[HDTV] Plasmas Panasonic 2013

Pessoal tenho uma 42st60. Entretanto dá-me a impressão que a TV perdeu brilho...ou seja, as cores parecem "menos vivas"...se fosse Led diria que a lâmpada tinha perdido intensidade lol mas sendo um plasma...a questão é que nem eu tenho a certeza se realmente perdeu vivacidade ou se é só impressão. A tv tb merecia uma calibração como deve ser mas nunca a fiz...
 
Última edição:
Pessoal tenho uma 42st60. Entretanto dá-me a impressão que a TV perdeu brilho...ou seja, as cores parecem "menos vivas"...se fosse Led diria que a lâmpada tinha perdido intensidade lol mas sendo um plasma...a questão é que nem eu tenho a certeza se realmente perdeu vivacidade ou se é só impressão. A tv tb merecia uma calibração como deve ser mas nunca a fiz...
As ST60 sempre foram mortiças em maximum brightness... Provavelmente estás a notar isso contra outros equipamentos, até porque a TV em questão é altamente reflectiva, não é só a luz que ela emite não se impor à luz do dia, é também o fenómeno caixa de vidro... vidro de fora não está encostado ao de dentro o que cria o espaço para... bom, cria espaço para ping pong de luz e respectivas reflecções que mediante o angulo da luz e a tua posição atenuam a luminosidade prática.

Mas isto são TV's de quarto escuro, e... lá está, a VT50 era bem mais mortiça, por exemplo, e estão aí para as curvas... em quarto escuro onde é suposto calibrá-las @ 80 cd/m^2.

Podes sempre ir buscar uma calibração daylight para a TV, não é tanto a TV estar calibrada profissionalmente como é teres uma calibração para luz do dia, máxima luminosidade do painel.

Noutra nota, provavelmente há algumas opções que tens ligadas que a estarem desligadas podem aumentar a luminosidade do painel. Não só o modo Eco (verificar sempre) mas coisas como Panel Luminance = high (come-te um pouco os pretos, mas quando durante o dia os pretos não interessam). O Gamma que estás a usar também nunca será o apropriado para um modo daylight. Salvo erro a panasonic costuma metê-lo a 1.8 ou 1.9 e depois calibrar em função disso ao fazê-lo ganhas grain ao nivel dos subfields mas, em circunstancias dia, nem se nota. Noite? Nota-se. Daí que precisas de dois modos/calibrações/settings.

É preciso perderes algum tempo com isso.
 
Obrigado @I_Eat_All, vou ver se perco tempo com ela...A verdade é que a TV está perpendicular a uma janela grande, mesmo junto a ela o que pode nao ajudar,no entanto supostamente já vem com tratamento anti-reflexo se bem me lembro. Enfim vou averiguar melhor e arranjar umas specs para daylight e ver esses parâmetros que referiste. De facto é uma TV que merece uma calibração que eu por preguiça não lhe dei...verdade seja dita qye já têm boa imagem out of the box mas...

Agora estou em mudanças de casa não vou conseguir deixar feedback mas logo que possa deixo.
 
Obrigado @I_Eat_All, vou ver se perco tempo com ela...A verdade é que a TV está perpendicular a uma janela grande, mesmo junto a ela o que pode nao ajudar,no entanto supostamente já vem com tratamento anti-reflexo se bem me lembro. Enfim vou averiguar melhor e arranjar umas specs para daylight e ver esses parâmetros que referiste. De facto é uma TV que merece uma calibração que eu por preguiça não lhe dei...verdade seja dita qye já têm boa imagem out of the box mas...

Agora estou em mudanças de casa não vou conseguir deixar feedback mas logo que possa deixo.
O tratamento anti-reflexo delas é no vidro externo, que é texturado (moth filter) para tornar a trajectória da reflexão um pouco mais aleatória, o termo é diffuse.

zt60-gapless.jpg


A ST60 é como a da esquerda, não é gapless. Gapless é a VT60 e a ZT60.

