Para onde caminha o GNU/Linux?

Epá, não deixo passar esta!


Então alguém que me diga uma distro que tenha suporte NATIVO para um dos modems HSDPA mais usados por esse mundo fora:

O Huawei E220!

Em Ubuntu Feisty, que é o que tenho instalado no portátil, não consigo de maneira nenhuma configurar isto! Existem os Tutoriais sim senhor, mas quando faço o que está lá descrito acaba sempre por me dar um erro. o maior problema é mesmo a detecção, só me detecta ttyUSB0 e mais nada!

Depois dizem-me para meter aqui (ou seja lá onde for) o log... HELLO!!! HELLO!!! se eu não tenho net em Ubuntu ( o Huawei é o unico acesso á net que tenho) como diabo vou meter isso aqui?

Copio o log para uma pen para depois vir à net com o Windows? ANEDOTA!!!!


Caixa Mágica... só podes estar a brincar! Posso tentar, já estou por tudo! Esta noite saco isso!

Eu não consegui instalar o modem E220 em Debian, então tentei com o Ubuntu Feisty e funcionou.
Agora é o que uso, por muita pena minha, que gosto tanto de Debian.
Segui o tutorial aqui da TZ e já está! Funciona muito melhor que em Windows, e nunca foi abaixo.
Quanto ao Caixa Mágica, já li no site deles que têm suporte para as novas placas/modems 3G, e até disponibilizam um manual, de como instalar.
 
A ver se te entendo. Tu criticas o Linux porque não consegues ligar o teu pda. Sabes que mais? No windows também não o consegues ligar, imagina lá isso ... Tens é um cd com drivers para windows, que depois de instalados te permitem comunicar com o PDA. Conselho? Envia um email ao fabricante do teu PDA a pedir-lhes para fazerem drivers para Linux, porque não é culpa de ninguém que eles não os façam. Simples. Tens problemas, queixa-te. Não venhas é meter as culpas para o Linux, porque isso é de uma hipocrisia descomunal.

Quanto a telemóveis, same shit. Os sony ericsson ligam-se por usb ou bluetooth e são logo reconhecidos como dispositivos amovíveis. É uma questão de ao comprar saber o que se está a comprar e se vai ser compatível com Linux. Eu já o faço à muito tempo. Claro que para dispositivos que já tenhas isto não se aplica, mas a culpa é única e exclusivamente dos fabricantes de hardware.

Proponho-te o desafio. Diz-me um periférico que consigas ligar em windows, sem instalar drivers, que não consigas ligar em linux. Vale um jantar.

Das duas umas, ou não sabes ler português, ou simplesmente não te deste ao trabalho de ler os meus últimos tópicos. Eu já disse que o problema é dos drivers que não são feitos, isso basta ter dois dedos de testa para entender isso, não é culpa do sistema operativo. Também existem resmas de hardware mais antigo (basta recuar 1 anito) que provavelmente nunca vão funcionar em os x.

Em segundo, não não precisas de meter cd nenhum com drivers para o activesync da microsoft conseguir sincronizar 90% dos pdas existentes, por isso vê se antes de falar ao menos sabes e tens experiência no que dizes, para sincronizar apenas é necessário um driver genérico que o windows já tem. E olha que passam muitos qteks, htcs e afins pelas mãos todos os dias. Felizmente e, embora devagar, já vai começando a aparecer programitas similares para o linux.
Quanto a sonys ericson, sou apreciador na marca desde o velhinho T68 :P
 
Das duas umas, ou não sabes ler português, ou simplesmente não te deste ao trabalho de ler os meus últimos tópicos. Eu já disse que o problema é dos drivers que não são feitos, isso basta ter dois dedos de testa para entender isso, não é culpa do sistema operativo. Também existem resmas de hardware mais antigo (basta recuar 1 anito) que provavelmente nunca vão funcionar em os x.

Em segundo, não não precisas de meter cd nenhum com drivers para o activesync da microsoft conseguir sincronizar 90% dos pdas existentes, por isso vê se antes de falar ao menos sabes e tens experiência no que dizes, para sincronizar apenas é necessário um driver genérico que o windows já tem. E olha que passam muitos qteks, htcs e afins pelas mãos todos os dias. Felizmente e, embora devagar, já vai começando a aparecer programitas similares para o linux.
Quanto a sonys ericson, sou apreciador na marca desde o velhinho T68 :P

Mas a questão é que o activesync já vem preparado para lidar com vários firmwares de vários pdas e afins. Não instalas drivers porque ele já tem tudo integrado. Era porreiro haver algo do género para linux, mas isso será quas eimpossível, pelo menos por agora.
 
Mas a questão é que o activesync já vem preparado para lidar com vários firmwares de vários pdas e afins. Não instalas drivers porque ele já tem tudo integrado. Era porreiro haver algo do género para linux, mas isso será quas eimpossível, pelo menos por agora.


Desculpa mas, não é assim tão dificil! até porque se os developers do Activesync têm acesso aos firmwares de PDA's que têm, de certeza que os dev's de várias distros os têm também :|

A coisa só poderia piorar nos PDA's com WM, mas mesmo assim...


O que se passa aqui é que só muito recentemente se nota alguma preocupação de algumas distros em integrar Linux perfeitamente em Laptops e todo o hardware especifico que isso acarreta.

Quem tem desktops e ADSL com ethernet, é uma festa! Agora os outros... eu fico com 30% das "features" do meu portátil completamente inuteis, e tamos a falar de uma marca campeã de vendas em portateis (HP).

A propria HP anda a visionar a possibilidade de abraçar completamente Linux, por isso essa história de não haver o minimo esforço da parte dos fabricantes de hardware não é completamente verdade.
 
windows só é melhor nos jogos. isso possote garantir. porque? DX10... faltam ao linux standards para poder fazer algo do género.(...)

Mas o OpenGL também não vai evoluindo, e eventualmente irá incorporando as características do DX 10? E tirando isso, o linux é tão rápido a correr jogos como o windows, ou não? Estou a pensar na combinação de bibliotecas SDL e, é claro, o OpenGL.

Para mim, o Linux ainda tem alguns problemas. O sistema de repositórios é funcional, mas exclui todos os utilizadores que não tenham banda larga. E eles são ainda em grande número. É muito importante poder instalar programas offline, e guardá-los localmente, sem estar dependente dos pacotes que estejam disponiveis num servidor remoto. Deveria existir uma standardização das bibliotecas mínimas disponiveis, podendo de seguida criar-se uma espécie de executável ou instalador "universal". Já há esforços nesse sentido, mas acho que é um problema que já deveria ter sido abordado há muito tempo.

Eu penso que nesse aspecto a comunidade Linux deveria olhar para o FreeBSD, e especialmente o PC-BSD. O sistema de ficheiros .pbi é um exemplo daquilo que o Linux deveria almejar atingir. Só assim se obtém verdadeira paridade com o Windows, no que diz respeito à facilidade de utilização e instalação. É só clicar e instalar.

Voltando ainda aos jogos, penso que esta é uma das áreas em que o Linux pode brilhar. Afinal de contas, se nem a impressora, nem o pda, nem a câmara digital , (etc) funcionam (eventualmente por falta de drivers), podemos sempre contar com o bom funcionamento, no mínimo dos mínimos, da placa gráfica e da placa da som. Por isso, toca a fazer jogos e aplicações, e pode ser que após uma certa 'massa crítica' ser atingida, os fabricantes de hardware se entusiasmem ainda mais por este SO.
 
Desculpa mas, não é assim tão dificil! até porque se os developers do Activesync têm acesso aos firmwares de PDA's que têm, de certeza que os dev's de várias distros os têm também :|

A coisa só poderia piorar nos PDA's com WM, mas mesmo assim...


O que se passa aqui é que só muito recentemente se nota alguma preocupação de algumas distros em integrar Linux perfeitamente em Laptops e todo o hardware especifico que isso acarreta.

Quem tem desktops e ADSL com ethernet, é uma festa! Agora os outros... eu fico com 30% das "features" do meu portátil completamente inuteis, e tamos a falar de uma marca campeã de vendas em portateis (HP).

A propria HP anda a visionar a possibilidade de abraçar completamente Linux, por isso essa história de não haver o minimo esforço da parte dos fabricantes de hardware não é completamente verdade.

Mas os developers do activesync é a Microsoft, e aos fabricantes de hardware interessa-lhe vivamente que o activesync suporte os seus dispositivos. Já se alguém quiser fazer o memso para Linux, a coisa não é bem assim ...
 
Eu sou muito verde no linux. Ainda só o instalei no laptop IBM pk era um antigo e keria uma coisa k corresse mais rápido k o windows.

Ora eu tenho a dizer k o suporte out-of-the-box era espectacular. Detectou as drivers todas e uma de uma placa ethernet usb (marca rasca da ebay) tive k procurar 5 min na net para a ter a funcionar. Não concordo nada com o ppl k diz q o suporte out-of-the-box é mau. Tamos a falar de um laptop k ainda por cima era antigo.

MAS... desisti do linux em 2 semanas. Porquê? Eu adorava aquilo e fui passar po windows 2000 (c uns hacks para sugar menos ram). Porquê?

Por causa do OOo. Isto porque eu só usava o portatil para a faculdade para trabalhos word e (principalmente) powerpoint. E embora isso tudo seja bonito e aquela cena seja muito boa e tenha os mesmos ou melhores features que o Office, eu qdo passava um .ppt de Powerpoint 2003 para o OOo aquilo ficava tudo marado (as transparências iam à vida por ex). E como todos os meus colegas têm office aquilo tornava o trabalho em equipa impossível. E agora c o office 2007 ainda é pior. Suporte para o .pptx ou as suas features? (Ainda) não...

Eu sei que se calhar o prob é da M$ de não fazer a versão do Office para linux, ah pera! não lhes interessa. Ou não suportar como deve ser (e usar de raíz o opendoc format... agora fizeram uma cena semelhante mas com um formato maravilhoso deles). Mas por muito q eu acho q é maravilhoso, é de perceber que não tinha alternativa. Não ia mudar a cabeça de todos os meus colegas. E aqui estou eu (infelizmente) a escrever em M$ Windowz. Porque para mim o trabalho de equipa é muito importante.

Outra cena (mas esta se calhar n procurei bem) é o messenger c suporte para webcam como deve de ser.

Isto é uma crítica mas k n é bem uma crítica. É mais para por uma situação que pode ocorrer. E que na faculdade se torna aborrecida quando nos dizem q não precisamos do office para nada quando na realidade há problemas de incompatibilidade entre os dois offices. Porque temos que aceitar a realidade q a M$ (ainda) manda e, ou toda a gente muda como o exemplo de uma empresa inteira a usar o OOo, ou é difícil uma só pessoa usar?

Digam lá se não concordam? (estou aberto a críticas ao q eu disse, n é pa ofender ninguém... eu gosto muito mais do linux).

E sim, é culpa das hardwarehouses não oferecer suporte para linux e das softwarehouses não dar progs como o photoshop ou o dreamweaver ou o flash ou outros para o linux, mas temos q perceber q n é economicamente viável. 95% do mercado está noutros lados.

Abraço
 
A equivalência entre Oo e o Microsoft Office é ainda muito má, verdade, já em relação ao video no messenger não sei, que não uso disso :) (uso principalmente o skype para falar)
 
Aparte da discussão dos PDAs. Hoje o meu irmaão comprou um iPODShuffle (eu bem insisti para ele não o fazer: DRM e tal...). Ele neste momento está a usar OpenSUSE 10.2 e não dava para meter músicas porque é suposto usar o 'aTuns'... mas uma busca rápida no amarok mostrou rapidamente o contrário! :D literalmente 'out of the box' (coisa que no windows...não!)

Ainda assim, é verdade que existem muitos dispositivos que assim não são e dão DORES de cabeça. Eu uso Linux há algum tempo e tenho consciência disso. Mas não troco o meu SO OpenSource por nada (já experimentei freeBSD... confesso mas o apt rula mesmo e estou muito habituado). Os apple são bonitos e confortáveis mas para mim é mesmo uma questão de filosofia/principios. Eu sei que isto não diz muito a muita gente (e essa é uma das muitas razões pelo estado do nosso mundo) mas nem que tenha de passar pelas dores de cabeça!

Sem filosofias: há coisas que dão trabalho a configurar mas depois é descanso mesmo... enquanto outros têm de reinstalar sistemas anualmente... Posso mudar de aspecto radicalmente que não afecta puto! posso tunar... posso fazer o que quiser! Gostava de ver isso numa máquina windows... e ninguém entra na minha máquina para fazer updates (já no mundo ms... está escrito no EULA e vocês, como eu - mas não uso, aceitaram-no). Os meus maiores problemas são alguns updates que por vezes fico com os pacotes 'broken', mas antes isso que updates que metem spyware no meu sistema!
 
Msn com webcam usem o Amsn que funciona (já experimentei em tempos...).

Quanto ao OO <-> Office , pelo que sei agora há um plugin para o Office gravar como .odt pelo menos foi o que li algures...
 
sim, é verdade... mas como é? "Olhó pessoal, n kerem instalar um plugin no vosso pc para poderem trabalhar comigo?" Por causa de mim todos mudam? E pelo q sei o plug-in tb n é perfeito... :S
 
sim, é verdade... mas como é? "Olhó pessoal, n kerem instalar um plugin no vosso pc para poderem trabalhar comigo?" Por causa de mim todos mudam? E pelo q sei o plug-in tb n é perfeito... :S

Olha e porque não? Custa-te mais a ti usar uma aplicação totalmente diferente do que a eles a instalar um plugin :D

É engraçado como ao longo desta thread não vi praticamente "queixas" em relação ao GNU/Linux em si, mas sim ao suporte para isto e aquilo que depende de coisas 3rd party. Interpreto isto como um sinal que o Linux está pronto e só falta as pessoas aperceberem-se disso :P

E o que disseram há uns posts atrás é verdade: falta o investimento em marketing. O poder do marketing influencia muito as pessoas em pelo menos experimentarem e a publicidade ao Linux é pouca fora dos meios geeks como fóruns de informática e sites dedicados ao Linux. De vez em quando lá aparece um artigo numa ou outra revista de informática mas é pouco... :/
 
Olha e porque não? Custa-te mais a ti usar uma aplicação totalmente diferente do que a eles a instalar um plugin :D

É engraçado como ao longo desta thread não vi praticamente "queixas" em relação ao GNU/Linux em si, mas sim ao suporte para isto e aquilo que depende de coisas 3rd party. Interpreto isto como um sinal que o Linux está pronto e só falta as pessoas aperceberem-se disso :P

E o que disseram há uns posts atrás é verdade: falta o investimento em marketing. O poder do marketing influencia muito as pessoas em pelo menos experimentarem e a publicidade ao Linux é pouca fora dos meios geeks como fóruns de informática e sites dedicados ao Linux. De vez em quando lá aparece um artigo numa ou outra revista de informática mas é pouco... :/

Não é isso. Simplesmente eu em vez disso posso usar o office + windows e ponto final. Quer queiramos quer não ainda é o standard de productividade infelizmente.

E o SO está pronto... as mentalidades é que não porque acho que quem usa linux ainda considera que tudo o que seja feito para esse SO tem que ser gratuito o que não pode ser (além das coisas todas que foram escritas no artigo que foi postado das 5 (+3) razões que os geeks do linux não percebem)
 
Olha e porque não? Custa-te mais a ti usar uma aplicação totalmente diferente do que a eles a instalar um plugin :D

É engraçado como ao longo desta thread não vi praticamente "queixas" em relação ao GNU/Linux em si, mas sim ao suporte para isto e aquilo que depende de coisas 3rd party. Interpreto isto como um sinal que o Linux está pronto e só falta as pessoas aperceberem-se disso :P

E o que disseram há uns posts atrás é verdade: falta o investimento em marketing. O poder do marketing influencia muito as pessoas em pelo menos experimentarem e a publicidade ao Linux é pouca fora dos meios geeks como fóruns de informática e sites dedicados ao Linux. De vez em quando lá aparece um artigo numa ou outra revista de informática mas é pouco... :/


Mas não é isso que se discute aqui!

AQUI = Mundo real, onde 90% dos users não são experts em informática e nunca na vida escreveram qualquer comando que fosse.


Que as Distribuições TOP 10 de Linux são melhores que Windows (XP e Vista), SÃO!!!


Posso repetir isso 1000000 de vezes para as paredes, ou para quem me quiser ouvir, mas isso não vai meter a minha placa HSDPA a funcionar sem eu partir a cabeça, não me vai meter o leitor de cartões a funcionar, não me vai meter a webcam a funcionar e nem o Lightscribe.

E isso é que é a realidade, não importa de quem é a culpa! No final o resultado é o mesmo:

Por muito bom que LINUX seja, não está pronto para o user comum, nem de perto nem de longe, seja lá de quem for a "culpa"!

Então e Solaris? Solaris é excelente, não sei se o Kernel solaris não será melhor que tudo o que existe no universo e arredores, mas e suporte a hardware? Tá quieto!!!!!
 
Por causa do OOo. Isto porque eu só usava o portatil para a faculdade para trabalhos word e (principalmente) powerpoint. E embora isso tudo seja bonito e aquela cena seja muito boa e tenha os mesmos ou melhores features que o Office, eu qdo passava um .ppt de Powerpoint 2003 para o OOo aquilo ficava tudo marado (as transparências iam à vida por ex). E como todos os meus colegas têm office aquilo tornava o trabalho em equipa impossível. E agora c o office 2007 ainda é pior. Suporte para o .pptx ou as suas features? (Ainda) não...


Conselho: já fiz muitos colegas instalarem o OO ou fazerem os arranjos finais se não quiserem instalar o OO. Isso de obrigar a piratear software tem muito que se lhe diga! Da mesma forma já perdi muitas horas a fazer arranjos finais porque queria entregar o trabalho em TEX. Isto não é fundamentalismo: fundamentalista é a postura dos teus colegas que não se dão ao trabalho de instalar uma suite que até é gratuitamente legal e universal. Se eles não tiverem acesso à net arranjas-lhes um CD, não será mais do que se faz com o office. Sim, porque ainda estou para conhecer um particular com as respectivas licenças do ms-office...


Posso repetir isso 1000000 de vezes para as paredes, ou para quem me quiser ouvir, mas isso não vai meter a minha placa HSDPA a funcionar sem eu partir a cabeça, não me vai meter o leitor de cartões a funcionar, não me vai meter a webcam a funcionar e nem o Lightscribe.

(...)

Então e Solaris? Solaris é excelente, não sei se o Kernel solaris não será melhor que tudo o que existe no universo e arredores, mas e suporte a hardware? Tá quieto!!!!!

Tenho ideia de já haver lightscribe para linux... não sei se aberto mas lembro.me de qualquer coisa (mas sinceramente: nunca vi um disco compatível... não que tenha procurado mundos porque até é bastante fútil...)


(EDIT- não sei se funciona mas, http://www.lacie.com/products/product.htm?pid=10803 )
Em relação ao solaris: tem menos de um ano de forma aberta. O linux tem mais de 10. Dá-lhe tempo... ;)
 
Última edição:
sim, é verdade... mas como é? "Olhó pessoal, n kerem instalar um plugin no vosso pc para poderem trabalhar comigo?" Por causa de mim todos mudam? E pelo q sei o plug-in tb n é perfeito... :S

Oh pessoal, eu nao tenho windows nem office. Vcs emprestam-me os vossos pcs/portateis ou passam a usar este plugin, para nao dizer q deviam instalar o OOo e se desen...

Ja agora, é fantastico como o pacote do office XUPA espaço quando se cria 3 letrinhas apenas q faz a palavra mãe. Ficamos com um ficheiro q da para o alfabeto td e mais IVA. Para nao falar em acrescentar imagens.

Depois, quase aposto q td o q fazem no office, tb faziam no OOo.

Nisto só ha uma coisa q me irrita, PIRATARIA.

Uma vez a minha namorada teve q fazer um trabalho, e os colegas tds so trabalhavam com o Office e q queriam q ela tb trabalha-se, entao disse para ela, se querem q te dêm uma versao legal do office. No final só sei q ela fez o trabalho em OOo.
 
Oh pessoal, eu nao tenho windows nem office. Vcs emprestam-me os vossos pcs/portateis ou passam a usar este plugin, para nao dizer q deviam instalar o OOo e se desen...

Ja agora, é fantastico como o pacote do office XUPA espaço quando se cria 3 letrinhas apenas q faz a palavra mãe. Ficamos com um ficheiro q da para o alfabeto td e mais IVA. Para nao falar em acrescentar imagens.

Depois, quase aposto q td o q fazem no office, tb faziam no OOo.

Nisto só ha uma coisa q me irrita, PIRATARIA.

Uma vez a minha namorada teve q fazer um trabalho, e os colegas tds so trabalhavam com o Office e q queriam q ela tb trabalha-se, entao disse para ela, se querem q te dêm uma versao legal do office. No final só sei q ela fez o trabalho em OOo.

hum... e tu n tens nenhum programa pirata?
 
A problema é usarem programas piratas sem necessidade nenhuma. Isso sim, é um absurdo.


APOIADO 300% (ou mesmo mais!)


Eu na minha máquina só tenho um programa pirateado (cuja licença eu só poderia utilizar dentro do IST)!


O maior enemigo do OpenSource é a pirataria, não a ms (que utiliza a pirataria para desenvolver o seu monopolio)
 
Programa pirata???

Deixa-me ver ... no meio de tanta tralha consegui encontrar 3 programas ilegalmente funcionais. Como nao os utilizo, vou desinstalar :P.

Ja agora, ainda bem q me lembras, tenho de limpar algumas coisas q andam aqui a mais, em 2 anos com o mesmo SO, ha sempre tralha acumulada.
 
Back
Topo