Nokia Lumia 800

Em primeira análise o iPhone 4S também pesa na bateria. Vamos ver quanto. Depois digo qq coisa para ter uma comparação mais realista. Até porque tenho mais coisas ligadas do que tinha no Lumia, nomeadamente o sensor de movimentos para o SIRI que ouvi dizer que pesa bastante.

Estou a relatar aqui este assunto, porque como fui eu que puxei, pode ajudar outros perceber melhor o quão bom ou mau é a autonomia do Lumia face á concorrência. Posso dizer, que no primeiro carregamento, ás 7:00 estava o 4S 100% e ás 15:00 estava com 15%, com tudo ligado. Portanto não é para já muito diferente aparentemente (cerca de uma hora). Vou experimentar desligar o sensor de movimentos para o SIRI (algo que o Lumia não tem) e colocar o email a fazer fetch apenas quando se abre o programa (algo que penso que o Lumia não tem, ou é push, periodicamente, ou totalmente manual).

Amanhã digo qq coisa.
PS: O 4S com dois cores gasta bem mais do que o 3GS da minha mulher :)
 
Última edição:
Trance, no WP também podes executar aplicações, navegar na WEB e outras coisas usando uma jovem tipo SIRI. A SIRI não foi grande novidade. Foi uma bela campanha de Marketing.
 
O problema não é apresentar a página mobile. Ele apresenta a página desktop. Não consegue é interpreta-la bem.

1) Apresenta a página aparentemente sem problemas.
2) No menu do lado esquerdo, tap numa opção, apresenta um submenu
3) O submenu desaparece antes de conseguir seleccionar a segunda opção.

Trance.
PS: A página www.tranquilidade.pt, essa apresenta-a por vezes bastante desformatada. E novamente os menus não funcionam bem. Algo que tanto no iPhone como no Android não acontece.

Confirmo o problema com a pagina da caixa geral depositos home banking. O que o Trance relatou é exactamente o que acontece, os menus aparecem e desaparecem tornando quase impossivel se carregar neles. Talvez derivado de nao haver um rato para manter em cima desse menu.

Deve ser problema do browser do WP. Com certeza. So experimentei com a opcao para carregar paginas mobile selecionadas, mas temo que seja o mesmo com a opcao "paginas versao pc".

E deve ser em todos, visto que o meu tlml é um omnia 7.

Abraços :)
 
Trance, no WP também podes executar aplicações, navegar na WEB e outras coisas usando uma jovem tipo SIRI. A SIRI não foi grande novidade. Foi uma bela campanha de Marketing.

Até podes ter razão quando dizes que o Siri é apenas uma campanha de marketing. Mas o que posso constatar é que ambos atacam o problema de forma diferente e com profundidade diferente. A segunda depende muito do País onde se está. Em PT duvido que se use muito (eu uso para coisas básicas).

Ainda não tive a oportunidade de usar a Siri tanto quanto usei os comandos de voz do Windows Phone. Mas numa análise sumária a Siri parece-me mais fléxivel na interpretação do que é dito do que o WP ao mesmo tempo que é mais interactiva. Por exemplo quando o comando dá apenas parte da informação a Siri faz perguntas até ter a informação mais completa.

Pondo esta questão de parte, neste contexto interessa, para efeitos de comparação interessa ver até que ponto a voz está integrada tanto com a web como com as apps locais, e aí as coisas diferem ainda mais.

Existem duas coisas que o WP faz e a SIRI não faz. Correr apps com um comando de voz (open ... run ...), e fazer chat no facebook ou twits com comandos voz e ditados. De resto aquilo que ambos fazem a Siri "faz" um pouco melhor e por outro lado "faz" muito mais coisas que infelizmente em PT não temos acesso para já. Por outro lado a Apple permite que se possa ter o SO em PT e a interpretação de voz em qq outra língua, algo que o WP não permite. É útil para pessoas bilingues.

Infelizmente aquilo que faz brilhar ainda mais a Siri nós não temos acesso. Como tal acho complicado um PT possa dizer que a Siri é isto ou aquilo em comparação com outros telemóveis porque não tem a experiência completa no dia á dia. Dito isto, penso que estes factores não são coisas que o comum dos utilizadores ainda tenha em consideração hoje. No caso PT nem se quer palavras interpreta (só EN, FR, DE e penso que uma ou outra mais). Mas a solução WP e SIRI sempre é melhor do que a solução Kinect XBOX360, que essa então inibe por completo o acesso a comandos voz porque a nacionalidade fica associada á conta de utilizador e não ao aparelho, e esta não se consegue mudar.

