1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

NOS FTTH

Discussão em 'NOS' iniciada por kep, 27 de Setembro de 2014. (Respostas: 3991; Visualizações: 313540)

  1. tomas_loeps

    tomas_loeps Power Member

    Eu também sou um cliente NOS satisfeito. O serviço não supera extraordinariamente as minhas expectativas mas que é globalmente de qualidade.
    Para mim, os únicos pontos negativos são o RF na norma DVB-C e o Wi-Fi do PowerRouter, que não é mau, mas podia é devia ser muito melhor, face à concorrência. Por cabo a net que contratei está lá. Nem sempre de forma estável mas suspeito que seja do PC, não tenho outro para testar. O Ping está sempre cravado nos 11ms. Não é do outro mundo, é igual ao que tinha em ADSL, mas é bastante estável nos jogos por exemplo e até hoje não tive um lag sequer.
    Em relação à velocidade contratada, tenho 400/100 e os testes dão-me sempre por volta dos 440 em dw e o up chega muitas vezes a 150mb.
    A nível de TV, a Uma é claramente superior à TV do MEO, para mim. Fui 2 anos cliente ADSL MEO por iptv e a Uma é mesmo muito boa e, tirando um pequeno bug na navegação na emissão em direto, a experiência da Uma dá 10-0 à da MEO, desde logo nas gravações automáticas em HD (as da NOS são em HD igual à emissão em direto enquanto as da MEO são um HD manhoso) além da excelente interface.

    É certo que a VDF, por exemplo, tem uns pormenores que a diferenciam positivamente, sobretudo na Internet, assim como a MEO neste campo, mas a Nos em ftth, pelo menos aqui, presta um serviço de qualidade e que, tirando esses pormenores, como diz o @Parkway, em nada deve às outras, sobretudo face à MEO.
     
  2. jarvaz

    jarvaz Power Member

    O RF na norma dvb-c não é defeito é feitio... Digo isto porque resulta da norma empregue em tudo o que é equipamento de tv da NOS e não seria comportável alterar isso, penso eu.

    Já o wifi do PowerRouter poderia certamente melhorar e desconfio que parte do mal está precisamente na configuração especial NOS. Já este pormenor começa a ser um defeito NOS porque parece querer inventar na "governação" do nosso wifi pelo menos desde o ZonHUB e nem vejo que isso tenha sido uma vantagem ou um plus da empresa: se era para ter maior facilidade na resolução, detecção de problemas relacionados com o wifi acho que ninguém o tem notado ...
    Mas como também não usam os dados que possuem dos nossos equipamentos (não só de internet mas também das boxes) para verificar eventuais problemas pelo menos quando os reportamos também não há muito a esperar no wifi...
    E se até a infraestrutura HFC deixaram chegar a um tal estado de degradação que parecem não saber o que lhe fazer para concluir um eternizado upgrade não sei que mais esperar...
    talvez a expansão para FTTH consiga ser concluida no prazo ou perto e como deve ser mais cedo que a resolução dos problemas na HFC, todos fiquemos servidos por um sistema que funcione em todo o lado em condições como há muito devia funcionar...
     
  3. tomas_loeps

    tomas_loeps Power Member

    Claro que sim. Não digo o contrário, é perfeitamente compreensível a norma que usam dado que, por terem sido dos primeiros em TV por assinatura, e dado que à época toda a estrutura de TV se baseava na norma -C, tenham todo o equipamento e sistemas baseados nesta norma e a sua conversão seja complexa e dispendiosa (ao contrário da VDF e MEO que, por serem mais recentes, já basearam a sua estrutura de TV em IP, deixando margem para o RF em DVB-T). Eu só apontei como aspeto negativo porque assim deixa de ser possível ter TV nas outras TV's sem box pois os descodificadores TDT não são compatíveis.

    Quanto à parte final, eu acho que a estratégia da NOS passa mesmo pelo que está plasmado naquela apresentação do NOS Transformation Day, que prevê até ao final de 2020 ter cerca de 80%, pelo menos, da rede fixa em FttH. Esse é o caminho. Pode ser mais caro no curto-prazo, mas numa óptica de longo termo, em Portugal e tendo em conta a estratégia da concorrência, o caminho da NOS só pode ser o da migração (quase) total para a Fibra. Só tendo uma rede assente (quase) na sua totalidade em FTTH é que a NOS pode ter capacidade de rivalizar em pé de igualdade com a MEO e a VDF. Não vejo o futuro passar pela continuação em HFC, com modernizações sucessivas, sobretudo tendo em conta a Fibra da concorrência. Acredito que, neste momento, eles estão só a tentar aguentar a rede DOCSIS, mexendo-lhe somente o necessário, para que esta suporte o que for possível enquanto a migração das zonas HFC para FTTH não é feita.
     
