Q6600 G0 OverClock Results

O airflow duvido... tenho uma antec 180 com uma ventoinha 120mm no cooler e duas na parte trás da caixa. Mas quero ver esses resultados da com artic silver... a pasta maravilha. A propósito na imagem que postei o cpuz mostra nas memórias o vdim a 1.8, certo?
 
O airflow duvido... tenho uma antec 180 com uma ventoinha 120mm no cooler e duas na parte trás da caixa. Mas quero ver esses resultados da com artic silver... a pasta maravilha. A propósito na imagem que postei o cpuz mostra nas memórias o vdim a 1.8, certo?

eu tenha a p182 que é praticamente igual mas eu substitui as tricool por noctua nf-p12 (as tricool eram barulhentas pro meu gosto) e isso tira mais uns grauzitos mas independentemente disso vê da pasta térmica.
não, eu tenho a 2.00 na bios e aperece como tu tens no cpu-z (as mems são iguais). Já agora estás a usar a última versao do prime95 para 64bits (25.6 - "p64v256.zip")? não sei se tem a ver ou não mas quando usava a versão 32 mais antiga isto não corria muito bem!
 
estou no xp a 32 bits. em relação à vdim são os primeiros valores que contam ou é o ultimo no cpuz (epp#1)
 
Última edição:
O último.

Essas temps estão bastante elevadas. Se colocaste 1.485 na bios estás com um vdrop muito grande. Tens a certeza que foi esse o valor?

Sim foi. Se reparares, na segunda imagem assim que paro o prime fica em 1.42 logo o vdroop é 0.052 (1.42-1.368). A diferença da voltagem que coloco na bios 1.485 para a que surge em idle (1.420) é maior é de 0.065. Os 2 valores juntos dá uma diferença com cpu em carga máxima de 0.117 (o que é bastante! Mas aqui pouco posso fazer sem ser vmod). Em relação às temps aceitam-se sugestões, uma vez que tenho o thermalright deveria ter temperaturas mais baixas, não?
 
Sim foi. Se reparares, na segunda imagem assim que paro o prime fica em 1.42 logo o vdroop é 0.052 (1.42-1.368). A diferença da voltagem que coloco na bios 1.485 para a que surge em idle (1.420) é maior é de 0.065. Os 2 valores juntos dá uma diferença com cpu em carga máxima de 0.117 (o que é bastante! Mas aqui pouco posso fazer sem ser vmod). Em relação às temps aceitam-se sugestões, uma vez que tenho o thermalright deveria ter temperaturas mais baixas, não?

Claro que sim. Tens o melhor cooler a ar do mercado.

Não me leves a mal, mas isso não pode estar bem montado. Essas temps num extreme são quase impossíveis (mesmo com mais de 1.4 de vcore).

Verifica o contacto entre o cooler e o cpu. Pode não estar a fazer pressão suficiente. Verifica também se as fans da frente estão a fazer intake e as de trás a extrair, bem como a do cooler.

Dava jeito saber a fan que estás a utilizar e também a "orientação" do cooler.

Podes também experimentar a MX-2. Se andas a testar a melhor montagem, esta pasta é excelente uma vez que não tem tempo de cura.
 
porquê ?

os valores EPP são para overclock automático em boards que reconhecem o EPP

a voltagem indicada será sempre a menor que conseguirmos

Repara na 1ª pic do post #139.

O cpu-z está a reportar as memórias a 400 com cl4.

Depois no spd vemos que há duas situações para as mems a 400: cl4 com 2.1 de vdimm e cl5 com 1.8.

Daí a minha conclusão.
 
Não me leves a mal, mas isso não pode estar bem montado. Essas temps num extreme são quase impossíveis (mesmo com mais de 1.4 de vcore).

Não levo nada a mal, não fui eu que o montei....:-D

Verifica o contacto entre o cooler e o cpu. Pode não estar a fazer pressão suficiente. Verifica também se as fans da frente estão a fazer intake e as de trás a extrair, bem como a do cooler.

O cooler estava com alguma folga dava para rodar ligeiramente, fui ver o aperto dos parafusos e descobri que estava aparafusado na diagonal, ou seja 2 dos 4 parafusos não estavam apertados. A ventoinha da frente nem ligada estava e estava ao contrário a extrair. Em relação a disposição do cooler e ventilação fica a imagem.



Entretanto regredi para os 3.2 Ghz



e 10 seg depois



eu estava à espera de ter estas temperaturas a 3.6 :( será que ainda é possivel baixar para pensar puxar mais?
na bios coloquei 1.28125v
 
Quais as temps (depois do cooler bem montado) com 1.4 de vcore?

