Movimento Não Quero Imposto MS

Status
Fechado a novas mensagens.
Eu uso vários sistemas operativos e um dos que não uso é o Vista, e tenho-o à borla...
Tu podes montar um portátil em casa, compras um barebone, compras um cpu, ram, disco e montas. Porque não fazem um movimento anti-intel? afinal acho que mais de 80% dos portáteis são intel... Este movimento não faz sentido nenhum, querem ter liberdade de escolha? criem mercado para isso e vai começar a haver outras escolhas, como já começa a haver, entre os processadores igual, se a amd tiver um bom processador para a maioria, irá começar a haver mais portáteis com amd.
 
Há aqui gente que ainda não percebeu o que é uma HP ou uma Toshiba ou uma Apple !
Em primeiro lugar, fabricantes de computadores de raiz é quase inexistente, logo, marcas como as que eu referi acima fazem contratos com os fabricantes para desenhar e desenvolver um determinado equipamento segundo as suas características. Se formos a seguir o raciocínio dos "puritanos" então a HP não fabrica quase nada bem como a Toshiba, a LG etc...
Ainda não à muito tempo atrás, era bastante comum ver monitores HP e Samsung exactamente iguais e o que mudava era o logotipo.... Portanto, o argumento de que colocaram atrás sobre a Apple querendo afirmar que eles só montam o hardware não é válido pois todas as marcas fazem igual. Se for dar o exemplo da Sony Playstation e da XBox, quase tudo o que está lá dentro não foi desenvolvido por essas marcas....

Actualmente e tal como já afirmei neste e noutros artigos, já há uma maior abertura na escolha do SO mas isso não era possível à pouco mais de um ano. Além disso, tenho e-mails guardados de alguns representantes em Portugal que me negaram o pedido para alteração do SO, pois como se sabe, mesmo actualmente as marcas que permitem escolha, a alteração não é válido para todos os modelos.

Como já afirmei, não é um caso anti-MS ! A MS tem produtos excelentes e eu uso o seu SO e outras ferramentas diariamente apesar do meu computador em casa conter o Linux.
Lá por gostarmos de uma empresa, não quer dizer que não a possamos criticar os seus aspectos negativos e como se sabe, a MS tem e tem muitos !
Lá por estar a trabalhar numa empresa de pessoas simpáticas e que até pagam bem, não quer dizer com isso que se não tiver papel higiénico no WC e for obrigado a limpar ás mãos tenha que ficar calado e não reclamar !
Reclamar por melhores condições e igualdades de tratamento é uma obrigação que todos nós temos. Não se trata do "bota-a-baixo", é lutar pelos nossos direitos desde que se faça dentro da ordem e de forma construtiva.

Se a escolha do SO fosse mais livre e "democrática", seria bom para todos. Como disse, o mundo do software rege-se por leis únicas criando "vacas sagradas" e pensar em colocar outro SO que não o da MS no computador parece sacrilégio para muitas pessoas!
Há pessoas ainda não perceberam que só terão a ganhar se o share dos SO's for mais repartido. Infelizmente, muitos vêm o SO como se um clube ou religião se tratasse quando na realidade, é só um instrumento de trabalho ou lúdico....
 
Eu uso vários sistemas operativos e um dos que não uso é o Vista, e tenho-o à borla...
Tu podes montar um portátil em casa, compras um barebone, compras um cpu, ram, disco e montas. Porque não fazem um movimento anti-intel? afinal acho que mais de 80% dos portáteis são intel... Este movimento não faz sentido nenhum, querem ter liberdade de escolha? criem mercado para isso e vai começar a haver outras escolhas, como já começa a haver, entre os processadores igual, se a amd tiver um bom processador para a maioria, irá começar a haver mais portáteis com amd.
Pois posso. Também posso montar a TV, o fogão, a casa toda e mais o carro que está à porta, basta comprar as peças. O que é que isso tem que ver com a discussão, que é eu querer ir a uma loja e não ser obrigado a comprar um componente que a própria EULA diz ser opcional?

