MacTel mais cedo...

Status
Fechado a novas mensagens.
podes crer! tudo começou com o iPod... depois o mini... e qq dia estamos a comprar o topo a um preço aceitável pa computador pessoal (o iMac G5 ainda esta a um preço proibitivo pa mim... quando mais o Dual (ou o Quad) G5 :P)
 
blastarr disse:
Não é algo do outro mundo, como a Intel fabrica em volumes muito maiores do que os PPC G4 da Freescale/Motorola e G5 da IBM, até um Celeron M fica mais barato.

Se há (houve, há meses) Acer's com Celeron M a 599 euros...

Lá esta, Celeron M, mas os processadores apontados para os iBook são os Yonah.
 
os yonah... eu ainda n sei mt sobre esses... sao quanto melhores ke os dothan? 64-bit? dual-core? (acho que estou a exagerar :lol:)... se sao uma evolução do dothan sao sem dúvida superiores a um celeron m... (n era esse que queriam por no mini? ou era msm um dothan?)
iMac? pentium D? ou será que estou a sonhar demais? (espero que tenham as extensões 64-bit)
PowerMac (que se vai deixar de se chamar assim, claro)? esses, seguramente, pentium D, não?
Xserve - xeon? loool

la estou eu com as minhas especulações... sem fontes nenhumas... :P
 
Tuaregue disse:
Lá esta, Celeron M, mas os processadores apontados para os iBook são os Yonah.

http://tinypic.com/ftfxnc.jpg
(Lado esquerdo)

Os Celeron M são derivados dos irmãos maiores.
Este será inicialmente um single-core, com menos cache e menos clock-gating (mais baratos, mas consomem um bocadito mais de energia).

Os que existem actualmente no mercado são derivados das famílias "Banias" e "Dothan", o "Yonah" não vai ser excepção.

Para um mac portátil de entrada de gama ter esse preço, não estou a vê-los a usar um Yonah normal (single ou dual-core)...


P.S.: Os Yonah (todos eles) são 32bit-only.
Para 64bit, terão de esperar pelo derivado Mobile dos "Conroe" (desktop), que será conhecido pelo nome de código "Merom".
 
Última edição:
ena pa!!! mudaram os logos todos!!! so d pensar ke tenho um autocolante pentium III tao pouco estético na parte da frente do meu... ta giro sim senhor... espero ke n se ponham a colá-los nos macs! (estou a ser contraditório, eu sei)

aquele VIIV, acho que li sobre uma IDF ke era pa sistemas de home entertainment... espero ke n ponham nd disso no iMac... (lol?)...

agr, deixando-me de brincadeiras, processadores dual-core num portátil é muito "sim senhor"... os computadores ke virao no futuro vao ser muito assim, o que interessa agora é a performance e o consumo e nao o número de Ghz que debitam (pelo menos, até terem menos nm nos pins, n é?)
perdoem-me a ignorancia nestes assuntos mas o que leio sao sempre pequenas coisas, nao dedico a isto mt do meu tempo... :D
 
Não deve voltar quase de certeza
Aliás apenas o PowerMac se pode verdadeiramente considerar "topo de gama" e esse ainda vai demorar bastante
O Yonah vai com certeza ter a tarefa de substituir os G4s, tarefa que cumprirá com uma perna às costas. E se a Apple utilizar versões dual core até pode haver surpresas esquisitas comparado com alguns G5s... Mas duvido disso. Os programas relevantes devem ser todos Altivec e aí o software por enquanto vai servir de tampão
 
blastarr disse:
http://tinypic.com/ftfxnc.jpg
(Lado esquerdo)

Os Celeron M são derivados dos irmãos maiores.

sim eu eu sei que os Celeron M são derivados dos irmãos maiores, assim como todos os celeron, mas como ainda não tinha ouvido falar em celeron para este novos processadores, por isso é que disse o que disse, mas como dizes a Intel consegue fazer processadores mais baratos que o IBM devido aos grandes volumes, é bem possivel que com um Yonah, eles consigam baixar os preços, mas era lindo ter um Yonah dual core.
 
blastarr disse:
Estão a ver ? Quanto mais parecidos com PC's, melhores ficam.
Agora só precisam de vir com o Windows Vista pré-instalado...

:002:

Man, dá lá o teu uzinho à Microsoft que eu fico-me pelo o Mac OS X. Uzinho? Uzinho de cuzinhar!

É porreiro que a Apple não se jogue pelo percipio escolhendo tecnologias que poderão influenciar o tempo de saída e o design de produtos espectaculares. Mas isto já foi debatido aqui milhares de vezes (se nao foi devia ter sido)... enfim vou deixar aqui umas uns gráficos que fiz a uns tempos para lixar o pessoal da Macnn e a propria Apple eheh

tabela.jpg


Vão notar aqui, que se hoje a Apple nao tem produtos kick-ass é por andarem a brincar à diferença com os powerpcs.