O que me estava a referir quando mencionei a Siri e os gasto com a bateria tem a haver como ela é activada. No Windows Phone a voz é activada pressionando um botão. No caso do 4S pode ser activada com o toque no botão, mas também levantando apenas o telemóvel levando-o á orelha. Esta segunda forma gasta mais energia porque o telemóvel tem que estar constantemente a tentar detectar padrões de movimentos específicos. Eu desliguei a segunda mas mantenho a primeira, vamos ver se ajuda.

Confirmo o problema com a pagina da caixa geral depositos home banking. O que o Trance relatou é exactamente o que acontece, os menus aparecem e desaparecem tornando quase impossivel se carregar neles. Talvez derivado de nao haver um rato para manter em cima desse menu.

Deve ser problema do browser do WP. Com certeza. So experimentei com a opcao para carregar paginas mobile selecionadas, mas temo que seja o mesmo com a opcao "paginas versao pc".

E deve ser em todos, visto que o meu tlml é um omnia 7.

Abraços :)

Oi Bruno,

Eu na altura ainda descobri um forma de dar a volta a isso usando um efeito colateral. Se manteres o dedo sobre a opção do menu durante 1 segundo aparece-te o menu nativo do WP onde te dá opções para fazer por exemplo Pin to Start (como se fosse um link ou uma imagem numa página web). Se depois de aparecer esse menu fizeres um tap fora do meu no WP, ele desaparece e aparece-te então o submenu da caixa directa e já não te desaparece. Tens que usar este truque em todas as opções que tenham sub-menus.

Espero que isso te ajude.

PS: Não percebo como isso não acontece com outras pessoas, mas isto com o IE da MS já vi um pouco de tudo no PC. No WP aparentemente não é muito diferente, mas posso ter tido azar.
 
Última edição:
Oi Bruno,

Eu na altura ainda descobri um forma de dar a volta a isso usando um efeito colateral. Se manteres o dedo sobre a opção do menu durante 1 segundo aparece-te o menu nativo do WP onde te dá opções para fazer por exemplo Pin to Start (como se fosse um link ou uma imagem numa página web). Se depois de aparecer esse menu fizeres um tap fora do meu no WP, ele desaparece e aparece-te então o submenu da caixa directa e já não te desaparece. Tens que usar este truque em todas as opções que tenham sub-menus.

Espero que isso te ajude.

PS: Não percebo como isso não acontece com outras pessoas, mas isto com o IE da MS já vi um pouco de no PC. No WP aparentemente não é muito diferente, mas posso ter tido azar.

Obrigado pelo workaround :)

Aposto que acontece com toda a gente, ninguem tentou foi fazer os passos exactamente como explicaste.

p.s ja testei e a tua dica resolve o assunto!! tks
 
Oi,Conforme prometi venho então fazer o report comparativo com o 4S ao segundo dia. Repare-se que os meus dois Lumias ficava com 0% cerca das 15:00 com 3G e Wifi ligado nas duas unidades. E sempre que ligava o 3G no meu caso notava-se claramente a bateria a desaparecer rapidamente nas duas unidades.

Aqui fica a experiência ao segundo dia no 4S.

Ligado permanentemente:

- 3G
- Wifi
- Bluetooth ligado
- Serviços de localização
- Push notification (excepto email).
- Find my phone.
- iCloud auto sync.

Desligado:

- Activação do siri por movimento (detecção do movimento até á orelha).
- Email, semi-manual (actualiza automáticamente quando se abre o programa mas não é push ou sync de hora á hora)

Apps em background:

- Skype (Voip)
- Viber (Voip)
- E mais umas quantas que não têm significado.

Endurance:

8:00 a 100%
20:40 0%

Actividades realizadas:

Fiz um pouco de tudo. Aqui aproximadamente o schedule.

8:20 - 9:10 - Streaming de musica via Spotify em 3G quase o tempo todo. Browsing, email, e consulta do facebook e twitter ao mesmo tempo
10:00 - Cerca de 2 chamadas via 3G. Total 15 minutos. (Zona Wifi)
11:00 - 11:10 - Alguns emails. (Zona Wifi)
12:30-13:20 (early lunch) - Checkin no Foursquare no restaurante. Mais browsing, ida á caixa-directa, 1 chamada para espanha via VOIP/Skype (WIFI).
13:20 - 19:10 Back to work. Zona Wifi. Uma chamada para UK pelo Viber/Voip. Um ou outro email. Pelas 17:00 uma pausa de 10 minutos onde tirei duas fotos á chuva e mandei para o FB. Fiz também update á 3 apps e download de uma. Fora isto teve no bolso.
19:15 - 20:20 Escrever este email (versão 1, daí não tinha paragrafos), jogar um pouco de Plants vs Zombies e Street Fighter, 1 chamada.
20:40 - iPhone sem bateria.

Desde que o tenho carreguei 3 vezes. Mas ainda não fiz um power cycle á bateria. Vou fazer hoje o primeiro. Penso que a situação vai melhorar ainda mais um pouco. A camera funciona como é suposto (sem pink huds qualquer que seja a luminosidade). Muito boa.