Já agora, não posso deixar passar em claro o fabuloso argumento que é "querem escolha então criem mercado". Basicamente estás a dizer "se querem que passe a existir à venda portáteis sem SO, então comprem mais portáteis sem SO". Faz sentido..
 
se querem portáteis sem windows, comprem portáteis sem windows. eles existem e há muita escolha.
continuo sem perceber o drama.
 
Bem... há quem se esforce demasiado por ver em todo o lado uma "conspiração anti-Microsoft"!

Francamente, esta questão não tem a ver com outros sistemas operativos, mas com direitos do consumidor.

Um utilizador de Windows que já seja detentor de uma licença válida (e há bastante gente nessa situação) não tem toda a legitimidade para não se achar obrigado a pagar por uma licença OEM de que não necessita? Não tem legitimidade para querer recorrer à possibilidade de reembolso? E se as marcas não honram esta possibilidade, não tem a legitimidade de se sentir lesado?

Há aqui gente que se sente ultra-ofendida por haver quem simplesmente não ache bem deitar dinheiro seu ao lixo! É que nem que o valor da licença fossem só 5 ou 10 euros. Aposto que se uma factura da net viesse com esse valor a mais, muitos dos que aqui falam não deixavam de reclamar. A Microsoft estará assim tão pobre que esse valor lhes faça tamanha diferença? Para o vulgar cidadão, faz! Porque será que há tanta gente assim tão preocupada com o bem-estar de uma determinada empresa?
 
se querem portáteis sem windows, comprem portáteis sem windows. eles existem e há muita escolha.
continuo sem perceber o drama.

Conta-se pelos dedos as marcas que o fazem! As principais marcas em portugal não vendem! Asus, toshiba, Acer, HP, Sony, etc. Vai ver se os hipermercados e os shopping´s vendem marcas brancas!? Uma boa parte da população, compra na worten/vobis, *****, corte inglês e por ai fora...até as pequenas lojas não vendem ser ser com windows pré instalado!
 
Conta-se pelos dedos as marcas que o fazem! As principais marcas em portugal não vendem! Asus, toshiba, Acer, HP, Sony, etc. Vai ver se os hipermercados e os shopping´s vendem marcas brancas!? Uma boa parte da população, compra na worten/vobis, *****, corte inglês e por ai fora...até as pequenas lojas não vendem ser ser com windows pré instalado!

e também se contam pelos dedos as pessoas que querem comprar portáteis sem windows. no entanto não faltam lojas a vender barebones. o mercado existe. usem-no.
 
se querem portáteis sem windows, comprem portáteis sem windows. eles existem e há muita escolha.
continuo sem perceber o drama.
Em vez de postares de forma provocatória, podias iluminar os outros com o teu conhecimento superior e informar em que lojas físicas é que se podem comprar portáteis HP, Sony, LG, Toshiba, Acer ou Asus que não venham com um SO instalado. Não quero andar a montar portáteis, não quero marcas desconhecidas ou de segunda. Apenas quero entrar numa loja, pagar e sair com um portátil de uma das principais marcas (tens 6 à escolha) sem vir com um SO instalado. Fico à espera da PM.
 
Bem... há quem se esforce demasiado por ver em todo o lado uma "conspiração anti-Microsoft"!

Francamente, esta questão não tem a ver com outros sistemas operativos, mas com direitos do consumidor.

Um utilizador de Windows que já seja detentor de uma licença válida (e há bastante gente nessa situação) não tem toda a legitimidade para não se achar obrigado a pagar por uma licença OEM de que não necessita? Não tem legitimidade para querer recorrer à possibilidade de reembolso? E se as marcas não honram esta possibilidade, não tem a legitimidade de se sentir lesado?

