a grande vantagem de ser um sistema *nix giro de utilizar. Também há quem use Linux mas é uma minoria onde eu me incluia antes de mudar para o OSX.

Quando eu falei em relaçao a isso é pq o meu curso é massivamente Linux e tb Windows.
Isto é, ninguem disse que o OSX nao serve para esses serviços, mas actualemente toda a base academica a nivel universitaria (pelo menos que eu conheça) centra-se no Linux e no Windows.
So migra para OSX a quem axa mais piada, etc (alguns profs meus têm Mac ;))
 
Deve ser mania lá na minha escola, mas penso que nunca vi por lá um único professor que não tivesse um MAC portátil. Então quando foram as conferências do First (fizemos webcast daquilo) era ver a sala às escuras com as maçãzinhas a brilhar em cima da mesa.
 
Deve ser mania lá na minha escola, mas penso que nunca vi por lá um único professor que não tivesse um MAC portátil. Então quando foram as conferências do First (fizemos webcast daquilo) era ver a sala às escuras com as maçãzinhas a brilhar em cima da mesa.

Pelas bandas de Coimbra nem por isso. Conheço 2 que têm.
O resto usa o normal. Uns Asus, Vaio, IBM tb.....
 
era ver a sala às escuras com as maçãzinhas a brilhar em cima da mesa.

E não é tão giro :D

Bom o que interessa é que:
-O Vista RC1 pode ser sakado por qualquer um legalmente (MicroSoft esperta que arranja "empregados" à borla)
-O Leopard que anda por aí é ilegal visto a Apple não tem lançado uma versão beta publica (Apple reservada aos "hackanços" para correr em hardware não-Apple).

Tenho o Vista RC1 instalado no meu desktop (não é grande coisa mas não há dinheiro para melhor) e continuo a usar o X.4 em casa e o X.3 no bules, isto porque não uso nada do que o X.4 trás e deverá acontecer o mesmo quando sair o X.5 (é só "hypes" por ter o ultimo OS da Apple... BAH se ainda trouxesse algo de "novo" mas é só mariquisses com praticamente nenhum uso para manter o povo "acordado").
 
Na minha área quando estava a estudar não existiam praticamente Macs. Com o meu irmão que se meteu na mesma coisa que eu já existe bastante malta com Mac.

Na altura não havia versão Mac do MATLAB e isso era a morte do artista.... Mesmo hoje se quizesse usar no meu trabalho não o poderia fazer por causa de algum software base.

O primeiro Mac que usei era do meu tio, um PB jurássico com trackball a P&B, que é professor no instituto da minha assinatura, mas depois à medida que o Mac se foi afundando praticamente toda a gente que trabalhava com ele se mudou para o Windows. Não sei se ele pensa voltar.

No entanto, quando o Jobs lançar um Mac que me interesse compro um.
 
Deve ser mania lá na minha escola, mas penso que nunca vi por lá um único professor que não tivesse um MAC portátil. Então quando foram as conferências do First (fizemos webcast daquilo) era ver a sala às escuras com as maçãzinhas a brilhar em cima da mesa.

Last offtopic:

:joker:
130757538_3126c24599_o_d.jpg
 
Na altura não havia versão Mac do MATLAB e isso era a morte do artista.... Mesmo hoje se quizesse usar no meu trabalho não o poderia fazer por causa de algum software base.

Olha que quanto a Matlab's a coisa continua pouco famosa com os Mactel. Ainda não temos uma UB e não sei quando sairá. Desenrasco-me com um linux sobre o Parallels e matlab sobre linux e execução remota do matlab num cluster. A solução via Windows tb é interessante pois o Matlab sobre o Windows está muito bem conseguido. Entretanto estou a converter-me ao scilab (pq é europeu) pois a futura versão vai ser interessante. Claro que para quem usa simulink esta via não interessa.

Ainda não percebi porque é que a Mathworks ainda não lançou a versão Universal. A Wolfram já lançou o Mathematica e a RSI o IDL para Mactel. Estes gajos do Matlab andam lentos para carago.
 
Estudo aqui: http://www.esad.ipleiria.pt/
Penso que isso diz tudo. :D

Mas isso é artes e Design, nao tem nada a ver com o curso onde estou que é Licenciatura e Mestrado em engenharia Informatica.
Nessa area acredito que haja muitos Macs, mas é como eu digo. É um curso onde trabalhas ao alto-nivel com as aplicaçoes ja desenvolvidas onde tens que saber trabalhar com elas.

Num curso de engenharia trabalhas ao mais baixo nivel (nao na linguagem de programaçao), isto é, tens que ser tu proprio a fazer essas e outras aplicaçoes. Essencialmente é programar e desenvolver aplicaçoes em todas as areas da informatica.

Pelo menos ate agora ainda nao tive nenhuma cadeira em que tivesse que trabalhar por exemplo com um photoshop ou Macromedia, etc
É trabalhar é com compiladores, IDE´s, matematicas, fisicas, etc etc
 
Acho piada quando o pessoal diz que no OSX poupa 5 minutos a instalar o antivirus.