Penso que demonstrou uma endurance energética superior á minha experiência com Lumia. Claro está podia desligar o 3G, o WIFI, Find my Phone e um sem número de coisas para durar 2 ou 3 dias. Mas sobrevive um dia de trabalho sem gestão manual da energia e penso que alguma carga de trabalho. Era isso que esperava do Lumia juntamente com aquilo que já sublinhei que tem de bom.

Trance.
 
Última edição:
Oi,Conforme prometi venho então fazer o report comparativo com o 4S ap segundo dia -3G ligado- Wifi ligado- Bluetooth ligado- serviços de localizacao ligado- Activação do siri por movimento desligado- Email, manual (actualiza usando se entra no programa)- Push notifications ligado para restantes. - Find my phone ligado. - iCloud auto sync ligado. 8:00 100%19:10 15%Fiz um pouco de tudo. Instalei programas. Actualizei programas. Tirei 2 fotos. Joguei 20 mins. Mandei twits e email. Algum facebook. Recebi e fiz chamadas. Joguei 20 mins. Ouvi música 40 mins. EtcE agora vou jogar um pouco de volta a casa a ver se gasto o resto. Desde que o tenho carreguei 3 vezes. Mas ainda não fiz um power cycle á bateria. Vou fazer hoje o primeiro. Penso que a situação vai melhorar ainda mais um pouco. A camera funciona como é suposto. Muito boa. Solid. Trance.

Podias era colocar uns parágrafos para facilitar a leitura. Escreveste isso do iOS?
 
Caros Srs.,

Só hoje me registei no Zwame mas já sou utilizador deste forum faz anos.
Tenho seguido este tópico praticamente desde o seu inicio!
Dito isto...
Começo a pensar que este tópico se trata de um comparativo entre o iphone e o lumia!?!?
Sou um feliz dono do Lumia 800!
E ainda mais feliz depois do ultimo update!
Agora com uma carga e um uso "normal", para mim, tenho carga para dia e meio!
Desde 1997 que tenho telefones Nokia! Dos mais básicos até aos smartphones! (O ultimo symbian que tive foi o X7)
Tenho o Lumia desde o primeiro dia que saiu em Portugal!
Estou muito feliz com o hardware e com o software!
O hardware é bom como a Nokia nos sempre habituou!
E o software, para o bem e para o mal, é Microsoft. Ou seja é bom!
Só peço que discutam mais o Lumia e o Windows Phone e menos o iphone e o ios!
Nao estou a provocar ninguem, atenção!

Obrigado!
 
Podias era colocar uns parágrafos para facilitar a leitura. Escreveste isso do iOS?

Feito com mais alguma info agora que estou no desktop. Sim escrevi do iOS. Por alguma razão o editor da Zwame perde os parágrafos quando escrito pelo o iOS. Também já tive esse problema com o Safari no desktop mas ultimamente não tenho tido.

@Mugler,

Esta foi a minha última intervenção nesta thread. Acabei por fazer aqui um pequeno diário da minha experiência o mais detalhado possível e das minhas expectativas em relação ao Lumia. O iOS veio á baila porque acabei por trocar por esse dispositivo e quis apenas mostrar as duas experiências para não pensarem que estava louco ou coisa do género em relação ás expectativas que tenho relativamente á autonomia num smartphone :)

No meu caso penso que foi um erro da Nokia em não colocar uma bateria mais adequada á necessidades do Windows Phone. E porque não, um sensor de imagem melhor.
 
Última edição:
Tenho de concordar com o Mugler, já estava um pouco farto de se ver falar tanto em iPhone no tópico do LUMIA !!
Acho que ja todos percebemos que são telemóveis diferentes..SO´s diferentes logo com características diferentes, mais que isso já é bater no ceguinho..
 
Última edição:
Tenho um Lumia 800 e sou feliz!
Não estou a defender a Nokia! Ainda mais porque eles não me pagam nada!
A minha experiência com o 800 está a ser Amazing como eles dizem nos cartazes!
Já tinha usado o WP num HTC mas não fiquei convencido... mais pelo harware...
Ainda não tive sequer um bloqueio no telefone...
 
Tenho de concordar com o Mugler, já estava um pouco farto de se ver falar tanto em iPhone no tópico do LUMIA !!
Acho que ja tomos percebemos que são telemóveis diferentes..SO´s diferentes logo com características diferente, mais que isso já é bater no ceguinho..

Vocês é que estão a assumir que a comparação é para ver qual deles é melhor... Ele falou do iPhone porque era o que tinha como ponto de comparação com o 800 em termos da utilização que ele lhe dá. Com alguns posts que já vi após a participação do Trance, até dão a entender que ele quer fazer a comparação apenas para deitar o 800 abaixo...

