Ao contrário da maioria não acho que o "futuro seja negro" ou que esta geração seja pior que gerações passadas.
Houve tanto flop na industria ao longo dos anos, todas as grande marcas falharam, algumas caíram, outras uniram-se, a maioria adaptou-se.
Super Mario All Stars (1993) ---> Super Mario All Stars + Super Mario World (1994)
Last of Us (2013) ---> Last of Us + Last of Us: Left Behind (2014)
Como estes muitos outros exemplos do mesmo módulo em eras diferentes e supostamente títulos AAA nas suas gerações correspondentes.
Hoje em dia claramente deve haver mais jogos que no passado, mas as promoções são uma constante.
Comprar jogos no lançamento é ridículo, quando em pouco tempo estão com preço cortado nas lojas digitais, vendidos a 1$ nos bundles da internet, ou naquelas "leve 3 pague 2 / dias sem IVA" que por aí andam.
Fora os serviços de subscrição que "oferecem" jogos ou disponibilizam um catálogo gigante que com cada vez mais usuários informados tornam-se serviços óptimos para famílias.
Aliás o digital está tão forte que surgiram empresas a fazer "edições limitadas" para venderem uma resma de unidades aos que ainda querem ter material nas prateleiras.
As empresas estão desesperadas para vender e cada vez parece que o consumidor quer pagar menos e menos, logos eles têm de vender mais e mais.
Atenção que os consumidores mudam, a forma como uma pessoa de 40 anos consome este tipo de coisas hoje em dia não é igual a uma pessoa de 20.
A industria dos videojogos é muito jovem, tem muito que errar e aprender ainda.