O filtro é mais eficiente perante luz frontal ou luz global não localizada. Não é muito efectivo a 45º, que é o calcanhar de aquiles de uma implementação construída à base de vidro. o vidro tem de deixar passar luz (se a ideia é que a luz que vem de trás passe) mas como é um material sólido, obrigatoriamente muda a trajectória da luz que bate nele.

Reflexões em vidro funcionam como fibra optica ou propagação de luz através da agua, a um certo angulo dá-se um exercicio de refracção quem nem uma superficie texturada consegue resolver, apenas tornar o bounce mais aleatório o que ajuda, mas não ajuda o suficiente.

Nesse angulo problemático tens reflexo frontal (o que o AR reduz), reflexo intermédio e, em cima disso, podes ter reflexo da luz emitida pelo próprio plasma. Como evidenciado no diagrama.

Isto é um não factor em sala escura, mas no teu setup parece ser. Cortinas é sempre a melhor solução. Mas uma calibração diurna para quando não dá jeito... Dá sempre jeito.
 
Última edição:
Boa tarde a todos,

Estou a ponderar a aquisição de uma Panasonic da série ST60, usada mas com poucas horas de uso, no entanto, estou com receio relativamente à questão da assistência...
Já falei com um agente de assistência official que me disse que neste momento ainda existem peças para estes modelos. No entanto deixou bem implicito que hoje tem, mas que amanhã pode já não ter!

Apesar de terem uma boa qualidade, ninguém está livre de uma avaria, e detestaria ficar com um pisa papéis gigante, por falta de peças/assistência.

Aos mais bem informados acerca desta questão, qual é a vossa sensibilidade para isto?

Obrigado
 
Epá pois, é uma das desvantagens de viver em Portugal, e ser tratado como cidadão de um país de terceiro mundo. Não há nenhum motivo pelo qual uma peça do modelo europeu não pode ser enviada por qualquer outro país europeu que ainda tenha a peça em stock. Ainda na quinta-feira passada enviei uma caixa bem grande com um casaco de mota de Londres para Lisboa por £50 + £15 de seguro no valor de £500. A não ser que a peça seja o próprio painel da tv, todas as outras encomendas seriam peças pequenas, e por isso de custo de transporte reduzido. Mas obviamente o lucro provindo de assistência é reduzido, logo é do interesse deles lixarem o cliente se conseguirem vender o peixe de que não há nada a fazer.

Os modelos ST60, GT60 e VT60 são os melhores painéis para televisão em 1920x1080. Eu tenho dado muito uso à minha VT65 (modelo britânico) e estou convencido de que vai durar bastantes anos mais. Estes painéis foram feitos para durarem 100000 horas até perderem metade da cor. Dependendo das pessoas, isso dá 15 a 20 anos de uso relativamente intensivo. Mas obviamente qualquer outra peça pode dar o badagaio. E esse risco só tu é que sabes se o podes ter. Eu tenho 5 anos de garantia na minha tv. Já passaram 3. 2 anos passam num instante. E por isso não há nada que impeça que a minha VT morra primeiro do que a tua ST.
 
É uma verdade! E no final trata-se de uma decisão pessoal... E por aí estou tentado em comprá-la!
Mas já agora só mais uma questão:
Em caso de avaria, que não o painel, sabem se existe mais assistência para além da oficial (que caso não disponha de peças de substituição não repara), e que dê para safar em reparações numa TV deste género?
 
Posso contar o meu caso. Neste ano a motherboard do meu plasma 50VT60 queimou devido a uma trovoada e foi reparada por uma loja que presta assistência à marca - ficou por 500 e poucos euros.
 
Posso contar o meu caso. Neste ano a motherboard do meu plasma 50VT60 queimou devido a uma trovoada e foi reparada por uma loja que presta assistência à marca - ficou por 500 e poucos euros.
Obrigado pelo teu relato.
Nesse tipo de situações estaria mais ou menos salvaguardado com a componente de riscos eléctricos do meu seguro multi-riscos de casa, no entanto, mais de 500 euros pela substituição da board não é nada meigo!
 
