Montar uma LAN House

Sempre! E os upgrades para novas versões são gratuitos também!
Caso precise de mais licenças, posso comprá-las à unidade!

Faço boas compras.. :D
 
E à câmara/estado, quanto se paga por uma loja desse género?

Esta thread está bastante completa e tem informação útil (salvo a discussão kazuka/tafinho, que está a confundir mais do que a ajudar, sorry), e com informação sobre legalidades e respectivos custos ficava quase perfeita.

Se alguém souber, é favor dizer aqui :)
 
Além da licença de salão de jogos (que já a deves ter se tiveres mais que 2 máquinas de video-jogos) , só precisas mesmo das licenças da Valve e do IGAC ...
 
Get Real...

Boas ppl... só agora é que vi esta thread...

kazuza nota-se que estás mesmo no ramo... :D eu próprio tb estou e sei como as coisas são...

Tafinho get real... tenta montar uma lan house com as especificações que dizes a um cliente normalissimo (daqueles que querem entrar pk dava dinheiro mas nunca mexeram num computador) e depois entendes o que o kazuza estava a dizer...

O mundo real é outro!

Dou-te um pequeno exemplo... tive numa lan que me pediram para lhes montar apenas o serv dedicado numa máquina isolada em linux (tinham-lhes dito que era melhor... ) ... avisei-os que de facto o server era melhor e mais estável mas que iria requerer um pouquinho que mais conhecimento técnico...

Deixei o server de forma a que apenas precisavam de ligar a máquina... 48 HORAS DEPOIS ESTAVAM A PEDIR SE NÃO LHES PODIA TROCAR O SERVER PARA WINDOWS PORQUE QUERIAM FAZER UMA CENA QUALQUER NA CONF E NÃO SABIAM COMO...

Acho que não preciso de dizer mais nada...

Idealmente tb punha os servers todos em linux pois o de win não consegue o rendimento dos de linux... na prática esquece que nem quem sabe trabalhar em linux usa...

Tenho dito
 
Re: Get Real...

Originally posted by Akira
48 HORAS DEPOIS ESTAVAM A PEDIR SE NÃO LHES PODIA TROCAR O SERVER PARA WINDOWS PORQUE QUERIAM FAZER UMA CENA QUALQUER NA CONF E NÃO SABIAM COMO...

Chama-se falta de capacidade comercial.

Se não sabem mexer, não mexem, mexes tu.

Se essa pessoa for minimamente responsável limita-se a ler o número de vezes que a expressão "Critical Security Update" aparece no windows update, para que mude de ideias, e tu ganhes um cliente fixo.
 
Em que mundo é que tu vives??

Falta de capacidade comercial... tens umas piadas mt giras, tens tens...

Vais-me dizer que cada vez que eles quisessem fazer upload de mapas novos para o servidor tinham que chamar o técnico... nem te digo mais nada... pára um minuto para pensar!

Diz-me apenas uma coisa... alguma vez montaste uma lan house???

btw - "Critical Security Update"... se encontrares 1 em cada 20 clientes que saibam o que isto significa estás com muita sorte!!!!
 
Originally posted by Akira
Vais-me dizer que cada vez que eles quisessem fazer upload de mapas novos para o servidor tinham que chamar o técnico... nem te digo mais nada... pára um minuto para pensar!


Pensa TU como se existe alguma forma de fazer isso de forma que qualquer atrasado mental consiga fazer isso...

Assim de repente estou a lembrar-me de umas 20.
Metade delas faz-se em 20 minutos e apenas exige um browser...


Claro que esta discussão nem sequer se punha se as pessoas pagassem as licensa de windows, especialmente do server edition...

Essa LAN house tem qt pc's para jogar...? 20....?
Ora 20x 30Cts...
 
Nem mais... e cobravas pela configuração so server + aplicação específica para upload no mínimo para ai uns 500 € num era?!?!? diz-me quem te aceita preços desses que vou já lá!!!!

90% das lans que montei e que se montam em pt funcionam nos seguintes termos:

1º - O maior investimento é feito em máquinas e licenças

2º - Pouco guito resta pós isso fora o que a montagem da rede já chupou

3º - Suporte técnico é para não existir, i.e., eles não te querem ver à frente antes da casa fazer 6 meses pois ainda mal foram buscar aquilo que te pagaram...

4º - Se passado 15 dias tornas a ser chamado então prepara-te para seres chamado de incompetente...

5º - Software e extras é precisamente onde cortam nos orçamentos... NINGUÉM TE DÁ 500€ POR UMA CONF DUM SERVER quanto mais por aplicações extra...

6º - a teoria é muito bonita... a prática é outra... tem-la?

Se não consegues reparar no estado em que as coisas estão... pensa primeiro porque é que o kazuza, que tem as capacidades e conhecimentos já várias vezes aqui demonstrados neste forum, está desempregado e depois pensa em cobrar 500€ pela conf dum server e respectiva ferramenta de upload...

Experimenta fazer um orçamento para uma lan-house média de 20 máquinas + 1 server (fact+hlserver)... faz contas e depois diz alguma coisa...

Quanto às licenças... acredita que pagam pois cada vez se vêem mais lan-house a serem fechadas por falta de licenças... sejam elas do windows sejam do cs...

Aquilo que sempre usei pós-w98 em todos os postos é XPhome... não precisas de mais... se quiseres luxo podes sempre usar XpPro no servidor mas isso acredita que é um luxo...
 
Última edição:
Aquilo que sempre usei pós-w98 em todos os postos é XPhome... não precisas de mais... se quiseres luxo podes sempre usar XpPro no servidor mas isso acredita que é um luxo...

E MAIS AS LICENSAS DO WINDOWS 2000 SERVER!!!

UMA POR CADA PC LIGADO A ELE!!

O termo CAL não te diz nada...?

é por estas e por outras que as casa são fechadas, começo a pensar que não são só os donos que são ignorantes...


Claro que pela tua conversa configuras o servidor à borla...


E não, não podes usar o win98 como servidor, nem sequer o 2000Pro ou o XP. A licensa é apenas para "single user".
 
Mas quem é que usa SO's servidores em lan house's?

Eu uso XP Home em tudo, devidametne licenciado...

Quanto à questão dosuploads e rara assist~encia de software, tenho uma gateway clarkconnect , com ftp , e routeamento de ports para poder aceder ao servidor por TightVNC sobre SSH ...

Servers e respectivas CAL's, só mesmo para quem não tem nada a fazer ao dinheiro, numa lan house...

Mais profissional ,ficaria uma consola doGhost CE, para clonar as máquians ao fim do dia...

Assim, os clientes teriam sempre à sua frente, um computador com um sistema instalado de novo (fresco) ... E se as licenças do Ghost CE para 10 clientes custam perto de 500€ e dizem-me que NÃO redondamente na cara, acho que me fulminavam se lhes falasse sequer de qualquer coisa tipo Server 2003 Standard + CAL's ...
 
Originally posted by Tafinho
E MAIS AS LICENSAS DO WINDOWS 2000 SERVER!!!

UMA POR CADA PC LIGADO A ELE!!

O termo CAL não te diz nada...?

é por estas e por outras que as casa são fechadas, começo a pensar que não são só os donos que são ignorantes...


Claro que pela tua conversa configuras o servidor à borla...

Se tu começas a pensar que não são só os donos que são ignorantes eu começo a ter a certeza que tu não sabes ler...

Eu escrevi em cima que uso XP Home nos clientes e no servidor... para que raio queres tu o 2000 Server?!?!?!?

E não, não configuro servidores de cs à borla...

Continuo a fazer a mesma pergunta de sempre... JÁ MONTASTE UMA LAN-HOUSE???

Sabes do que falas ao menos???

Desce da tua redoma do "eu é ke sei e os outros são todos ignorantes" e vê como o mundo é na realidade!!

Trabalho há quase 2 anos em montagens de lan-houses que funcionam e continuam a funcionar com donos ignorantes que não têm de me chamar de 15 em 15 dias para mudar mapas/preparar servers de torneio e afins... queres-me ensinar a fazer o meu serviço?
 
Originally posted by kazuza
Mas quem é que usa SO's servidores em lan house's?

São os únicos sistemas operativos cujas licenças permitem que se instalem servidores de CS...

Já perceberam ou querem que vos faça um desenho...?

Se não conseguem que os vossos clientes percebam isso, é um problema vosso e dos vossos clientes.

Mais profissional ,ficaria uma consola doGhost CE, para clonar as máquians ao fim do dia...

Assim, os clientes teriam sempre à sua frente, um computador com um sistema instalado de novo (fresco) ... E se as licenças do Ghost CE para 10 clientes custam perto de 500€ e dizem-me que NÃO redondamente na cara, acho que me fulminavam se lhes falasse sequer de qualquer coisa tipo Server 2003 Standard + CAL's ...

Claro que isso seria a solução ideial, mas como cá quer-se tudo o mais barato possível, mesmo que seja tudo feito em cima do joelho.


De resto lê o post do Kazuzza.
 
Kazuza podes sempre tentar instalações hibridas com xphome e linux em que apenas usas linux para repor imagens nas máquinas... sempre fica mais barato.. na altura experimentei uma package que já não me lembro do nome mas penso que vem de raiz com o debian e dava perfeitamente para fazer isso...

É claro que com o CE as coisas seriam melhorzitas :D ... tal como tu tb não me estou a ver a explicar ao meu boss que precisa de investir mais em licenças para o CE :D
 
Originally posted by Tafinho
São os únicos sistemas operativos cujas licenças permitem que se instalem servidores de CS...

Por acaso já leste o contrato da VALVe??!??!?
Diz-me em que parte do contrato está isso especificado???

Mais... uma das lans que administro levou com uma fiscalização da brigada fiscal e respectivo depart responsável pela fiscalização de lan-houses...

Licenças CS Ok
Licenças Windows Ok
Licenças Camarárias Ok

Meus Srs obrigado e passem bem...

Qual é a parte de isto que tu não percebes?
 
XP Home serve perfeitamente, e não há problemas nenhuns em instalar o servidor CS no XP Home (nem legais, nem de gestão de recursos)..

No fundo, o que se tem que ter em atenção, é o software de gestão da House, porque é isso que controla as máquinas, e não um dominio, ou aplicações de 3ºs ... (falta de $$$ geral... )
 
Originally posted by Akira
Por acaso já leste o contrato da VALVe??!??!?
Diz-me em que parte do contrato está isso especificado???

Não é o contrato da Valve...
É a licensa do Windows... também conhecida por EULA.

E isto vem do XP home, a do XP Pro é ligeiramente diferente:

1. GRANT OF LICENSE. Manufacturer grants you the following rights, provided you comply with all of the terms and conditions of this EULA:

* Installation and Use. Except as otherwise expressly provided in this EULA, you may install, use, access, display and run only one (1) copy of the SOFTWARE on the COMPUTER. The SOFTWARE may not be used by more than one (1) processor at any one time on the COMPUTER, unless a higher number is indicated on the Certificate of Authenticity. You may permit a maximum of five (5) ("Connection Maximum") computers to connect to the COMPUTER to utilize the services of the SOFTWARE solely for File and Print services, Internet Information services, and remote access (including connection sharing and telephony services).


Já percebeste qual é o problema...?

Se isso passou pela inspecção, é porque os inspectores só estão à procura de violações grosseiras.
 
E não infringe a licença, porque os clientes não estão todos ligados ininterruptamente ao servidor ...

Confirmado com o Ethreal ...
Se formos a ver todas as picuinhices, pela lógica, também não podes tirar fotocópia a um livro sem autorização da editora ...

Tanto que o próprio XP Home tem medidas que não deixam que mais que 5 acessos remotos acedam à máquina... (10 para o XP PRO )
 
Originally posted by kazuza
E não infringe a licença, porque os clientes não estão todos ligados ininterruptamente ao servidor ...

Quando estão a usar o servidor de CS estão...

Mas de qualquer forma, aquelas são as únicas forma em que tu podes usar o winXP home.

Se não estiveres a usar o software de partilha de impressoras ou ficheiros ( e etc) NÃO PODES TER MAIS NENHUMA LIGAÇÃO.

to utilize the services of the SOFTWARE solely for File and Print services, Internet Information services, and remote access (including connection sharing and telephony services).

Ou acham que a Microsoft vende as versões server só para as pessoas dizerem que têm um servidor em casa...?
 
A porrada de servidores CS em Windows que andam na net , alguns para até 32 jogadores por instância de configuração (server.cfg, porque podes ter o mesmo servidor a correr multiplas instâncias, basta que as ports utilizadas sejam diferentes para todos eles ), de certeza que por exemplo, um PC com Server 2003 a correr 7 instâncias de CS (7x32=224 jogadores possíveis) também não estão a respeitar a EULA ...
 
Back
Topo