Se ele notou diferenças na utilização pessoal que dá, porque não relatar? Especialmente tendo em conta que tem a possibilidade de fazer a comparação com um telemóvel que é concorrente directo (podendo assim ajudar em eventuais escolhas)? Será que esta zona do fórum vai passar a ser uma daquelas em que a primeira coisa negativa que se diga, por bem intencionada que seja, é para cair em cima?
 
Vocês é que estão a assumir que a comparação é para ver qual deles é melhor... Ele falou do iPhone porque era o que tinha como ponto de comparação com o 800 em termos da utilização que ele lhe dá. Com alguns posts que já vi após a participação do Trance, até dão a entender que ele quer fazer a comparação apenas para deitar o 800 abaixo...

Se ele notou diferenças na utilização pessoal que dá, porque não relatar? Especialmente tendo em conta que tem a possibilidade de fazer a comparação com um telemóvel que é concorrente directo (podendo assim ajudar em eventuais escolhas)? Será que esta zona do fórum vai passar a ser uma daquelas em que a primeira coisa negativa que se diga, por bem intencionada que seja, é para cair em cima?

Por parte de um ou outro user não tenho duvidas nenhumas.
 
Última edição:
Exelentes noticias. Quando eles lançaram o ultimo firmware e disseram que todos os problemas da bateria estavam resolvidos nunca pensei que eles voltariam a tocar no assunto. Enganaram-nos bem, e ainda bem :)

Trance: Acho que neste momento não ficaste muito contente. foi um terrível timming teres ainda agora trocado para o iphone.

Encontrei esta testemunha com o novo firmware: " I have to say, it's idling at a MUCH LOWER discharge rate than before. At idle, it's discharging at 50 - 65mA!! On 11501, it idled at 140mA! "

Se for verdade, é uma redução drástica. O meu também descarrega atualmente a 140mA. Embora na altura que instalei o último firmware andava por volta de 120mA
 
Última edição:
Tenho o firmware 11501.
O meu apresenta o seguinte status da bateria:

Full charge capaciticy: 1329 mAh.
Current (Discharging) : 150 mA (média)

Tenho que ver se ponho as mãos neste novo firmware
 
Trance: Acho que neste momento não ficaste muito contente. foi um terrível timming teres ainda agora trocado para o iphone.

Nada disso, foi a decisão mais racional face á informação que tinha :). O Timing terrível foi o da Nokia e ao dizer que o assunto estava fechado e não havia problemas quando secretamente andava a arranjar uma solução para um problema que dizia que não tinha. Deixa-me contente que contra esta informação tenha pelo menos (não aqui) tenha reportado detalhes para que quem estava satisfeito e não tinha problemas com a autonomia e a câmera, possa vir agora a ficar ainda mais satisfeito com a câmera e possa gozar então de uma autonomia que não imaginava possível (mesmo os duvidavam das minhas pretensões e racionalidade/veracidade dos reports, enfim).

Isto partindo do princípio que este fix resolva a questão, algo que já não estou em condições de validar. Fica assim para quem com igual bom senso e exigência faça o report para que futuros ou actuais clientes possam ficar com mais certezas sobre o potencial deste dispositivo.

Fiquem bem, Roger Out.

PS: A surpresa deve ser a disponibilização do tethering por USB. Algo deveria estar activo desde o início num telemovel deste calibre. A Nokia e a MS têm que aprender que os clientes entre a certeza e a surpresa preferem a certeza. Em matéria de dinheiro quanto menos surpresas melhor.
 
Última edição:
O problema em a Nokia não dizer nada a ninguém é geral de quase todas as empresas, infelizmente. A Nokia PT então nunca sabe mesmo de nada, mas tb ñ é a única...

Acredito que quem tem estes problemas venha a ficar com eles resolvidos, pois o site de onde retirei a informação (link mais atrás) é de uma pessoa fiável que não tem interesses externos.

De qualquer forma, e apesar de toda esta situação ser triste, pelo menos a Nokia está a mexe-se no bom sentido. Apesar de não ser desculpa é um contraste mto grande qd comparada com outras empresas que lançam produtos com problemas que nunca são resolvidos. Aliás, aqui o software é facilmente actualizável, pq qd os problemas envolvem hardware é bem pior.

Abraços e boa sorte para todos. Eu provavelmente troco o meu Mozart qd sair o Lumia 900 :P Quero voltar à Nokia!!
 
como eu disse atrás, todos os smartphones quando saem, saem com bugs que eventualmente sao corrigidos mais tarde pelos fabricantes.. sem excepção da nokia..
Ainda bem que está prestes a sair um novo update, fico contente!
Espero que resolva de vez os bugs mais irritantes...

cumprimentos,
Bruno Moreira
 
Back
Topo