Artigo Os jogos AAA estão condenados como os conhecemos?

Eu gostava de saber é se o custo/lucro de um jogo AAA hoje em dia é comparavel com um custo/lucro de um Sonic ou um Shinobi nos anos 90.

Tanto o custo como o lucro são infinitamente superiores, mas mesmo assim ainda ficam aquem dos lucros dos free 2 play mobile de hoje em dia. Para dar um exemplo recente, no mês passado o pokemon go, um jogo que muitos afirmam estar morto, fez 176 milhões de dólares! Isto 3 anos depois de ter saído...
 
Se calhar expressei-me mal . Eu estava a tentar referir a evolução da forma como foram encontrando formas de ir buscar mais dinheiro ao bolso dos consumidores .

Inicialmente tínhamos jogos completos , depois expansões , etc .

A questão é que naquela altura tinhas os jogos completos e ainda tinhas as expansões que era muita da vezes 70% de um jogo dito completo. Podia-se dizer que valia a pena o dinheiro investido neles, e franchises como o Call of Duty ou Medal of Honor faziam isso muito bem.
 
Ao contrário da maioria não acho que o "futuro seja negro" ou que esta geração seja pior que gerações passadas.

Houve tanto flop na industria ao longo dos anos, todas as grande marcas falharam, algumas caíram, outras uniram-se, a maioria adaptou-se.

Super Mario All Stars (1993) ---> Super Mario All Stars + Super Mario World (1994)
Last of Us (2013) ---> Last of Us + Last of Us: Left Behind (2014)

Como estes muitos outros exemplos do mesmo módulo em eras diferentes e supostamente títulos AAA nas suas gerações correspondentes.

Hoje em dia claramente deve haver mais jogos que no passado, mas as promoções são uma constante.
Comprar jogos no lançamento é ridículo, quando em pouco tempo estão com preço cortado nas lojas digitais, vendidos a 1$ nos bundles da internet, ou naquelas "leve 3 pague 2 / dias sem IVA" que por aí andam.

Fora os serviços de subscrição que "oferecem" jogos ou disponibilizam um catálogo gigante que com cada vez mais usuários informados tornam-se serviços óptimos para famílias.
Aliás o digital está tão forte que surgiram empresas a fazer "edições limitadas" para venderem uma resma de unidades aos que ainda querem ter material nas prateleiras.
As empresas estão desesperadas para vender e cada vez parece que o consumidor quer pagar menos e menos, logos eles têm de vender mais e mais.

Atenção que os consumidores mudam, a forma como uma pessoa de 40 anos consome este tipo de coisas hoje em dia não é igual a uma pessoa de 20.

A industria dos videojogos é muito jovem, tem muito que errar e aprender ainda.
 
Ao contrário da maioria não acho que o "futuro seja negro" ou que esta geração seja pior que gerações passadas.

Houve tanto flop na industria ao longo dos anos, todas as grande marcas falharam, algumas caíram, outras uniram-se, a maioria adaptou-se.

Super Mario All Stars (1993) ---> Super Mario All Stars + Super Mario World (1994)
Last of Us (2013) ---> Last of Us + Last of Us: Left Behind (2014)

Como estes muitos outros exemplos do mesmo módulo em eras diferentes e supostamente títulos AAA nas suas gerações correspondentes.

Hoje em dia claramente deve haver mais jogos que no passado, mas as promoções são uma constante.
Comprar jogos no lançamento é ridículo, quando em pouco tempo estão com preço cortado nas lojas digitais, vendidos a 1$ nos bundles da internet, ou naquelas "leve 3 pague 2 / dias sem IVA" que por aí andam.

Fora os serviços de subscrição que "oferecem" jogos ou disponibilizam um catálogo gigante que com cada vez mais usuários informados tornam-se serviços óptimos para famílias.
Aliás o digital está tão forte que surgiram empresas a fazer "edições limitadas" para venderem uma resma de unidades aos que ainda querem ter material nas prateleiras.
As empresas estão desesperadas para vender e cada vez parece que o consumidor quer pagar menos e menos, logos eles têm de vender mais e mais.

Atenção que os consumidores mudam, a forma como uma pessoa de 40 anos consome este tipo de coisas hoje em dia não é igual a uma pessoa de 20.

A industria dos videojogos é muito jovem, tem muito que errar e aprender ainda.

Tenho um primo de 16 anos que gastou 20€ em packs cosméticos no fortnite. Vamos lá ver como as coisas evoluem daqui para a frente.
 