Outra coisa: se puderes mete uma pic do everest onde mostres o vdimm (o steelballzz conseguiu por-me na dúvida...)
 
o que se vê no spd são programações (jedec) que são lidas pela bios quando a maquina arranca
as minhas ocz por ex, dizem no EPP 571 2,3v, mas actualmente a ocz recomenda menos voltagem porque os chips são melhores e não precisam de tanta

o jedec do EPP é apenas uma referência e AFAIK a bios assume os timings mas não a voltagem, arrancando em default com aquilo que a board estiver preparada para dar

pr outro lado se a board suporta EPP basta activar essa função e automaticamente a ram ficará "afinada" para determinada frequência com uma determinada voltagem.......estragando a piada toda :D

o que quero dizer com isto tudo é que pelo facto do fabricante dizer 2,3 ou 2,4, para evitar RMAs e nos salvaguardarmos, se deve tentar encontrar a mais baixa voltagem possivel para utilização diária


cumps
 
fica aqui a info das memórias, está a 1.8 certo? Coloquei na bios os timings manualmente a voltagem deixei estar em auto.



Corri agora o prime a 3.6 Ghz, coloquei a voltagem 0.0125 mais baixa que a tinha na imagem com a temp mais alta ou seja na bios com 1.47500. Correu durante 20min as temperaturas do cpu oscilaram entre 52-58, mas passaram mais tempo em 52, aos 20 min a temp começou a subir e pufff ----> Ecrã Azul com o quadrado rosa no meio!!! Esqueci me de tirar foto. Abri a caixa e o cooler não me pareceu quente não sei se serve de indicação para alguma coisa...
Alguma ideia?
 
o que se vê no spd são programações (jedec) que são lidas pela bios quando a maquina arranca
as minhas ocz por ex, dizem no EPP 571 2,3v, mas actualmente a ocz recomenda menos voltagem porque os chips são melhores e não precisam de tanta

o jedec do EPP é apenas uma referência e AFAIK a bios assume os timings mas não a voltagem, arrancando em default com aquilo que a board estiver preparada para dar

pr outro lado se a board suporta EPP basta activar essa função e automaticamente a ram ficará "afinada" para determinada frequência com uma determinada voltagem.......estragando a piada toda :D

o que quero dizer com isto tudo é que pelo facto do fabricante dizer 2,3 ou 2,4, para evitar RMAs e nos salvaguardarmos, se deve tentar encontrar a mais baixa voltagem possivel para utilização diária


cumps

Entendo o que queres dizer e concordo. Se em undervoltage o componente se aguentar (seja cpu, gpu ou mems) tanto melhor.

No entanto, julgo que o MisterEd estava com dúvidas acerca dos timmings e da voltagem das mems naquele momento.

Pelos ss do cpu-z que mostrou as mems estavam a 400 com cl4. Neste caso as mems, por defeito, operam a 2.1v.

Foi por isso que disse que o último vdimm era o que estava a usar.

Para tirar a dúvida (se elas estão a 1.8 ou a 2.1) é preciso que o MisterEd ponha uma ss do Everest (no separador sensor e não no spd:D) ou do speedfan.

De qualquer forma, se realmente estiver em auto a voltagem será 1.8, confirmando o que disseste.

Cumps
 
Temps a 3.6 Ghz, parece normal?



o sensor do everest não mostra a vdimm

Então não mostra? Experimenta baixar a barra lateral e vês as várias voltagens. Se reparares, o 1.4 que tens a amarelo no canto inferior direito é o vcore.


Quanto às temps tens uma diferença de 12º entre os cores!

A pressão que o cooler está a fazer sobre o cpu não é uniforme. Verifica bem todos os encaixes. Deverá ser a razão, senão a concavidade do cpu e/ou do cooler é enorme.

Os 59º são uma temperatura muito aceitável (em load) para 3600.
 
Última edição:
Info da Bios



Não mostra não
Info do everest



Em relação ao cooler não aquecer muito também é um sinal do mau contacto certo? Vou ver se amanha compro a artic silver ou a que me sugeriste depois posto mais resultados... Em relação á diferença das temps dos cores acho que é normal pelas imagens que tenho visto aí
 
Última edição:
Boas noites pessoal, parece que aos poucos e poucos vou conseguindo aumentar o OC á maquina, pois bem, gostava da vossa opiniao em relaçao ás temperaturas k tenho na maquina para a voltagem que tenho...(ja agr n sei pq raio é k a voltagem da ram ta a 2.3 qd pus 2.10 lol)

ja agora, o resultado no 3dmark é aceitavel? desculpem la mas sou 1 noob nisto :lol::lol:

Semttulo.jpg
 
Back
Topo