Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Eu ando aqui a ver se me aguento... O sensor da X-T1 é pequenino e queria fazer um upgrade.
Estou a pensar ir buscar uma 3 já que, honestamente, em termos de fotografia, a 3 e a 4 não serão muito diferentes sendo o sensor o mesmo. Acho que as diferenças se notarão maioritariamente em vídeo.
Não considero que a 4 seja um salto em termos de geração exactamente por causa disso e sempre dava um salto grande em termos de material, sem investir muito. Em Grey Market já se arranja a 3 por 950€...
 
Eu ando aqui a ver se me aguento... O sensor da X-T1 é pequenino e queria fazer um upgrade.
Estou a pensar ir buscar uma 3 já que, honestamente, em termos de fotografia, a 3 e a 4 não serão muito diferentes sendo o sensor o mesmo. Acho que as diferenças se notarão maioritariamente em vídeo.
Não considero que a 4 seja um salto em termos de geração exactamente por causa disso e sempre dava um salto grande em termos de material, sem investir muito. Em Grey Market já se arranja a 3 por 950€...

IBIS mesmo para fotografia é um salto brutal. Se não te fizer falta a diferença de $$$ não hesites.
 
IBIS mesmo para fotografia é um salto brutal. Se não te fizer falta a diferença de $$$ não hesites.

Saltei de uma XT1 para uma XT3 no lançamento desta ultima, não podia estar mais satisfeito... Confesso que sou consumista, mas a XT4 não mexeu cmg, sinto que os ganhos são marginais para o meu tipo de fotografia, vais ficar muito satisfeito com a XT3, é um upgrade bastante significativo à XT1. Vai em frente.
 
Fotograficamente falando acho o salto x-t3 para x-t4 maior que da x-t2 para a x-t3.
Pois, eventualmente... Mas já agora gostava de saber a tua opinião sobre isso @APedro.
Achas que será maior do que o salto da 1 para a 3?

É das tais coisas, não gosto muito de andar atrás nestas cenas da tecnologia porque comprando agora uma 3, vou comprar uma máquina que já tem algum tempo de mercado e isso faz-me sempre pensar (o que também tem benefícios, note-se).
Mas o que sinto com a 4 é que me parece que evoluiu para dar resposta maioritariamente às necessidades da malta do vídeo (IBIS, ecrã completamente articulado, maior bateria...).
Ou seja, basicamente temos um cruzamento da XH1 com a X-T3...
Se a máquina tivesse saído com um novo sensor, aí sim, diria que era uma nova geração e que talvez valesse o investimento. Assim, já me custa a dar esse salto... Posso estar a ver a coisa mal...
 
Pois, eventualmente... Mas já agora gostava de saber a tua opinião sobre isso @APedro.
Achas que será maior do que o salto da 1 para a 3?

É das tais coisas, não gosto muito de andar atrás nestas cenas da tecnologia porque comprando agora uma 3, vou comprar uma máquina que já tem algum tempo de mercado e isso faz-me sempre pensar (o que também tem benefícios, note-se).
Mas o que sinto com a 4 é que me parece que evoluiu para dar resposta maioritariamente às necessidades da malta do vídeo (IBIS, ecrã completamente articulado, maior bateria...).
Ou seja, basicamente temos um cruzamento da XH1 com a X-T3...
Se a máquina tivesse saído com um novo sensor, aí sim, diria que era uma nova geração e que talvez valesse o investimento. Assim, já me custa a dar esse salto... Posso estar a ver a coisa mal...

Dizer que o IBIS só serve para vídeo não é bem verdade. Vais ganhar tal como dizes em situações de luz fraca mas também com a utilização de lentes tele. Se calhar não vai ser útil 90% das vezes mas vai permitir-te tirar shots que numa situação normal não conseguirias.
Agora é mais cara e maior que a X-T3, portanto é uma questão de veres se para ti compensa.

A X-T3 (e a 30 for that matter) teve uma evolução brutal no que diz respeito ao AF. Se vias isto como uma limitação vais ficar muito satisfeito. E ao preço a que está agora também é muito apetecível. Vais muito bem servido.

Eu também sou como tu, não gosto de comprar as coisas mal saem para o mercado. O que muito provavelmente vou fazer é comprar a X-T4 daqui a um ano ou assim.
 
Pois, eventualmente... Mas já agora gostava de saber a tua opinião sobre isso @APedro.
Achas que será maior do que o salto da 1 para a 3?

