Nikon D40x

Tens que fazer as contas de acordo com a máquina.
Por exemplo na D40x tens que multiplicar o que diz na lente por 1.5 (se não em engano): Por exemplo uma lente 18-55 = 27-82.5 35efl (35mm equivalent focal lenght).
FOV Crop nas SLR Nikon, Pentax, Samsung, Sony (Quase todas a usar sensores da Sony), e Fuji é 1,5x
FOV Crop na Canon, é 1,6x
FOV Crop das Panasonic, Leica, ou Olympus é 2x

FOV Crop de qualquer full frame, é 1x

Por exemplo na minha compacta a lente é 5.8-34.8mm e o FOV crop é de +-6, por isso a lente é uma 35efl de 35-210.
Isso varia de compacta para compacta, visto que ha varios tamanhos de sensor.
mas nas compactas, as focais publicadas, são quase sempre em equiv 35mm. se não for, é questão de dar um salto ao dpreview que está la.
Aquilo que está escrito na lente, é que habitualmente, vem sem os valores equivalentes a 35mm.

PS: Pensava que a D40x só podia usar lentes AF-S por causa de não ter motor de focagem.

Podes usar lentes AF... perdes é a focagem automatica.
Focagem automatica, so com lentes AF-s ou AF-i
 
FOV Crop nas SLR Nikon, Pentax, Samsung, Sony (Quase todas a usar sensores da Sony), e Fuji é 1,5x
FOV Crop na Canon, é 1,6x
FOV Crop das Panasonic, Leica, ou Olympus é 2x

FOV Crop de qualquer full frame, é 1x

Pensava que mesmo dentro da mesma marca podia variar. Fixe. :)

Isso varia de compacta para compacta, visto que ha varios tamanhos de sensor.

Sim, isto foi o exemplo que eu dei da minha compacta.

Podes usar lentes AF... perdes é a focagem automatica.
Focagem automatica, so com lentes AF-s ou AF-i

Pois, eu tava a estranhar porque o dasens disse que era só AF-D...
 
Varia sim senhora entre as marcas, alias, basta ver a canon, que tem diferentes tamanhos de sensores nas suas gamas DSLR, dai tb diferentes crops!
Quando me referi as lentes tipo AF-D para a D40X era como "requisitos minimos", obviamente que a focagem passa a ser manual, e como ja foi referido, e preciso usar lents AF-S e AF-i para se ter autofocagem. O indispensavel e que a lente tenha o chip indicador de distancias
PS: ja agora, a nikon full frame e a D3 e nao a D300 que continua a usar o formate DX (1.5x)
 
Varia sim senhora entre as marcas, alias, basta ver a canon, que tem diferentes tamanhos de sensores nas suas gamas DSLR, dai tb diferentes crops!
Quando me referi as lentes tipo AF-D para a D40X era como "requisitos minimos", obviamente que a focagem passa a ser manual, e como ja foi referido, e preciso usar lents AF-S e AF-i para se ter autofocagem. O indispensavel e que a lente tenha o chip indicador de distancias
PS: ja agora, a nikon full frame e a D3 e nao a D300 que continua a usar o formate DX (1.5x)


Sim varia entre marcas, ninguém disse que não.

dentro da mesma marca (e falando em modelos actuais), varia entre os crops que eu disse, e o full frame (se a marca tiver uma full frame)

Sim, é a D3, enganei-me.
 
Sim varia entre marcas, ninguém disse que não.

dentro da mesma marca (e falando em modelos actuais), varia entre os crops que eu disse, e o full frame (se a marca tiver uma full frame)

Sim, é a D3, enganei-me.

Eu nao te estava a contestar, muito antes pelo contrario, estava precisamente a reiterar aquilo que tinhas dito :)
 
Nikon D40X, (dúvida..)

Boa tarde a todos, estou prestes a comprar esta bela maquina segundo parece, mas tenho uma duvida que ainda nao esclareci e recorro a vossa ajuda: como nao consta nas caracteristicas da maquina, alguem me pode confirmar se esta possui o sistema electronico de remoçao de pó das lentes, como acontece com a Olympus e outras marcas?? Agradeço a informação, caso me seja dada. Obrg.
 
Não contem, mas se tivesse acredita que ia estar sempre nas características da máquina porque é uma mais valia muito importante, principalmente para quem troca muito de lentes.
 
Não contem, mas se tivesse acredita que ia estar sempre nas características da máquina porque é uma mais valia muito importante, principalmente para quem troca muito de lentes.


É uma mais valia... Mas não é o tipo de coisa pela qual se deva escolher esta ou aquela máquina.. Até porque pelos testes que se vêm na net. apenas o sistema da Olympus de vibração ultra-sónica tem alguma eficácia. Ainda assim não elimina totalmente a necessidade de limpezas..

O sistema da Canon dizem que funciona mal, mas é melhor do que nada, já os sistemas da Sony e da Pentax que usam vibrações de muito baixa frequência produzidas pelo CCD-shift, não passam de marketing.. Porque pouco ou nada limpam..
 
D40

Eu ontem comprei a D40 com 1 par de lentes 650 euros mais ou menos no ElcorteIngles muito bom ou só com 1 lente fica em 475 euros creio que para a d40x a diferença é de 6.1 para 10 de resto é tudo igual e mais que isto só se fizermos fotos para outdoors é que se justifica pagar 899 euros por a x com as duas mesmas lentes .
Acho que fiz um bom negocio.:D
 
Há um site, que ainda não vi aqui referido, que faz uma boa análise da D40 vs D40x

http://www.kenrockwell.com/index.htm

Tem, também, outros temas interessantes relacionados com equipamento e técnica fotográfica.