  4. Meotuga

    Meotuga Power Member

    É questão é mesmo essa...estás a falar numa ligação FTTH da NOS

    Eu tenho na minha rua HFC da NOS e FTTH da VDF e Meo e não dá para comparar o HFC da NOS com as restantes operadoras. Com em toda a zona envolvente.

    Nota: Tenho que ter alguma limitação no que refiro relativamente ao FTTH da NOS porque não conheço muitas pessoas com FTTH da NOS e portanto só posso mesmo falar do HFC da NOS. E nesse aspeto é o pior dos três operadores.

    A migração ??? Será a solução....falta saber quando...
     
  5. Cunha90

    Cunha90 Power Member


    Para quem faz um uso muito básico, ya serve, como servia um hfc ou 4G ilimitado.

    mas jogo diariamente com clientes NOS no Xbox Live no Rainbow six, black ops 4 e pubg. E todos os meus colegas na nos (que seja os ftth ou hfc) temos ping mais altos que os da MEO fibra. Sem falar que o ping é mais instável. Não é pk no vosso Speedtest o ping está ok que vais estar ok com os servidores de jogos que estão na maioria holanda, UK e belgica.

    depois nem falo de centenas de servidores de downloads espalhados pela Europa com o qual a NOS está capada ou com pouca ligação (bandwidth).

    tinha eu melhor ping com MEO ADSL também.

    e tive de comprar um router xiaomi router 4a para deixar de ter quedas de velocidade, ping e fraco alcance do wifi em 5Ghz e 2.4Ghz.
    e vieram me trocar 3x de router e ont para esses mesmos problemas ! Que claramente serviu para nada.
     
  6. tomas_loeps

    tomas_loeps Power Member

    A minha experiência é muito diferente. E é óbvio que em gaming nunca se tem os valores de ping de um speedtest, agora, eu posso garantir que, sendo cliente há quase dois meses, até hoje, não tive um único lag fosse em que server fosse e noto os valores bastante estáveis (variação, no máximo de 5ms). No UK ou na Holanda tenho sempre por volta dos 45ms estáveis (em servidores do faceit).

    Em relação à comparação com as ligações de clientes de outras operadoras, pelo que vou sabendo por quem joga comigo, no caso dos clientes MEO Fibra, não têm pings melhores que os meus (que também, tal como no meu caso, têm uma variação máxima de 5ms).
     
  7. Parkway

    Parkway Power Member

    Desde a Benedita até Alcobaça, as aldeias e vilas completamente fibradas pela NOS com partilha para a VDF.
    As zonas são ADSL, esses senhores da Nos ou VDF sabem onde e como atacar o monopólio ADSL da Altice, cumprimentos
     
  8. tomas_loeps

    tomas_loeps Power Member

    Mas a MEO/Altice já anda, pelo que me apercebo, na zona a correr atrás do prejuízo e a fibrar também, cerca de um ano depois da NOS pôr fibra (e localidades como Tornada, Caldas da Rainha, até começaram logo quase no dia a seguir).
    Ainda hoje me pergunto onde andaria a Fibra da Altice se a NOS (e a VDF) não tem passado fibra.
     
  9. jarvaz

    jarvaz Power Member

    Infelizmente o mesmo se passa por aqui perto: depois da cobertura quase completa das localidades em volta da cidade (que é zona HFC) e disponibilização da mesma ao abrigo do acordo de partilha com a Vodafone a MEO faz um contra ataque mediático acordando com as autarquias cobrir uma grande percentagem das mesmas - onde acredito que estaria ausente em FTTH e com cobertura adsl ou satélite.
    Claro que a concorrência é bem-vinda para os locais mas podiam ter uma visão mais generosa para quem nada tem ainda e procurar satisfazer essas necessidades. Só que isso não é notícia..
     
  10. tomas_loeps

    tomas_loeps Power Member

    E não está em vista a migração da cidade para FTTH, já que estão a fibrar as localidades em torno dela? Podiam aproveitar e, já que ali estão, faziam o trabalho que, mais tarde ou mais cedo, acabarão por ter de fazer...
    Na cidade só há NOS HFC? Qual é a cidade, se é que posso perguntar.
     
  11. Cunha90

    Cunha90 Power Member


    Para já obrigado pelo teu feed-back !

    mas é minha experiência é outra, por exemplo eu no Rainbow Six Siege tenho as vezes 33ms de ping como as vezes 44ms (sempre o mesmo servidor, WEU, que está na Holanda) e um amigo meu que resida em Lisboa com meo fibra está sempre a 25~27 de ping nas mesmas condições. Ambos estamos em fibra só que eu na NOS numa aldeia de Penafiel. Nunca é certo nível ping para a minha parte. Enquanto que com a MEO ADSL tinha menos velocidade mas tinha melhor ping e sempre certo.
    Por isso, também comparei com mais três pessoas com quem jogo que estão na NOS (mas eles estão em HFc) e não muda do meu. E essas três pessoas estão espalhadas por Portugal (Portimao, viana do castelo e rio tinto).
    Por isso não sei o que dizer nem pensar da NOS. Só que em termos de velocidades em certos serviços e ping para jogos não é o melhor.
     
  12. jarvaz

    jarvaz Power Member

    Já colocaram fibra numa rua não coberta por HFC e com ramificação para três ruas transversais
    A cidade é Pombal e vai no seguimento da cobertura de que fala o @Parkway pois comecei a ter conhecimento da instalação no distrito de Leiria por informações da zona dele e depois parece que vieram por ai acima. como ele diz a N1/IC2 está minada de cabos fibra NOS - e não estava. as localidades aqui em volta passaram de repente a ter Vodafone/NOS quando penso que só havia casos pontuais se existiam fora dos centros urbanos da área.
    A cobertura da cidade inicialmente foi feita pela Vodafone em 2015 com partilha com a MEO.
    Cá dentro tirando a rua que falo (poderá haver outras que desconheço se existem) temos a fibra da Vodafone, onde chegou, e a MEO usando a rede partilhada, além do HFC
     
  13. tomas_loeps

    tomas_loeps Power Member

    Bom dia!

    Aconteceu-me algo muito esquisito... Normalmente tenho sempre 11ms de Ping, mas do nada, ontem às 3h da manhã, passei a ter 3-4 ms. Fiz vários testes, tanto por cabo como por telemóvel, e estava a dar-me sempre esses valores baixos de latência.
    Está manhã, voltou ao mesmo... Já tenho de novo is 11ms....

    É normal? Já aconteceu a alguém?
     
  14. Parkway

    Parkway Power Member

    Deve ser a Nos a fazer testes na rede, possivelmente num futuro , o teu ping possa baixar para esses valores.
    Eu , na VDf quando a rede abriu andava nos 10ms, e agora passado 2 anos baixou para os 7 a 6 ms.
    Cumprimentos
     
  15. tomas_loeps

    tomas_loeps Power Member

    Obrigado! Também pensei que fosse esse o caso ou que talvez estivesse relacionado com a migração de 400Mbps para os 500Mbps... Custa-me a acreditar que seja bug dos testes pq testei a ligação em vários equipamentos e em mais do que uma aplicação de testes...
    Embora seja a hora mais adequada para fazer testes à rede, acho estranho eles terem assim alguém a trabalhar a esta hora ahah
     
  16. hjnr

    hjnr Power Member

    Turno d a noite... Esses testes às 21 deviam ser um espetáculo.

    Pelo menos testavam logo tudo, caso corresse mesmo mal.
     
  17. Parkway

    Parkway Power Member

    É a hora onde a maioria das pessoas estão a dormir, a rede está menos sobrecarga e onde iria existir menos reclamações.
    Faz sentido, as operadoras geralmente funcionam assim , porque são empresas gigantes e sempre com colaboradores em horário laboral.
     
  18. jarvaz

    jarvaz Power Member

    Alguns de nós vão testar nos próximos tempos... no meu caso não deve valer a pena mas se tiver oportunidade testo...
     
  19. tomas_loeps

    tomas_loeps Power Member

    Já há alguém com a net a 500 Mbps?
     
  20. Pinguinha

    Pinguinha Power Member

    Normalmente só aparece quando há em retenção, o que duvido que haja por ter sido uma alteração recente no site.