E finalmente respondendo à tua ignorancia de utilização, acho que sao os PC's que andam a ficar mais parecidos aos Macs, e nao o contrario. Afinal de contas, os dois partilham o mesmo principio de funcionamento (estarei eu no curso errado?). Agora quanto ao design orientado para o uso, a facilidade de utilização, epah.. andas a perder bue... sonha lá com a vista...
 
XoxaMoleEPodre disse:
Man, dá lá o teu uzinho à Microsoft que eu fico-me pelo o Mac OS X. Uzinho? Uzinho de cuzinhar!

É porreiro que a Apple não se jogue pelo percipio escolhendo tecnologias que poderão influenciar o tempo de saída e o design de produtos espectaculares. Mas isto já foi debatido aqui milhares de vezes (se nao foi devia ter sido)... enfim vou deixar aqui umas uns gráficos que fiz a uns tempos para lixar o pessoal da Macnn e a propria Apple eheh

tabela.jpg


Vão notar aqui, que se hoje a Apple nao tem produtos kick-ass é por andarem a brincar à diferença com os powerpcs.

E finalmente respondendo à tua ignorancia de utilização, acho que sao os PC's que andam a ficar mais parecidos aos Macs, e nao o contrario. Afinal de contas, os dois partilham o mesmo principio de funcionamento (estarei eu no curso errado?). Agora quanto ao design orientado para o uso, a facilidade de utilização, epah.. andas a perder bue... sonha lá com a vista...

Bolas, que post mais confuso que tu fizeste...:joker:
Antes demais devias era tirar um curso de português básico e ortografia.)

Então vamos lá verificar que tecnologias estão nos Mac's e vieram dos PC's:

-PCI-Express (Intel)

-AGP8x (Intel)

-USB e USB 2.0 (IBM)

-SATA

-IDE/ATA (DEC, depois Intel)

-DVI

-SCSI (entretanto substituído pelo SATA e em breve pelo SA-SCSI, ou SAS)

-DDR e DDR-2

-802.11 a/b/g (a apple chamou-lhe AirPort, mas é a mesma coisa)

-Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet (10/100/1000)

-DVD

-Bluetooth


and on, and on, and on...

P.S.:
Já agora, que tem o gráfico ? Comparar computadores completos com CPU's ? Para quê ??
Qual é o objectivo ? lololol
 
blastarr disse:
Então vamos lá verificar que tecnologias estão nos Mac's e vieram dos PC's:

-PCI-Express (Intel)

-AGP8x (Intel)

-USB e USB 2.0 (IBM)

-SATA

-IDE/ATA (DEC, depois Intel)

-DVI

-SCSI (entretanto substituído pelo SATA e em breve pelo SA-SCSI, ou SAS)

-DDR e DDR-2

-802.11 a/b/g (a apple chamou-lhe AirPort, mas é a mesma coisa)

-Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet (10/100/1000)

-DVD

-Bluetooth
and on, and on, and on...

Mas falo chinês ou que? Um Mac nao é um PC? Indeed, a Apple chamou-lhe AirPort porque foi a primeira empresa a implementar essa tecnologia no iBook clamshell em 99 que consistia em dois produtos, a base e o cartão.

Se curtes ortografia, então volta à primária para fazer ditados! dass, para bom entendedor meia palavra basta...
 
XoxaMoleEPodre disse:
Mas falo chinês ou que? Um Mac nao é um PC? Indeed, a Apple chamou-lhe AirPort porque foi a primeira empresa a implementar essa tecnologia no iBook clamshell em 99 que consistia em dois produtos, a base e o cartão.

Se curtes ortografia, então volta à primária para fazer ditados! dass, para bom entendedor meia palavra basta...

Saltou-te a rolha hoje...

Voltando ao sentido da minha afirmação de que os Mac's estão mais parecidos com PC's do que nunca, eu pergunto:

Isso é mau ?
Vês a maior parte dos fãs da Apple descontentes ?

Eu não, pelo contrário.
Fico com a sensação de que ter a flexibilidade de transformar a plataforma num sistema aberto, que seja diferente apenas pelo SO e pelo design só vai trazer vantagens, chega de emuladores, chega de só poder usar um SO e respectivo séquito de aplicações, hardware adicional passa a ser comum e mais barato, além de ser compatível com os vários SO's, etc, etc.

E a tecnologia passa finalmente a ser síncrona e a progredir mais rápidamente, sem divisões absurdas por puro orgulho de fanboys, sem custos com soluções de compromisso para manter compatibilidade e ser multi-plataforma, mesmo que não seja rentável fazê-lo, etc.