É das tais coisas, não gosto muito de andar atrás nestas cenas da tecnologia porque comprando agora uma 3, vou comprar uma máquina que já tem algum tempo de mercado e isso faz-me sempre pensar (o que também tem benefícios, note-se).
Mas o que sinto com a 4 é que me parece que evoluiu para dar resposta maioritariamente às necessidades da malta do vídeo (IBIS, ecrã completamente articulado, maior bateria...).
Ou seja, basicamente temos um cruzamento da XH1 com a X-T3...
Se a máquina tivesse saído com um novo sensor, aí sim, diria que era uma nova geração e que talvez valesse o investimento. Assim, já me custa a dar esse salto... Posso estar a ver a coisa mal...

Para mim, a X-T2 continua a ser um óptimo equipamento.

Tenho uma X-H1 que serve de 2o equipamento mas não deixo a X-T2 por nada.

Dito isto, se não tens nenhuma e queres optar, diria que a X-T3 é o melhor investimento para o € que despendes.

Se tens uma X-T2 e estás satisfeito, não há necessidade de fazeres upgrade.

Se tens a 3 acho então que, se não sabes porque precisas da X-T4 é porque não precisas mesmo.

A X-T4 acho que é um óptimo equipamento para quem muda de sistema e tem logo um bom orçamento para investir ou para quem independentemente do sistema que tem, tem dinheiro para investir.
 
Satisfazer o nosso apetite por novos equipamentos sem qualquer justificação é tudo menos investir...
Tal como em tudo na vida, cada um sabe de si e o tipo que está lá em cima sabe de todos. As motivações de cada um são, bem, isso mesmo: as motivações de cada um. A partir do momento em que a subjectividade entra em campo, acho que qualquer discussão sobre isto acaba por ser pouco produtiva.

Eu tenho uma X-T1 e sinto que, por exemplo, um sensor maior talvez fosse mais adequado às minhas necessidades/características/defeitos.
Confesso que sou um pixel peeper; que sou algo preguiçoso ao nível da composição e em pós preciso muitas vezes de fazer crops granditos para chegar ao resultado que pretendo; que só tenho a 18-55 que, apesar de ser uma excelente lente de kit, tem as suas limitações a nível de IQ e ainda não consegui que me apresentasse resultados consistentemente bons (falha minha, provavelmente).

Resultado, quando ando com a máquina, acabo muitas vezes por estar mais centrado na captura do momento com uma exposição correcta, do que com a composição porque sei que vou mexer no pós (que é algo que também gosto de fazer, apesar de não ser nenhum mestre lol). E depois acaba por ser um ciclo vicioso... Errado eu sei, mas é o que é...

Nestes dois últimos pontos que referi, claro que posso melhorar sem que isso passe por mudar de máquina! Estudar mais o processo de composição e treinar e comprar melhor vidro, seriam as respostas mais óbvias.

Em termos de cor e facilidade de obter uma imagem final que me agrada, sinto que fiquei a ganhar quando passei da D90 para a X-T1. Os perfis de cores da Fuji agradam-me mesmo muito e a profundidade que as imagens têm é incrível.

Mas em termos de detalhe/sharpness, quando faço crop às fotos da D90 e da X-T1, parece que as da D90 têm mais detalhe.
Foi algo que me surpreendeu porque o sensor da D90 era mais pequeno e a máquina bem mais antiga.
Bem sei que esta comparação feita assim é difícil e pode ser enviesada, porque há vários factores que entram na equação, mas falo de uma comparação entre uma máquina e outra, ambas com a lente de kit (a D90 com a 18-105 e a X-T1 com a 18-55).

Há algo relacionado com isto que sempre me fez alguma confusão: o tamanho dos ficheiros exportados com a X-T1. Os RAF normalmente andam ali nos 30mb e as fotos exportadas como JPEG, regra geral, não me ficam com mais de 5/6mb.
Com os mesmos settings de exportação (tudo definido para ter o máximo de qualidade), usando a X-T3 de um amigo, as imagens ficam quase com o triplo do tamanho. Isto leva-me a crer que estou a perder informação e não sei porquê ou como... Mudar para o Capture One também ajudaria alguma coisa, mas reaprender uma data de processos é algo para o qual estou sem grande motivação/tempo nesta fase da vida.

