Nokia N78

Aqui podem ver uma preview com imensas fotos do n78. Ao que parece é mais bonito ao vivo que nas fotos... começa a convencer-me :)

78-12.jpg
78-13.jpg
 
tenho de experimentar o teclado para tirar conclusões...

tem tudo o que eu quero num tlm (gps/wifi/flash/s60) e deve ser mais barato que o n82...
 
a-gps é melhor que gps... é um gps assistido. em teoria alimenta-se de um ficheiro que vais descarregando onde tens as coordenadas dos satélites, de modo a que o tempo de fix com este sistema é mto mais rápido (a partir do momento em que ele fixa um, sabe onde devem estar os outros).

na prática, não sei como isto funciona nos tlms, porque às vezes estão preparados para a funcionalidade mas não a utilizam.

Mas para se utilizar o aGPS tem que se pagar tráfego à operadora móvel, é isso? E nem faço a mínima idéia do tráfego que isto possa gerar...
Ao contrário do GPS "normal" que tem a antena que capta (ou não, lol) o sinal directamente dos satélites.
 
Mas para se utilizar o aGPS tem que se pagar tráfego à operadora móvel, é isso? E nem faço a mínima idéia do tráfego que isto possa gerar...
Ao contrário do GPS "normal" que tem a antena que capta (ou não, lol) o sinal directamente dos satélites.

O A-GPS é uma funcionalidade adicional ao tradicional GPS em que, através da informação da rede, o software localiza mais rapidamente o local onde nos encontramos. O tráfego nesse processo é muito reduzido. Esta função pode ser desligada.
 
O A-GPS é uma funcionalidade adicional ao tradicional GPS (...)
Resumindo: ao contrário do que muitas pessoas pensam, o N78 não tem GPS "tradicional", como têm por exemplo os modelos N95 e N96 e o 6110 Navigator.

Bem, desculpem esta minha (e de muita gente :p) confusão com o ter ou não ter GPS.


Cumps. ;)
 
Resumindo: ao contrário do que muitas pessoas pensam, o N78 não tem GPS "tradicional", como têm por exemplo os modelos N95 e N96 e o 6110 Navigator.

Bem, desculpem esta minha (e de muita gente :p) confusão com o ter ou não ter GPS.


Cumps. ;)

Tem pois !

- Built-in GPS receiver
- A-GPS support

ou aqui:

As with all the Nokia handsets announced at Mobile World Congress 2008, the Nokia N78 has a much improved GPS system, with several improvements for those who want to navigate on foot. Photographs taken with the camera can also be geotagged with the location automatically, a feature that has been missing for some time.

O N95, N82, 6110 Navigator têm também a funcionalidade A-GPS.

Talvez haja alguma confusão porque alguns modelos, como o N81, apesar de terem a aplicação Maps que funciona na perfeição com a excepção da localização do telemóvel, não têm antena GPS, a antena apenas poderá ser emparelhada exteriormente.

:)
 
PatrickBateman: está difícil de perceber hein :) assim curto e grosso para ver se percebes: não existe A-GPS sem GPS "tradicional" (creio que isto te resolve as dúvidas todas).

o que o A-GPS faz é, caso queiras, podes descarregar um ficheiro com coordenadas para ajudar o GPS "tradicional" a fixar os satélites mais depressa. Só pagas se descarregares o ficheiro via gprs. Se for possível descarregar via Wifi nem pagas nada, e os ficheiros costumam durar para algum tempo...

como não sei se sabes pelas perguntas que fazes... o GPS sabe a tua localização através da triangulação de vários satélites. ora para triangular, tem de os fixar, o que tradicionalmente demora algum tempo pois o gps não sabe onde andam os satélites. com o A-GPS, assim que ele fixa um satélite, como sabe a posição referencial dos outros, é muito mais rápido a fixá-los e a fazer a triangulação, resultando num TTF (Time to fix) muito menor.
 
PatrickBateman: está difícil de perceber hein :) assim curto e grosso para ver se percebes: não existe A-GPS sem GPS "tradicional" (creio que isto te resolve as dúvidas todas).
ehehehehe... pois estava. E o que mais me baralhou foi quando li que o "velhinho" Motorola E1000 tem AGPS. E que eu saiba, o E1000 não tem antena de GPS integrada... por isso pensei que o AGPS fosse um género de emulação de GPS mas via GSM... LOL

Mas pronto. Estamos sempre a aprender, e agradeço desde já a tua excelente explicação!
:kfold:


Já agora: que "chip" de GPS é que estes Nokia usam? Não deve ser o Sirf Star III... :D


Cumps.
 
Este N78 tem detalhes fabulosos... se houvesse um telemovel que combinasse as valias dele com as do N82, hipotecava a casa (que nem é minha) para comprar um :P

Assim afastei-me da ideia de comprar mais cedo ou mais tarde um N82 (acho o FM transmiter um must) e no entanto não iria para o N78 por pequenas coisas como já sonhar com a camera com 5MP e flash xenon >(
 
quando será a data de lançamento?
e preços?
estava previsto para Q2, logo entre abril e junho...

preços, a nokia anunciou 350 eur sem impostos, se bem que isso deve ser ajustado depois...

este telefone era o ideal para mim... mas aquele teclado... só depois de usar mesmo!
 
Back
Topo