Radeon X800PRO will beat NV40 Ultra

Bem ... desta vez até acho que o anando está a exagerar... Só se a ATi for mesmo algo do outro mundo é que podemos voltar a ter uma NV30, e mesmo assim ..

Bem, espero que não. Gostava de ver a nVIDIA de novo taco a taco com a ATi.

Cumps!
 
Lá veio o Inq estragar a surpresa....

THERE'S ONLY one thing about the new ATI marchitecture that we haven’t reported on yet. ATI calls it 3Dc and it's a new way of compression that this chip will include.

I guess ATI didn’t want us in Canada because it didn’t want us to learn about its new chips and its capabilities too soon.

The last piece of the puzzle is this 3Dc compression that ATI is willing to supply as an open standard and this marchitecture looks very impressive, at least on paper.

3Dc will be able to perform similar level of quality as normal non compressed textures, we learn, but it wont be able to compress all data. It might lose information about light and shadow stuff.


It will certainly speed things up r and R300 marchitecture tweaked up to R420 runs things faster then without. ATI is claiming 8.8 to 1 compression for R300 if I remember correctly and it was always rather good with these optimisations. However, I'd urge caution about these claims, as the R300 could compress data in 8.8 to 1 ratio only if you were talking about a black screen with information about only the black shade.

It's another piece of BlueCrystalKit to make your 950/1000MHz memory look better, that's for sure.

http://www.theinquirer.net/?article=15487

Perca de informação..........mmmmm


as r300 vão suportar essa tecnologia de compressão ?
 
SKATAN disse:
as r300 vão suportar essa tecnologia de compressão ?

Dificilmente.....Era bom demais :D.
Mas sem saber do que se trata ao certo é dificil dizer.

EDIT:
header_4010.jpg


Apresentação da R420?

De dia 3 a 5:
http://www.ati.com/companyinfo/events/winhec/index.html
 
Última edição:
It will certainly speed things up r and R300 marchitecture tweaked up to R420 runs things faster then without.

Acho que é esta a frase que leva a questão que o SKATAN pôs. Dá ideia que houve um typpo ali pelo meio, digo eu, mas mesmo assim a interpretação é que vai dar para tweakar a R300 para uma R420, nesta tecnologia, talvez.
 
Ppl descobri mais informações leakadas!!!


A placa irá ter transístores e condensadores. Irá ter tambem pelo menos uma saída DVI e virá equipada com TV-Out.

:lol:



Tweakar uma R300 para suportar uma tecnologia de compressão propietária da R420? Duvido muito.. a menos que o faça em parte por software (cpu).
 
Tenho andado a ler sobre este novo AA. É engraçado e tem potencial sem duvida.

Já se diz que, no gozo, dado q parte do aperfeiçoamento visual é na realidade "ilusão óptica" executado no nosso cérebro isto é uma espécie de cheating. LOL :rolleyes:

Aparte disso parece-me. Falta ser dado suporte oficial nos drivers e eventualmente corrigir alguns problemitas e compatibilidades. A questão da necessidade de high refresh rates pode trazer alguns probs para LCD users.
 
Bem, não posso dizer q tenha percebido a coisa a 100%, mas tenho uma ideia genérica. Vou dar o meu melhor:

Quer no MultiSampling como no SuperSampling utiliza-se um método estático. São "corrigidas" as posições dos Pixels estaticamente em cada frame.

No temporal isto é feito em vários frames seguidos. Do género, 2xAA (multisampling) no frame 1, 2xAA (supersampling) no frame 2. Isto acaba por induzir um factor AA superior, com melhor qualidade. Em teoria, e não longe da verdade, um AA Temporal de 4x é equivalente em qualidade ao AA 4x normal (multisamling) e com a performance hit do AA 2x (multi tb).

Não percebi muito bem o que muda entre frames. Se é mesmo o método de sampling se há também mudanças na geometria dos pixels. É que misturar inglês técnico, com giria inglesa e duvidas e questões pelo meio não é pera doce apra filtrar o que interessa.

Resumidamente, e é esta versão que vou usar para mim mesmo, é um AA realizado em varios frames em vez de um e que regra geral tem menos metade de impacto na performance para a mesma qualidade.

Nota: Devido à necessidade de usar o vsync on deverá haver perca de frames, mas isto dá pano para mangas. :)

Nota-se também, que em movimento se nota mais os jaggies, dado que os pixeis estão a mudar de posição em cada frame. Por esta razão é imperativo ter-se altos frames e refresh rates, para que haja mais correcções de samples mesmo em movimento.

