Microsoft combate cópias piratas com ecrã negro

Status
Fechado a novas mensagens.
Pensem nisso.

Ah sonhador :p

Mas concordo com o que dizes. Existindo boas alternativas freeware ou open-source acho errado andar a piratear tudo e mais alguma coisa. Ainda hoje comentei que tinha comprado uns jogos por 10 Euros e a resposta que levei foi "mas para quê se aquilo se encontra na net?"

Uma coisa que nunca percebi, o que ganham os "fazedores" de cracks com tudo isto?
 
Voltando ao tópico. (Obrigado a quem apagou o ultimo post! Foi enviado por PM).

Eu acho que sinceramente a Microsoft não irá conseguir ganhar mais clientes com a medida, até porque cada vez mais, há sistema operativos open-source que para a maioria dos casos (que não inclua jogos) que faz exactamente o mesmo ou melhor a custo 0.

Também concordo com quem disse que muitos dos utilizadores piratas de XP irão passar a ser utilizadores piratas de Vista, isto porque este último tenha uma falha que se bem me lembro o XP não tinha que era a activação em conjunto com a BIOS, se bem que até esta possa ser bloqueada, pois as chaves usadas para isto são por norma as mesmas, bastando bloquear a chave para que o windows entre em modo "anti-pirata".

Claro que, caso o utilizador não actualize o SO (no caso do Vista para o SP1 como disse o Romani, ou até com um mini-update), o método Anti-pirata não vai funcionar, mas aí o útilizador não irá tomar partido do software como se fosse original.

Ou seja, com a medida, no meu ver, o que vai acontecer é que alguns utilizadores vão virar-se para Software Open-Source ou Alternativo (OS X), outros irão sim, comprar uma licença do Windows e haverá sempre aqueles que irão usar cópias piratas, pois como diz o ditado "Se alguém consegue proteger, alguém consegue desproteger".

PS: Um ponto curioso é que acho que a suposta activação pela BIOS seria apenas para portáteis dos (grandes?) fabricantes poderem vir já com o sistema pronto a usar, pré activado, pois estes já pagam a licença do mesmo antes de por o produto à venda, mas a minha P5K SE comprada na ***** já vem com a Tabela SLIC preenchida de origem tal e qual fosse um portátil, incluindo mesmo o campo Table ID defenido como "_Notebook_" .

 
Última edição:
Mas hoje em dia quem é que usa o XP pirateado a nao ser quando acabam as 10 activações da chave? Se para a proxima formatação que tenha que meter a chave que veio com o pc e la disser que ja foi activada muitas vezes, entao mudo para o metodo ilegal...

Voltando on-topic... Se isso for verdade, daqui a 10 anos vamos perguntar aos nossos filhos se conhecem o Sistema Operativo Windows e eles vao dizer: "Windows? nunca ouvi falar".......
 
Última edição:
o teu vista é oem?

Não. Aquilo que fala ali em relação a OEM é a BIOS da minha Motherboard que tem tabelas SLIC como se fosse um portátil, pois as mesmas também se encontram lá e são estas, juntamente com um Serial que tenha sido fornecido à Asus pela MS que permite activar um Vista de forma ilegal.

Ou seja, eu basicamente se quiser instalar o vista de maneira ilegal, só preciso do serial, pois o que o suposto crack (que pode ser um bootloader ou uma bios flashada) já me foi fornecido de origem pela Asus...

Estranho.

Mas hoje em dia quem é que usa o XP pirateado a nao ser quando acabam as 10 activações da chave? Se para a proxima formatação que tenha que meter a chave que veio com o pc e la disser que ja foi activada muitas vezes, entao mudo para o metodo ilegal...

Voltando on-topic... Se isso for verdade, daqui a 10 anos vamos perguntar aos nossos filhos se conhecem o Sistema Operativo Windows e eles vao dizer: "Windows? nunca ouvi falar".......