Obrigado pelo teu relato.
Nesse tipo de situações estaria mais ou menos salvaguardado com a componente de riscos eléctricos do meu seguro multi-riscos de casa, no entanto, mais de 500 euros pela substituição da board não é nada meigo!

Foi o seguro que pagou. Também achei o valor elevado mas só a board acho que ronda os 300 e tal euros + mão de obra...

A panasonic garante peças para 10 (?) anos, acho eu.
 
Boas, o maior problema é se a peça que avariar já não haver na Europa e tiver que vir do Japão.

Tive um caso de um gravador DVD com disco rigido (de mesa) da marca LG que me avariou o gravador dvd, na assistência da lg queriam-me 150€ e a explicação que me deram é que teria que vir da Coreia.
E na altura existiam novos por 180€.

Tentei eu mudar a drive dvd mas não consegui devido a não arranjar firmware.

A drive dvd era de 2x a velocidade e as que existiam já eram de 36x.

A tecnologia dos gravadores DVD de mesa ainda existiam, o problema era de ser antigo (tinha 3 anos).

Por isso mesmo que se compre uma TV led 4k acabada de sair, daqui a 3 anos algumas peças já podem estar obsoletas.
 
Ok mas no meu caso estamos a falar de um equipamento que me custou 1800€. :P Além disso ainda estou para conhecer uma televisão 4K que seja melhor que uma VT60/65 calibrada em Full HD. Pode ser tão boa, talvez, mas melhor não acredito. E mesmo a parte do "tão boa como" sou eu a ser optimista, porque a limitação dos LED continuam a existir. Talvez isso mude com a tecnologia HDR, mas por enquanto essas estão a custar beeeem mais do que 1800€.
 
Ok mas no meu caso estamos a falar de um equipamento que me custou 1800€. :P Além disso ainda estou para conhecer uma televisão 4K que seja melhor que uma VT60/65 calibrada em Full HD. Pode ser tão boa, talvez, mas melhor não acredito. E mesmo a parte do "tão boa como" sou eu a ser optimista, porque a limitação dos LED continuam a existir. Talvez isso mude com a tecnologia HDR, mas por enquanto essas estão a custar beeeem mais do que 1800€.

Há mundo para além dos LCD LED. Qualquer Oled 4K é melhor que a VT60, em full HD tens a 910V que é a melhor Full HD do mundo.
A única coisa em que a VT60 é superior aos modelos Oled Full HD é no tratamento dos near blacks, mas mesmo em termos de gamas de cor a 910V já suporta maiores gamas devido ao painel 10bits.

HDR em LCDs não vai fazer nada no que toca a pretos, pois o mínimo acordado foram os 0.05cdm/2. Valores ridiculamente fracos quando comparados com os de uma VT60.

Mais informação disponível na Displaymate.
 
Última edição:
Qualquer Oled 4K é melhor que a VT60, em full HD tens a 910V que é a melhor Full HD do mundo.
Hell no. :-D

Há pontos em que OLED bate o melhor plasma; mas num todo ainda há pontos onde afirmar algo nessas linhas é, à falta de melhor termo: discutivel.

E será, enquanto OLED's 4K tiverem as mesmas limitações de motion resolution que um LCD Full HD (~300 linhas de motion resolution). Depois disso mete-se a questão de que estamos a falar de WOLED-CF, e, haver discrepância de um OLED RGB real e WOLED-CF. Marketing para o futuro, caso a concorrencia algum dia resolva os problemas de yields e tempo de vida útil do subpixel azul.


"A maior parte" dos OLED's 4K só batem a VT60 em pretos absolutos; e nisso virtualmente todos os OLED's a batem porque são capazes de os desligar.
 
