Novo modelo de PS3 com 512MB XDRAM?

Isso já aconteceu na PSP, ó malta.
E os jogos funcionam todos nas várias versões da consola.



Isso mesmo aconteceu na psp fat versus slim ...

Quanto á noticia não me afecta pois concerteza que se passará o mesmo que no ex da psp .. em que todo o softw . funciona na perfeição em ambas .

Mas ... penso que até seria boa ideia a sony caso a noticia a ser real ... abrir o uso desses 256 mb extra aos developers ou lá o que sejam com a condição de :

Em caso de uso dessa memo extra a produtora teria de disponibilizar no mesmo BR a versão ou em alternativa o codigo bypass para as consolas mais fracas .

Seria tipo metia-se o BR do jogo a consola lia o jogo e corria o codigo X no caso de 256 mb ou Y no caso de 526 mb .

Claro isto é apenas uma ideia .
 
E sem querer entrar em console wars. Acho que práticamente todos os exclusivos PS3 têm sido excelentes e demonstrado de uma forma cabal as capacidades do hardware. MGS4, GT5, Uncharted, por ai fora. Difícilmente encontro exclusivos X360 ao mesmo nível e sinceramente tendo em conta que está à mais tempo no mercado e essa conversa todo do hardware fácil e familiar, teria obrigação de ter melhor nível do que têm. Talvez a arquitectura e hardware da PS3 seja de facto superior, pelo menos os exclusivos têm demonstrado isso.


Não podes entrar em comparaçoes entre as duas consolas, baseandote em exclusivos, porque nao tens uma "prova" que uma ou outra nao fariam igual se tivessem esse memso jogo no seu catalogo, por isso utilizar um MSG4 para dizer que a ps3 é mais poderosa que uma xbox360, é a mesma coisa que utilizar um gears of war e dizer que aquele jogo nao ia correr taõ bem como na xbox360
 
Na PSP Slim os 32mb adicionais são usados somente para UMD Cache, de forma a acelerar os loadings.

Na PS3 por acaso, +256Mb poderia ser positivo para a experiência com Linux. Seja como for, como consola a PS3 não está limitada apenas aos 256 MB XDR RAM, tem mais 256 MB GDDR3 VRAM que podem ser acedidos. Embora como arquitectura os 256Mb XDR sejam para assistir o CPU e os 256 MB GDDR3 VRAM para assistir o GPU, sempre foi possível combinar as duas.
 
Última edição:
Não podes entrar em comparaçoes entre as duas consolas, baseandote em exclusivos, porque nao tens uma "prova" que uma ou outra nao fariam igual se tivessem esse memso jogo no seu catalogo, por isso utilizar um MSG4 para dizer que a ps3 é mais poderosa que uma xbox360, é a mesma coisa que utilizar um gears of war e dizer que aquele jogo nao ia correr taõ bem como na xbox360
Não é absoluto mas é indicativo e o mais próximo possível de se perceber até que ponto anda o potencial destas máquinas em termos gerais.

Não me refiro somente ao MGS4, refiro-me mesmo à generalidade dos exclusivos. O Gears of War é um bom exemplo das capacidades da X360, mas depois tens os restantes exclusivos, Halo 3, Forza 2, e muitos mais, com uma qualidade muito standard. Em contra-partida na PS3 vejo muitos exclusivos com uma qualidade standard mais elevada em diferentes géneros de jogos.

O que é irónico, ao fim ao cabo a X360 está à mais tempo no mercado e supostamente todos gabam a facilidade de desenvolver para a máquina quando comparada com a PS3. E depois naqueles jogos em que supostamente as equipas se dedicam a explorar o hardware das máquinas, vê-se melhores resultados na PS3. Ou seja, parece que a tal arquitectura complexa da PS3 com Cell, BR's e essas tretas todas, afinal de contas não é tão falaciosa como inicialmente se quis passar.

Atenção que não quero entrar em console wars. Não tenho X360 nem PS3, mas jogo frequentemente as duas, por acaso até mais X360.
 