Acabando as 10x's (que acho que são 5 num det. espaço de tempo e não 10, mas não garanto), podes sempre ligar para o número verde da Microsoft que eles fornecem-te uma chave de confirmação nova. Só perguntam se o SO já veio com a máquina, Se está instalado no PC em que veio (caso seja afirmativa a resposta à 1ª pergunta) e em quantos PC's tens a mesma licença instalada (convém responder 1).
 
esta não era uma medida que ia ser colocada no vista ???

outra coisa, uso a Zone Alarm Firewall, e desde que actualizei pelo windows update (faço sempre a tudo que é do windows) que a firewall me diz que o svchost.exe quer actuar como um server :S

já meti sim e não e... nada !

fkb
 
Não vejo qual é a graça de eu começar a falar em programas e responder com programas lúdicos, como tu tão bem colocaste. Eu tenho um sistema operativo que corre programas, não tenho um sistema operativo que corre programas e jogos, certo?

Um sistema de protecção de pirataria é diferente só porque é usado num programa lúdico, vulgo jogo?

Agora eu ri-me foi com essa do teres bom-senso por utilizares um antivirus decente :D quem tem bom senso não necessita de antivirus. Mas enfim, são perspectivas... (e note-se, eu uso antivirus, e não é o Panda).

Digo-te mais, a versão retail do Photoshop CS3 precisa de activação sim, e pode opcionalmente fazer o "call-home" ou alternativamente podes activá-lo por telefone, tal como acontece no Windows.

O sistema das chaves, volto a dizer, está derrotado. Com a globalização cada vez mais forte da Internet, com o aparecimento dos UMPCs em que até os paises de 3º mundo já vão ter portáteis e quem sabe, acesso à Internet, a solução do futuro passa por autenticações online como nos jogos multi-player. Vai ser crackavel na mesma? Sem dúvida, basta fazer o bypass à ligação ao servidor, mas perdes regalias, como já acontece nos jogos.

Tens ainda alguma dúvida de que são os jogos a força motriz das protecções de software? Pois olha, eu posso-te dizer que foi nos jogos que pela primeira vez vi medidas de anti-pirataria, há muitos anos. Se achas que tem "graça" fazer a diferenciação entre jogos e programas só porque te estraga o argumento, então não sei que te diga...

Agora, o que pretendes provar com esta discussão? Que tens razão? Eu já to disse: leva lá a bicicleta... não irei responder mais a posts neste off-topic. Eu posso dizer que já contribuí para esta thread com algo mais do que bitaites, e tu?

Os jogos baseados no motor do Doom 3 (Doom 3 e expansão, Quake 4, Prey) pedem autenticação online das serials. Alguns após instalar, outros após o patch do jogo.

Mas hoje em dia quem é que usa o XP pirateado a nao ser quando acabam as 10 activações da chave? Se para a proxima formatação que tenha que meter a chave que veio com o pc e la disser que ja foi activada muitas vezes, entao mudo para o metodo ilegal...

Voltando on-topic... Se isso for verdade, daqui a 10 anos vamos perguntar aos nossos filhos se conhecem o Sistema Operativo Windows e eles vao dizer: "Windows? nunca ouvi falar".......

Se tiveres uma chave Corporate legal... muito dificilmente tens chatices com activações.
 
Voltando on-topic... Se isso for verdade, daqui a 10 anos vamos perguntar aos nossos filhos se conhecem o Sistema Operativo Windows e eles vao dizer: "Windows? nunca ouvi falar".......
Também acho que com isto é capaz de fazer muitas pessoas mudar de sistema operativo principalmente porque as escolas vão mudar para linux(pelo menos na minha e algumas que sei não tinham original e diziam que iam instalar o linux) e depois começam se a habituar ao linux e se calhar acabam por instalar nos seus PCs e deixam o windows.
 
Não. Aquilo que fala ali em relação a OEM é a BIOS da minha Motherboard que tem tabelas SLIC como se fosse um portátil, pois as mesmas também se encontram lá e são estas, juntamente com um Serial que tenha sido fornecido à Asus pela MS que permite activar um Vista de forma ilegal.

Ou seja, eu basicamente se quiser instalar o vista de maneira ilegal, só preciso do serial, pois o que o suposto crack (que pode ser um bootloader ou uma bios flashada) já me foi fornecido de origem pela Asus...

Estranho.
versões OEM do vista, escrevem informações SLIC na bios da motherboard
 
(...)
Voltando on-topic... Se isso for verdade, daqui a 10 anos vamos perguntar aos nossos filhos se conhecem o Sistema Operativo Windows e eles vao dizer: "Windows? nunca ouvi falar".......