É uma visão pessoal, assumida como tal, mas que vale a pena ler.

Ou seja ele me dá razão na analise comprei a d40 com duas lentes por 650 euros no el corte ingles e não vale a pena comprar a x só por ser de 10 megapixels a não ser que se faça cartazes outdors .
A diferença de preços não justifica e a d40 é uma belissima maquina e faz o que as melhores fazem.
 
Quanto à questão D40 vs D40X, sinceramente não sei responder, pois não li praticamente nada sobre as máquinas e nunca fotografei com nenhuma delas, mas o que se dizia por aí é que antes de sairem as D300 e D3 a D40X era uma das máquinas da Nikon que produzia menos ruído, não sei se o mesmo se aplica à D40. A verdade é que a maior parte das pessoas não precisam de 10 mpix, apesar de darem sempre jeito para fazer crops mais agressivos, no entanto, não sei se a diferença entre as duas máquinas se resume à diferença de resolução.

Quanto ao Ken Rockwell, aviso já, que o que ele escreve vale o que vale, há pessoas que lhe dão muito crédito, mas pelo que leio noutros forums, não é levado muito a sério pelos profissionais, pois contradiz-se muitas vezes, e por outras coisas muito discutiveis, na minha opinião até disparatadas. De qualquer das maneiras, isto é a minha opinião e é tão válida como outras no sentido contrário. Sinceramente, prefiro ler as reviews do Bjorn Rosslett e do Moose Petersson, quanto a material nikon!
 
Um aspecto curioso e recorrente que constato nas muitas análises de revistas e sites que tenho lido é que os pontos em que divergem são muitos mais do que aqueles em que convergem. Dito de outro modo: cada cabeça sua sentença!

Seja como for, a questão fulcral é saber o uso que pretendemos dar ao equipamento e ver quais as diferenças fundamentais que possam condicionar de forma decisiva o trabalho pretendido. O resto são detalhes que cada um deve gerir de acordo com o seu gosto, ou carteira (raisparta o euromilhões que tarda em vir…)

Na Nikon, o ponto de viragem para outro campeonato acontece quando saltamos para a D200 e não para a D80. As situações difíceis em termos de luz e necessidade de rapidez só começam verdadeiramente a ser resolvidos com a D200. Até lá são detalhes

Vejamos:

D40x, D80

Medição da luz: 3D Color Matrix Metering II, 420 pixel sensor (as D50)

Processamento de imagem: Nikon Image processing engine (as D200)


D200

Medição da luz: 3D Color Matrix Metering II using the 1.005-pixel sensor

E os demais parâmetros, perguntam vocês? Têm a importância que cada um lhe atribui em função do trabalho final que deseja, digo eu.


Em suma, para ilustrar o meu ponto de vista e encerrar o testamento: a D40x faz melhores imagens para consumo imediato que a D200. (Não é uma heresia, é verdade). Por isso, para mim a D40 basta-me.
Para outros, não. É como tudo na vida!

Mas que gostava de ter uma D3, lá isso gostava…:-D

Feliz 2008 para todos!
 
Última edição pelo moderador:
Exacto.. A D40/D40x e a D80 além de terem um metering matricial um pouco inconsistente, devido ao uso de uma versão barata do sensor RGB (mas mesmo assim, na minha opinião, bastante melhor do que o que encontro em qualquer outra máquina de gama semelhante), como são máquinas para o grande publico têm tendência de expor para as sombras sempre que as cenas têm muito contraste...

Já a D200/D300/D3 e mesmo as Nikon mais antigas como a D70s têm um metering que faz uma exposição a meu ver muito mais correcta, além de ser mais consistente porque usam o sensor de 1005 pixels e não a versão barata de 420.. O problema é que as imagens requerem geralmente mais tratamento por software antes de irem para a impressora. Mas no final permitem melhores resultados e MUITO menos highlights queimados...
 
O calcanhar de Aquiles das D40 é precisamente as highlights. Já pude experimentar uma e de vez em quando espalhava-me ( ora a máquina, ora eu...). Não sei como se comporta a Canon 400D nesse aspecto.
De qualquer modo estou inclinado para a Nikon D40x. Mas estou à espera a ver o que dá a 18 / 55 VR...

Já me precipitei uma vez ao comprar a Nikon 8800. Tem uma lente excelente. Mas não é para pressas... Não me desfiz dela porque passei a olhá-la como mais uma lente para trabalhos que não requerem pressa nem iso elevado.

OT: A análise que o Mundano faz às Fuji anda-me a dar que pensar. Logo agora que comprei a Pan Fx12 para trazer sempre no bolso. Não é má, mas tem pouco recorte para o que eu quero.
 
Boas.

Este é o meu primeiro post, e o facto de ter me inscrito devido a uma necessidade/dúvida real, leva-me logo a colocar uma questão aos experts/curiosos nesta área :)

Estou de momento a ponderar adquirir a Pentax K10D. A minha questão é se algum utilizador já comprou no site http://www.technikdirekt.de/ é que a diferença de preço é considerável à ***** e mais barata que a *****.
 
Última edição:
Back
Topo