EDIT: ONTOPIC: Mais uma razão para os fanATIcs ficarem contentes. à partida isto não é suportado pelas nVidia. Eventualmente teria de se jogar com a posição dos pixeis para "simular" este efeito, porque as nVidia carecem de fully programmable samples pattern (ou coisa q o valha)
 
Última edição:
O problema não é só esse, é impossível benchar e provar a qualidade sem ser preciso um video em alta qualidade.

A questão pode ser torneada, mas parece que dá mt trabalho. Os blends de frame1+frame2=>output é uma solução para os screenshots, mas é preciso mais um buffer. Vamos ter triple-buffers?

A ideia é excelente, o AAt parece fenomenal, só falta ultrapassar a questão das refresh rates. V-sync sucka para quem não passa dos 75Hz.
 
Yep, é isso mesmo.

Pelo que tenho lido é quase impossivel provar a qualidade e performance deste AA, pq 1º força o Vsync (pelo que percebi é obrigatorio) e 2º os samples mudam de frame para frame.
Só estou a ver isto com videos de boa qualidade para ver o que isto dá.

Eu por mim preferia a solução da Matrox, do Fragment AA, que só fazia AA ao que era preciso. Com settings de 16X a performance não era nada má.
O problema é que só funciona 90% das vezes. Talvez a implementação seja dificil.

EDIT: OT ->Já agora, já alguem viu esta thread?
 
Última edição:
Acho essa thread tremendamente polémica (claro :P ) e não me parece que nos diga algo de útil.

Enquanto não sairem as devidas optimizações para a nV40 acho q é uma caçada às bruxas.

No entanto isto é preocupante. Era preferivel q a nVidia funcionasse mais com base de bruteforce, como a ATI, do que requerer paths especificos para ter o seu potencial aproveitado.

Com o DX NEXT e o XNA, se a nVidia não seguir essas pisadas a coisa pode-se complicar. A não ser que o CG tenha sucesso com o devido suporte pela M$ (diz-se que sim).
 
Nemesis11 disse:
EDIT: OT ->Já agora, já alguem viu esta thread?

Parece de facto que há problemas com shaders/path, talvez as drivers? Afinal de contas a 6800 ainda nem se vende. E o patch 1.1 sucka.

Parece estranho não mostrarem screens do IQ inferior, e logo vindo dum site que sempre teve fama de ser biased lá po lado da ATi. Aproveitam logo a mínima coisa para bashar e atirar suposições para o ar, alem disso existem muitas incertezas: Não sabem se usar fp32 no path r3xx é mau, não sabem sequer se existe um path nv3x ou se existe um nv40 (ou qual a nv40 usa), não sabem se o patch 1.1 influencia, não sabem se as drivers estão em condições...

A única coisa que sabem é que a nv40 NESTE momento no path r3xx é mais lenta, nem sabem porquê mas aproveitam para dizer que a 6800 sucka, e pelos vistos chega para criar uma thread gigante a partir de vácuo.
 
Última edição:
ptzs disse:
Parece de facto que há problemas com shaders/path, talvez as drivers? Afinal de contas a 6800 ainda nem se vende. E o patch 1.1 sucka.

Parece estranho não mostrarem screens do IQ inferior, e logo vindo dum site que sempre teve fama de ser biased lá po lado da ATi. Aproveitam logo a mínima coisa para bashar e atirar suposições para o ar, alem disso existem muitas incertezas: Não sabem se usar fp32 no path r3xx é mau, não sabem sequer se existe um path nv3x ou se existe um nv40 (ou qual a nv40 usa), não sabem se o patch 1.1 influencia, não sabem se as drivers estão em condições...

A única coisa que sabem é que a nv40 NESTE momento no path r3xx é mais lenta, nem sabem porquê mas aproveitam para dizer que a 6800 sucka, e pelos vistos chega para criar uma thread gigante a partir de vácuo.

Realmente não sei onde querem chegar com aquele teste... uma placa nVidia sendo usada como uma ATI ter pior performance não é nada do outro mundo, quem me diz que as placas ATI não têm optimizações próprias que nas nVidia só atrapalham...
Anda aí uma onda de pessoal anti-nvidia, dassss... pode ser que ainda "comam " a seco aquilo que dizem.
 
Alem dessas duvidas todas falta lá uma coisa muito importante, que é mudar o ID da R3XX para a 6800 e ver como é que a placa se comporta. Aí já podiamos ter uma melhor ideia.

Penso que sim, que existe um path para a NV40, isso vem no readme do patch 1.1. Alem disso ela corre com PS2.0 ao contrario das 5XXX.

Meti o link para aquela thread por curiosidade, não foi para para chegar à conclusao que a NV40 é boa ou má. Este mini artigo é +/- como o artigo de IQ que eles publicaram. Há diferenças, mas não se sabe as causas e sem isso não se pode concluir nada.
 
Back
Topo