Nikon D40x

offtopic

bem, a minha net também está um bocado esqusita, não consigo abrir essa página, aliás não estou a conseguir abrir nenhuma, sem ser o TZ, por acaso fizeste agora o update do firefox?

/offtopic
 
eu nao fiz update, tenho downloads activos, o meu irmao tem downloads activos (router) e abro qualquer site sem problema
 
fez update mas tá a bombar.. mal.. muito mal.. mas a bombar.. o problem aqui é mesmo da net !!
só dá mesmo tz por ser basicamente texto :p

nem msn ligo que vai logo abaixo :p
 
pois por aqui reiniciei o pc e agora já está tudo a funcionar bem outra vez, acho que foi mesmo o update do firefox que estava a atrofiar um bocado com isto:)
 
bem fuii ver o preço dessa nikkor 50mm f/1.8 na ***** e aparece a 200 e tal €€! eu já sabia que eles inflacionavam os preços, mas isto é uma roubalheira:wow:
 
eh pa, ha diferenças, mas também não vamos exagerar.
se não captaste nada, não percebo pq dizes que com uma bridge terias captado...
ainda assim, se tivesses usado o viewfinder sabias o que é que a lente estava a fazer.
Koncaman: Eu sei o que estou a dizer, não sou assim tão leigo na matéria. :007: As SLR captam o que vêm, sem alterarem a imagem no processamento. Estou a comparar duas máquinas que conheço: a "bridge" Canon S2 IS tinha captado uma imagem com luz, mas completamente cheia de grão! A Nikon D40X simplesmente não captou nada... e é óbvio que a lente não estava tapada... lol

f5.6 é de facto bem lento, tens que ver se arranjas uma lente como deve ser. aliás, tu ja foste obrigado a usar o flash por culpa da lente ser lenta, e ainda estas a começar... vai pondo uns dinheiros de parte.
Lente lenta? :) É uma lente com pouca abertura, logo, é pouco luminosa.

Quanto a investimentos em lentes, neste momento estou sem zoom. Uma "normal" (50mm) será bem vinda no futuro, para retratos... mas a prioridade neste momento é uma que alcance os 200 ou 300mm, depende do que encontrar na relação qualidade-preço.

Mas para já mesmo... fico com o que tenho e é bem bom! ;)

Cumprimentos.
 
Lente lenta? :) É uma lente com pouca abertura, logo, é pouco luminosa.
Se tens pouca abertura tens de ter um velocidade de obturador (shutter speed) mais baixa, logo é mais lenta:)
Se a foto que tiraste saiu completamente preta, das duas uma ou tinhas o exposure em níveis muito baixos, ou o shutter speed muito alto para a abertura máxima dessa lente
cumps
 
a abertura esta ssociada à velocidade da lente, uma lente rapida, é uma lente que permite grandes aberturas, uma lente lenta (apesar de ser uma expressão pouco usada) é o contrario.

qualquer maquina grava o que vê, desde que graves em RAW. Se graveres em JPEG, até uma SLR te vai introduzir processmaento na imagem, de acordo com as opções de contraste, saturação, sharpness, etc.
se a canon te gravava isso com ruido, é porque eventualmente estavas a usar a opção de auto ISO, e a maquina automaticamente te usou uma sensibilidade mais alta.
com a SLR, provavelmente estavas a usar a sensibilidade mais baixa, com pouca luz, ela n te "viu" nada (nada, que é como quem diz, se agora fores ao photoshop, e aumentares o brilho da imagem, se calhar ja começa a aparecer qualquer coisa).

que a tua 18-55 quer a canon conseguem aberturas melhores que f/5.6. quando estas a tirar fotos em interiores, e queres usar aberturas maiores, é preferivel aproximareste mais um bocado do objecto fotografado, para poderes usar focais mais proximas do wide end da lente, e assim consegues aberturas maiores (isto, se n quizeres subir a sensibilidade).
 
Última edição:
konca mas nem sempre velocidade tem algo relacionado com abertura!


a minha 18-70 3.5-4.5 tem muito mais velocidade que uma 24-70 2.8 da sigma ;)
 
konca mas nem sempre velocidade tem algo relacionado com abertura!


a minha 18-70 3.5-4.5 tem muito mais velocidade que uma 24-70 2.8 da sigma ;)

sim, também esta relacionado com a resistencia que o vidro oferece à passagem da luz... quanto mais componentes e grupos opticos, mais resistencia é suposto a lente oferecer à passagem da luz...

a propria focal esta relacionada com isso, afinal a abertura é um divisor da distancia focal, f/2 numa lente de 50mm é uma abertura maio (4x)r que f/2 numa lente de 200mm [se estiver errado corrijam-me].

ja agora:
http://en.wikipedia.org/wiki/F-number
http://en.wikipedia.org/wiki/Lens_speed
 
Última edição:
(...)
com a SLR, provavelmente estavas a usar a sensibilidade mais baixa, com pouca luz, ela n te "viu" nada (nada, que é como quem diz, se agora fores ao photoshop, e aumentares o brilho da imagem, se calhar ja começa a aparecer qualquer coisa).
(...)

Acho que foi mesmo isso! :biglaugh: Afinal eu tinha acabado de tirar a máquina da caixa, apenas a tinha colocado no modo M, regulei a abertura e velocidade e disparei o obturador... estava no ISO 100 :)
Nem tinha mexido em mais nada, tipo de medição (matrix, centrada, spot), etc...

Aliás, eu já nem me lembrava da parte do gráfico das reflex que indica se a condição de luz e se a foto vai ficar sub ou sobrexposta (gráfico + e -)... :007: ...se tivesse olhado para aí, via logo que ia ficar escura/subexposta... lol

Tá cool... ainda tenho muito a explorar!

Cumprimentos.
 
a regua de exposição geralmente não é a forma mais fiavel de ver a exposição da fotografia, o histograma fornece informação mais detalhada acerca disso.

a regua geralmente mede-te a exposição da zona de focagem que seleccionaste, se estiveres a focar de proposito numa zona sobreexposta, para apanhar uma exposição indicada na margem da fotografia, eu acho ue a regua te vai indicar sobreexposição.

no entanto, é preferivel que uma fotografia fique sub exposta, que sobre exposta, especialmente se a sobreexposição resultar em highlight clipping, onde perdes o detalhe todo das zonas "clippadas".
 
hmmm, pois, eu por acaso na minha tenho live histogram, mas sendo a tua uma SLR sem live view, é possivel que so apareça depois...
 
Back
Topo