Última edição:
Hell no. :-D

Há pontos em que OLED bate o melhor plasma; mas num todo ainda há pontos onde afirmar algo nessas linhas é, à falta de melhor termo: discutivel.

E será, enquanto OLED's 4K tiverem as mesmas limitações de motion resolution que um LCD.


"A maior parte" dos OLED's 4K só batem a VT60 em pretos absolutos; e nisso todos os OLED's a batem, já agora.

Aconselho-te a leres a análise da Displaymate à E6V. ;)
Em relação aos modelos de 2015, não coloco de parte o que dizes, mas a história mudou de figura com os modelos de 2016.

O Motion Resolution não é tudo, e neste momento é mesmo a única coisa em que a VT60/ZT60 ganha aos oleds de 2016.

Permite-me discordar, mas quando dizes "A maior parte" dos OLED's 4K batem a VT60 em pretos absolutos" é altamente subjectivo e igualmente discutível. Bem discutível até, porque ambos sabemos que as Oled 4K 2015 (nem meto as 2016 em cima da mesa porque não vale a pena) são superiores na maioria das coisas, preferências à parte, incluindo resolução, brilho, response time, maior gama de cores, novos padrões de gamas de cores, painel 10bits vs 8bits, HDR, etc. etc. etc.. Oleds 2015 perdem, sim, no processamento de imagem e no tratamento dos near blacks, nunca neguei isso, mas em contrapartida os plasmas de 2013 da Panasonic também não fazem 0.000cdm/2, fazem entre 0.0039cdm/2 a 0.005cdm/2.

Eu fui e sou um grande fã de plasmas, preferencialmente dos KURO e dos neoplasmas da Panasonic (como bem sabes), mas os anos passam e existe uma tecnologia que actualmente já é superior, e essa tecnologia é Oled. Estamos a falar de 3 anos, quase 4 de diferença. A evolução naturalmente que acontece. Daqui a 4 anos quem sabe se não teremos outra tecnologia nova que suplante estas duas.
 
Última edição:
Aconselho-te a leres a análise da Displaymate à E6V. ;)
Em relação aos modelos de 2015, não coloco de parte o que dizes, mas a história mudou de figura com os modelos de 2016.
Eu li a review de que falas... E podia escrever sobre o género de escrita contido nela.

Não passa para mim como nenhuma autoridade, é bom de poder ler informação, é extensa... Mas não é muito objectiva e a maior parte é repetir PR talk. E depois rebuscam ali coisas como falar das Sony BVM's, que não lembra ao menino jesus. Tenho disso cá em casa, não as comparo à VT60... não faz sentido. A VT60 tem melhor color accuracy e é uma melhor TV/monitor... Nem que seja por uma questão de contraste e refresh rate que são bem dispares. E ninguém no raio do planeta terra vai comprar um OLED LG para substituir uma BVM, são mercados totalmente distintos que a serem bem analisados só podem resultar em criticas à LG por guiarem as suas telas de forma tão ranhosa.

É que o segredo das BVM's e gamas profissionais nem é tanto telas, é a forma como processam todos os sinais de forma adequada, são tanques de batalha. A LG não é um tanque de batalha, a lógica tem mais buracos que um queijo suiço.

E a Sony tem BVM's OLED desde 2010.


Depois, as comparações visuais são sempre com LCD's o que leva a questionar com que compararam o quê.


Eu quero é erros delta e informação objectiva, ali não a tenho, falam de que vêm calibrados de fabrica ("semi", decerto), como se isso fosse algo revolucionário.

Reitero, está ali muita informação, alguma interessante. Mas não é uma boa review, mesmo que as "conclusões" fossem as correctas.
O Motion Resolution não é tudo, e neste momento é mesmo a única coisa em que a VT60/ZT60 ganha aos oleds de 2016.
Mas é muito importante quando estamos a falar de televisões, isto não são projectores de slides.