O choro do costume,novamente. Essa dos single players é um mito.O que já não se faz de forma tão comum é jogos AAA apenas single player lineares(assim de repente a Bethesda com os Wolfenstein vem-me à cabeça).Nos dias que hoje correm tem de ter um suite multiplayer adicionadaou serem open world. Essa é a forma de combater os jogos com foco multiplayer e o replay value que eles oferecem.
E mesmo os jogos com foco no single player podem ser facilmente monetizado. Basta olhar para os Assassin's Creed.



Dito isso,e já que estamos numa de futurologia eu gostava de ver a reacção ao seguinte futuro:nada de DLC pago,nada micro-transaçoes mas os jogos são a 120 euros preço base e não há mercado de usados.


Já não se fazem jogos assim porque fazê-los requer trabalho . É muito mais simples e rentável criar jogos com uma vertente online forte para depois inserir micros e rentabilizar ainda mais o pouco conteúdo criado .

E porque haveriam os jogos de ficar a 120 euros de base ? Certamente não estás a sugerir que as empresas criam os DLC porque precisam de dinheiro para garantirem o seu lucro . Acho que é perfeitamente visível que não é esse o caso .


Sim, hoje em dia apesar de não ser ainda facil distinguir o "beta" ou um trailler do produto final , é bem mais facil de quando não existia youtube....e tinhamos que no contentar com reviews das revistas.
Eu gostava de saber é se o custo/lucro de um jogo AAA hoje em dia é comparavel com um custo/lucro de um Sonic ou um Shinobi nos anos 90.

Não sei sobre valores envolvidos . Mas as estratégias para sacar dinheiro são mais que óbvias ... Nem precisamos sequer falar em DLC para ver o quanto é apenas ganância , basta lembrar quantos e quantos jogos AAA saem cá para fora com glitches , erros , freezes , internet a crashar a toda a hora , etc etc etc .

A pressa em chutar conteúdo é tão grande que nem testes em condições se fazem . É mandar e os players que testem e logo se mete um patch .

Ou o exemplo do Phantom Pain , onde a parte mais avançada do jogo é claramente apressada , porque a Konami não quis dar ao Kojima tempo para acabar o jogo como deve ser .

A questão é que naquela altura tinhas os jogos completos e ainda tinhas as expansões que era muita da vezes 70% de um jogo dito completo. Podia-se dizer que valia a pena o dinheiro investido neles, e franchises como o Call of Duty ou Medal of Honor faziam isso muito bem.

Sem dúvida . Isso é DLC como deve ser . Recentemente tens o Witcher 3 , que é um jogo fantástico com DLC bem feito . Ou até Dark Souls , que tem DLC meio fraquinho mas o preço também é mais em conta .


Ao contrário da maioria não acho que o "futuro seja negro" ou que esta geração seja pior que gerações passadas.

Houve tanto flop na industria ao longo dos anos, todas as grande marcas falharam, algumas caíram, outras uniram-se, a maioria adaptou-se.

Super Mario All Stars (1993) ---> Super Mario All Stars + Super Mario World (1994)
Last of Us (2013) ---> Last of Us + Last of Us: Left Behind (2014)

Como estes muitos outros exemplos do mesmo módulo em eras diferentes e supostamente títulos AAA nas suas gerações correspondentes.

Hoje em dia claramente deve haver mais jogos que no passado, mas as promoções são uma constante.
Comprar jogos no lançamento é ridículo, quando em pouco tempo estão com preço cortado nas lojas digitais, vendidos a 1$ nos bundles da internet, ou naquelas "leve 3 pague 2 / dias sem IVA" que por aí andam.

Fora os serviços de subscrição que "oferecem" jogos ou disponibilizam um catálogo gigante que com cada vez mais usuários informados tornam-se serviços óptimos para famílias.
Aliás o digital está tão forte que surgiram empresas a fazer "edições limitadas" para venderem uma resma de unidades aos que ainda querem ter material nas prateleiras.
As empresas estão desesperadas para vender e cada vez parece que o consumidor quer pagar menos e menos, logos eles têm de vender mais e mais.

Atenção que os consumidores mudam, a forma como uma pessoa de 40 anos consome este tipo de coisas hoje em dia não é igual a uma pessoa de 20.

A industria dos videojogos é muito jovem, tem muito que errar e aprender ainda.

A indústria já aprendeu . Os consumidores é que precisam abrir os olhos e ver o que está a acontecer . Eu sei que podemos esperar por promoções e assim , mas isso é tapar o sol com uma peneira .
 
Já não se fazem jogos assim porque fazê-los requer trabalho . É muito mais simples e rentável criar jogos com uma vertente online forte para depois inserir micros e rentabilizar ainda mais o pouco conteúdo criado .

E porque haveriam os jogos de ficar a 120 euros de base ? Certamente não estás a sugerir que as empresas criam os DLC porque precisam de dinheiro para garantirem o seu lucro . Acho que é perfeitamente visível que não é esse o caso .




Não sei sobre valores envolvidos . Mas as estratégias para sacar dinheiro são mais que óbvias ... Nem precisamos sequer falar em DLC para ver o quanto é apenas ganância , basta lembrar quantos e quantos jogos AAA saem cá para fora com glitches , erros , freezes , internet a crashar a toda a hora , etc etc etc .

A pressa em chutar conteúdo é tão grande que nem testes em condições se fazem . É mandar e os players que testem e logo se mete um patch .

Ou o exemplo do Phantom Pain , onde a parte mais avançada do jogo é claramente apressada , porque a Konami não quis dar ao Kojima tempo para acabar o jogo como deve ser .



Sem dúvida . Isso é DLC como deve ser . Recentemente tens o Witcher 3 , que é um jogo fantástico com DLC bem feito . Ou até Dark Souls , que tem DLC meio fraquinho mas o preço também é mais em conta .




A indústria já aprendeu . Os consumidores é que precisam abrir os olhos e ver o que está a acontecer . Eu sei que podemos esperar por promoções e assim , mas isso é tapar o sol com uma peneira .

lol? O trabalho de um linear com multiplayer é o mesmo de um sem multiplayer. O multiplayer costuma ser um coisa feita às 3 pancadas para ninguém atirar à cara que é single player apenas.

Os jogos não reflectiram a inflação ao longo dos anos. Tão simples quanto isso.
 
Tenho saudades dos tempos em que metia o disco na consola e jogava logo de seguida. Nada de downloads, expansões e outros ões. As únicas compras eram as revistas de jogos com dicas e códigos. Era tudo tão simples.

Agora querem extrair cada cêntimo aos consumidores. São jogos incompletos a 60 euros e depois impingem mais 30 euros pela season pass, lootboxes que pouco ou nada acrescentam ao jogo. Temo pelo futuro desta indústria, a sério que sim.
 
Tenho saudades dos tempos em que metia o disco na consola e jogava logo de seguida. Nada de downloads, expansões e outros ões. As únicas compras eram as revistas de jogos com dicas e códigos. Era tudo tão simples.

Agora querem extrair cada cêntimo aos consumidores. São jogos incompletos a 60 euros e depois impingem mais 30 euros pela season pass, lootboxes que pouco ou nada acrescentam ao jogo. Temo pelo futuro desta indústria, a sério que sim.

Desculpa desiludir,mas expansões é uma coisa anterior à massificação do acesso à internet das consolas. Isso e se quiseres voltar aos tempos de apenas LAN apenas em consolas,desde que seja apenas tu,tudo bem.

Ninguém obrigava comprar season passes. Já as lootboxes,depende de como são feitas(bem ou mal) e os gostos de cada um.

Se 120€ fosse a solução, para ter jogos com qualidade, era capaz de comprar. Mas tinha mesmo que ter conteúdo, qualidade e estarem bem acabados. Seria considerado um luxo, mas seria verdadeiramente um.

Conteúdo era o que seria DLC post launch sair no jogo final por causa dos jogos saírem mais tarde.
Isso e não há jogos com qualidade no mercado?
E se havia malta que encararia como um mal necessário,havia malta que dizia "que se lixe,vou ficar-me pelos joguinhos do telemóvel",não sabendo que iam ser " sangrados" na mesma mas de forma mais lenta,para não notarem.

Mas tb interessa mais às editoras vender mais barato, pq assim podem vender em mais quantidade.

Tendo como exemplo o valor que dei(tanto poderia ser menos ou mais),qual a diferença entre vender o dobro a metade do preço vs vender metade ao dobro do preço? Nesta altura do campeonato o que faz a diferença é não assustar o cliente com um entry price alto. Com jeitinho compram os season passes depois a full price por não haver muitas promos de season passes separado. Em último caso talvez gastem dinheiro numas micro-transaçoes pequenas no jogo em si.

A solução até podia passar pela questão dos jogos usados.Mas isso é um ninho de vespas para a malta das consolas,se olharmos para 2013.
 