Quando é preciso andar com rodeios para todo o que é coisa.
Hoje é porque o meu telefone nao suporta o skype e eu quero o voipbuster pq é mais barato, lá vou ter de ler howto's e saber o que é o SIP quando o usb phone nem suporta este outro software.. amanhã é pq nao há um cliente vnc de jeito para mac, e por aí fora..

Para nao falar que muitas das vezes um gajo tem que sujeitar-se a software "não tao bom" só porque este é compativel e o outro não.. bah vao sa lixar com o just work. :-D

OSX nem eh carne nem é peixe.
Linux ou Windows 4ever e para isso não é preciso um Mac...
 
Que a comunidade académica está mais que virada para o Linux é verdade, pelo menos aqui na UMinho é assim.
E são esses mesmos profs. viciados em Linux que levam para as aulas os seus iBooks e PowerBooks com o linux lá instalado!
Alem disso outros profs. que não de informática, mas de matemática e electrónica têm portáteis Apple a correr OS X.
E muitos alunos tambem já compraram portáteis Apple, e tenho sentido esse crescimento de iBooks e PowerBooks nos ultimos anos.
Eu estou completamente à vontade, se em casa tenho um Mac Mini a fazer de servidor 24/24, o meu portátil de trabalho é um Centrino, uso Linux e Windows, aliás, neste momento até tenho o Vista RC1, o XP e o Ubuntu, "triple boot", eheh...
Que defendam o Vista, que está mais bonito, que é mais estável até admito pois o que tenho testado diz-me o mesmo, que o Vista é rápido e que só precisa de 256MB de RAM é que já não concordo, antes pelo contrário.
O meu portátil nem 2 anos tem, é um Centrino 1.7GHz com 1GB de RAM, e o Vista classifica-o no Windows Experience Index de 0 a 5 em 1.0!!!
A gráfica é uma Intel integrada com 64MB de RAM partilhada (visto que não jogo, serve perfeitamente), infelizmente não corre os efeitos xpto do Aero, o que é uma vergonha, pois estas gráficas da intel equipavam muito portátil vendido nem há um ano atrás!!
A gestão de processos e a gestão da RAM tambem não me parece a melhor, ele nunca tira partido do giga de ram que tenho e a partir dos 600MB de utilização começa a perder-se em escritas para o disco, para que raio tenho tanta RAM se ele não a usa e prefere passar as coisas pra memória virtual no disco...
O curioso é que o Linux voa neste mesmo portátil e faz os efeitos bonitinhos 3D do Aiglx nativamente na gráfica, o cubo rodopiante com os multiplos desktops, etc. não percebo porque raio a MS exige uma gráfica da ultima geração para meia dúzia de efeitos banais, a não ser obrigar-me a trocar de computador...

Cumps.
 
Olha que quanto a Matlab's a coisa continua pouco famosa com os Mactel. Ainda não temos uma UB e não sei quando sairá. Desenrasco-me com um linux sobre o Parallels e matlab sobre linux e execução remota do matlab num cluster. A solução via Windows tb é interessante pois o Matlab sobre o Windows está muito bem conseguido. Entretanto estou a converter-me ao scilab (pq é europeu) pois a futura versão vai ser interessante. Claro que para quem usa simulink esta via não interessa.

Ainda não percebi porque é que a Mathworks ainda não lançou a versão Universal. A Wolfram já lançou o Mathematica e a RSI o IDL para Mactel. Estes gajos do Matlab andam lentos para carago.
Provavelmente só sai no próximo release. Não há patch só versão nova.

Mas já não uso o MATLAB de modo exaustivo faz algum tempo mas quando usava era principalmente o Simulink.
 
O windows nunca foi famoso na gestão da memoria...
Gestão de memoria gostava de fazer no Mac OS 7/8/9... era manual :D (a memoria virtual tava sempre off)
Linux actualmente nao conheço, mas lembro-me de criar uma partição do tipo swap...
 
A gestão de processos e a gestão da RAM tambem não me parece a melhor, ele nunca tira partido do giga de ram que tenho e a partir dos 600MB de utilização começa a perder-se em escritas para o disco, para que raio tenho tanta RAM se ele não a usa e prefere passar as coisas pra memória virtual no disco...


Cumps.

E que tal se desliga-se a memoria virtual!Claro que com 1gb pode ser arriscado mas com 2gb como eu tenho não há problema!
 
E que tal se desliga-se a memoria virtual!Claro que com 1gb pode ser arriscado mas com 2gb como eu tenho não há problema!

É precisamente o que estou a pensar fazer amanhã quando voltar a usar o Vista, se não funcionar bem, sou capaz de atribuir um tamanho fixo à memória virtual, de tamanho relativamente pequeno para o forçar a usar a RAM.

Cumps. :)
 
Back
Topo