Retrospectiva - O coleccionismo, hoje

Acho engraçado dizerem que quem compra jogos baratos para depois os vender mais caros é, e passo a citar, "oportunista".

Mas mais engraçado é ver que essas pessoas que acusam os vendedores de oportunistas/chulos/(insert bad name here) são aqueles aque redigem posts com "eiiii adquiri este lote de jogos MD onde tem um jogo raro XPTO só por 5€ e o magano que os estava a vender ainda ficou todo contente"!

Caríssimos, o capitalismo é assim mesmo. Quero e posso, pago! Não quero ou não posso, sigo a minha vidinha...
 
Ha que entender que existem aqui duas coisas.

Comprar para jogar, colecionar.

E comprar so pelo lucro.

Por muito que ambos os jogos foram comprados por "X€" e foi grande achado, o end user e diferente e os propositos para que os jogos são utilizados tambem.

Eu se encontrar um jogo raro ou caro a barato e ja o tiver, possivelmente vou dar ou vender a preço de custo a amigos ou outros colecionadores.

Quando os "resselers" vão meter o jogo em sites de leiloes a preços estupidos, retirando a possibilidade de outro pessoal facilmente adquirir o jogo.
 
Boas:

Em forma rapida e suscinta apenas quero fazer uma questão...
um colecionador que aparentemente numa aquisição de um lote jogos de um x sistema encontra entre eles 2/3 jogos que ja os possue e sabe que no mercado até os consegue vender a um preço bem interessante que na totalidade face a valor de custo obtem com esses jogos um certo lucro, então opta por o fazer!
Entretanto até que aparece um comprador com poucos conhecimentos mas que os jogos ate lhe interessam e dão o valor pedido!
A pergunta é face a este cenario, que não é algo que se ve pouco, o colecionador não se torna reseller?
 
Boas:

Em forma rapida e suscinta apenas quero fazer uma questão...
um colecionador que aparentemente numa aquisição de um lote jogos de um x sistema encontra entre eles 2/3 jogos que ja os possue e sabe que no mercado até os consegue vender a um preço bem interessante que na totalidade face a valor de custo obtem com esses jogos um certo lucro, então opta por o fazer!
Entretanto até que aparece um comprador com poucos conhecimentos mas que os jogos ate lhe interessam e dão o valor pedido!
A pergunta é face a este cenario, que não é algo que se ve pouco, o colecionador não se torna reseller?

Para uns torna-se um reseller para outros um oportunista. Depende do ponto de vista. E depois ainda existe aqueles coleccionadores que compram uma edição para jogar e outra para guardar. Ñ quero com isto ofender ninguem, há aqui alguns users que fazem isso. Pessoalmente ñ acho justo pois tira a oportunidade aqueles que querem uma edição para jogar/coleccionar, mas tenho de respeitar quem o faz. Ñ quero ser interpretado como aquele que ñ gosta dos coleccionadores, sei que é um hobby como outro qualquer, que cada vez se vai tornando mais dispendioso e mais dificil de encontrar certas e determinadas edições. Sempre pensei que os coleccionadores fossem um grupo unido, a ajudarem-se uns aos outros para encontrar aquele item que faltava na colecçao de alguem, mas pelos vistos existe muitos falsos amigos como diz o autor do texto. Eu próprio tenho algumas edições especiais/coleccionador/limitadas, mas ñ considero como colecionador.
 
Última edição:
Dai eu ter dito que depende do ponto de vista. Existe sempre a outra face da moeda, se dum lado tens alguem que vende a um preço irreal do outro tens quem compra a esse preço irreal ( podendo mesmo até ser entendido na matéria,e comprando na mesma o produto).
 
Bem, isto é um negocio e como tal esta pendente da lei da oferta e da procura...
Enquanto os proprios colecionadores forem resellers isto nunca ira ser justo para ninguem, principalmente numa altura onde é moda ser retrocolecionador...

Agora faço outra questão, perante este cenario actual do colecionismo, alguem apresenta alguma(s) soluções para travar esta "onda"?

é que ja li muitos users a defederem e bem a sua opnião, mas sugestões nenhumas!
 
Ora bem, gostei de tudo o que li até agora nesta thread :)

Na minha visão mais simplista, lembro um provérbio chinês que diz o seguinte: "Quando ambas as partes estão satisfeitas, o negócio é um bom negócio", referindo-se, claro está, a vendedor e comprador.
Sou coleccionador retro há uns anos, no início só coleccionava jogos para Spectrum e algum hardware e literatura relacionada. Nunca sofri do mal da especulação, se os jogos são caros é porque apenas foram vendidos um número escasso de cópias, e que com o tempo se tornaram valiosos coleccionáveis. Os jogos em formato ROM são um bom exemplo disso, mas de longe os mais caros, por incrível que possa parecer :)

Desde Outubro decidi que ia possuir uma de cada consola lançada até 1999, e estou agora a tratar de as ir adquirindo, MAS coloquei a mim próprio uma imposição, quero tudo em caixa original, com caixa interior, e não vou dar mais de 30£ por nenhuma. Em quase 3 meses consegui uma Mega Drive, uma PS One e uma Dreamcast nestas condições.
Por quê não dar mais? Combater da única forma possível a especulação. Todos os dias faço "análise" de mercado, entenda-se, passear pelo ebay, e reparei que os mesmo artigos tanto vendem por 10 como por 50, mas o mais fascinante é haver compradores para ambos os valores. Se eu fosse vendedor via aqui uma oportunidade, por quê vender a 10 se posso pedir 40 e esperar que suba mais um pouco (se for leilão)? A culpa aqui é de quem dá 50 por um determinado artigo, abrindo precedente para futuros negócios...
O que eu decidi fazer foi apenas por o olho em leilões, preferencialmente os que começam a 0,99£ e sem valor de reserva, o resto é sorte!

Agora, isto de coleccionismo actual, como jogos a sair no mês actual ou no último ano, é de facto muito complicado! O maior problema na minha opinião ainda são as grandes superfícies, com promoções malucas que mexem com todo o sistema de valores reais dos produtos. Ora um jogo custa 60€ em todo o lado e de repente aparece a 10€ numa loja X?? Vejamos, se fosse o valor de comodidades como ouro ou prata, os mercados colapsavam! Já não acho piada nenhuma coleccionar coisas recentes devido ao seu valor emocional poder ser facilmente abalado, hoje estou para ali virado, amanhã posso não estar, mas o que já existe à décadas e é o que é e sempre foi, ora bem, aí eu tenho a certeza que gosto daquilo e vou coleccionar, daí o que se passa comigo em relação às consolas, só mesmo até à Dreamcast. Claro que se aparecer no meu campo de visão uma PS2 a 10 ou 20£ completa em caixa com manual, epah... lá terá de ser :)

Sem certeza de contribuir ou não para algum esclarecimento, é esta a minha opinião...
 
Para fazer bons negócios é preciso tempo, e muito trabalho de pesquisa, eu passo várias por semana, e bem mais de uma hora por dia, a rondar vários sites de leiloes tanto em portugal como no exterior, mas não compro jogos à toa.
Uma situação que me aconteceu foi um vendedor tinha 2 copias do sonic cd, por 15€, comprei 1, mas podia muito bem comprar as duas e facilmente vendia 1 e pagava os 2 jogos, mas não o fiz porque não sou egoista a esse ponto.
Dou prioridade se estiver completo, for algo que me desperte a atenção, e gostar, não compro só porque é um bargain, para que mais tarde o possa vender.
Já aconteceu comprar um jogo, e depois por um bom preço arranjar o mesmo jogo em melhores condições, e até novo, aí vendo, ou como já fiz mais que uma vez, ofereço a copia extra a amigos.
Coisa que me irrita é ver o Gran turismo 1 a preços absurdos, foi o jogo que mais vendeu na consola, mais de 10milhoes de cópias, nem a sega vendeu tantas dreamcasts...
 
Bem, isto é um negocio e como tal esta pendente da lei da oferta e da procura...
Enquanto os proprios colecionadores forem resellers isto nunca ira ser justo para ninguem, principalmente numa altura onde é moda ser retrocolecionador...

Agora faço outra questão, perante este cenario actual do colecionismo, alguem apresenta alguma(s) soluções para travar esta "onda"?