Motion importa muito, é por isso que a Sony tem tido LCD's de longe melhores que os outros em anos recentes; porque foi buscar o algoritmo de flicker da gama profissional.

Estas telas estão a ser mal guiadas porque a LG... É a LG. Sony e Panasonic podiam e podem resolver estes problemas facilmente atendendo que o response time de OLED é tão rápido (arrisco que até a Samsung poderia ser competitiva aí). O algoritmo dos LCD's da Sony serve, e não é mais que reciclar o algoritmo/timing do refresh rate dos plasmas/CRT's.
Permite-me discordar, mas quando dizes "A maior parte" dos OLED's 4K só batem a VT60 em pretos absolutos" é altamente subjectivo e igualmente discutível.
Luz absoluta também.

Pouco mais; estamos a falar de televisões de topo, e como a roda não se reinventou... Estes OLED's têm sorte em igualar.

Há uma grande mania nesta industria de dar a entender que tudo mudou em muito pouco tempo (spoiler: é preciso vender TV's).


Tu não és isento, eu também não; mas... Diga-se assim, eu não trocava a VT60 por um OLED LG, nunca na vida.

São péssimos? não. Mas para o dinheiro investido não me satisfazem; é um OLED sei que vai ser visualmente apelativo, mas... Não acho que seja altura de comprar/investir e que a concorrencia é parca.
 
Última edição:
Bem, numa coisa concordamos a 100%...

Estas telas estão a ser mal guiadas porque a LG... É a LG. Sony e Panasonic podiam e podem resolver estes problemas facilmente atendendo que o response time de OLED é tão rápido.

Ainda esta semana mencionei isto noutro tópico. A LG erra claramente ao tratar o motion Resolution da tecnologia Oled como se de um LCD se tratasse. Algo que a Panasonic e a Sony poderiam resolver facilmente pois possuem muito melhor qualidade a nível de processamento de imagem.

Daí ter dito algures que se a E6V já é o que é, teremos que aguardar pela Oled da Panasonic de 2017 para vermos o real potencial destes paineis. Com o processamento de imagem da Panasonic, de certeza que será algo de outro mundo.

Mas vamos aguardar, para o ano também deverá ser lançado o HFR pela LG.
 
Ainda esta semana mencionei isto noutro tópico. A LG erra claramente ao tratar o motion Resolution da tecnologia Oled como se de um LCD se tratasse. Algo que a Panasonic e a Sony poderiam resolver facilmente pois possuem muito melhor qualidade a nível de processamento de imagem.
Calma lá.

Motion resolution de OLED ser como o do LCD é inevitável; é consideração tecnológica da implementação. Acontece é que há soluções que negam o problema, soluções essas onde a LG nunca investiu. E pelo andar da carroça, não vai investir.


Ultrapassa a equipa de engenheiros sul coreanos deles que:

1.
Compraram todo o portfólio de patentes que garante a estupidez (que devia ser contestada como ilegal) que é a exclusividade tecnológica dos WOLED-CF's que eles produzem a uma empresa americana (Kodak: e obviamente não compraram os engenheiros - não que fosse relevante, quem sabe).

2. Sitios onde ir buscar engenheiros para eles resume-se à congênere Samsung.

3.
não eram relevantes no mercado de TV's desde 2008/2009, altura em que todo o fabricante competitivo se virou para telas VA e eles, insistiram em IPS e mandaram o full array às couves. TV cara com piores pretos do mercado™ era a imagem de marca da LG; em LCD's ainda é, concorrencia só da Toshiba.

4. Nunca conseguiram fazer um plasma decente. Plasmas LG = Montes de esterco. Diga-se que o currículo deles é mau quando é precisamente mais "algoritmo plasma" que tens de espetar no OLED.

5.
Não têm e nunca tiveram um departamento profissional, nem vão ter. Daí que falarem de BVM's naquela review foi particularmente estapafurdio.

6. Secção bónus: Historial de mentirem.


Plasma não tinha esta limitação porque a tecnologia funcionava por camadas e refreshes totais elevados, o motion resolution era um byproduct disso, daquelas coisas que acontecem pela implementação ser tão complexa. Se os simplificasses nas camadas e reduzisses os "hertz", perdias a motion resolution "total" e ganhavas flicker visivel.

Com OLED, sendo o response time 0.1ms vais ter de abdicar de um valor tão baixo (para 300 linhas...) e reintroduzir flickering/impulse/PWM. Tens de meter a tela a trabalhar overtime, sabendo que isso te vai amputar a luz total (é um modo quarto escuro, e será também em OLED porque implica ligar e desligar os pixeis todos) com aquele response time podes carregar nos hertz; sabendo que impulse @ 240 Hz vai-te dar 1200 linhas de motion resolution; trata-se de forçar refreshes a cada 4,1666 segundos; para 480Hz/2400 linhas terias de fazer o mesmo a cada 2,08 ms.

Interessante pela forma como OLED é self emitting é que daria para alternar as linhas que o fazem, reduzindo a luminosidade que perdes (LCD's com isto desligam o backlight completamente, ligando-o de seguinda). De novo, como os plasmas o faziam. Noutra nota, os pretos mais baixos possiveis nos plasmas Panasonic de 2012/2013 e Samsung F8500 de 2013 usam PWM (pulse width modulation) visivel e desta forma proposta. Há alternancia entre linhas pares e impares e luminosidade das mesmas (Panel brightness>low).

É o mesmo principio mas usado ao contrário.


É criar um plasma OLED, basicamente. A tecnologia OLED permite isso, só está a ser pessimamente guiada, mas talvez tenha limitações nas telas também; o que a Panasonic fará depende do que pode fazer com as telas, diferente do que poderia fazer se as fabricasse também.



Outra forma de resolver o problema é investir em OLED transparente, e ao ter isso, carregar no número de camadas (onde, cada camada refresca as linhas que tem a refrescar, sem ter de estar em esforço/overdrive). Isso seria mesmo um OLED plasma mas, poderia ter muitas vantagens, nomeadamente tempo de vida útil do painel dado que ao ter várias poderias atenuar a luminosidade de cada camada.

O tempo de vida dos LED's está directamente relacionado com a energia que gastam, não é tanto luz emitida como é energia que conduzem até irem à vida. E se estavam a tirar uma conclusão desta frase que escrevi agora... Acertaram, o problema do blue OLED é que gasta mais. Mas isso nem se mete aqui porque OLED LG é tudo LED branco com color filters em cima (e é isto que os outros fabricantes não podem replicar, sendo que... fazer OLED's propriamente ditos (RGB) toda a gente pode (LOL). Ainda assim, as 30 mil horas de vida do LED branco poderiam aumentar para o dobro a cada camada (mediante manter o throughput de luz final)

Não sei é como fazem um White OLED+Color Filter transparente :P Os outros sei.
 
Última edição:
100 mil horas, em relação aos modelos 2016, e não 30 mil horas (de facto, nunca foram 30 mil horas, era apenas uma estimativa com o brilho ao máximo, e eram 36 mil horas até perderem metade do brilho...). :)
Após estas 100 mil horas, os painéis não morrem, perdem metade do brilho, algo semelhante ao que acontecia na tecnologia plasma e em LCD. Aliás, todas as TVs de todas as tecnologias morrem antes do painel ir à vida porque as componentes electrónicas vão à vida primeiro, e plasmas não são excepção à regra, como se vê nos plasmas da Panasonic que vão pifando com boards e fontes de alimentação queimadas.
Quanto ao resto não posso comentar agora porque vou trabalhar, mas depois comento. :P

Link informativo: http://m.koreatimes.co.kr/phone/news/view.jsp?req_newsidx=206377

Bom post!
 
Última edição:
100 mil horas, em relação aos modelos 2016, e não 30 mil horas (de facto, nunca foram 30 mil horas, era apenas uma estimativa com o brilho ao máximo, e eram 36 mil horas até perderem metade do brilho...). :)
Após estas 100 mil horas, os painéis não morrem, perdem metade do brilho, algo semelhante ao que acontecia na tecnologia plasma e em LCD.
Pois não, era menos. :bounce:

Em 2014, 30 mil horas num OLED era durar o dobro do normal, e isso era digno de noticia. A LG já estava no mercado com as TV OLED de 2013 que agora afirmam que afinal duram 36 mil horas. Mas... esqueceram-se de falar disso, tudo certo não fosse o facto de isso não fazer sentido nenhum.


A LG é famosa por mentir descaradamente no que toca a TV's/marketing em geral. Como quando disseram que tinham Motion Compensation implementado nas televisões e não tinham, antes com as FALD também meteu umas valentes petas com o número de zonas, por aí fora. Confiares neles por dizerem o que queres ouvir é um erro. Qualquer fabricante, mas a LG é um dos que, o que eles dizem não se escreve, convém ser verificado por fontes independentes.

É altamente improvável que as telas de de 2016 deles durem mais de 30 mil horas até half-life. O que é muito bom para OLED. Incrementos, a haverem serão graduais e... noticiados.


Eu ainda me lembro dos plasmas só durarem 30 mil, depois 50 mil horas. O incremento demorou tempo. E mesmo os LED's do backlight dos LCD's não duram 100 mil horas, é que nem nunca ouvi esse rating em LCD's. Talvez as TV's LG o tenham... :D


Noutra nota, o interesse dos fabricantes é as televisões terem um tempo de vida útil de 5 anos. o investimento em paineis que durem mais tempo só é relevante para aplicações profissionais; 100 mil horas não significa nada para o mercado consumer. Mas, se uma Sony ou Panasonic disserem que dura 100 mil horas e houverem ecrãs a meia vida antes dos 10 anos de uso 24/7 (10 anos = 87600 horas, para algo sempre ligado é fácil fazer as contas) cai o carmo e a trindade. Há BVM's ligadas desde 1998 que ainda não demonstram sinais de meia vida.

Nesse segmento, ratings de horas têm de ser verdade ou vai-lhes queimar a confiança do segmento Profissional. No caso da LG? LOL, não... enganou apenas o entusiasta.

É apenas uma mentira descarada e provavelmente ninguém vai descobrir a não ser que calcule atenuação daqui a uns anos quando já ninguém quiser saber dessas TV's.

Como disseste não é que OLED de primeira, segunda e terceira geração sejam provaveis de estar em funcionamento pleno daqui a 10 anos.
Aliás, todas as TVs de todas as tecnologias morrem antes do painel ir à vida porque as componentes electrónicas vão à vida primeiro, e plasmas não são excepção à regra, como se vê nos plasmas da Panasonic que vão pifando com boards e fontes de alimentação queimadas.
Tudo queima/eventualmente precisa de reparação, mas... Se compras uma televisão cara deves meter lá um supressor de picos.
Marketing informativo.

É altamente provável que as BVM's actuais da Sony, OLED usem telas LG (patentes e documentação que já li sugerem fortemente WOLED-CF a ser usado, ou pagam royalties ou são LG - e a Sony nem fabrica telas)

O que estou a dizer é que o tempo de vida útil que eles derem aos seus OLED's profissionais de 2016 é o tempo de vida útil real das telas LG.

EDIT: Ainda por cima... Estamos a falar de TV's "HDR". Os ganhos que eles tenham nas horas de vida do painel, a este ser um modo usado frequentemente, digamos apenas que vai ter um impacto no tempo de vida útil. E com sorte, os incrementos implicam que o tempo de vida útil não baixe.

Subir às 100 mil horas (e do nada) é estapafurdio, até fica mal terem dito isso no contexto "2016", mais valia terem continuado a evitar o tema como o elefante no quarto.
 
Última edição:
Back
Topo