Há aqui gente que se sente ultra-ofendida por haver quem simplesmente não ache bem deitar dinheiro seu ao lixo! É que nem que o valor da licença fossem só 5 ou 10 euros. Aposto que se uma factura da net viesse com esse valor a mais, muitos dos que aqui falam não deixavam de reclamar. A Microsoft estará assim tão pobre que esse valor lhes faça tamanha diferença? Para o vulgar cidadão, faz! Porque será que há tanta gente assim tão preocupada com o bem-estar de uma determinada empresa?
Concordo plenamente ! Já aqui foi dito por mim isso mesmo mas parece que a mensagem custa a ser entendida.
Eu dei o meu exemplo mas agora imaginem que o meu computador tinha um AutoCAD instalado e depois de ser roubado teria que ser obrigado a comprar um outro ! Em que é que o SO legal difere desse programa ? Só porque fiquei sem o selo de autenticação fico sem o SO legal ???
Em relação ao meu programa de facturação não tive qualquer problema legal com a reinstalação do mesmo mas teria se fizesse o mesmo com o XP, é por isso mesmo que não compreendo essa "santificação" a tudo o que é da MS.
Eu defendo os direitos de autor mas também defendo os direitos dos cidadãos, e por defender ambas as partes sei que existem arestas que necessitam obrigatoriamente de ser limadas para não se entrar em exageros como acontece actualmente.

Este movimento tem um nome algo radical e que chama atenção, admito isso! Mas basicamente está correcto já que sou obrigado a pagar por algo que não quero por já ter ou não por precisar. Resumindo, é um tipo de "imposto"....

Já disse e repito, as ofertas do mercado em barebones não são por norma apelativas e saem mais caras. Se verificarem, os barebones que as empresa em Portugal vendem são da MSI ou Compal, depois são atribuídos nomes tipo Tsunami ou Insys, *****, etc.....
Todos os computadores desktop que tive são barebones porque valia a pena, nos portáteis quero evitar pelas razões já mencionadas.
Lojas tipo ***** Worten etc.. até poderiam não ter em exposição computadores sem SO, no meu caso, não me importaria de fazer uma encomenda numa dessas lojas e aguardar uns dias por esse produto. Não estou a pedir uma impossibilidade nem nenhum exagero.
Como disse, agora as mentalidades são um pouco diferentes do que era à uns tempos atrás e houve uma ligeira abertura de pelo menos duas marcas, a HP e a Dell. A Acer está a dar a escolher o SO mas por enquanto só no mercado Asiático.
 
Este movimento tem um nome algo radical e que chama atenção, admito isso! Mas basicamente está correcto já que sou obrigado a pagar por algo que não quero por já ter ou não por precisar. Resumindo, é um tipo de "imposto"....
És obrigado? se compras o pacote, compras o pacote todo, incluindo o SO, e ninguém te obrigou a comprar o PC. Por isso se queres o hardware e nao queres o software, tomas a decisao de comprar o pacote completo e de nao usar o software. Mais simples que isto nao existe...
Agora, imagina a seguite situação: compras um leitor de MP3, que costumam trazer uns headphones, mas não queres o headphones que vêm no pacote. Vais criar um movimento contra o imposto dos headphones? Não... Compras o pacote do leitor de MP3, compras uns headphones decentes e descartas os que vieram com o leitor... edit: ou nao compras o pacote do leitor de mp3.
É exactamente o mesmo principio...
 
Última edição:
De facto faria mais sentido, como disseste, contra soluções OEM ...
Mas tendo a microsoft a larga maioria do mercado talvez seja esse o motivo da "estratégia".

Agora o problema coloca-se quando alguns fabricantes (axo que foi a dell) devolvem o valor da licença "fazendo" que o consumidor pretenda a mesma regra noutras empresas, qd isso são políticas destas (uma das minhas maiores críticas é o suposto preço da licença pois, ainda à pouco tempo se falou neste forum, de um exemplo de uma empresa na china de as licenças ficava a um preço liquido de meia duzia de dólares cada !)
 