Também acho que com isto é capaz de fazer muitas pessoas mudar de sistema operativo principalmente porque as escolas vão mudar para linux(pelo menos na minha e algumas que sei não tinham original e diziam que iam instalar o linux) e depois começam se a habituar ao linux e se calhar acabam por instalar nos seus PCs e deixam o windows.


Sinceramente... é algo que é difícil prever. Mas penso que a MS vai ser díficil de morrer. Pode, por exemplo, haver uma quota de mercado de 50/50 daqui a 10 anos mas duvido que haja muito mais que isso (e mesmo isto é muito irreal).
 
Romani48 disse:
Mas o que ele referiu é verdade.. a MS nunca lutou a 100% da pirataria, porque é também uma estratégia de marketing..

exemplo disso é agora os OSX a funcionarem em PCs normais ;)

E Linux é um caso completamente à parte.. porque o windows cresceu nã só com a pirataria de "si mesma", mas com a pirataria de todo o software compativel ;)
Percebo os vossos pontos de vista, mas prefiro ver as coisas com outra razão de ser. É muito habitual o pessoal evitar analisar os assuntos mais aprofundadamente, remetendo a explicação para a pirataria.

Para mim o Windows chegou a onde chegou, porque simplesmente um jovem de nome Bill Gates que teve participação activa na comunidade de programadores no final dos anos 70 e inicio dos anos 80, defendendo a ideia que era possível "vender" software, uma tese desacreditada por muitos "talentos" da época, aproveitou uma oportunidade de ouro. Nessa altura em que foram comercializados os primeiros computadores pessoais, Bill Gates aproveitou a oportunidade de por em prática a sua visão, comprou o código de um OS, alterou-o e "caput"...nasceu o MS-DOS com o qual Bill Gates assinou um contrato de exclusividade com os fabricantes dos primeiros PC's. Ou seja, tudo isto se resume ao facto da Microsoft ter participado desde o início da comercialização em massa dos PC's, e este mercado ter desde sempre crescido com o Windows. Isto ao longo dos anos fez com que a maioria do software "comercial" tenha desde sempre sido programado para o Windows, causando a dependência em cadeia, e tudo isto criou uma simbiose onde a Microsoft lucrou estupidamente como se sabe.

Isto é +/ a história do início da Microsoft, li vários artigos sobre isto no passado, é provável contudo que me tenha enganado ou omitido alguns pormenores porque já não me recordo de tudo na integra, mas é +/- isto.

Resumindo, é claro e óbvio que o sucesso do Windows está longe de ser explicado pela pirataria. Quer queira quer se não, o jovem Bill Gates provou a sua tese de que era possível "vender" software. A influência que a pirataria teve na construção deste império, parece-me insignificante em termos de "sucesso".

Contudo transitando para o tópic, é óbvio que os efeitos da pirataria são mais nefastos do que benéficos. Depois o Vista foi também uma fiasco e como hoje há boas alternativas "gratuitas" é natural que a Microsoft procure não só combater a pirataria mas como investir fortemente numa próxima edição do Windows para recuperar de certa forma da má imagem deixada pelo Vista.
 
versões OEM do vista, escrevem informações SLIC na bios da motherboard

Pera... tu não acabaste de dizer que o Vista vai escrever na BIOS não? As versões OEM lêm da BIOS para poderem fazer a activação (entre outras coisas), agora escreverem na BIOS, tenho 99.9% de dúvida. Ainda por cima nessa zona, que regula também entre outras coisas o Power Management (ACPI Tables).

O Vista Home Premium 64bits OEM está a menos de 100 euros...

Sim mas é OEM e segundo as novas regras impostas pela Microsoft à cerca de um ano, só pode ser vendido com um computador novo. (Antes era c\ qquer peça de hardware se não estou em erro). O Retail continua a 260€.

Mas se formos falar do XP, há um "Get Legal" Pack À venda por 160€ que ainda fica uns 80€ mais barato que o Retail.
 
Sim mas é OEM e segundo as novas regras impostas pela Microsoft à cerca de um ano, só pode ser vendido com um computador novo. (Antes era c\ qquer peça de hardware se não estou em erro).

...ou comprando um processador, uma MoBo e RAM. Neste caso até compensa comprar Retail (que mesmo a 260€ é mais barato que o XP alguma vez foi). Mas também te digo uma coisa, o pessoal abusa: quando comento que comprei um jogo a 10 euros e vem outro e diz que "fui burro porque se consegue na net" está tudo dito.... e acredita que esta história é verídica.
 