Última edição:
Expansões à séria lembro-me eu de comprar duas para o quake II no pc na altura. Era miúdo e aquilo eram mesmo expansões a sério! Cada uma delas era praticamente um jogo novo, tao bom e tao grande como o original!

Nos tempos recentes só me lembro de ter essa sensação com dois conteúdos, o frozen wilds do Horizon e o Blood and Wine do Witcher.
 
Expansões à séria lembro-me eu de comprar duas para o quake II no pc na altura. Era miúdo e aquilo eram mesmo expansões a sério! Cada uma delas era praticamente um jogo novo, tao bom e tao grande como o original!

Nos tempos recentes só me lembro de ter essa sensação com dois conteúdos, o frozen wilds do Horizon e o Blood and Wine do Witcher.

Espero bem que esse recente seja 2 ou 3 anos,porque há material nesta decada da qualidade do Blood and Wine. O Frozen Wilds não percebo bem porque está aí metido junto com o Blood and Wine se a ideia é um "praticamente um jogo novo, tao bom e tao grande como o original".
 
A questão é que naquela altura tinhas os jogos completos e ainda tinhas as expansões que era muita da vezes 70% de um jogo dito completo. Podia-se dizer que valia a pena o dinheiro investido neles, e franchises como o Call of Duty ou Medal of Honor faziam isso muito bem.
Havia expansões que valem mais que alguns jogos completos. Coisas como o Brood War do Starcraft, o Frozen Throne do Warcraft III.
 
Espero bem que esse recente seja 2 ou 3 anos,porque há material nesta decada da qualidade do Blood and Wine. O Frozen Wilds não percebo bem porque está aí metido junto com o Blood and Wine se a ideia é um "praticamente um jogo novo, tao bom e tao grande como o original".

Digo recente porque joguei o Witcher e o horizon neste último ano.
De resto, tirando esses dois, a maioria dos goty e afins que joguei, quando chego as expansões elas só aprofundam a fadiga do jogo base e na maioria dos casos nem tenho motivação de jogar as expansões.

Por exemplo o shadow of Mordor, depois de ter completado o jogo base, o lord of the hunt ainda se fez, agora o bright lord, foi um suplício. Já estava tao farto do jogo e das mecânicas que a expansão não trazia nada de novo que me fizesse voltar a gostar do jogo.

O horizon é mais pelo gosto pessoal.
Gostei tanto do jogo base, que a expansão, apesar de não ter a mesma escala do original, estava tao bem feita que para mim foi um prazer enorme de jogar. E pelas sensações que me deu e pelo prazer que tive a jogar, coloco la em cima junto com o blood and wine. Apesar de saber bem que a nível de conteúdo e técnica não são muito comparáveis.
 
Isso e não há jogos com qualidade no mercado?
Não tenho visto muitos. Os que tenho jogado, muito aclamados deixam-me desiludido, nem tenho pegado em muitos por conseguinte.
E se havia malta que encararia como um mal necessário,havia malta que dizia "que se lixe,vou ficar-me pelos joguinhos do telemóvel",não sabendo que iam ser " sangrados" na mesma mas de forma mais lenta,para não notarem.
Não percebi. Estás a contrariar a tua opinião? Ou seria sarcasmos de início?

qual a diferença entre vender o dobro a metade do preço vs vender metade ao dobro do preço?
Em termos matemáticos? Nenhum. Agora na vida real duvido que baixe para metade. Os maiores grupos de automóveis, são controladas por marcas de preço bastantes acessíveis, e controlam as marcas de luxo. Eu duvido que a partir do momento em que o preço base subir para o dobro, caia para metade as vendas. E se o lucro lhes for igual, qual a vantagem em investir mais num jogo?
 
Não tenho visto muitos. Os que tenho jogado, muito aclamados deixam-me desiludido, nem tenho pegado em muitos por conseguinte.

Não percebi. Estás a contrariar a tua opinião? Ou seria sarcasmos de início?


Em termos matemáticos? Nenhum. Agora na vida real duvido que baixe para metade. Os maiores grupos de automóveis, são controladas por marcas de preço bastantes acessíveis, e controlam as marcas de luxo. Eu duvido que a partir do momento em que o preço base subir para o dobro, caia para metade as vendas. E se o lucro lhes for igual, qual a vantagem em investir mais num jogo?


Nada de sarcasmo,só estou a apontar que o presente status quo é também por medo de uma debandada para o mobile,pese embora quem fosse para esse segmento acabasse por gastar quantias substanciais na mesma(por um produto de qualidade inferior diga-se).
 
Back
Topo