é que ja li muitos users a defederem e bem a sua opnião, mas sugestões nenhumas!

Sinceramente não sei que sugestões é que esperas que se dêem. Não somos forças da lei com controlo sobre o comportamento de terceiros e aquilo que fazemos foi o que já dissemos. O que eu e outros membros fazem é simplesmente deixar de divulgar os negócios em foruns populares onde alguns membros também metem a gadelha para se aproveitarem de lucro fácil, como alguns que já vieram deixar mensagens, e apenas avisamos os amigos que sabemos que querem ter as coisas para próprio interesse. Muitas das vezes compramos as coisas uns para os outros após um conjunto de telefonemas ou SMS. A segunda coisa que fazemos é pontualmente visitar as fontes de onde provêm os jogos a bom preço e procurar aproveitar as oportunidades antes delas desaparecerem. Eu há cerca de 5 anos atrás deixava ficar para trás os jogos incomuns a preços baratos nas Cash Converters para dar oportunidade a outras pessoas. Quando metade desses negócios que deixava ficar para trás apareciam à venda a preços de meter medo, então passei a trazê-los eu e a ficar com algumas segundas cópias. Já cheguei a trocar a até a oferecer jogos raros e não tenho qualquer problema em dizer que vendi outros a preços equilibrados mas mais caros do que paguei. Pronto, agora que disse isso, interpretem lá de forma errada e chamem-me lá de resseler...

Quando é que um reseller sai prejudicado por perder um negócio barato para revenda? Nunca. Simplesmente não sai beneficiado porque não ganha lucro.

Quando é que um coleccionador sai prejudicado por perder um jogo raro por 5 euros para um reseller? Quase sempre. Não só perdeu um item que tinha interesse em ter na colecção como ainda provavelmente irá ter de pagar a resselers valores altos para ter esse mesmo artigo que gostava de ter futuramente. Quando não é aquele coleccionador que perdeu o artigo a ser prejudicado, será outro qualquer que o vai comprar ao reseller.

Não me venham dizer que todos os coleccionadores são como o que o miufs85 descreve, que se orgulham de comprar artigos que valem algum dinheiro por preços baixos e acusam os outros de ser oportunistas. Já comprei jogos por 5 e 10 euros que valem muito mais e fiquei satisfeito com o negócio tal e qual ele diz. Só que depois falta a outra face da moeda, e essa opinião ignora totalmente a parte em que também paguei mais de 100 ou 200 euros por outros artigos que nunca consegui encontrar a melhor preço e pelo qual já me chamaram de maluco. Também sou oportunista e orgulhoso por ter pago 100 e 200 euros pelos segundos que era o valor deles no ebay e nos resellers? Se alguém é capaz de desenbolsar bem por um jogo é um coleccionador, não é qualquer pessoa que não liga nenhuma e vai pagar caro por um jogo, sobretudo se for antigo, e muito menos um reseller. Os resellers só pretendem comprar barato para fazer lucro e explorar as boas oportunidades de negócio para revender. Os resellers existem porque existem coleccionadores que mais tarde ou mais cedo esgotam as hipoteses de adquirir o jogo a melhor preço, porque praticamente não existe outra clientela para eles. E o mercado rege-se por essas regras infelizmente, e não exclusivamente pela "procura vs disponibilidade do artigo". Mesmo que existam alguns coleccionadores que tenham uma postura oportunistas de vez em quando, os resellers que andam a roubar os bons negócios para revender a preços elevados são os verdadeiros oportunistas que tornam esse comportamento numa rotina e não numa situação pontual, quer queiram quer não. Muitos têm é aquela opinião do "furtei, mas não roubei porque não magoei ninguém".

Estas discussões quase não valem a pena porque não levam a lado nenhum. Um coleccionador não gosta de perder um negócio para um reseller e depois ver o mesmo artigo à venda por valores absurdos. Um reseller não gosta que um coleccionador compre um artigo barato porque perdeu uma oportunidade de fazer dinheiro fácil, e raramente gosta que se saiba qual o valor que pagou quando o está a vender. É tudo uma questão de posturas e cabe a cada um saber qual é a que consideram mais correcta - ou conveniente para si.
 
Já agora deixo muito resumidamente a minha posição:

Colecciono e não costumo comprar para vender.

Agora se for a uma loja e vir 2 cópias de um jogo de 100€ por 10€, é óbvio que trago as duas, para eventualmente vender uma delas.

Não ando é a ratar as lojas todos os dias à procura do Santo Graal.

Não critico quem faz como eu (óbvio), agora acho triste aquelas histórias de ir para a feira às 6 da manhã ratar tudo e por tudo à venda no Olx por preços ridículos.
 
O bonito é tirar valores de entre-ajuda e amizade deste hobby. Muitos users que aqui vieram comentar manifestam que são da "outra equipa". Cada um opta pelo caminho que opta. Eu opto por ajudar os meus colegas coleccionadores em vez de vender tudo ao desbarato. Ainda este sábado que ai vem vou correr um par de lojas em espanha para trazer um material que é um pouco mais chato de encontrar cá a bom preço. Isto é o bom do coleccionismo e não andar a lixar o próximo. Mas essa mentalidade de lixar o próximo é a que muita gente adopta não só aqui como também na "vida real", dai vivermos na m**** de mundo que vivemos.

Cumprimentos
 
Já agora deixo muito resumidamente a minha posição:

Colecciono e não costumo comprar para vender.

Agora se for a uma loja e vir 2 cópias de um jogo de 100€ por 10€, é óbvio que trago as duas, para eventualmente vender uma delas.

Não ando é a ratar as lojas todos os dias à procura do Santo Graal.

Não critico quem faz como eu (óbvio), agora acho triste aquelas histórias de ir para a feira às 6 da manhã ratar tudo e por tudo à venda no Olx por preços ridículos.

Concordo plenamente, é exactamente a minha posição também.
 
@vazinho

Não sei se te referes também a mim, mas visto que fui o último a comentar antes, aproveito para esclarecer:

- Quem me vê por exemplo no tópico de promoções da Xbox, vê que vou colocando oportunidades porreiras quando me vão aparecendo. Ainda neste falei já de uma MegaCD que não podia comprar (e que quero há anos), para o caso de alguém a querer. É óbvio que penso em mim primeiro, mas também gosto de ajudar quando posso.

- O exemplo que dei nunca aconteceu, mas também não disse que o venderia por 100. Podia ser por 40/50/70, dependia a quem e quando. Mas sabes para que poderiam servir os 90/80/40€ de lucro? Para comprar este ou aquele artigo que procuro e quero ter.

- Já o comprar para que outros não comprem também não partilho.
 
O bonito é tirar valores de entre-ajuda e amizade deste hobby. Muitos users que aqui vieram comentar manifestam que são da "outra equipa". Cada um opta pelo caminho que opta. Eu opto por ajudar os meus colegas coleccionadores em vez de vender tudo ao desbarato. Ainda este sábado que ai vem vou correr um par de lojas em espanha para trazer um material que é um pouco mais chato de encontrar cá a bom preço. Isto é o bom do coleccionismo e não andar a lixar o próximo. Mas essa mentalidade de lixar o próximo é a que muita gente adopta não só aqui como também na "vida real", dai vivermos na m**** de mundo que vivemos.

Cumprimentos

Uma coisa que te esqueceste de mencionar foi o proprio respeito mutuo, ou seja, a quem ja não aconteceu um negocio aparecer por um preço justo, ou pechincha e passado umas horas o vendedor cancela porque apareceu outro que dava mais...
A mim, inumeras vezes, e em artigos que depois são vendidos 3x mais caros...
 
@vazinho

Não sei se te referes também a mim, mas visto que fui o último a comentar antes, aproveito para esclarecer:

- Quem me vê por exemplo no tópico de promoções da Xbox, vê que vou colocando oportunidades porreiras quando me vão aparecendo. Ainda neste falei já de uma MegaCD que não podia comprar (e que quero há anos), para o caso de alguém a querer. É óbvio que penso em mim primeiro, mas também gosto de ajudar quando posso.

- O exemplo que dei nunca aconteceu, mas também não disse que o venderia por 100. Podia ser por 40/50/70, dependia a quem e quando. Mas sabes para que poderiam servir os 90/80/40€ de lucro? Para comprar este ou aquele artigo que procuro e quero ter.

- Já o comprar para que outros não comprem também não partilho.

não me estava a referir a ti com o comentário, peço desculpa se pareceu, só aproveitei para deixar o meu ponto de vista mas em nada relacionado com o teu comentário em cima.
 
li o tópico todo e eu pensava que era coleccionador mas afinal parece que não sou hehe ...muitas vezes vejo pechinchas mas como não as posso comprar apenas ignoro (com muita pena minha), visto que não fazia a minima ideia que havia uma "comunidade" que se entre ajudava ...
 
Eu não me posso considerar um verdadeiro coleccionardor pois apesar de comprar jogos antigos só compro os que realmente gosto e não por coleccionar todos os titulos de uma consola etc. A verdade é que, por causa do retrogaming estar "in", hoje em dia aparecem muitos negócios completamente overpriced. Para além disso, consigo ver os dois lados da moeda. Todos nós gostamos de encontrar grandes negócios. Dá um prazer enorme (pelo menos no meu caso) conseguir encontrar um jogo excelente por preços muito inferiores ao que ele vale. Muitas vezes já vi jogos que sei que poderia vender facilmente por um preço superior mas, tal como mutios de vós, preferi deixar a oportunidade aberta para alguém que realmente estivesse à procura do jogo. No entanto, claro que sabia que podia ser um reseller que o ia encontrar e tentar lucrar com isso. No meu entender se ele se sente bem a fazer isso ou se tem necessidade de o fazer que o faça. Nunca sabemos se ser reseller é o seu único trabalho e se está no desemprego sem conseguir mais nenhum rendimento ou se o faz simplesmente para lucrar sem pensar nos outros. Portanto, não censuro quem o faz, apesar de alguns resellers abusarem muito no preço que pedem. A todos os coleccionadores que andam à procura de algo que nunca conseguiram encontrar a um preço que lhes agrade pensem que encontrarm provavelmente muitos outros items raros que compraram a um bom preço, os quais podem estar a ser desejados por outrem e que não teve a vossa sorte. Para além disso, sinceramente, para mim dá-me muito mais prazer o facto de ter de procurar muito para encontrar um bom negócio. Quando o finalizo e tenho o jogo em mãos sinto muito mais satisfação do que quando o vou a um sitio e sei que ele lá está e que a qualquer altura o posso trazer. A descoberta de "tesouros" é o que me atrai. Bem já me estou a prolongar muito e agradeço a quem está a ler estas palavras até ao fim :D Para finalizar gostava de colocar algumas perguntas para algumas pessoas que coleccionam jogos:

-Porque é que compram jogos maus só pela sua raridade se nunca os vão jogar ou dar apreço? É para venderem um dia mais tarde ou só para ficarem na preteleira?
-Porque deixam jogos selados durante anos sem os jogar? É para venderem um dia mais tarde ou deixar na prateleira?

Espero que não interpretem estas perguntas como uma critica. Apenas quero perceber o ponto de vista de quem o faz. Todos nós temos uma razão para fazer lago. O julgamentos dos motivos que nos levam a faze-lo são subjectivos, cada um interpreta à sua maneira.

Cumpriemntos a todos e bons jogos :)
 
Não me considero coleccionador mas como já me aconteceu ambas as coisas que perguntas eu respondo por mim :-D
- Comprar jogos maus? Às vezes acontece-me por impulso, sei que é estúpido dizer isto mas é verdade, já me aconteceu comprar um jogo pelo preço a que está, experimentar e depois dizer para mim tenho que vender isto. Também acontece quando se quer ter todos os títulos de uma consola (o meu caso da vita) já comprei jogos que consideram maus para a colecção, mas também já aconteceu não comprar jogos que estão a preços estupidamente baratos que podia vender pelo triplo sem qualquer problema, coisa que qualquer re-seller fazia mesmo que já tivesse o jogo.
- Jogos selado? Alguns, poucos mas porque ainda ou não tive tempo de os jogar ou ainda não acabei os anteriores, mas se tenho a colecção completa não será para vender. Já aconteceu também ter comprado dois jogos numa loja que estavam em promoção por 10€ (na weshop) e como não queria um deles, deixei selado para vender mais tarde.
 
Back
Topo