Shut the f*ck up

rui_mac disse:
Mas, afinal, quanto mais é que custa um portátil não-Mac equivalente a um Mac?
Qual a diferença, em termos de euros?

Rui Batista

Vamos lá ver então como umas pequenas alterações mudam completamente aquilo que se queria provar.

1324eur (educação 1259 eur) Macbook:

Core2Duo 2.0Ghz
1G DDR2
80Gb
Gravador DVD+/-RW e Dual Layer
13.3"
Intel gma ranhosa com até 64mb partilhados
16bit stereo
2 USB2.0, 1 firewire 400, 1 mini dvi
WLAN b/g/n
Bluetooth 2.0 EDR
6h
2.36Kg
iSight

Edit: Por mais 120 (ed- 60) euros o Macbook só tem um disco menor (80 para 120GB), mas tem ecrã menor e com maior densidade de resolução, mais cpu, a gráfica é inferior mas dá para quase tudo excepto jogos, as mesmas saídas mas menos fichas. Tem uma excelente webcam e maior autonomia. É mais leve, pequeno, portátil (afinal estamos a comparar portáreis), tem melhor WLAN (tem o 801.11N), 1gigabit, melhor touchpad e um soberbo sistema operativo + um conjunto interessante de software multimédia. O OS X vale bem os 120 (60) euros a mais mesmo contando com o facto de ter uma gráfica inferior. Não esquecer que o LG trás o Vista Home Premium logo para ter um SO semelhante ao Mac OS X em termos de funcionalidade é necessário acrescentar mais 100 euros para o upgrade para o Ultimate ou então desenmbolsar 200 euros. Este pormenor faz encarecer o LG em 50 a 150 Euros.

Conclusão: os Macbooks tem preços estupidamente altos. :zzz:

Estamos a analizar hardware, não software.

São 125eur de diferença... preço de estudante é cheating, nem toda a gente é estudante.

EDIT:

1299eur Asus Z53Jc T7200/2/160/15.4''

Processador: Intel Core2 Duo T7200 2.00GHz com Tecnologia Intel Centrino Duo Mobile Cache: 4MB L2
Memória: 2GB DDR2 (2x 1GB)
Disco rígido: 160GB (5400rpm)
Drives: Gravador DVD±RW Double Layer
Ecran: TFT 15.4"
Placa Gráfica: NVIDIA GeForce Go 7300
Memória Placa Gráfica: 384MB TurboCache
Interfaces: 4x USB 2.0
1x i.LINK (Firewire)
1x TV-Out S-Video
1x VGA
1x DVI
Comunicações: Wireless LAN 802.11a/b/g
Rede 10/100/1000
Modem 56Kbps
Peso: 2.75 Kg
Outros: Webcam Integrada de 1.3 Mega-Pixel

+1gb mem, +80gb de disco, maior tft, melhor placa grafica, +2usbs, melhor WLAn...


Mas se queres mesmo ser justo, são +175eur para fazer os 2gb de ram e +250eur para fazer os 160Gb de disco... agora somemos 50eur da diferença de placas: ao todo fica por +475eur o iBook. Prefiro comprar o asus e depois um ipod :)
 
Última edição:
O que estava a ser discutido nao era qual o mais barato :P
Mas sim as pessoas acharem o preço dos macbook absurdo (quando nao é visto que se encontra bem proximo dos preços de todos os portateis da mesma gama)
Depois é uma questao de gosto até porque a mim da me mais jeito duas horas de bateria do que 80 GB de disco
Comprem aquele que voces gostem mais seja mais bunito mais feio mais rapido maior mais pequeno, nao venham é pa aqui tentar vender: P
 
Tsunami vs Apple Macbook ? Vá lá, aposto que ainda consegues arranjar um mais rasca.

Hardware sem Software?. Nunca me passaria pela cabeça comprar um carro e deixá-lo na garagem sem gasolina.
 
Tsunami vs Apple Macbook ? Vá lá, aposto que ainda consegues arranjar um mais rasca.

Hardware sem Software?. Nunca me passaria pela cabeça comprar um carro e deixá-lo na garagem sem gasolina.

Bad luck. Não é o que estamos a discutir. Seja como for vê o edit do post. In your face :)
 
Bem eu sei o q dei pelo meu e o q custa este

Portátil Apple MacBook Pro 15'' 2.16 GHz/1GB/120GB/SD
Preço:
1 889.90 €

Monitor de 15,4 polegadas
Intel Core 2 Duo a 2,16 ou 2,33GHz
2,54 kg
SuperDrive DL 6x
Uma porta Firewire 400
Uma porta Firewire 800
Duas portas USB
ExpressCard/34
Unidade de disco até 200GB
Ethernet Gigabit
ATI Mobility Radeon X1600
Airport Extreme integrada
Bluetooth 2.0+EDR
Teclado iluminado
TrackPad com Deslocamento
Adaptador de Corrente MagSafe

Com as diferenças q se vêem no hardware, a diferença de preço para mim ainda é €... :-D
 
É claro que depende muito das necessidades de cada um... mas para mim os mac não são competitivos em termos de hardware. Deixam-me muiiito reticente. Acho que se querem mesmo ser competitivos, ponham hardware de jeito (equivalente ao dos restantes vendors em vez de chularem 175eur por 1gb de ram ou 250eur por 80gb de disco. Com cento e poucos eur compro um disco externo de 500Gb) e aumentem o preço em 120eur por causa do OS(como mencionou o ajaz). Aí posso dizer que era garantido comprar um, nem pestanejava
 
Enquanto vocês não perceberem que ter o melhor computador não é ter as melhores specs não vale a pena.

Só a título de exemplo: todos os PowerMacs (duplo G5) do meu departamento foram substituidos por iMacs 24'' C2D teoricamente 5x's melhores. Mas isso é na teoria, porque na prática até acabam por perder. E não estou a falar em ter mais ou menos 5 segundos num render, mas sim na harmonia do todo que era (e é) OS X+G5 e que não é no OS X+Intel.

Os Mustang também centenas de cavalos, no entanto, andam menos que um Honda com 1/3 dos cavalos.
 
Última edição:
Então respondo, pq gastar 1900€ se se pode ter o mesmo por bastante menos...?

É q n cabe na cabeça de ninguém continuarem a querer justificar de toda e qualquer maneira o hardware e o custo q a Apple fornece...

Podem dizer, "é só para quem pode, não é para quem quer..." ok eu não quero...como disse antes OSx é 5*, já o hardware Apple e o seu custo...:zzz:
 
Enquanto vocês não perceberem que ter o melhor computador não é ter as melhores specs não vale a pena.

Só a título de exemplo: todos os PowerMacs (duplo G5) do meu departamento foram substituidos por iMacs 24'' C2D teoricamente 5x's melhores. Mas isso é na teoria, porque na prática até acabam por perder. E não estou a falar em ter mais ou menos 5 segundos num render, mas sim na harmonia do todo que era (e é) OS X+G5 e que não é no OS X+Intel.

Os Mustang também centenas de cavalos, no entanto, andam menos que um Honda com 1/3 dos cavalos.

Então faz uma comparação dessas entre o Macbook e o Asus. Não é a comparar com carros que vais lá, ou com o iMac da tua empresa. Porque é que os macbook hão de ter uma harmonia superior aos asus?
 
[SIZE=-1]Se percebesses o conceito de harmonia, perceberias que nunca na vida esse Asus estará em harmonia com o windows.

harmony disse:
a harmonious state of things in general and of their properties (as of colors and sounds); congruity of parts with one another and with the whole

Mas agora diz-me tu o que fazes de mais rápido com esse Asus. Falas mais depressa no msn ? ouves mais músicas no MediaPlayer ? escreves mais depressa no Word ? Elucida-me sff.
[/SIZE]
 
Última edição:
E assim nasce mais uma thread onde comparam Porsches com Subarus Impreza, não para andar por aí a picar, mas para ficarem encostados e sem gasolina numa garagem qualquer. Haja paciência.
 
E assim nasce mais uma thread onde comparam Porsches com Subarus Impreza, não para andar por aí a picar, mas para ficarem encostados e sem gasolina numa garagem qualquer. Haja paciência.

Talvez decorra do facto de ter sido criada por ti na secção errada.
Isto pertencia era ao Anedotas e Curiosidades...
 
Não me venham outra vez com a lenga-lenga das comparações ao MB e ao cêntimo entre PCs e Macs.

Já sei onde isto vai parar e é natural que a maioria de vocês também.

PT
 
As comparações de portáteis dependem do que as pessoas procuram. Se eu quero um portátil de 12'' ou 13.3'' não adianta dizerem-me que a Asus ou a Tsunami tem um de 15'' ou 17'' com melhores specs.

A verdade é que para o tamanho que eu quero e para ter um design atractivo (é parte do hardware, pode é não interessar ao comprador) as únicas alternativas que vejo são um Sony e um HP praticamente do mesmo preço.

Edit: Logo a seguir ao post do Demiurgo parece provocação, mas juro que quando respondi ele ainda não havia dito nada :)

Além disso uma thread com este título também não vai ser útil para ninguém nas procuras do fórum por isso não se perde nada ;)
 
Última edição:
Onde é que se já viu plataformas da apple em ambientes de segurança? Gestão de datacenters, load ballancing e 24/7 uptime systems? Onde estão sistemas de apple para gestão e desenvolvimento de robótica? O universo Windows e *nix é bem maior e com muitas funções nos quais a Apple nunca irá estar.

Mac é bom para average user em que se sente satisfeito em tarefas simples, e também em áreas criativas. De resto não há mais.

A dita Comunidade gerada pela apple está-se a tornar num ícone autêntico.
 
E porque será? Do ponto de vista monetário, se tivermos de equipar um sector com muuuuuitas máquinas (como acontecerá em gestão de datacenters, load ballancing, etc), a opção óbvia é a de fazê-lo com máquinas que posso configurar ao ponto de apenas me custar umas poucas centenas de euros "per capita". Um PC pode ser apenas uma motherboard, uma plaquinha gráfica da treta, uma placa de rede da treta e o mínimo de RAM e disco indispensáveis para cada nodo fazer o que precisa.
Se o fizesses com Macs, gastarias mais dinheiro a curto prazo, é claro. Mas dispensarias muito suporte técnico e preocupações com segurança a longo prazo.
Quando eu montar a minha agência de efeitos visuais, podes crer que vou lá ter muitos PCs. Para fazer render farming, claro. Porquê? Porque posso montar máquinas stripped-down bem baratinhas (basta ter alguma RAM e uma placa de rede, que até pode vir integrada na motherboard). Não precisam de ter muito disco porque cada frame calculado será enviado para um cluster de discos externos. Não precisam de estar ligados a uma rede externa, portanto não tenho de me preocupar com firewalls e anti-vírus. Não vou ter de instalar lá mais nada que não seja a aplicação de render. Isso sim, é um PC (a correr Windows) eficiente. Sem coisas instaladas a mais do que absolutamente necessário, sem ligação ao exterior, sem necessidade de grande interacção com o utilizador.
Para os animadores, que precisam de ser criativos, simplesmente trabalhar, sem se chatearem com pop-ups, com balões chatos a avisar de tudo e nada, com preocupações quando navegam na net (se podem puxar algo ou não ou se é seguro fazer seja o que for), com a instalação de drivers, etc... terei Macs. Quero pessoas que produzam mais e que o façam num ambiente agradável e sem preocupações. O Mac permite isso de um modo muito superior ao PC/Windows. Portanto, o melhor dos dois mundos: Macs para interacção humana e trabalho efectivo e PCs/Windows para serem "mouros de trabalho".

Rui Batista
 
Subscrevo estas palavras sábias!!!

E acrescento, para as finalidades apontadas, data centers, servidores e afins, nada bate o Linux ou mesmo o Solaris. O Mac OS X tem um grande calcanhar de Aquiles. O seu kernel micro-modular, o Mach, é bonitinho, bem estruturado e tal, mas falha completamente em ambientes multi-thread massivos. Ninguém conhecedor mete um OS X nestas andanças, apesar de haver por aí uns corajosos. ahahha! O OS X, para já, tem o seu espaço no mercado "desktop" desde do simples até ao mais musculado desktop. Outra coisa curiosa é ver muita máquina Windows nestes meios e a maioria com imensos problemas mas estão lá. A razão é simples. É o software. A escolha do hardware informático é na maioria das vezes a 2 ou 3 decisão. A primeira é aquilo que se vai usar seja hardware específico+software e só depois se escolhe o sistema operativo e o hardware. Muitas vezes vemo-nos obrigados a ir para Windows pelo simples facto deste ser o único suportado por muitos fabricantes de tecnologia. Porquê? É mais barato suportar Windows pois existem muitos programadores baratos nesta plataforma.

Quando a escolha se foca sobretudo no hardware então é como o Rui diz. Vai-se para aquilo que é mais barato e simples de montar e manter. E aqui a plataforma fechada da Apple cai na lama.
 
Última edição:
Ajax se quiseres eu aponto-te varias plataformas windows que metem Linux ou mesmo Solaris a um canto.

Alias aponto-te já o supra sumo Windows server "Stratus", ninguém tem um uptime e "standarização" windows sem scripts como eles. O cluster ao pé deles não é nada.
 
Back
Topo