Pergunta a um fã da Apple se ter um computador capaz de correr nativamente e em multi-boot o MacOS X, o Windows Vista, Linux, FreeBSD, hell, até o Solaris, não é algo que o faz sorrir e admirar as possibilidades...
 
Última edição:
yeps. e nao devemos esquecer que muitas dessas tecnologias, apesar de nao terem sido desenvolvidas pela Apple, foram impulsionadas pela apple.

vá lá,... acham que o USB chegava ao que é hoje se nao fosse o iMac e o PowerMac G3 com a bruta transição de ADB/série para USB/FireWire? eu cá acho que nao... pelo menos na altura USB ainda estava a dar os primeiros passos no Windows 98... hotplugging? viva!!! vejam todos o exemplo do iMac e impulsionem o USB!

e o AirPort, como bem disseram, foi uma tecnologia muito impulsionada com o iBook... onde é que em 1999 haviam redes sem fios? (ainda estive a passar os olhos por uma MacWorld de 99 hoje... portanto sei do que falo :P)

acho que os pc users deviam dar graças pela existência da Apple... sem ela ainda andavam com os dados em paralelo, com as boards AT e o windows quase igual ao 95.... :P
 
Pergunta a um fã da Apple se ter um computador capaz de correr nativamente e em multi-boot o MacOS X, o Windows Vista, Linux, FreeBSD, hell, até o Solaris, não é algo que o faz sorrir e admirar as possibilidades...

Eu conheço dezenas deles e digo-te que são diferentes. Existem uns que apenas querem um sistema para trabalhar todos os dias e que são o seu ganha-pão. Claro que também ha putos com muito tempo livre para brincar ao multiboot e divertem-se a explorar a parte mais cool dos sistema operanáicos, indeed. :offtopic:

Com isto apenas te motivo para que nas próximas vezes inicies tópicos com mais duma linha específicando o que realmente queres dizer com certas afirmações.

Agora mete-te na pele duma pessoa. Para que raio queremos 5 sistemas operativos? Sabes a lata que isso dá? Configurar (pelo menos 3) e compilar as aplicações (pelo menos quando implica o readme do configure)? Organizar o sistema de ficheiros à tua maneira (montar filesystems, sei la) e criar um ambiente de trabalho para que te seja cómoda a utilização? Aprender a desenrascar-te em pelos menos em 3 deles? :zzz:

Onde cabe aqui o mais importante tipo...o que seja que tenhas a fazer? Edição gráfica, video, programação, projectos, organização pessoal,...
 
XoxaMoleEPodre disse:
Eu conheço dezenas deles e digo-te que são diferentes. Existem uns que apenas querem um sistema para trabalhar todos os dias e que são o seu ganha-pão. Claro que também ha putos com muito tempo livre para brincar ao multiboot e divertem-se a explorar a parte mais cool dos sistema operanáicos, indeed. :offtopic:

Com isto apenas te motivo para que nas próximas vezes inicies tópicos com mais duma linha específicando o que realmente queres dizer com certas afirmações.

Agora mete-te na pele duma pessoa. Para que raio queremos 5 sistemas operativos? Sabes a lata que isso dá? Configurar (pelo menos 3) e compilar as aplicações (pelo menos quando implica o readme do configure)? Organizar o sistema de ficheiros à tua maneira (montar filesystems, sei la) e criar um ambiente de trabalho para que te seja cómoda a utilização? Aprender a desenrascar-te em pelos menos em 3 deles? :zzz:

Onde cabe aqui o mais importante tipo...o que seja que tenhas a fazer? Edição gráfica, video, programação, projectos, organização pessoal,...

-Edição gráfica ?
Com virtualização, podes desenhar um website e verificar como funciona em windows em tempo real, numa VM assitida por hardware.

-Vídeo ?
Masterização de DVD's, broadcast e transcoding automático para os mais diversos formatos, com preview em realtime ou near-realtime, como por exemplo QT, DivX, H.264, MPEG-2, MPEG-4, WMV-HD, OGG, Real, etc, para criar uma experiência semelhante com software das duas plataformas.

-Programação ?
Testar apps .NET/C# em MacOS X, Xcode e .MAC em Windows, para interoperabilidade entre as plataformas, Java, etc.

-Projectos e organização pessoal ?
idem, acrescido de sincronização entre bases de dados, folhas de cálculo, etc.
(não esquecer que a divisão Mac da Microsoft é a maior produtora de software para Apple)

E até a Adobe, cujos plug-in's e "ecosistema" englobante implicam compromissos para manter as apps com dois tipos de binários (X86 e PPC), ao nível do debugging, etc, nível da performance com AltiVec e SSE2/3, e limitações de interface, tem muito a beneficiar com esta transição.

