Hardware Macbook Pro 13" 2020 (ARM)

Pelos valores que sairam hoje e pelo raw power não vejo onde essa afirmaçao encaixa.

Claro que vão sair coisas melhores, agora estares a comparar um "cpu mobile" com um 3800x não faz sentido pois os destinos são bem diferentes.
A comparação terá que ser feita com por exemplo um 4800U, Tiger Lakes e afins.

E ele no R23 chega bem perto do 4800U, que é um CPU com 8 "bigcores" com SMT e provavelmente consumo maior:

119372.png


Se o M1 fosse 8 big cores, ia pulverizar o 4800U e provavelmente o 4900HS também.

A comparação com o 3800x dá para realçar o potencial da coisa. Um CPU de ~20w TDP faz ~60% da performance SMT neste bench em particular de um CPU de ~100w (consumo aproximado do meu CPU durante o bench).

Em tudo o resto single thread ou light thread, ganha a tudo que é CPU mobile.

Há coisas que não se podem comparar.
A apple nunca venderá nada que se aproxime de um 3800x por 1400€

Yup, um Mac com um CPU a fazer 13000-15000 pontos no R23 a curto prazo vai ser um Macbook Pro 16" e iMac e logo para cima de 2000 euros.

Nos modelos M1 dá para expandir a memória mais tarde?
nop, a memoria esta soldada no package:

Apple_new-m1-chip_11102020_big.jpg.large.jpg
 
Última edição:
Acabei por ir para o pro base. Para ja estou com entrega para 2 de dezembro
Afinal ainda não me decidi.
Tenho a hipótese de comprar um 8giga com SSD 512, com um prazo de entrega razoável, ou um 16giga com ssd256 e prazo de entrega muito longo.
Vou precisar de uma VM em Windows 10 para software técnico, mas que não consome muitos recursos.

Os 8 giga serão suficientes?
 
Última edição:
Bem...Após ponderar bem, face às minhas necessidades de trabalho em que 8 GB já são muito curtos, acabei de fazer a encomenda de um Pro M1 de 16GB e 256SSD para substituir o meu de 2017 (que deve ficar para a minha esposa, tem o portátil windows antigo avariado e precisa de um novo), se entretanto mudar de ideias posso sempre cancelar porque o envio só está previsto a 17 de dezembro.
 
Última edição:
Afinal ainda não me decidi.
Tenho a hipótese de comprar um 8giga com SSD 512, com um prazo de entrega razoável, ou um 16giga com ssd256 e prazo de entrega muito longo.
Vou precisar de uma VM em Windows 10 para software técnico, mas que não consome muitos recursos.

Os 8 giga serão suficientes?
Tendo em conta que ponderas uma VM em Windows 10, jogando pelo seguro, diria que os 16Gb seriam a opção a escolher. É que a RAM não podes alterar e o disco sempre consegues um externo...
 
Pergunta honesta, quais são as reais vantagens de escolher um Pro M1 face a um Air M1, com as mesmas características?

Para além do que já foi dito há outras diferenças: Ecrã melhor e com mais brilho, touch bar (pode ser vantagem ou desvantagem pois nem toda gente gosta dela), a ventoinha (que neste momento não parece util mas que eventualmente pode ajudar bastante em tarefas mais demanding), melhor som, bateria maior.
 
Para além do que já foi dito há outras diferenças: Ecrã melhor e com mais brilho, touch bar (pode ser vantagem ou desvantagem pois nem toda gente gosta dela), a ventoinha (que neste momento não parece util mas que eventualmente pode ajudar bastante em tarefas mais demanding), melhor som, bateria maior.

O ecrã melhor interessa-me. Vale mesmo essa diferença? Pensei que fossem iguais, honestamente. Obrigado desde já. :p
 
@Pheux epá... não. de todo lol. Pessoalmente nem sequer vejo diferença nenhuma e bem que mexi por exemplo no MacBook Pro 2020 e no Air 2020 antes de comprar o Air, e achei iguais. Mas pronto, eu sou cego que nem uma cabra albina. :freak3:
 
Obrigado pelo feedback, @potatohead!

Os resultados destes novos Mac são absolutamente absurdos. É de deixar cair o queixo em termos de potência e eficiência. Diria que é o equivalente a saltar umas 5 gerações de uma só vez. Ou mais, sei lá. Isto é avassalador para uma primeira geração.

i2aShqQ.jpg

OFqfHKN.jpg

qU2dBlb.jpg
 
Pessoalmente esperava que o chip da Apple para PCs fosse qualquer coisa não muito longe disto. Mas uma coisa é esperar outra coisa é ver ... deveras impressionante.

Estamos perante um ciclo tecnológico disruptivo da Apple. Mais a somar a outros, parece que fazem a proeza de 10 em 10 anos.
 
O ecrã melhor interessa-me. Vale mesmo essa diferença? Pensei que fossem iguais, honestamente. Obrigado desde já. :p

Ambos têm gama de cores P3 mas o Pro tem 500 nits e o Air tem 400.
Em relação ao Air que saiu há uns meses, fizeram upgrade de sRGB para P3 mas mantiveram os 400 nits máximo.

Eu tenho um 13" Pro de 2017 com 8/256 e um Air M1 já era um bom upgrade pela capacidade de processamento. Só ia perder os 100 nits.
 
Afinal ainda não me decidi.
Tenho a hipótese de comprar um 8giga com SSD 512, com um prazo de entrega razoável, ou um 16giga com ssd256 e prazo de entrega muito longo.
Vou precisar de uma VM em Windows 10 para software técnico, mas que não consome muitos recursos.

Os 8 giga serão suficientes?

Atenção!
Não vai ser possível correr o Windows 10 X64 em Macs ARM. Nem sequer em VM. E quem diz o W10 diz qualquer outro SO compilado para X86 ou X64.
Só SOs compilados para ARM.
 
os 16gb compensam em relação aos 8gb de RAM?
Encontraram alguns benchmarks que comparem ambos?

Eu quero um para alguma edição de fotos, photoshop, etc. Em principio nada muito pesado, mas custa comprar um de 8GB quando acho que o standard agora devia ser 16gb.
 
Parallels is excited to see the performance, power efficiency, and virtualization features that are brought to the Mac with Apple M1 chip. The transition to Mac with Apple M1 chip should be smooth for most Mac applications, thanks to Rosetta technology. Fortunately, our Parallels Access™, Parallels® Toolbox, and Parallels® Client software worked smoothly even before Parallels rebuilt them as universal binaries. However, virtual machines are an exception. It is important to note that currently available versions of Parallels® Desktop for Mac cannot run virtual machines on Mac with Apple M1 chip. Good news: A new version of Parallels Desktop for Mac that can run on Mac with Apple M1 chip is already in active development.
 
os 16gb compensam em relação aos 8gb de RAM?
Encontraram alguns benchmarks que comparem ambos?

Eu quero um para alguma edição de fotos, photoshop, etc. Em principio nada muito pesado, mas custa comprar um de 8GB quando acho que o standard agora devia ser 16gb.
Por acaso, entre as duas variantes de RAM ainda não encontrei qualquer benchmark...


Hoje foi dia de comprar um adaptador USB-C.
Tinha de ter RJ45, HDMI e USB-A.

Consegui este por 30€ (promoção flash) na Amazon.es:
https://www.amazon.es/dp/B079FQZBBF/ref=nosim?tag=zwame00-21
 
Back
Topo