Claro que se percebe que o IBIS tem as suas vantagens para a fotografia, principalmente em fotos handheld e com baixas velocidades, mas dado o bom comportamento dos ficheiros com ISO's altos, acaba por o seu maior benefício notar-se mais em vídeo (é apenas a minha opinião com base no que fui pesquisando). Por isso digo que este não é um verdadeiro salto geracional e que esse acontecerá quando sair um novo sensor. A X-T4 parece-me uma máquina de transição e parece-me até um teste ao mercado para poderem decidir se lançam ou não a XH2 (apesar de já terem dito que a linha será para manter). Claro que a 4 é a uma máquina superior às anteriores, quanto a isso nem há discussão.
 
Mas que conversa é essa? Os sensores da D90, da X-T1, X-T2, X-T3, X-T4 são todos do mesmo tamanho... APS-C (~24 x 16 mm)

MFT sim, são sensores mais pequenos (17.3 mm × 13.0 mm). Os das Canon (não FF, com ~22.3 x 14.9 mm) são ligeiramente mais pequenos que os APS-C, e depois há os sensores FF (36x24mm) que são efetivamente maiores que os APS-C
 
Ok, terminologia errada. Estava a referir-me à resolução e não ao tamanho físico do sensor
O sensor da D90 é de 12.3 megapixels e o da X-T1 é de 16.7 megapixels.
(sim, eu sei que mais megapixels não equivale directamente a mais qualidade).
 
Eu ando aqui a ver se me aguento... O sensor da X-T1 é pequenino e queria fazer um upgrade.
Estou a pensar ir buscar uma 3 já que, honestamente, em termos de fotografia, a 3 e a 4 não serão muito diferentes sendo o sensor o mesmo. Acho que as diferenças se notarão maioritariamente em vídeo.
Não considero que a 4 seja um salto em termos de geração exactamente por causa disso e sempre dava um salto grande em termos de material, sem investir muito. Em Grey Market já se arranja a 3 por 950€...

Se o ibis não é importante para ti acho que o a X-T3 pode ser uma boa solução dado que baixou de preço graças á saída da X-T4.

Os sensores são os mesmos por isso em termos de IQ devem estar on pair. O sistema de AF da X-T4 foi melhorado mas se não fotógrafas coisas em acção secalhar não faz muita diferença. Mesmo se fosses usado eye AF acho que pelo que vi em vídeos e etc este sistema de AF no qué respeita ao eye não é nada de especial.

Se tiras muita fotografia em baixa luz secalhar o ibis é importante, mas lá está depende tbm do subject que que vais fotografar.

Que tipo de fotografia fazes?
 
A diva chegou. Vai ser usada para portraits e candids.

Acho que dispensa apresentações. A qualidade de imagem é top e o bokeh é fenomenal. Parece que se derrete e é cremoso. É um pouco pesada, mas até que balança bem com a a 6D.

IMG-20200526-211123-02.jpg


Realmente investir em lentes é mais importante que em corpos (câmeras). Estas vão e vem, mas as lentes ficam e normalmente não perdem muito valor. No meu caso ainda uso a 6D e ainda tenho espaço para crescer para a 5DMKIV e a EOS R.

A lente a f/1.2 é um pouco difícil acertar e fazer nail do ponto que queremos focar, mas já estou a apanhar o jeito.

Gostaria de arranjar tbm a 35mm f/1.4 II mas é difícil encontrar em segunda mão. Material em excelente estado em segunda mão, uma pessoa consegue poupar uma boa massa.

Uma vez tendo a 35mm acho que fecho o meu set de lentes.

Desculpem a qualidade mas tirei com o que tinha a mão, um telemóvel esperto.
 
Última edição:
Tantas vezes estive quase a comprar uma dessas...mas nunca avancei, maioritariamente por causa do valor que é por uma lente fixa.

Mas agora não me vejo a comprá-la. Acho que só se vier a ter mesmo necessidade da robustez, ou então por puro capricho (mas não seria a minha primeira escolha enquanto capricho).
Creio que as primes não saem à rua desde o ano passado. Desde que tenho o conjunto 24-70 + 70-200, saio sempre com essas duas, ou então só com a 24-105mm.

Mas são lentes fabulosas. São daquelas que nunca mais se vende, mesmo que tenham pouco uso.
 
Tantas vezes estive quase a comprar uma dessas...mas nunca avancei, maioritariamente por causa do valor que é por uma lente fixa.

Mas agora não me vejo a comprá-la. Acho que só se vier a ter mesmo necessidade da robustez, ou então por puro capricho (mas não seria a minha primeira escolha enquanto capricho).
Creio que as primes não saem à rua desde o ano passado. Desde que tenho o conjunto 24-70 + 70-200, saio sempre com essas duas, ou então só com a 24-105mm.

Mas são lentes fabulosas. São daquelas que nunca mais se vende, mesmo que tenham pouco uso.

Compreendo te bem. Baseado nas conversas que ja' tivemos aqui no forum não és muito pessoa de usar primes. As zooms que falas são realmente as standards para quem usa zooms. Diria que para quem goste mais de zooms a 24-70mm f/2.8L e a 70-200mm f/2.8L são os goals e no que toca a primes para mim as de eleição são a 35mm f/1.4L e a 85mm f/1.2L. Talvez a 135mm f/2L poderia também ser adicionada dependendo da necessidade. Ou invés da 135mm colocar a 70-200mm f/2.8L para ter as opções de 135mm e 200mm, que foi o que fiz. So me falta mesmo a 35mm f/1.4L para completar o meu set.

Qual é a tua lente de capricho?

E' lógico que ha' depois as alternativas como a sigma - aquela 135mm f/1.8 é brutal mas dado que não são muito famosas por causa do sistema de focagem - ha controvérsia, não é algo que arriscaria investir. Tenho curiosidade em saber se estes problemas que têm sido reportados aplicam-se às mirrorless. O pessoal nos grupos que frequento em geral dizem que as lentes deles portam-se todas muito melhor nas mirrorless quer seja lente da mesma marca que a camera, ou terceiras ou usando certas lentes de uma marca numa camera de outra marca recorrendo a adaptadores.
 
Baseado nas conversas que ja' tivemos aqui no forum não és muito pessoa de usar primes.
Agora não sou muito. Converti-me às zooms, progressivamente, há coisa de ano e meio para cá, mas antes disso andava sempre agarrado às primes. Cheguei a ter kits de 5/6 lentes em que só uma era zoom, e com pouco uso.
Só quando comprei a minha primeira zoom f/2.8 (17-55mm) é que comecei a perder o hábito.


Qual é a tua lente de capricho?
Acho que nunca foi só uma, e o problema é esse :biglaugh:
Uma já tenho, a Sigma 35mm f/1.4 Art.
Poderia também colocar na lista a EF 85mm f/1.2 L (qualquer uma), ou então a EF 135mm f/2 L. Quer uma, quer outra, já estive quase a comprar, mas como entretanto passei a usar muito mais as zooms, as ideias de primes ficaram todas em standby. Para o material ficar ali parado na caixa, prefiro não comprar. Já me sinto muito bem equipado como estou.

Tenho curiosidade em saber se estes problemas que têm sido reportados aplicam-se às mirrorless
Não, as mirrorless actuais da Canon usam dual pixel AF, portanto a focagem delas é igual às DSLRs em live view (70D, 80D, 90D, 5D4, 6D2...). Em live view as lentes de terceiros eram sempre fiáveis, as variações eram só no PDAF.
 
Ok não sabia. Mas isso quer dizer que por exemplo quer a 70D ou 6D2 ou a EOS R usa o que para focar, contraste?

Tenho de pesquisar sobre isso. Mas não me parece que seja contraste. A minha 6D1 parece que usa contraste e aquilo é lento como tudo lol

Mas sinceramente vejo me a tirar fotos em 'live view' Nas mirrorless do que nas DSLR por causa do tamanho das mesmas.
 
Novo Ok não sabia. Mas isso quer dizer que por exemplo quer a 70D ou 6D2 ou a EOS R usa o que para focar, contraste?
No OVF as DSLRs que aí dizes usam phase detection (PDAF), e na live view usam dual pixel AF. Já as mirrorless, usam dual pixel AF em tudo.

O desempenho da live view delas é muito semelhante ao PDAF duma DSLR, sendo melhor nas mais recentes. A 70D foi a primeira e é um bocadinho de nada mais lenta. Depois apareceram outras, com melhor desempenho, como a 80D, 5D4, M5, M6...que já eram bastante eficazes a focar em live view.
As EOS R, ***** e M6 Mark II (em qualquer circunstância), e as 1DX Mark III e 90D (em live view) são as mais recentes, e são ainda mais rápidas, tendo já um desempenho em dual pixel AF comparável ao phase detection (PDAF) do OVF das DSLRs.

Com o phase detection havia essas manhas com as lentes 3rd party, mas em live view elas funcionaram sempre bem. Uma vez que as novas câmaras (as mirrorless) já só incorporam para tudo o sistema de focagem que as anteriores apenas usavam em live view, as lentes de terceiros passaram a funcionar sempre muito bem.
 
Última edição:
Back
Topo