É muito mais fácil fazer um port de Unix para Windows tendo o x86 em comum, do que fazer de uma vez port's de ppc para x86, como o provam o Firefox, o StarOffice/Openoffice.org, GIMP, etc.
 
blastarr disse:
-Edição gráfica ?
Com virtualização, podes desenhar um website e verificar como funciona em windows em tempo real, numa VM assitida por hardware.

-Vídeo ?
Masterização de DVD's, broadcast e transcoding automático para os mais diversos formatos, com preview em realtime ou near-realtime, como por exemplo QT, DivX, H.264, MPEG-2, MPEG-4, WMV-HD, OGG, Real, etc, para criar uma experiência semelhante com software das duas plataformas.

-Programação ?
Testar apps .NET/C# em MacOS X, Xcode e .MAC em Windows, para interoperabilidade entre as plataformas, Java, etc.

-Projectos e organização pessoal ?
idem, acrescido de sincronização entre bases de dados, folhas de cálculo, etc.
(não esquecer que a divisão Mac da Microsoft é a maior produtora de software para Apple)

E até a Adobe, cujos plug-in's e "ecosistema" englobante implicam compromissos para manter as apps com dois tipos de binários (X86 e PPC), ao nível do debugging, etc, nível da performance com AltiVec e SSE2/3, e limitações de interface, tem muito a beneficiar com esta transição.

É muito mais fácil fazer um port de Unix para Windows tendo o x86 em comum, do que fazer de uma vez port's de ppc para x86, como o provam o Firefox, o StarOffice/Openoffice.org, GIMP, etc.

Mas é necessário 5 sistemas operativos para fazer isso?
Os meus conhecimentos não me permitem falar de diversos assuntos que aqui mencionaste. Os conheço de cultura geral, mas não de utilização intensiva, uma vez que muitas das tecnologias de que falas estão orientadas para workstations/trabalho em grupo.

Ou seja que para ti, fazer edição de video não se trata de trabalhar em programas como o After Effects, Final Cut Pro, Avid. Apenas falas na solução de broadcast e streaming (ou seja naquela máquina que fica ali no armário, seja a transmitir em qualquer porra de formato-com-um-nome-engraçado.
Para ti programar, é testar um programa seja em qualquer linguagem de programação engraçada, incluindo o .Mac, que deve andar na moda http://www.mac.com (eu é mais c++,vb,pascal,realbasic, jscript e um pouco de php, o resto é bolachas)

Projectos e organização pessoal..para ti é Office e claro aí temos alternativas, e perdeste-te no tema. Logo também vou me perder no tema...

A dificuldade estonteante que anda na tua cabeça a níveis de ports é anedótica. A Apple tem documentado os passos para realizar as optimizações entre ppc e x86 em c++ e a transformação do código para a manipulação de vectores de altivec para sse não é muito complexo uma vez que as tecnologias são semelhantes e detem as mesmas funções.
E quanto a Adobe, se tem os programas em Windows, a transição não será muito díficil, uma vez que o código dos plugins optimizados para x86 serão aproveitados para esta.
Quanto ao benefício que advem desta transição nada posso dizer, pois a Adobe sempre conseguiu ter os seus programas sincronizados entre plataformas (menos na introdução do mac os x 10.0).

Fazer um port duma aplicação programada em Cocoa é anedótico, é como carregar num botão. Duma carbon ou código de manipulação de vectores sobre altivec em assembly tem o seu tempo extra.
 
Última edição:
blastarr disse:
(não esquecer que a divisão Mac da Microsoft é a maior produtora de software para Apple)


Bem isto já foi à quantos anos atrás?
Fazer uma aplicação de processamento de texto, folha de calculo, apresentações, wmp e um misero cliente de MSN é ser a maior productora de software?
A Adobe é uma pinga numa poça?
 
Ai as vitimas do marketing... se é melhor que venha! não se preocupem porque eles vão já arranjar mais um "espirito" novo para imbutir á maquina.
 
Encarnado disse:
Bem isto já foi à quantos anos atrás?
Fazer uma aplicação de processamento de texto, folha de calculo, apresentações, wmp e um misero cliente de MSN é ser a maior productora de software?
A Adobe é uma pinga numa poça?

The division (Microsoft Entertainment and Devices, a mesma da Xbox...) houses Microsoft's Macintosh Business Unit, the largest developer of Macintosh software outside Apple itself; it produces such software as Microsoft Office for the Mac (sometimes called "Macintosh Office"), which includes Entourage, a Macintosh-specific application not available in the Windows version of Microsoft Office.

http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft

e

http://en.wikipedia.org/wiki/Macintosh_Business_Unit

Já agora, vai ver a apresentação da WWDC '05, onde o Jobs anunciou os Mactel, e verifica quem foi convidado(a) a dar uma apresentação de produtos de software e estratégias para o futuro na plataforma, e que disse o Jobs ao apresentá-lo(a)...
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo