Rescisão de Contrato / Fidelização - ISP

O meu pai fez em Abril de 2017 um novo contrato com a NOS quando adicionou um cartão de telemóvel. "Tem" de momento internet 4G (lol), na falta de melhor, que não se encontra fidelizada - isto é - o serviço de Internet pode ser cancelado a qualquer altura sem custos, no entanto ainda está preso pelo contrato de Televisão por satélite. Entretanto, em Outubro de 2017 passou a pensionista. Alegando que existiu uma situação que tem um impacto directo no rendimento mensal do cliente, é possível rescindir contrato sem ter que indemnizar a operadora?

A ANACOM indica:
"Alteração das circunstâncias

As situações de alteração anormal das circunstâncias nas quais se baseou a decisão de contratar do cliente podem permitir o cancelamento do contrato sem penalização ou a alteração das condições contratadas, nos termos do Código Civil (artigo 437.º, n.º 1).

Poderão ser consideradas alterações anormais de circunstâncias as situações de desemprego, emigração, mudança de morada, entre outras, sendo sempre necessária uma análise caso-a-caso das circunstâncias.

Nestes casos, recomendamos que os clientes contactem o operador para negociar a solução mais adequada ao seu caso concreto. Caso não cheguem a acordo com o operador, os clientes poderão recorrer aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, que decidem qual a solução a seguir pelas partes."

Cumprimentos
 
O meu pai fez em Abril de 2017 um novo contrato com a NOS quando adicionou um cartão de telemóvel. "Tem" de momento internet 4G (lol), na falta de melhor, que não se encontra fidelizada - isto é - o serviço de Internet pode ser cancelado a qualquer altura sem custos, no entanto ainda está preso pelo contrato de Televisão por satélite. Entretanto, em Outubro de 2017 passou a pensionista. Alegando que existiu uma situação que tem um impacto directo no rendimento mensal do cliente, é possível rescindir contrato sem ter que indemnizar a operadora?

A ANACOM indica:
"Alteração das circunstâncias

As situações de alteração anormal das circunstâncias nas quais se baseou a decisão de contratar do cliente podem permitir o cancelamento do contrato sem penalização ou a alteração das condições contratadas, nos termos do Código Civil (artigo 437.º, n.º 1).

Poderão ser consideradas alterações anormais de circunstâncias as situações de desemprego, emigração, mudança de morada, entre outras, sendo sempre necessária uma análise caso-a-caso das circunstâncias.

Nestes casos, recomendamos que os clientes contactem o operador para negociar a solução mais adequada ao seu caso concreto. Caso não cheguem a acordo com o operador, os clientes poderão recorrer aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, que decidem qual a solução a seguir pelas partes."

Cumprimentos
LOL, claro que isso não é motivo para rescindir o contrato, a não ser que tenha passado de 1000 euros mensais para 300 euros mensais ou assim, algo que impossibilitasse mesmo o pagamento da NOS, por ser um serviço dispensável à sobrevivência humana. O teu pai não ficou desempregado, apenas se reformou, não justifica a rescisão por justa causa.
 
a tua n interessa mexer , já aqui do exelente negociador que tem 2 boxes gratis se n renegociar , nao sei se manten

Pois também não me pareceu nada de especial a oferta que ele fez para ficar fidelizado para mais 2 anos. Se fosse só para 1 ano talvez iria.

Para ficar 2 anos fidelizado prefiro ir para a Vodafone. Coisa que informei logo daí ele desatar logo a oferecer também o power router antes nem falou nele lol.
 
Alguém me pode ajudar?

“Boas pessoal.

Estou a pensar cancelar o contrato com a NOS, por diversos motivos. Tenho o pacote com net 120 mbs, 3 cartões telemóvel (+1 oferta) e 144 canais (ou algo do género) e só tenho razões de queixa.
Começa logo pela fraca rede móvel, muitas vezes fico sem rede do nada (e não é do telemóvel...), muitas zonas com fraco sinal, etc. Relativamente à net de casa, andava constantemente com latências entre 50-100 ms, o wi-fi do router a falhar, para além do sinal fraquíssimo do mesmo (basicamente, no andar de cima e exatamente em "linha reta" em comparação ao router, o sinal é demasiado fraco e a net lenta). O router ainda é dos primeiros Hitron's da ZON (sim, ZON). Nunca tive os 120 mb contratados, está sempre abaixo de 90, muitas vezes a 50-60 mb.

