Produção Musical | Dicas | Tutoriais | Truques | Material | Duvidas(Etc)

Olá a todos! Sou nova no Forum e este tópico parece-me muito bem, uma vez que não há outro do género aqui no Forum. E já que aqui estou, pergunto a quem é mais experiente, o que poderá causar um ruído tipo chuva (como quando ligamos a TV num canal não configurado, sabem?) numa gravação de voz com microfone condensador de ligação USB. Ja testei em sala com alguma espuma acústica, em sala sem isolamento mas com portas e janelas fechadas e o ruído permanece. O meu micro é um BCT Micro condensador A300 USB.

Já agora, quem necessitar trabalhos de locução pode entrar em contacto. Obrigada.
 
experimenta usar o microfone noutro pc, e vê se o problema é do PC ou do microfone. se for num portatil, experimenta desligar da corrente e usar apenas a bateria, ao gravar.
 
experimenta usar o microfone noutro pc, e vê se o problema é do PC ou do microfone. se for num portatil, experimenta desligar da corrente e usar apenas a bateria, ao gravar.

Olá,

Obrigada pela dica. Uso portátil sim. Também já experimentei sem estar ligado à corrente e esta igual.. Não tenho como testar noutro PC para já. Será que é o micro que tem algum problema ou eu é que não tenho o equipamento necessário? Agora fico com receio que seja algum problema no microfone. Comprei o com ligação USB por ser mais prático, pois liga-se directamente ao PC sem necessidade de interface. Mas já testei em 2 locais diferentes, já para ver a questão da acústica e esta na mesma. Hmm, mas o meu portátil faz um certo barulho.. Será disso? É que mesmo antes de começar a gravar, já se ouve "chuva". Será necessário comprar alguma pequena mesa de mistura ou interface?

É tão bom chegar a um estúdio já montado e começar simplesmente a gravar..
 
Última edição:
tenta usar outro cabo, se possível. desenrola o cabo, no caso de estar enrolado. Usa um cabo que tenha daquelas bananinhas a meio (chamam-se toroides), que servem para eliminar interferências.

O ideal será sempre usar material dedicado, em que tens controlo sobre todo o hardware (ou seja, placa de som, phantom power, mesa de mistura, etc) e nao all-in-one, a não ser que seja material reconhecidamente bom.

Outra opção é gravares e retirares a estática depois. Baixa também o nível de volume ao gravar, e usa o micro o mais perto possivel, para minimizar a influencia da estática.

O ideal seria comprares uma placa de som tipo MAudio/EMU/Yamaha/outra coisa decente, uma fonte externa para o microfone (no caso do interface não ter, podes usar uma mesa de mistura ou uma fonte dedicada) e um microfone não-usb que se adapte às tuas gravações.

O ideal seria mesmo experimentares noutro PC. O mais provavel é ser o teu PC que esteja a criar as interferência.
 
tenta usar outro cabo, se possível. desenrola o cabo, no caso de estar enrolado. Usa um cabo que tenha daquelas bananinhas a meio (chamam-se toroides), que servem para eliminar interferências.

O ideal será sempre usar material dedicado, em que tens controlo sobre todo o hardware (ou seja, placa de som, phantom power, mesa de mistura, etc) e nao all-in-one, a não ser que seja material reconhecidamente bom.

Outra opção é gravares e retirares a estática depois. Baixa também o nível de volume ao gravar, e usa o micro o mais perto possivel, para minimizar a influencia da estática.

O ideal seria comprares uma placa de som tipo MAudio/EMU/Yamaha/outra coisa decente, uma fonte externa para o microfone (no caso do interface não ter, podes usar uma mesa de mistura ou uma fonte dedicada) e um microfone não-usb que se adapte às tuas gravações.

O ideal seria mesmo experimentares noutro PC. O mais provavel é ser o teu PC que esteja a criar as interferência.

Olá! Já testei gravando com o micro mais perto para diminuir a influencia da estática, como recomendado e melhorou, mas o tal ruído de fundo continua lá. A voz fica impecável.. não fosse o tal ruído de fundo. :( Entretanto testei noutro PC e o ruído continuou, o que me levou a crer que não será do meu computador. Mas não tive hipótese de testar com outro cabo.

Entretanto contactei o revendedor e deixei lá o micro para fazerem testes e contactarem o fornecedor. Segundo me indicaram (eu disso pouco percebo) não é do cabo, porque mexendo no cabo o ruído não oscila. É um ruído constante e disseram-me que não lhes parece ser do PC. Também me indicaram que poderá ser alguma anomalia com o condensador interno do micro.. Vou aguardar notícias.

O que eu acho mais estranho é que conheço pessoal que nem espuma acústica tem e consegue obter uma excelente qualidade de som com micros do género.

Em relação à M-Audio, pessoalmente nunca usei. Mas já ouvi falar muito bem dessa interface. Aliás, já houve quem me dissesse que usando a M-Audio, desde que seja para um trabalho sem grande exigência, até nem é preciso ter também uma mesa de mistura, pois a M-Audio é suficiente.
 
whisper: tá porreiraça. coisas q eu faria/alteraria: ali prós 2.10, tava a pedir menos musica e mais percursao e uns berrozitos/vocais/ponto de interesse. 2.54: se mantivesses sempre a mesma nota por mais 1 ou 2 compassos, criavas alguma tensao e dps podias libertá-la com mais espectacularidade, o mesmo para os 3.59. de resto, impec. sofre um bocadinho do mesmo problema q as minhas musicas, faltam algumas variaçoes, mas como as fazer, tb n sei :lol:


shira: ta bonzinho, nada a apontar
Hold on me: a voz talvez precise de ser equalizada para cima nas gamas intermedias, para ficar mais cristalina. tirava em algumas partes o "bottle sound"
time: tá simples, tb n sei o q é q se poderia fazer mais, dada a musica que é.


isto de fones, tá tudo a soar bem, parecem-me estar equilibradas as musicas.
 
Thanks! :D

Sim, de phones soa bem. Mas quando meto isso a tocar nas colunas, principalmente com a whisper, o subwoofer quase que muda de posição :D (Too much Kicks)

Quanto aos vocals, ainda tentei arranjar alguem para os fazer, mas acabei por desistir. Lá arranjei aqueles para a Hold On Me, mas sinceramente ainda nao sei se gostei muito do resultado final :p

Para a próxima vou ver se faço algo num estilo completamente diferente, e com mais sonoridade.

Thanks
 
Eu estou a pensar lançar uns tutoriais em vídeo em Português, mas ainda não tive tempo para o fazer.

Aqui estão algumas faixas originais minhas (a solo e em colaborações também):

"We Are Tomorrow" (colaboração com Pete Tha Zouk): http://www.youtube.com/watch?v=PO2cc8Ic1fY

"Get Crazy" (numa vertente mais pesada): http://soundcloud.com/djdeepblue/deepblue

"Love Again" (colaboração com Diogo Menasso, já tem mais de um ano mas o release foi só agora): http://soundcloud.com/djdeepblue/diogo-menasso-deepblue-ft

Quem estiver interessado, tenho mais trabalhos no soundcloud que podem ouvir, principalmente remisturas.

E claro, muita coisa nova a sair brevemente. Critiquem à vontade! :)
 
Eu estou a pensar lançar uns tutoriais em vídeo em Português, mas ainda não tive tempo para o fazer.

Aqui estão algumas faixas originais minhas (a solo e em colaborações também):

"We Are Tomorrow" (colaboração com Pete Tha Zouk): http://www.youtube.com/watch?v=PO2cc8Ic1fY

"Get Crazy" (numa vertente mais pesada): http://soundcloud.com/djdeepblue/deepblue

"Love Again" (colaboração com Diogo Menasso, já tem mais de um ano mas o release foi só agora): http://soundcloud.com/djdeepblue/diogo-menasso-deepblue-ft

Quem estiver interessado, tenho mais trabalhos no soundcloud que podem ouvir, principalmente remisturas.

E claro, muita coisa nova a sair brevemente. Critiquem à vontade! :)

Tutoriais de quê?
 
Muito bem! :)

Já conhecia algum do teu trabalho. Nao sabia era que andavas aqui pelo forum :P

Na "We Are Tomorrow" já desde que a ouvi a primeira vez que fiquei a achar que faltava um bocadinho mais de kick. Dá sensação de estar a criar um "build up" para entrar algo, mas nao chega a entrar (acho que me fiz entender :p)

Gostei da "Get Crazy" (Principalmente aos 1:15) ;) Bom som

Parabéns :)
 
Muito bem! :)

Já conhecia algum do teu trabalho. Nao sabia era que andavas aqui pelo forum :P

Na "We Are Tomorrow" já desde que a ouvi a primeira vez que fiquei a achar que faltava um bocadinho mais de kick. Dá sensação de estar a criar um "build up" para entrar algo, mas nao chega a entrar (acho que me fiz entender :p)

Gostei da "Get Crazy" (Principalmente aos 1:15) ;) Bom som

Parabéns :)

A We Are Tomorrow, principalmente a Radio Edit e a versão do videoclip, ficaram muito leves no kick. No entanto a Extended já têm um pouco mais, mas mesmo assim, podia estar melhor.

Obrigado!! :)

@maGL sim, irei postar :)
 
Back
Topo