Essa história do pacote realmente é muito bonita. Só que, segundo o Regime Jurídico da Concorrência:
CAPÍTULO I
Das regras de concorrência

SECÇÃO II
Práticas proibidas​
Artigo 4.º
Práticas proibidas
1 - São proibidos os acordos entre empresas, as decisões de associações de empresas e as práticas concertadas entre empresas, qualquer que seja a forma que revistam, que tenham por objecto ou como efeito impedir, falsear ou restringir de forma sensível a concorrência no todo ou em parte do mercado nacional, nomeadamente os que se traduzam em:
(...)
g) Subordinar a celebração de contratos à aceitação de obrigações suplementares que, pela sua natureza ou segundo os usos comerciais, não tenham ligação com o objecto desses contratos.
Como o Windows não é um produto com ligação inequívoca à máquina (qualquer portátil funciona perfeitamente sem esse SO instalado), é uma obrigação suplementar. Os tais pacotes que defendem vão contra este artigo.

Já agora, até coloco aqui o artigo em que descrevem os casos em que isto não se aplica:
Artigo 5.º
Justificação das práticas proibidas
1 - Podem ser consideradas justificadas as práticas referidas no artigo anterior que contribuam para melhorar a produção ou a distribuição de bens e serviços ou para promover o desenvolvimento técnico ou económico desde que, cumulativamente:
a) Reservem aos utilizadores desses bens ou serviços uma parte equitativa do benefício daí resultante;
b) Não imponham às empresas em causa quaisquer restrições que não sejam indispensáveis para atingir esses objectivos;
c) Não dêem a essas empresas a possibilidade de eliminar a concorrência numa parte substancial do mercado dos bens ou serviços em causa.
A integração do Windows não contribui para o processo de produção dos portáteis. Podem até argumentar que melhora a distribuição dos bens (os portáteis chegam a mais pessoas), mas como diz a alínea c, desde que não dê a possibilidade à Microsoft de eliminar a concorrência numa parte substancial do mercado de portáteis. Há dúvidas?
 
Como o Windows não é um produto com ligação inequívoca à máquina (qualquer portátil funciona perfeitamente sem esse SO instalado), tais pacotes vão contra este artigo.

rejeitas o contrato da licença do windows, e devolves o windows ao fabricante do "pacote".
Se eles nao devolverem o valor da licença, segues as vias legais.
 
Essa história do pacote realmente é muito bonita. Só que, segundo o Regime Jurídico da Concorrência:

Como o Windows não é um produto com ligação inequívoca à máquina (qualquer portátil funciona perfeitamente sem esse SO instalado), é uma obrigação suplementar. Os tais pacotes que defendem vão contra este artigo.

Já agora, até coloco aqui o artigo em que descrevem os casos em que isto não se aplica:

A integração do Windows não contribui para o processo de produção dos portáteis. Podem até argumentar que melhora a distribuição dos bens (os portáteis chegam a mais pessoas), mas como diz a alínea c, desde que não dê a possibilidade à Microsoft de eliminar a concorrência numa parte substancial do mercado de portáteis. Há dúvidas?

Isso e muito bonito, mas nem todos os portateis funcionam bem com outro so. O meu por exemplo nao funciona a 100% com o linux, ou a 100% com sistemas windows 64bits, e a propria marca nao da suporte para outros SOs. E agora, a culpa e da microsoft?
Tambem vou exigir que a porsche me venda um 911 turbo, mas com motor fiat 600, e me faca um grande desconto, porque afinal, um motor e um motor.
E se eu perdesse/fosse roubado dos cds do autocad, duvido que a empresa mandasse uns novos de borla para casa, com um novo codigo.
 