Depois de várias reclamações na NOS e de monitorizações da linha/router (dizem eles) durante uma semana, continua tudo na mesma. Portanto, estou decidido a avançar para a rescisão do contrato. A questão é que ainda faltam 8 meses para o fim da fidelização, portanto, para rescindir, terei que pagar.

Ora, há um mês, fui a uma loja NOS e disseram-me que teria de pagar 208 euros. Ontem voltei lá e, para meu espanto, já me dizem que, afinal, tenho de pagar 235 euros. Eles alegam que essa indemnização se deve a equipamentos (ao cartão de oferta) e a 1gb de internet móvel de oferta que me deram há alguns anos atrás. Incluem também o preço de ativação/instalação e outras parcelas.
Ora bem... é importante referir que soube estes valores porque o funcionário de uma das lojas da NOS me mostrou lá no seu tablet/PC. No entanto, tanto ele como o Apoio ao Cliente recusam-se a dar-me uma declaração com o valor de penalização por quebra de contrato com tudo discriminado. Alegam que não o podem fazer, que não é possível.

Nota: a primeira ativação do serviço NOS (ainda ZON na altura) foi em 2009 ou 2010. Fui renegociando, e as duas últimas renegociações ocorreram em 2015 e 2017, sendo que em 2017 apenas foi adicionado um cartão de telemóvel de oferta.
O 1gb de internet extra no telemóvel, tambem, oferta, foi já em 2015 ou até antes.
Portanto:
- o cartão de telemóvel é considerado equipamento? Podem colocar esse valor na penalização?
- podem colocar o valor dessa oferta de 1gb na penalização quando ela foi feita em 2015 ou antes, tendo o período de fidelização se 2 anos referente a essa oferta já expirado?
- podem cobrar o valor da instalação/ativação na penalização? Instalaram/ativaram o quê mesmo, se já tinha todos os serviços? O cartão de telemóvel extra de oferta?

É também aceitável pagar um valor de penalização sem sequer ter, por escrito, a que se deve esse valor??


Obrigado!
 
Alguém me pode ajudar?

“Boas pessoal.

Estou a pensar cancelar o contrato com a NOS, por diversos motivos. Tenho o pacote com net 120 mbs, 3 cartões telemóvel (+1 oferta) e 144 canais (ou algo do género) e só tenho razões de queixa.
Começa logo pela fraca rede móvel, muitas vezes fico sem rede do nada (e não é do telemóvel...), muitas zonas com fraco sinal, etc. Relativamente à net de casa, andava constantemente com latências entre 50-100 ms, o wi-fi do router a falhar, para além do sinal fraquíssimo do mesmo (basicamente, no andar de cima e exatamente em "linha reta" em comparação ao router, o sinal é demasiado fraco e a net lenta). O router ainda é dos primeiros Hitron's da ZON (sim, ZON). Nunca tive os 120 mb contratados, está sempre abaixo de 90, muitas vezes a 50-60 mb.

Depois de várias reclamações na NOS e de monitorizações da linha/router (dizem eles) durante uma semana, continua tudo na mesma. Portanto, estou decidido a avançar para a rescisão do contrato. A questão é que ainda faltam 8 meses para o fim da fidelização, portanto, para rescindir, terei que pagar.

Ora, há um mês, fui a uma loja NOS e disseram-me que teria de pagar 208 euros. Ontem voltei lá e, para meu espanto, já me dizem que, afinal, tenho de pagar 235 euros. Eles alegam que essa indemnização se deve a equipamentos (ao cartão de oferta) e a 1gb de internet móvel de oferta que me deram há alguns anos atrás. Incluem também o preço de ativação/instalação e outras parcelas.
Ora bem... é importante referir que soube estes valores porque o funcionário de uma das lojas da NOS me mostrou lá no seu tablet/PC. No entanto, tanto ele como o Apoio ao Cliente recusam-se a dar-me uma declaração com o valor de penalização por quebra de contrato com tudo discriminado. Alegam que não o podem fazer, que não é possível.

Nota: a primeira ativação do serviço NOS (ainda ZON na altura) foi em 2009 ou 2010. Fui renegociando, e as duas últimas renegociações ocorreram em 2015 e 2017, sendo que em 2017 apenas foi adicionado um cartão de telemóvel de oferta.
O 1gb de internet extra no telemóvel, tambem, oferta, foi já em 2015 ou até antes.
Portanto:
- o cartão de telemóvel é considerado equipamento? Podem colocar esse valor na penalização?
- podem colocar o valor dessa oferta de 1gb na penalização quando ela foi feita em 2015 ou antes, tendo o período de fidelização se 2 anos referente a essa oferta já expirado?
- podem cobrar o valor da instalação/ativação na penalização? Instalaram/ativaram o quê mesmo, se já tinha todos os serviços? O cartão de telemóvel extra de oferta?

É também aceitável pagar um valor de penalização sem sequer ter, por escrito, a que se deve esse valor??


Obrigado!
há aqui várias questões que não estão claras e podem não dar a justificação para cancelamento de de serviço:
- "latências entre 50-100 ms" em wifi? Se sim, se estiveres longe do router, com uma má ligação wifi, é normal. parece que é o que se passa quando depois dizes "ara além do sinal fraquíssimo do mesmo (basicamente, no andar de cima e exatamente em "linha reta" em comparação ao router, o sinal é demasiado fraco e a net lenta)". caso seja por wifi, é algo normal pois o wifi do router já não é grande coisa, e depois quando te afastas e ainda para cima, ainda pior. Vê os vários tópicos precisamente sobre este problema, sendo que parte pode ser imputável ao router, parte à tecnologia e , eventualmente, equipamento do cliente e sua configuração, redes vizinhas etc.
- Eu tenho um zonhub 1.0 e na divisão onde o tenho também só consigo as velocidades que apresentas. quando me afasto também começo a ficar com ligação fraquíssima com pings elevados e velocidades muito baixas. Tenho um outro router ligado por powerline ao zonhub, a servir apenas de repeater, e nesse consigo sempre os 120mbps
- se a velocidade que apresentas se refere a velocidade wifi, é normal (ver pontos anteriores). Se for por cabo, então poderá haver problemas que deves relatar e tentar resolver com os técnicos. os problemas podem ser da nos, como também podem ser de alguma questão na infraestura da tua casa. para teres argumentos para a cessação de contrato, convém que os técnicos tenham feito algumas visitas a tentar resolver o problema e caso se mantenha tudo na mesma, então podes argumentar que a culpa é deles e como tal não estão a providenciar o serviço contratado.

quanto ao resto dos pontos não te sei responder.
 
Alguém me pode ajudar?

“Boas pessoal.

Estou a pensar cancelar o contrato com a NOS, por diversos motivos. Tenho o pacote com net 120 mbs, 3 cartões telemóvel (+1 oferta) e 144 canais (ou algo do género) e só tenho razões de queixa.
Começa logo pela fraca rede móvel, muitas vezes fico sem rede do nada (e não é do telemóvel...), muitas zonas com fraco sinal, etc. Relativamente à net de casa, andava constantemente com latências entre 50-100 ms, o wi-fi do router a falhar, para além do sinal fraquíssimo do mesmo (basicamente, no andar de cima e exatamente em "linha reta" em comparação ao router, o sinal é demasiado fraco e a net lenta). O router ainda é dos primeiros Hitron's da ZON (sim, ZON). Nunca tive os 120 mb contratados, está sempre abaixo de 90, muitas vezes a 50-60 mb.

Depois de várias reclamações na NOS e de monitorizações da linha/router (dizem eles) durante uma semana, continua tudo na mesma. Portanto, estou decidido a avançar para a rescisão do contrato. A questão é que ainda faltam 8 meses para o fim da fidelização, portanto, para rescindir, terei que pagar.

Ora, há um mês, fui a uma loja NOS e disseram-me que teria de pagar 208 euros. Ontem voltei lá e, para meu espanto, já me dizem que, afinal, tenho de pagar 235 euros. Eles alegam que essa indemnização se deve a equipamentos (ao cartão de oferta) e a 1gb de internet móvel de oferta que me deram há alguns anos atrás. Incluem também o preço de ativação/instalação e outras parcelas.
Ora bem... é importante referir que soube estes valores porque o funcionário de uma das lojas da NOS me mostrou lá no seu tablet/PC. No entanto, tanto ele como o Apoio ao Cliente recusam-se a dar-me uma declaração com o valor de penalização por quebra de contrato com tudo discriminado. Alegam que não o podem fazer, que não é possível.

Nota: a primeira ativação do serviço NOS (ainda ZON na altura) foi em 2009 ou 2010. Fui renegociando, e as duas últimas renegociações ocorreram em 2015 e 2017, sendo que em 2017 apenas foi adicionado um cartão de telemóvel de oferta.
O 1gb de internet extra no telemóvel, tambem, oferta, foi já em 2015 ou até antes.
Portanto:
- o cartão de telemóvel é considerado equipamento? Podem colocar esse valor na penalização?
- podem colocar o valor dessa oferta de 1gb na penalização quando ela foi feita em 2015 ou antes, tendo o período de fidelização se 2 anos referente a essa oferta já expirado?
- podem cobrar o valor da instalação/ativação na penalização? Instalaram/ativaram o quê mesmo, se já tinha todos os serviços? O cartão de telemóvel extra de oferta?

É também aceitável pagar um valor de penalização sem sequer ter, por escrito, a que se deve esse valor??


Obrigado!
Se negociou o contrato em 2017 é normal que ainda esteja em período de fidelização, quanto aos valores que alegam ter de pagar, deverá ter alguma informação nas facturas sobre promoções ou descontos de que esteja a beneficiar, quanto ao valores de instalação, activação, etc. que eu saiba não existe qualquer limite de valores.
Aconselho às pessoas a pensarem bem antes de aceitarem qualquer alteração aos seus contratos de telecomunicações e perguntarem sempre sobre fidelizações.
 
há aqui várias questões que não estão claras e podem não dar a justificação para cancelamento de de serviço:
- "latências entre 50-100 ms" em wifi? Se sim, se estiveres longe do router, com uma má ligação wifi, é normal. parece que é o que se passa quando depois dizes "ara além do sinal fraquíssimo do mesmo (basicamente, no andar de cima e exatamente em "linha reta" em comparação ao router, o sinal é demasiado fraco e a net lenta)". caso seja por wifi, é algo normal pois o wifi do router já não é grande coisa, e depois quando te afastas e ainda para cima, ainda pior. Vê os vários tópicos precisamente sobre este problema, sendo que parte pode ser imputável ao router, parte à tecnologia e , eventualmente, equipamento do cliente e sua configuração, redes vizinhas etc.
- Eu tenho um zonhub 1.0 e na divisão onde o tenho também só consigo as velocidades que apresentas. quando me afasto também começo a ficar com ligação fraquíssima com pings elevados e velocidades muito baixas. Tenho um outro router ligado por powerline ao zonhub, a servir apenas de repeater, e nesse consigo sempre os 120mbps
- se a velocidade que apresentas se refere a velocidade wifi, é normal (ver pontos anteriores). Se for por cabo, então poderá haver problemas que deves relatar e tentar resolver com os técnicos. os problemas podem ser da nos, como também podem ser de alguma questão na infraestura da tua casa. para teres argumentos para a cessação de contrato, convém que os técnicos tenham feito algumas visitas a tentar resolver o problema e caso se mantenha tudo na mesma, então podes argumentar que a culpa é deles e como tal não estão a providenciar o serviço contratado.

quanto ao resto dos pontos não te sei responder.
- não, as velocidades e latências que falo são por cabo.
- eu percebo as limitações do router da zon, mas não é, de todo, aceitável essa perda de sinal 3 metros acima nem, inclusivé, na mesma sala.
- as velocidades que referi são por cabo e é o típico da NOS: baixam as velocidades a determinada hora do dia, ocorrendo também aumento da latência.
 
Se negociou o contrato em 2017 é normal que ainda esteja em período de fidelização, quanto aos valores que alegam ter de pagar, deverá ter alguma informação nas facturas sobre promoções ou descontos de que esteja a beneficiar, quanto ao valores de instalação, activação, etc. que eu saiba não existe qualquer limite de valores.
Aconselho às pessoas a pensarem bem antes de aceitarem qualquer alteração aos seus contratos de telecomunicações e perguntarem sempre sobre fidelizações.
Eu sei que estou em período de fidelização, foi logo isso que referi. A questão aqui é o valor que eles alegam que eu tenho de pagar se quiser rescindir, com a particularidade desse valor ter aumentado quase 30 euros em 2 alturas distintas em que fui perguntar (208 euros em julho, 235 euros ontem). Isto quando nesta altura faltam 8 meses para o fim da fidelização, menos 2 meses que em Julho. Portanto: menos 2 meses de fidelização, mais quase 30 euros.

Aliado ao facto da NOS alegar que não pode fornecer um documento explicativo do valor de penalização por rescisão do contrato em período de fidelização, só posso concluir que querem que os clientes comam gelados com a testa. Numa altura pedem X para rescindir, noutra passados 2 meses já pedem X+Y, quando as condições contratuais são exatamente as mesmas, com a agravante de faltarem MENOS 2 MESES de fidelização. Ou seja, esse valor de penalização deveria ter descido, NUNCA aumentado.

Eu sei as condições que tenho e sei quando as obtive. Em 2015 foi-me oferecido 1 gb de internet no telemóvel, tendo essa oferta continuado (ainda a tenho), mas o período de fidelização por essa oferta terminou em 2017. Em 2017 foi me oferecido 1 cartão telemóvel extra e a internet passou de 100 para 120 mbs, e são essas alterações ao serviço que me fazem estar fidelizado até maio de 2019.

A única coisa que queria saber, com alguém que efetivamente perceba do assunto ou que tenha passado por situação semelhante, é se estes valores que alegam eu ter de pagar para rescindir são normais/condizentes com o contrato que tenho e se é normal a penalização aumentar com a diminuição do tempo para fim do período de fidelização.
 
Para os operadores interessa que a penalização por quebra de fidelização seja vaga e de preferência que soe pesada ao cliente para desmotivar aventuras;
Para o regulador deveria interessar cumprir o que motivou as iniciativas de há um par de anos limitando as ambiguidades e controlando a falta de clareza das operadoras no cumprimento do dever de obrigação a que estão (ou deveriam esta) obrigados.

No entanto estamos em Portugal e como diz a expressão "no pasa nada"...
Conseguimos ser líderes nos preços das telecomunicações e de tudo o que afete verdadeiramente a vida e orçamento das familias e vamos rodando por baixo em tudo o que seja cumprimento de obrigações dos fornecedores de serviço e nos salários reheados de magreza de uma boa maioria dos consumidores pagantes...

No fim o que conta é que haja algum receio de se mudar e se vá mantendo o pagamento da mensalidade, mesmo que o serviço não preste, porque sabe-se lá como, há que manter a operadora no top das preferências e os accionistas no top dos lucros...
 
Para os operadores interessa que a penalização por quebra de fidelização seja vaga e de preferência que soe pesada ao cliente para desmotivar aventuras;
Para o regulador deveria interessar cumprir o que motivou as iniciativas de há um par de anos limitando as ambiguidades e controlando a falta de clareza das operadoras no cumprimento do dever de obrigação a que estão (ou deveriam esta) obrigados.

No entanto estamos em Portugal e como diz a expressão "no pasa nada"...
Conseguimos ser líderes nos preços das telecomunicações e de tudo o que afete verdadeiramente a vida e orçamento das familias e vamos rodando por baixo em tudo o que seja cumprimento de obrigações dos fornecedores de serviço e nos salários reheados de magreza de uma boa maioria dos consumidores pagantes...

No fim o que conta é que haja algum receio de se mudar e se vá mantendo o pagamento da mensalidade, mesmo que o serviço não preste, porque sabe-se lá como, há que manter a operadora no top das preferências e os accionistas no top dos lucros...
Pois, efetivamente é mesmo isso.

Para já vou colocar algumas questões à ANACOM e logo vejo a resposta deles.
 
A Meo em fidelizaçoes não querem saber. Fiquei desempregada cancelei o serviço invocando o facto do desemprego, só tenho 2600 euros para pagar.
Esse valor está a parecer-me absurdo. Mesmo que tenha cancelado no próprio mês que aderiu, tem 24 meses de fidelização, o que daria uma prestação de 108€?
 
Mensalidades vincendas mais ofertas, nomeadamente activação, deslocações técnicas.

Esses 2800€...a fatura não deve trazer nada mas eles são obrigados a descrever os valores.

Em última análise e com o absurdo de valor, é calcular o que é menos mau.
 
Mensalidades vincendas mais ofertas, nomeadamente activação, deslocações técnicas.

Esses 2800€...a fatura não deve trazer nada mas eles são obrigados a descrever os valores.

Em última análise e com o absurdo de valor, é calcular o que é menos mau.

Já mandei para o centro arbitragem conflitos consumo Lisboa.
A NOS pode ter muitos defeitos mas se alguém ficar desempregado eles aceitam a rescisão.
A Meo vai ser obrigada a aceitar infelizmente apenas no centro de arbitragem.
 
Que eles cobrassem as ofertas, a instalação por exemplo, eu ainda percebia, mas em caso de desemprego comprovado pelo menos as mensalidades por vencer deviam perdoar. Não sei se legalmente são obrigados ou se a NOS o faz por eticamente achar o mais correcto. Caso a MEO não seja obrigada tenta pelo menos negociar ou a suspensão do contrato até arranjares emprego ou passar para um pacote mais barato.
 
Que eles cobrassem as ofertas, a instalação por exemplo, eu ainda percebia, mas em caso de desemprego comprovado pelo menos as mensalidades por vencer deviam perdoar. Não sei se legalmente são obrigados ou se a NOS o faz por eticamente achar o mais correcto. Caso a MEO não seja obrigada tenta pelo menos negociar ou a suspensão do contrato até arranjares emprego ou passar para um pacote mais barato.

Por lei em casa de desemprego posso cancelar sem qualquer penalização ou em alternativa apresentavam um valor mais baixo.
No meu caso não apresentaram nenhum valor mais baixo e não aceitaram o cancelamento.
Se não aceitavam nada que a lei prevê não me restou outra alternativa senão cancelar.
Como a Meo é uma empresa com responsabilidade social enviou 2800 euros para eu pagar.
Neste momento Nos e Vodafone facilitam desde que se apresente o comprovativo de desemprego
Em caso de desemprego não sejam meo.

https://sicnoticias.sapo.pt/program...permite-rescisao-de-contratos-sem-penalizacao
 
Por lei em casa de desemprego posso cancelar sem qualquer penalização ou em alternativa apresentavam um valor mais baixo.
No meu caso não apresentaram nenhum valor mais baixo e não aceitaram o cancelamento.
Se não aceitavam nada que a lei prevê não me restou outra alternativa senão cancelar.
Como a Meo é uma empresa com responsabilidade social enviou 2800 euros para eu pagar.
Neste momento Nos e Vodafone facilitam desde que se apresente o comprovativo de desemprego
Em caso de desemprego não sejam meo.

https://sicnoticias.sapo.pt/program...permite-rescisao-de-contratos-sem-penalizacao

Ainda bem então. É pena é ainda ter de ser o cliente a perder tempo e eventualmente dinheiro para fazer valer os direitos. Boa sorte com isso.
 
Entretanto, em Outubro de 2017 passou a pensionista.
claro que isso não é motivo para rescindir o contrato
É claro que pode ser motivo para rescindir contrato, foi precisamente para este tipo de situações que foi criada esta lei, basta receber menos vinte, ou trinta euros para muitas pessoas já não poderem ter um serviço deste tipo, não é preciso receber menos setecentos euros, depende obviamente do caso em concreto, não posso afirmar categoricamente que pode rescindir sem penalizações, mas também ninguém pode dizer o contrário, sem saber mais detalhes.
A questão é que ainda faltam 8 meses para o fim da fidelização, portanto, para rescindir, terei que pagar.
Neste caso pode não ter que o fazer.
- o cartão de telemóvel é considerado equipamento? Podem colocar esse valor na penalização?
Podem pedir um valor pelo cartão, mas isso tem que vir descriminado, se foi oferta e agora querem cobrar, na altura da oferta teria que vir descriminado quanto custava o mesmo, e qual o valor de oferta/desconto.
- podem colocar o valor dessa oferta de 1gb na penalização quando ela foi feita em 2015 ou antes, tendo o período de fidelização se 2 anos referente a essa oferta já expirado?
O único contrato que conta é o de 2017 terá que ver quais as ofertas, e descontos que estão nesse contrato.
- podem cobrar o valor da instalação/ativação na penalização? Instalaram/ativaram o quê mesmo, se já tinha todos os serviços? O cartão de telemóvel extra de oferta?
A ativação existe sempre que é feito novo contrato (e respectivas alterações), a instalação; se não foi feita nenhuma instalação, não podem cobrar nada, como é lógico.
É também aceitável pagar um valor de penalização sem sequer ter, por escrito, a que se deve esse valor??
Isso tem que estar escrito no contrato.
quanto ao valores de instalação, activação, etc. que eu saiba não existe qualquer limite de valores.
Como é que é isto? Não percebi, a sério.
- não, as velocidades e latências que falo são por cabo.
Se não estão a cumprir o que está no contrato, pode rescindir por incumprimento contratual por parte da NOS.
- as velocidades que referi são por cabo e é o típico da NOS: baixam as velocidades a determinada hora do dia, ocorrendo também aumento da latência.
Infelizmente é isso mesmo, e isso é ilegal.
Numa altura pedem X para rescindir, noutra passados 2 meses já pedem X+Y
Ou seja, esse valor de penalização deveria ter descido, NUNCA aumentado.
Já tinha explicado noutro tópico esta questão, no fundo, agora com a última alteração da lei, têm que incluir no contrato quais as ofertas, e descontos, e caso o consumidor rescinda antes de terminar o período de fidelização, terá que pagar esses mesmos descontos, e ofertas, ou seja, teoricamente quanto mais tempo passar, mais terás que pagar, mas é claro que isto também não é assim tão linear...
A única coisa que queria saber, com alguém que efetivamente perceba do assunto ou que tenha passado por situação semelhante, é se estes valores que alegam eu ter de pagar para rescindir são normais/condizentes com o contrato que tenho e se é normal a penalização aumentar com a diminuição do tempo para fim do período de fidelização.
Normal como quem diz, mas sim é, mas uma vez que não existe cumprimento contratual por parte deles, pode rescindir sem penalização, o melhor mesmo é contactar um centro de mediação.
A Meo em fidelizaçoes não querem saber. Fiquei desempregada cancelei o serviço invocando o facto do desemprego, só tenho 2600 euros para pagar.
Esse valor está a parecer-me absurdo. Mesmo que tenha cancelado no próprio mês que aderiu, tem 24 meses de fidelização, o que daria uma prestação de 108€?
Também me parece exagerado, mas depois ainda incluem juros de mora, despesas legais, etc...
A Meo vai ser obrigada a aceitar infelizmente apenas no centro de arbitragem.
É triste mas é a realidade de muitas pessoas, infelizmente, só "desistem" depois de as pessoas irem a um centro de arbitragem, ou mesmo a tribunal.
Neste momento Nos e Vodafone facilitam desde que se apresente o comprovativo de desemprego
No caso da Vodafone por exemplo, já vi num tópico aqui neste forum, pelo menos um caso, que não cancelaram nem com o falecimento da pessoa, por isso, não sei qual a melhor...
 
Última edição:
No caso da Vodafone por exemplo, já vi num tópico aqui neste forum, pelo menos um caso, que não cancelaram nem com o falecimento da pessoa, por isso, não sei qual a melhor...

A Meo também recusou a uma das vítimas que morreu nos incêndios de Pedrogão grande.
Mas apareceu na comunicação social e ainda ouve um pedido de desculpas publicamente.
O desemprego e a morte estão previstos na lei para cancelamento sem custos.
 
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