Passo-me já se isso for verdade. Como ali o cesarita disse, um gajo aqui a comprar a consola por 600€ no tempo em que ela saiu, e agora chutam um novo modelo cá para fora mais potente e mais barato? Isso é fazer pouco das pessoas.
 
Passo-me já se isso for verdade. Como ali o cesarita disse, um gajo aqui a comprar a consola por 600€ no tempo em que ela saiu, e agora chutam um novo modelo cá para fora mais potente e mais barato? Isso é fazer pouco das pessoas.
Porque é que tem de ser definido como mais potente? Ou a PSP slim é mais potente que a Fat?

A ter mais RAM dificilmente será usada em jogos, a ser por aí não é o mesmo que o comprador de uma PS3 dizer que comprou uma de 40/60 GB só para algum tempo depois terem 80 GB ao mesmo preço/mais baratas? Com a diferença que o disco pode ser substituido, certo, mas... Quantos o irão ponderar substituir? E mais ao mesmo preço é melhor claro... Mas não é mais potente.

A keyword aqui é "tem mais memória/capacidade de armazenamento" não potencia; e mesmo que fosse... Não irá ser usada em jogos. Dito isto... 256 MB de RAM a serem usados para caching do BluRay não era mal pensado para fazer fetch para uma memória mais rápida que o disco rigido.
 
Concordo com o I_EAT_All. Essa memoria extra, muito provavelmente, seria para carregar o XMB ou para ser usado com o SO e não para jogos.
 
Não é absoluto mas é indicativo e o mais próximo possível de se perceber até que ponto anda o potencial destas máquinas em termos gerais.

Não me refiro somente ao MGS4, refiro-me mesmo à generalidade dos exclusivos. O Gears of War é um bom exemplo das capacidades da X360, mas depois tens os restantes exclusivos, Halo 3, Forza 2, e muitos mais, com uma qualidade muito standard. Em contra-partida na PS3 vejo muitos exclusivos com uma qualidade standard mais elevada em diferentes géneros de jogos.

O que é irónico, ao fim ao cabo a X360 está à mais tempo no mercado e supostamente todos gabam a facilidade de desenvolver para a máquina quando comparada com a PS3. E depois naqueles jogos em que supostamente as equipas se dedicam a explorar o hardware das máquinas, vê-se melhores resultados na PS3. Ou seja, parece que a tal arquitectura complexa da PS3 com Cell, BR's e essas tretas todas, afinal de contas não é tão falaciosa como inicialmente se quis passar.

Atenção que não quero entrar em console wars. Não tenho X360 nem PS3, mas jogo frequentemente as duas, por acaso até mais X360.



Sempre pensei de modo similar .
 
todos nós sabemos que a PS3 tem dois bancos de 256MB..

acontece que, a memória mais usada é o banco de GDDR3...que é usado pelo RSX (chip gráfico).

muitos jogos são desenhados apenas para esse banco...

isto porque, passo a explicar:

1) o RSX (GDDR3) aceder à XDR (CELL) é lento pra caraças....

2) o CELL (XDR) aceder à GDDR3 (RSX) é rápido..


ora, como a maioria dos jogos DEVERIA funcionar como método demonstrado em 1), poucos querem ir buscar a memória ao banco do CELL. ficando praticamente na generalidade dos jogos, apenas com 256MB para texturas......

ora...isso é um grande ponto negativo.... e para contornar isso, requer optimizações e mais optimizações... ou seja, mais do mesmo em termos de dificuldade, tempo dispendido...etc...

é mais uma coisa a dificultar na arquitectura da PS3...
seria muito melhor com um sistema de memória unificada como a XBOX360 usa...


acreditem que: se os papéis fossem invertidos, ou seja, a Xbox tinha sido a ps2 da geração passada, actualmente, ninguem ia pegar na ps3... menor userbase e ainda por cima dificil ???

daí a Xbox360 necessitar mesmo de ser fácil de programar para cativar os publishers..

ou acham que ser nº3 e ainda por cima complicado é fórmula de sucesso ???
 
Independentemente de como essa memória extra pode ser usada, esse upgrade é um erro. Fazer uma marketing de uma consola para 10 anos e uma consola de futuro, para depois lançar "à pressa" um modelo com mais memória ram é um tiro no pé. Muita gente irá ficar descontente e vai sentir-se enganada.
 
Porque é que tem de ser definido como mais potente? Ou a PSP slim é mais potente que a Fat?

A ter mais RAM dificilmente será usada em jogos, a ser por aí não é o mesmo que o comprador de uma PS3 dizer que comprou uma de 40/60 GB só para algum tempo depois terem 80 GB ao mesmo preço/mais baratas? Com a diferença que o disco pode ser substituido, certo, mas... Quantos o irão ponderar substituir? E mais ao mesmo preço é melhor claro... Mas não é mais potente.

A keyword aqui é "tem mais memória/capacidade de armazenamento" não potencia; e mesmo que fosse... Não irá ser usada em jogos. Dito isto... 256 MB de RAM a serem usados para caching do BluRay não era mal pensado para fazer fetch para uma memória mais rápida que o disco rigido.

É, mais a PSP Slim faz coisas que a Fat não faz. Tipo o Skype.
 
É, mais a PSP Slim faz coisas que a Fat não faz. Tipo o Skype.
E isso é realmente relevante? Tenho uma Slim e nunca vou fazer uso de tal feature. O chato é eles efectivamente largarem o suporte e adição de features ao modelo antigo (se acontecer, que não é garantido)... Mas é algo irrelevante se o spec para jogos está lá e vai estar sempre, bem como as features para eles. E dito isto a PS3 não tem a quantidade de RAM diminuta da PSP que não lhe dê para fazer um bocadinho de mais ginastica a enfiar uma aplicação qualquer lá, e... tem o disco rigido.
 
Última edição:
Porque é que tem de ser definido como mais potente? Ou a PSP slim é mais potente que a Fat?

A ter mais RAM dificilmente será usada em jogos, a ser por aí não é o mesmo que o comprador de uma PS3 dizer que comprou uma de 40/60 GB só para algum tempo depois terem 80 GB ao mesmo preço/mais baratas? Com a diferença que o disco pode ser substituido, certo, mas... Quantos o irão ponderar substituir? E mais ao mesmo preço é melhor claro... Mas não é mais potente.

A keyword aqui é "tem mais memória/capacidade de armazenamento" não potencia; e mesmo que fosse... Não irá ser usada em jogos. Dito isto... 256 MB de RAM a serem usados para caching do BluRay não era mal pensado para fazer fetch para uma memória mais rápida que o disco rigido.

já não bastava a redudância de dados multiplicados no blu-ray, instalações no disco rígido, e agora, ainda é preciso um buffer dedicado de 256MB !!!!!!!!! ???? arre, mas afinal o blu-ray é um feature ou uma pain-in-the-ass ???
 
já não bastava a redudância de dados multiplicados no blu-ray, instalações no disco rígido, e agora, ainda é preciso um buffer dedicado de 256MB !!!!!!!!! ???? arre, mas afinal o blu-ray é um feature ou uma pain-in-the-ass ???
Apenas se falou de potenciais usos para 256 MB de RAM extra. É uma hipótese como outra qualquer basicamente, estando lá podem usar para isso, podem não usar para nada, o que seja.

Ser um buffer dedicado precisaria de optimização em paralelo com a utilização do disco o que não compensa, eu referia-me meramente a ser um buffer juntamente com o disco; ou seja, um jogo que use o disco para buffer, a ter mais RAM... passava a usar preferencialmente essa RAM que é de acesso mais rapido, tanto para escrita como consulta, e só quando excedia passava a disco. Um pouco como se faz com muitas aplicações em PC.

Nota também que os ganhos de tal abordagem eram especificos dependendo de o jogo efectivamente fazer uso do disco para cache (transferencia de dados mais rápida que a de leitura do bluray)... Se o jogo já estava a usar o disco rigido para fetch e conseguia esconder os loadings, ou se nem o usava e não tinha loadings (ou mesmo, se o usava e tinha loadings)... nestes casos, não terás ganhos de maior.
 
Também é um abuso eu comprar o portatil XPTO por 1000€ e dois meses depois ter mais RAM, mais Disco, etc por 800€ por exemplo...

A tecnologia é assim mesmo. Quem pôde dar 600€ pela consola no inicio sujeitou-se.
Até podia ter sido um imenso flop como a Dreamcast, mas pelos vistos a consola ainda vai durar, logo o vosso investimento está seguro.
 
Também é um abuso eu comprar o portatil XPTO por 1000€ e dois meses depois ter mais RAM, mais Disco, etc por 800€ por exemplo...

A tecnologia é assim mesmo. Quem pôde dar 600€ pela consola no inicio sujeitou-se.
Até podia ter sido um imenso flop como a Dreamcast, mas pelos vistos a consola ainda vai durar, logo o vosso investimento está seguro.
Comparar uma consola com 1 computador é no mínimo ridículo.
Uma consola deveria ser idêntica durante a sua vida, as mesmas specs, não sair hoje uma com uma gráfica xpto e 2 anos depois uma com uma gráfica mais rapida.
Deverá sim sair modelos com melhores componentes, que aqueçam menos e que gastem menos.
Quanto a isto da Ram da PS3, cheira-me a treta, não tou a ver a sairem consolas com mais ram que outras, ou então se sairem, ninguém da Sony o virá a dizer oficialmente.
 
Comparar uma consola com 1 computador é no mínimo ridículo.
Uma consola deveria ser idêntica durante a sua vida, as mesmas specs, não sair hoje uma com uma gráfica xpto e 2 anos depois uma com uma gráfica mais rapida.
Deverá sim sair modelos com melhores componentes, que aqueçam menos e que gastem menos.
Quanto a isto da Ram da PS3, cheira-me a treta, não tou a ver a sairem consolas com mais ram que outras, ou então se sairem, ninguém da Sony o virá a dizer oficialmente.

Mas tambem não podes comparar estas consolas actuais com as consolas anteriores. Estas têm muito mais funcionalidades. Mas este RAM extra nem deve ser para jogos, mas sim para uso do SO e do XMB. Até porque, a serem usados em jogos, so daqui a uns anos veríamos esse RAM extra a ser usado. Daí eu dizer que não será usado em jogos mas sim nas funcionalidades da PS3.
 
Não é absoluto mas é indicativo e o mais próximo possível de se perceber até que ponto anda o potencial destas máquinas em termos gerais.

Não me refiro somente ao MGS4, refiro-me mesmo à generalidade dos exclusivos. O Gears of War é um bom exemplo das capacidades da X360, mas depois tens os restantes exclusivos, Halo 3, Forza 2, e muitos mais, com uma qualidade muito standard. Em contra-partida na PS3 vejo muitos exclusivos com uma qualidade standard mais elevada em diferentes géneros de jogos.

O que é irónico, ao fim ao cabo a X360 está à mais tempo no mercado e supostamente todos gabam a facilidade de desenvolver para a máquina quando comparada com a PS3. E depois naqueles jogos em que supostamente as equipas se dedicam a explorar o hardware das máquinas, vê-se melhores resultados na PS3. Ou seja, parece que a tal arquitectura complexa da PS3 com Cell, BR's e essas tretas todas, afinal de contas não é tão falaciosa como inicialmente se quis passar.

Atenção que não quero entrar em console wars. Não tenho X360 nem PS3, mas jogo frequentemente as duas, por acaso até mais X360.


Nota: já tive Ps3 - infelizmente avariou (BR) e pedi a devolução do dinheiro. Agora tenho a 360 e quero voltar a ter a ps3 e precisamente porque ja exprimentei as duas e são as duas magnificas. A Ps3 parece-me a mim melhor maquina, não tem slowdowns e os exclusivos até agora mostraram-me melhores graficos que a 360. Mas o online da 360 é o seu ponto forte, é verdade que se paga, mas para quem gosto de jogar online nem nota o que paga!

O ideal para quem gosta de jogos e obviamente para quem pode é ter as duas e ainda assim para quem quer mesmo graficos graficos então deverá optar por um PC...
 
Back
Topo