Percebo os vossos pontos de vista, mas prefiro ver as coisas com outra razão de ser. É muito habitual o pessoal evitar analisar os assuntos mais aprofundadamente, remetendo a explicação para a pirataria.
.
Não disse que não acreditava nesse ponto de vista ;)
mas com o passar do tempo e a evolução em todo o mercado, a pirataria é algo normal e traz, quer se queira, quer não, publicidade ;)
Pera... tu não acabaste de dizer que o Vista vai escrever na BIOS não? As versões OEM lêm da BIOS para poderem fazer a activação (entre outras coisas), agora escreverem na BIOS, tenho 99.9% de dúvida. Ainda por cima nessa zona, que regula também entre outras coisas o Power Management (ACPI Tables).

Directamente na bios mesmo, não... mas já o XP o fazia.. podemos ler mensagens sobre isso durante a instalação em text mode. O que ele faz é criar uma "bridge" entre o sistema e a bios, as activações são guardadas por ai ;)
 
Directamente na bios mesmo, não... mas já o XP o fazia.. podemos ler mensagens sobre isso durante a instalação em text mode. O que ele faz é criar uma "bridge" entre o sistema e a bios, as activações são guardadas por ai ;)

As activações no XP eram guardadas num ficheiro. Até havia um programa chamado RockXP que podias fazer backup desse ficheiro, que caso o hardware fosse o mesmo, era so repôr o ficheiro (WPA.DBL).

Windows XP stores the hardware configuration information of the computer at the time of activation, product activation state status, expiration info of the XP installation, and the current hardware specification in WPA.DBL file which located in %SystemRoot%\System32 folder. To secure the WPA.DBL file, Microsoft encrypts the file with RC4 algorithm. However, WPA.DBL file is not protected, and if user deletes it, user will have to re-activate Windows XP again. User won’t be able to restore WPA.DBL in System Restore as it’s not included in the backup mechanism.

Since all activation confirmation is saved in WPA.DBL file, users can backup and transfer the existing activated WPA.DBL file to automatic activate Windows to activated state if users choose to reload or reinstall Windows XP in fresh clean state. By replacing the new WPA.DBL in new XP installation and rolling back to the activated WPA.DBL, users can skip and do not need to perform online activation process again or have to call Microsoft activation hotline and type activation code consists of extra long number of characters.

E olha que eu já instalei o Windows XP provavelmente mais de um milhar de vezes e nunca vi nada em relação a guardar a activação na BIOS em modo de texto, para além de que ele em modo de texto só carrega drivers, particiona o disco e copia os ficheiros para poder arrancar em modo gráfico no próximo reboot.

...ou comprando um processador, uma MoBo e RAM. Neste caso até compensa comprar Retail (que mesmo a 260€ é mais barato que o XP alguma vez foi). Mas também te digo uma coisa, o pessoal abusa: quando comento que comprei um jogo a 10 euros e vem outro e diz que "fui burro porque se consegue na net" está tudo dito.... e acredita que esta história é verídica.

Por favor, vê este link: Regras de Vendas das licenças da Microsoft (Brasil) ou se ainda tiveres dúvidas, há um Post em Sticky aqui na Techzone que diz e passo a citar:
*** 2. As licenças OEM ***

O que é?
É o tipo de licenças mais frequentemente encontradas. Encontramos sistematicamente este tipo de licenças em computadores vendidos em grande superfície, ou em computadores de construtores (HP, Acer, Dell, etc.). Em Portugal, apenas podem ser adquiridas com um PC completo. Noutros países podem ser adquiridas sozinhas ou com alguns componentes.

Em Portugal, nos dias de hoje é impossível* vender legalmente o Windows XP OEM (ou o Vista OEM) apenas com um conjunto de peças se estas não equivalerem a um PC completo.
 
Última edição:
As activações no XP eram guardadas num ficheiro. Até havia um programa chamado RockXP que podias fazer backup desse ficheiro, que caso o hardware fosse o mesmo, era so repôr o ficheiro (WPA.DBL).

sorry, não me expliquei bem, no XP já havia a troca de dados entre a BIOS e o Windows, tal como desde o primeiro sistema NT.. o Vista tem é mais esta forma de se activar
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo