Discussão Pentax [Rumores & Notícias]

Última edição:
Como funciona exactamente isso da pixel density? Reparei que a K200D tem menos.

Cumprimentos.

É o numero de pixeis num sensor, a dividir pela área desse mesmo sensor. Mas pronto é melhor nem irmos por aí porque isso é muito relativo. Há muita coisa à volta disso até porque há compactas com valores mais altos do que muitas SLR. No entanto acho que devias ver mais máquinas. O meu conselho é numa ***** ou Worten, tira fotos com elas. Depois logo te decides.
 
Pentax K200D 2.8 MP/cm²
Canon 1000D 3.1 MP/cm²
Nikon D40 1.6 MP/cm²

Continuo sem perceber o que quiseste dizer com aquilo.
Estás a sugerir que só a D40 é que é boa porque tem menor densidade? É que por acaso isso até nem se reflete na qualidade de imagem.
1000D, 400D, 450D, D60, etc, e quase todas as outras máquinas da mesma gama têm essa densidade, por alma de quem é que ele se deve afastar da K200 em particular?

A K10D parece ser uma máquina bem porreira, desde que não faças intenções de andar a fotografar em JPEG ;)
 
Boas tardes,

A 1000D? Tenho uma má imagem da 1000D, por causa de ume certa tendência para estoirar as zonas mais iluminadas. Pelo menos foi isto que li e que me foi confirmado por um amigo que tinha uma e vendeu porque não gostou.

AJUDEM-ME SÓ NESTA DECISÃO FINALÍSSIMA: Pelo mesmo preço (300€), mais vale comprar a K200D + 18-55 ou a K10D + 18-55 (novíssima - refurbished)?

Cumprimentos.

Ambas tem o mesmo sensor a k200 tem a vantagem de ser mais recente(IS/antidust/electronica/Exposure da k20), a k10 é mais "pro" tem duas rodas scroll(nos modos TV/Av a 2ª serve para o ISO) e é um corpo maior. A k10 é a bateria enquanto que para a k200 tens de comprar um carregador+pilhas ou seja numa não tens que comprar mais nada mas se quiseres comprar uma 2ª bateria vai ficar mais cara. O weather/dust Seal na k10 é melhor e o viewfinder é maior e mais luminoso(é melhor para foco de lentes manuais).
Em termos de ruido penso que a k200 a 1600 seja melhor(mas pouco).
Em termos de JPEG a k200 é melhor e tem \hide os modos automaticos(corrida/retrato/....) o que é bom se tiveres que partilhar a máquina com uma esposa que não ligue muito à técnica \endhide.

Resumindo de um lado tens uma camera mais recente do outro tens uma mais avançada.
Eu comprei uma k200 porque era a que havia disponivel mas confesso que não é uma decisão nada facil, nessa escolha ao mesmo preço talvez fosse para a K10, mudar o iso na k200 não é dificil mas rodar uma rodinha é muito mais rápido, o viewfinder é melhor na k10.

Se for da SRS tenta juntar uma 16-45 estão a 199£.

*edit ou uma 50 1.4 por 155£.
 
Última edição:
É o numero de pixeis num sensor, a dividir pela área desse mesmo sensor. Mas pronto é melhor nem irmos por aí porque isso é muito relativo. Há muita coisa à volta disso até porque há compactas com valores mais altos do que muitas SLR. No entanto acho que devias ver mais máquinas. O meu conselho é numa ***** ou Worten, tira fotos com elas. Depois logo te decides.

Quanto menos pixel density melhor.
 


... claro que a 1000d é a excepção que confirma a regra ...

Nikon D3 1.4 MP/cm² será que é pior que a 1000d? Tu é que atiraste o numero como argumento para a k200 não ser uma alternativel viavel, claro que tudo depende do sensor, e de inumeros outros factores, aquele numero só por si não diz nada. É normal que as compactas tenham grandes valores 10MP num sensor minusculo.

No final, numeros à parte o que conta é a fotografia e nisso o resultados são semelhantes em quase todas as entry level.
 
Então era irrelevante para a discussão. Disseste que até há compactas com pixel density maior que uma DSLR. Eu diria é que neste momento é impossível encontrar uma compacta com menos densidade que uma DSLR.

Aí está e depois disse que o melhor era nem falar nisso. Mas sinceramente a K200D não me parece uma boa compra. Basta ver no dpreview e noutros sites.
 
oh orpheusmyth, acho que te enterraste prai um bocadinho

puxaste a cena do pixel density mas nos valores que mostraste, a 1000D é a pior :P senão assim, os telemoveis eram os melhores... 5 e 8mpx em sensores minusculos :D
 
Última edição:
Boas noites,

Muito obrigado pelas respostas. Fiquei esclarecido. Só pergunto se a K10 não tem IS? Pensei que tinha... Era um factor de alguma importância para mim (mas não obrigatório).

Pergunto também o que é "SRS". É que a 50mm f1.8 a £155 era o queijo!

Cumprimentos.

No entanto acho que devias ver mais máquinas. O meu conselho é numa ***** ou Worten, tira fotos com elas. Depois logo te decides.
Não me consigo decidir dentro de lojas. Tería de fotografar lá fora com várias aberturas... Então visito "n" sites, vejo "n" fotografias de cada máquina com cada lente, com diferentes aberturas e isos, procuro ver crops a 100%, leio "n" reviews de sites e de users, peço opiniões nos fóruns e decido-me desta forma. Quanto à ergonomia da K200D, por exemplo, basta-me olhar para ela para ver que é óptima para mim.

Já agora e para colocar um bocadinho de picante nessa discussão da viabilidade da K200D, devo dizer que de talvez de mais de uma centena de fotos que vi, é duma qualidade de imagem excelente. Cor, brilho, contraste, nitidez. Ao contrário por exemplo das fotos da 1000D com a 18-55 (que acho muito fraquinha). As lentes da pentax são de facto de uma qualidade óptica excepcional. Agradeço às pessoas que sugeriram este caminho, porque realmente é muito interessante e vai totalmente ao encontro daquilo que eu procurava.

Cumprimentos.
 
Última edição:
orpheus, epah... enterro do ano bah.
btw, o dpreview desde sempre foi a favor do canikonismo, tudo o resto é me*da...
toda a gente sabe que as verdadeiras settings que eles fizeram os testes nao eram as realmente default. um exemplo disso e a configuraçao +1 em sharpness que vem defenida quando se seleciona a ligua inglesa. e nao era a primeira nem 2ª vez que eles alteravam as settings de uma maquina para tirar mais partido desta, coisa que eles nem sequer fizeram.

agora gostava que me dissesses o porque de quereres fugir da k200d, é a 1000d que te da mais detalhe? not...
eles la proprios dizem que em raw a maquina nao fica nada a dever a 450D, mas a teu ver pelos vistos a 1000D deve ser melhor que a 450D.

when shooting in RAW there is hardly any difference.
Luckily there are two ways of working around this limitation though. You can either modify the default settings or, even better, shoot in RAW. If you do the latter you'll be very pleasantly surprised.
para terminar, o sensor da pentax é maior que o da canon e ambas têm o mesmo numero dos fantasticos megapitos.


cumps =)


EDIT:

Castro, a K10D tem IS... se fosse eu a escolher ia para a K10D, aquele viewfinder deve ser uma coisa de outro mundo...
 
Última edição:
orpheus, epah... enterro do ano bah.

E quem sou eu para dizer o contrário. A 450D sim é melhor que a 1000D. A diferença de preço é que é ridícula. Quanto à K200D nunca gostei da máquina. A K10D como disse sim seria a melhor opção. Agora dizer que a 1000D é má porque estoira fotos não é verdade. Tira fotos tão boas como as outras. O resto são specs que dependem de user para user.
 
e entao porque é que a K10D tambem é melhor que a K200D? a nivel interno sao exactamente iguais. o sensor é o mesmo, o processador e o mesmo. a K10D tem simplesmente um corpo melhor e o algoritomo jpeg da k200d é melhor que na k10d.
a k10d é uma gama acima da K200D portanto e natural que tenha as suas vantagens a nivel de corpo.
a K200D veio para o mercado como sendo uma "K10D on steroids".
 
Castro Almeida, não faças posts seguidos. Se quiseres acrescentar mais alguma coisa usa o botão "Edit" para alterar o post que escreveste.
Por favor ficava bonito.
e entao porque é que a K10D tambem é melhor que a K200D? a nivel interno sao exactamente iguais. o sensor é o mesmo, o processador e o mesmo. a K10D tem simplesmente um corpo melhor e o algoritomo jpeg da k200d é melhor que na k10d.
a k10d é uma gama acima da K200D portanto e natural que tenha as suas vantagens a nivel de corpo.
Fiquei curioso quanto ao que disseste do viewfinder da K10D. O que é que ele tem de tão especial comparativamente com os outros?

Cumprimentos.
 
Por favor ficava bonito.

Fiquei curioso quanto ao que disseste do viewfinder da K10D. O que é que ele tem de tão especial comparativamente com os outros?

Cumprimentos.

A k200 tem a mesma electronica da k20 e penso que o IS na k200/k20 estará mais optimizado (já li sobre isso mas não me lembro onde) que o da k10. A k10/k20 tem um visor pentaprisma do estilo das máquinas mais antigas (mas é menor/menos luminoso), enquanto a k200 como todas as entry level tem um pentamirror(ainda menor e menos luminoso), já agora fica a nota que a k200 tem o melhor visor em termos de segmento de entrada.
O Pentaprisma é usado nas máquinas de segmentos médios/superiores, k10/k20, d80/d90, 40d/50d, 700alpha(sony), E3, sendo o expoente maximo as FF com os seus pentaprismas com 100% da imagem.

Pegando numa k200 são perceptiveis as diferenças para com as Canon entry-level, na qualidade dos materiais, na solidez, weather/dust seal, já para não falar na ergonomia que é um ponto negativo das entry level da Canon. Agora imagina a k10.

A SRS é a SRSmicrosystems que por vezes tem refurbish.

Link para a 50 1.4: http://www.srsmicrosystems.co.uk/123/Pentax-smc-FA-50mm-f1-4-Lens.html

Boas compras (seja qual for a escolha...)
 
Muito obrigado LSeven. Excelente explicação e link muito útil. A K10D está em leilão e suspeito que possa nem atingir os 300€. O problema é que amanhã não vou estar em casa na hora do final do leilão, o que me deixa frustradíssimo, pois venço sempre os leilões estando lá no último segundo.

Se não conseguir a K10D vou para a K200D do tipo do forumfotografia. Estou entusiasmado com as máquinas Pentax em si (IS em todas as lentes, corpo, etc) e com as lentes pentax no geral.

*edit Dá-me a sensação que os níveis de ruído são mais baixos na nova k-m do que na K200D. Alguém confirma isto? É que a k-m a iso 800 quase não tem ruído e a K200D parece-me ter bastante.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Back
Topo