Ora bem primeira coisa a fazerem se tiver interessados no jogo é sacar o Demo para eles vos vender o dito cujo :b
O jogo dura mais ou menos umas 35 horas, que a meu ver parece-me bem e quando se chega ao fim temos acesso ao new game+.
Gráficos, já sacaram o demo ? sim ? pronto os gráficos são esses simplesmente divinais
O jogo não é só combates, mas tambem não existe exploração... nada de towns nada de overworld, dito isto como é que não pode ser só combates ? ora bem joga-se o jogo como te tivéssemos a ler um livro cada página do livro tem quadraditos que representam história e combates, digamos que a divisão é esta cada 2 paginas é um capitulo e geralmente em cada capitulo temos sei lá uns 8 quadrados em que 7 são história e 1 é combate, mas agora perguntam "ah e tal é só historia carago ?" e eu responde que por ex. tive uma missão que demorei uma hora a acabar se calhar por minha azelhice que fiz algumas asneiras
para mais vamos desbloqueando skirmishes (existe uma delas no demo) que podemos aceder em qualquer altura se tivermos fartos de história.
Falando em coisas de desbloquear e já não me recordo em que capitulo foi vamos desbloquear as barracks e o que temos lá ? algumas coisas, primeiro podemos alterar o nosso esquadrão temos 20 slots ao todo e podemos costumizar como nós quisermos, também temos a secção R&D que basicamente é a nossa "shop" vamos usar o dinheiro que ganhamos para melhorar as nossas armas, armaduras, tanque depois temos o sistema de level up que é diferente do habitual em vez de existir um level up individual fazemos level up por classes basicamente é distribuir o Xp que ganhamos nas respectivas classes, também é aqui que digamos temos acesso a um jornal que as vezes dá acesso a side quest's.
Passando para o combate, quem já jogou o demo já sabe como é... no inicio de cada combate é nos dita uma pequena descrição mas não muito ou seja embora possam-nos dizer que existe snipers ou que tem para lá muitos tanques um gajo não sabe a quantidade ou seja no inicio de cada missão temos de distribuir as nossas tropas existe sempre um limite e cabe a nós decidir o que levar e já agora existe estas classes:
- Snipers
- Scouts
- ShockTroppers
- Anty-tank (acho que é este o nome)
- Enginer
Escuso de dizer cada qual tem as suas características específicas não é :b
Tava na parte de um gajo decidir o que levar, embora exista um limite ninguém nos obriga a fazer logo o deploy de todas as personagens não é verdade claro que fazer durante o combate custa-nos um command point e o que são command point's ? basicamente vamos usar os command point's para mover as nossas personagens, para chamar unidades (a qualquer altura pode-se mandar retirar unidades ou voltar a chamar) existe unidades que nos dão command point's extra ou seja embora se calhar não sejam de grande utilidade para essa missão se calhar não faz mal a ninguem te-la lá só para ganhar um comand point extra dito isto se perdermos essa unidade lá se vai o command point e isto é valido para os inimigos.
Falando em perder unidades existe morte permanente, quando uma unidade for abatida fica estendida no chão temos X turnos para irmos a beira delas para chamar um medico, caso contrario essa unidade morre ou caso um inimigo chegue a beira dela a dita cuja morre (a excepção são as personagens relevantes para a história)
Mas vocês agora perguntam "ah e tal o que interessa afinal o level up não é individual !!!", pois é mas cada personagem tem os seus potenciais ( o que é isto basicamente são boost's, que podem ser negativos como positivos temos lá boosts do tipo "likes guys"/"likes woman", antes que perguntem sim existem gajas com likes woman e gajos com likes guys xD, "imp hater", "hates pollen" entre outros) mas não é só isto cada qual tem a sua voice acting a sua animação quando mata alguém para não falar que existe uma pagina no livro que da info sobre as personagens que dá mais info quanto mais a usarmos.
Quanto ao sistema de combate propriamente dito, para todos os efeitos é por turnos... é escolher a personagem e andar com ela naturalmente o scout vai conseguir andar mais do que um sniper por ex., mas isto não é simplesmente andar com a personagem ali pela rua... se tiver inimigos vão disparar (bem depende das classes por ex. os snipers não disparam), depois de posicionamos a nossa personagem só nos resta atacar... e aqui temos que ver enquanto um sniper não vai ripostar um shocktropper vai ou seja se o gajo não morrer vai disparar e no próximo turno vai ser a vez dele e não tenham duvidas ele vai atacar a nossa personagem... e não convêm por ex. deixar uma personagem no meio do nada, tá mesmo a pedir que venha um sniper e lhe "tire" a cabeça. =x
O jogo dá muita liberdade, nada me impede de pegar num sniper e tentar limpar os inimigos todos com ele claro que não é tão simples como isso, um sniper só mata com um tiro se for headshot e para quem jogou o demo deve saber que existe um circulo a volta da mira, esse circulo representa onde pode cair o tiro ou seja se a mira tiver na cabeça mas o circulo sair fora dela existe probabilidade de falhar e aqui entra o level up / arma / potenciais
E não pensem que por terem um tanque e um engineer são invencíveis, deixem a traseira do vosso tanque desprotegida e tão sujeitos a levar com um game over instantaneo... já agora digo que dá para salvar em qualquer parte da missão, que secalhar é demasiada liberdade para alguns.
Acho que ainda não falei da história e se calhar não convêm falar muito para não spoilar , digamos que não é o tradicional j-rpg (pudera devido ao setting não é :b) mas diria que nos prende de maneira a querer saber o que se vai passar a seguir... e quem o jogar se calhar vai ver assim umas parecenças com a "realidade"
De resto o jogo tem VA em Japones e diria que o jogo todo ou quase todo tem VA... falta dizer que a nível de musica tá 5 estrelas pena foi é terem retirado a musica japonesa da intro...
mas como sou um gajo porreiro aqui fica a dita cuja.
Mais uma vez saquem o demo pelo menos !!!!!!