És obrigado? se compras o pacote, compras o pacote todo, incluindo o SO, e ninguém te obrigou a comprar o PC.
A tua visão das coisas é um pouco estranha até porque o que aqui está em causa é uma questão de abuso já que o artigo A não necessita de ter obrigatoriamente artigo B e é claramente prejudicial para o consumidor. Se leste bem o que o PrOdG escreveu, poderás entender melhor o que está aqui em causa.
Não pedi a eliminação do pacote como solução, o que eu peço é a possibilidade de comprar um determinado produto sem esse pacote aumentando assim o leque de escolha.
Existem artigos bem mais complexos e mais caros que permitem personalização. Não compreendo que em algumas marcas se possa escolher por exº hardware de um portátil peça a peça e o SO é a única coisa que não se possa escolher, ou melhor! Até podes, mas tens obrigatoriamente que escolher um Windows Vista ou então não podes fazer a encomenda. Diz-me... o pacote é o Windows Vista mais o hardware à escolha ????

Agora transportemos o problema para outra área.... À uns anos atrás quando se fazia o pedido de instalação de electricidade à EDP pagava-se uma taxa que se veio a verificar, era uma taxa ilegal. Durante anos os consumidores queixaram-se até que os tribunais vieram dar razão e pediu à EDP que devolvesse essa taxa cobrada indevidamente. Resumindo.... se todos se "calasses e comessem" ainda hoje os milhões ganhos de forma ilegal estariam nos bolsos da EDP.
Mais recentemente, a EDP quis cobrar a substituição dos contadores ao qual foi imediatamente NEGADO... Casos destes existem aos montes e não é por serem uma multinacional e com advogados "da mais fina nata" como alguns dizem por aí, que deixam de fazer asneiras e tentar cobrar algo que não lhes pertence.
Poderíamos dizer "Hããã e tal , é um "pacote", se não quiseres não compras.", isso não é bem assim, temos que saber separar as coisas já que o exemplo que deste não tem fundamento.

Caro oscarolim, nenhuma marca de computadores dá suporte ao software lá metido a não ser que seja desenvolvido por eles, se tiveres problemas no Windows terás de recorrer à MS. Além disso, fui obrigado a ter o Vista onde o software de facturação não funcionava correctamente e o meu modem ADSL nem sequer era reconhecido... Resumindo, tive que me desenrascar com o software de facturação a funcionar de vez enquando e comprar um novo modem ADSL.... Agora diz-me, a marca do portátil responsabiliza-se por isso ? É óbvio que não.

Quanto ao Autocad, é melhor te informares my friend ! O que me foi roubado foi o computador e o software lá metido, os programas originais estão fechados a sete chaves. Além disso, no meu programa de facturação existe uma coisa que se chama registo... ou seja, mesmo que os cd's fossem roubados, entraria em contacto com a empesa que o desenvolveu e receberia a minha cópia com a minha chave, pois os registos do software existem para alguma coisa.
 
os portateis também não precisam de disco duro. live cd e corre na ram. também não precisam dos acessórios rato e saquinhos e etc. também não precisam da placa wireless. também (...)

essas comparações da edp e afins são ridículas, pois dantes não tinhas hipóteses nenhumas de escolher outro fornecedor de serviço que não te cobrasse aquelas despesas. nos portáteis, há e continua a haver hipóteses de comprares outros que não incluem windows. não são os que mais te agradam? temos pena. cada um vende o que quer, se há 3 ou 4 gajos que querem comprar sem sistema operativo, a oferta nunca será muita.
 
A tua visão das coisas é um pouco estranha até porque o que aqui está em causa é uma questão de abuso já que o artigo A não necessita de ter obrigatoriamente artigo B e é claramente prejudicial para o consumidor.
Dei um grande LOL com isto: "é claramente prejudicial para o consumidor"
Ao resto:

Agora, imagina a seguite situação: compras um leitor de MP3, que costumam trazer uns headphones, mas não queres o headphones que vêm no pacote. Vais criar um movimento contra o imposto dos headphones? Não... Compras o pacote do leitor de MP3, compras uns headphones decentes e descartas os que vieram com o leitor... edit: ou nao compras o pacote do leitor de mp3.
---------------
Se leste bem o que o PrOdG escreveu, poderás entender melhor o que está aqui em causa.
Não pedi a eliminação do pacote como solução, o que eu peço é a possibilidade de comprar um determinado produto sem esse pacote aumentando assim o leque de escolha.
O artigo será o conjunto de componentes essenciais ,nomeadamente motherboard, processador(es), memória(s), disco(s) magnetico(s) e sistema(s) operativo(s). Sem isto, não tens um PC completo, tens um conjunto de componentes. Aliás, a infor. que tenho de vendedores (nomeadamente da *****) é que é ilegal vender um PC completo (assemblado) sem S.O.. Se será assim ou não, isso já não sei, não sou jurista...
*Edit: Por acaso, já reparei que com a minha motherboard Asus, vem o OpenDOS, ou lá como se chama a coisa...:Fim Edit*

Existem artigos bem mais complexos e mais caros que permitem personalização.
Como também existem outros que não ;) Depende sempre do fabricante.

Não compreendo que em algumas marcas se possa escolher por exº hardware de um portátil peça a peça e o SO é a única coisa que não se possa escolher, ou melhor! Até podes, mas tens obrigatoriamente que escolher um Windows Vista ou então não podes fazer a encomenda. Diz-me... o pacote é o Windows Vista mais o hardware à escolha ????
Diz-me onde é que podes escolher o PC peça-a-peça, e nao possas escolher o SO :rolleyes:
E mesmo que nao possas...
rejeitas o contrato da licença do windows, e devolves o windows ao fabricante do "pacote".
Se eles nao devolverem o valor da licença, segues as vias legais.
 
Última edição:
rejeitas o contrato da licença do windows, e devolves o windows ao fabricante do "pacote".
Se eles nao devolverem o valor da licença, segues as vias legais.

O problema é mesmo esse. Já aqui foram apresentados varios testemunhos de quem fez isso e perdeu imenso tempo e dinheiro e no final não compensou! A EULA diz uma coisa mas depois fazem outra, pois para o fabricante do "pacote", é um bicho de 7 cabeças isto da devolução do SO e a EULA está lá só para fazer feitio!

Miguel
 
OSX à venda - 129.00$US: http://store.apple.com/us/product/MC094Z/A?mco=MzE2OTkyOQ

Outros SO funcionam em hardware Apple.

Mais vale mudarem o nome do movimento para "Movimento Não quero imposto OEM", assim abrangem todos os fabricantes de SO.
Fazia mais sentido os PCs completos poderem ser vendidos sem SO, do que um movimento explicitamente contra um unico fabricante de Sist. Operativos :rolleyes:

Um pouco offtopic:
Exacto ,existem certas coisas que até parecem mesmo anti-microsoft ,como a história da comissão europeia obrigar a microsoft a alterar o SO para que se possa desinstalar o browser e media player. Eu não uso mac e não devia falar do que desconheço mas por acaso é possível remover o Safari e itunes do mac?Tenho ideia que não e caso seja verdade acho algo injusto..

On Topic: A unica coisa que se podia fazer ou "tentar obrigar" era que as lojas que vendem os pcs dessem a conhecer aos compradores que podem comprar pcs com outro sistema operativo ou mesmo sem sistema operativo e a diferença de preço que cada uma dessas opções.Quem compra pc's pode comprar sem sistema operativo mas poucas pessoas o sabem.
 
On Topic: A unica coisa que se podia fazer ou "tentar obrigar" era que as lojas que vendem os pcs dessem a conhecer aos compradores que podem comprar pcs com outro sistema operativo ou mesmo sem sistema operativo e a diferença de preço que cada uma dessas opções.Quem compra pc's pode comprar sem sistema operativo mas poucas pessoas o sabem.
Isso não é o papel dos vendedores. Isso é o papel dos fabricantes dos S.O. e tem um nome: marketing.
Vê o caso da Apple com o "I'm a Mac! And I'm a PC."

Quando arrancas o windows pela 1ª vez, aparece-te lá uma EULA, em que podes rejeitar (ou aceitar) o contrato/licença. Os utilizadores têm é que começar a ter atenção ao que aparece escrito nos monitores.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo