Software de GPS - NDRIVE ou TOMTOM??

Basicamente há 3 aspectos a considerar:

· Mapas completos e actualizados
· Percursos fiáveis
· Indicações claras e atempadas

Como ando sempre de telemóvel, a questão das máquinas não se coloca. Uso Symbian porque gosto do som dos Nokia e dos Sonyericsson, uso PDA porque gosto da facilidade de sincronização e instalação do Windows Mobile, experimento Android porque gosto de novidades.

Há uns 4 ou 5 anos atrás esta conversa nem faria sentido. A cobertura de Portugal pelos mapas da TELEATLAS andava pelos 87% e as estradas mal sinalizadas caíam sempre nos 13% em falta. “Naquele tempo”, e estou a falar de 2006, o melhor mapa da TOMTOM era um velho mapa da NAVTEQ, de referência 675.1430, que rapidamente tinha saltado do TOMTOM RIDER 2 para os PDA de toda a gente. Ainda hoje as ruas de Gaia são mais completas nesse mapa da NAVTEQ, com 4 anos, do que nos novíssimos TELEATLAS 845.2662 comprados com os 300 euros do TOMTOM GO950 LIVE.

Depois, em Dezembro de 2007, a TOMTOM comprou a TELEATLAS por 3.000 milhões de dólares numa OPA renhidíssima contra a GARMIN e começaram os problemas para quem já não podia viver sem expressão objectiva e atempada de “saia na saída”. Foi aí que mudei para o ROUTE 66 que trabalhava (e trabalha) com mapas da NAVTEQ, infelizmente para muitos nada fáceis de piratear. Testei outros motores com mapas da Navteq, entre os quais a senhora GARMIN, mas decidi-me pelo Route 66.

E em 3 anos fulminantes a TELEATLAS acabou por cobrir 99% de Portugal com auto-estradas que ainda estavam em obras, mas sem nunca acrescentar as velhas ruas em falta. Comecei a ficar dividido entre a actualidade dos mapas da TELEATLAS e aperfeição das velhas ruas oferecida pela NAVTEQ.
Vieram então a terreiro os “analistas imparciais” do costume provar que as mais modernas auto-estradas estavam nos mais actuais mapas da TELEATLAS.

Felizmente o INFOPORTUGAL pegou nos actualizadíssimos mapas da TELEATLAS e acrescentou-lhe exactamente as ruas que eu procurava. Passei a usar o NDrive, primeiro em paralelo com o TOMTOM e depois sozinho. As licenças são permanentes e as actualizações do motor e dos mapas são gratuitas por um ano. Depois disso, só é possível actualizar Radares e outros PDI (Pontos de Interesse).

Nota final: Gostei do interface e da fiabilidade dos percursos da NAVIGON. Mas o software é tão pesado que exige hardware caro, processadores vorazes de bateria e, mesmo assim, dá frequentemente indicações demasiado atrasadas.
 
Última edição:
Para quem usa muito esporadicamente o GPS, o ideal é instalá-lo num telemóvel que tenha um bom som em mãos livres e um ecrã com mais de 2 polegadas que dê para ver mesmo com sol.
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Falando de dispositivos dedicados, os tais que nunca têm a bateria carregada quando são precisos, ou demoram 20 minutos a descarregar as tabelas dos satélites porque não são usados há semanas, um aspecto importante é esclarecer se serão para utilizar prioritariamente em Portugal:

Neste caso recomendaria como primeira opção mapas da INFOPORTUGAL o que significa NDrive. A base dos mapas é da TELEATLAS mas estão MUITO mais completos. De notar que além de tudo têm 250.000 empresas nacionais com contactos e tudo, farmácias de serviço, etc., etc. Com um NDrive dá para esquecer, em Portugal, as páginas amarelas em papel ou na net. Como segunda opção recomendaria mapas da NAVTEQ, o que significa NAVIGON ou GARMIN. Pessoalmente gosto mais da NAVIGON, mas é uma mera opinião.

Outra situação é se o GPS é para utilizar prioritariamente fora de Portugal:

Nesse caso recomendaria como primeira opção mapas da NAVTEQ, o que significa NAVIGON ou GARMIN.
Como segunda opção recomendaria TOMTOM, o que significa mapas da TELEATLAS num dispositivo simples e de fácil utilização.
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Vi há dias o NDrive G800 à venda na ***** de Gaia por 49 euros. Para mim até um G50 por esse preço é muito bom. Tem cartão SDHC de 8G e dá para tudo o que se quiser lá meter. Convém é desactivar a vista em modo real, que é muito gira para mostrar aos amigos e andar a pé, mas de carro dentro da cidade só serve para baralhar. Convém tratar logo de actualizar o software e os mapas porque nas lojas estão sempre completamente desactualizados digam eles o que disserem.
É claro que a NAVIGON usa mapas NAVTEQ e trabalha para marcas como a Mercedes e a BMW. É exactamente aqui que está o ponto: que qualidade e acessórios terá um utilitário da BMW vendido ao preço de um FIAT PUNTO?

Infelizmente para mim tenho muito poucos amigos com NAVIGON e GARMIN, mas tenho muitos conhecidos com G50 e G280 que só dizem maravilhas. Aliás, o mesmo se passa com os modelos mais baratos da TOMTOM, os tais que ainda podiam levar cartão.
 
muito obrigado little lamp!gostei muito do texto,é bastante esclarecedor!

o meu pai vai usar só mapas de portugal.portanto vou ver se ainda arranjo um ndrive na *****

cumps
 
little lamp
Estou em completo acordo contigo, sou um utilizador experiente destas maquinas desde que apareceram e de facto tudo o que escreveste é verdade e demonstra que sabes do que falas. Conforme também já escrevi aqui neste espaço, para mim sem dúvida para navegar em Portugal e Ilhas o mais completo no conjunto é o Ndrive. Pessoalmente quando viajo em estrada gosto especialmente do iGO8 com uma boa skin de tantas que por aí circulam. Tal como tu também gosto muito dos mapas da Navtec, especialmente quando vou à caça e me meto em estradas de terra batida no meio do nada e lá estão elas, mesmo aquelas em que só tractores e bons Jeeps conseguem passar. Bem agora como sabes o Ndrive tem a opção "modo aventura" que para fora de estrada ou barco etc, é espectacular.
 
GPS Ndrive

Boas a todos...
Tenho um HTC HD2 e preciso de instalar o Ndrive ou o TOMTOM com o mapa IBÉRIA...

alguém me sabe dizer onde poderei sacar...

Obrigada amigos...
 
desculpem lá o offtopic mas opiniões de ppl inscrito há menos de 2 meses sao no mínimo duvidosas qd nos tentam "inclinar" claramente para uma marca.. mas isto é um forum e toda a gente é livre de opinar.
cumps
 
Tenho um tom Tom go 520, um route 66 da nokia, um route 66 num pda asus e um igo8 no autoradio do carro.

Gosto do tom tom e ando com uma fixação para ver se instalo o TOMTOM no carro, mas vou desistir. TomTom parece ser melhor pois já lá vao dois anos que me faz companhia, agora com o igo8 tudo me parece complicado, mas acho que após algumas experiências o igo vais ter mts cartas para dar.

O Ndrive é sem duvida interessante se não mais que o tomtom. Pergunta, que tem o tom tom que o ndrive não tem? talvez iq routes e selecção de via??!!? mas o iq routes e selecção de via só estão disponíveis em alguns mapas, não sei até que ponto isso funciona, pois parece-me que iq routes e selecção de via só funcionam em algumas Autoestradas e algumas vias de grandes cidades.

Eu estaria indeciso entre Ndrive e igo8, pois é mesmo este o meu dilema, ou migro para o igo8 ou para o Ndrive. Gosto da opção de PDI no NDRIVE com fotos, mas isso pode não ser mais que uma criquice, não precisas de ver a foto do local, mas sim queres ir para lá e ter um telefone de contacto do sitio.
 
gostavas que falassem de ti quando à menos de dois meses não andavas no fórum. O facto de estar inscrito à dois meses, nao quer dizer que não tenha mt experiencia na materia. O forum é uma conjuntura de opiniões que devem ser levadas com a devida moderação pelos utentes.
 
iGO8 - comparação com TomTom

Obrigado DtMt.

A versão que testei do iGo8 da Nav N Go utilizava mapas da Teleatlas O iGo8 da Nav N Go utiliza mapas da Teleatlas. Tanto quanto me foi dado ver os mapas da Teleatlas da Nav N Go não são nem mais actuais nem mais completos que os da Tomtom e o software é menos amigável, contrariamente à impressão inicial, embora ofereça mais opções.
Ao iniciar o iGo8 pela primeira vez, é necessário decidir se pretendemos o Modo simples ou o Modo avançado. O modo simples é demasiado redutor, e o avançado é confuso. É recomendável começar por ler o manual, mesmo para quem estiver habituado a outros programas de GPS. Os menus são de difícil aprendizagem e os mapas de difícil percepção.

Como aspectos positivos,

· O teclado é muito funcional, um teclado QWERT que só mostra as teclas possíveis.
· Os percursos são fiáveis.
· Podemos guardar e editar percursos, o que é uma mais-valia interessante.
· As vozes são boas, as indicações muito claras. Não gostei da Amália, mas a Fátima parece a Ana Zanati. Só é pena ocuparem 150MB no cartão.
· Também é interessante o ecrã de painel de instrumentos do carro, com conta-quilómetros, bússula e distâncias.

Por outro lado,

· O ecrã parece pequeno com cerca de metade ocupada por várias janelas com informação complementar. Após alguns momentos as janelas ficam transparentes e damos por nós a bater em locais errados do ecrã, para conseguir aumentar o mapa, aceder ao menu ou alternar entre 2D e 3D.
· A visão 2D é densa e confusa, as ruas todas com cor e contraste muito semelhantes, e está longe da imagem clássica dos mapas em papel a que estamos habituados.
· A visão 3D facilita um pouco mas é demasiado redutoea, quase só a rua em que viajamos.
· Demora a fixar o GPS, exige uma qualidade de sinal elevada e um número de satélites exagerado, entre amarelos e verdes.
· Quando são efectuados desvios relativamente ao percurso assinalado, o cursor demora alguns segundos a ser reposicionado na via correcta, situação que pode ser corrigida não optando pela opção “manter na estrada”.
 
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Em relação à tua comparação haverá reparos a fazer.

O meu Tom Tom é de 4,3'' e o iGo é de 7'' pelo que:

1. O ultimo mapa navteq que consegui encontrar no site da TomTom é série 6, pelo que a TomTom abandonou mapas da Navteq e só tem da TeleAtlas.
Para iGo, há mapas de final de 2009 da Teleatlas e Navteq, já existe de 2010 da Navteq para Igo.

2. A nivel de vista reduzida e expert, a reduzida faz o que de basico se pretende. A expert é mais avançada e provavelmente após algumas semanas de rodagem , ou se põe definitivamente em vista reduzida ou expert conforme o modo de funcionamento do cérebro de cada um.

3. A meu ver, a nivel do básico o igo é mais amigável, no entanto quando se pretendem opções mais avançadas o igo perde em relação ao tomtom no que toca à intuitividade. No entanto o igo ainda é bantante intuitivo.

4. A nivel de recepção para já o igo e o tom tom estão ao mesmo nivel. O meu tomtom é sirfiii e o igo é atlas IV. Até ao momento quando preciso de navegar já eles têm sinal.

5. O tomtom tem algo bom, quando não apanha sinal e detecta movimento, vai andando no percurso, como que por intuição.

6. A nivel de 2d e 3d parecem-me ambas tomtom, e igo bem conseguidas.

7. não gosto da paleta de cores do igo, o tomtom tem 6 ou mais para escolher, no igo é preciso ir busca-las não sei bem onde.

8. O Igo tem mts skins que vão desde skins mais complexas até as mais básicas, sendo que uma skin básica será uma opção para um ecrã de pequenas dimensões.
Efectivamente considero que o igo tem mt info de um lado e do outro do ecra, mas com ecras 16:9 é ai mesmo que a info deve ser colocada, pois as margens laterais em ecra 16:9 são subaproveitras. O tomtom parece mais claro no que toca a info, proxima viragem, tempo para o destino, hora actual e hora de chegada, estão mais arrumadinhas no tomtom.

9. A nivel de vozes so tenho o gonçalo no igo8, mas gosto mt da amalia dos tom tom.
 
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O Ndrive é sem duvida interessante se não mais que o tomtom. Pergunta, que tem o tom tom que o ndrive não tem? talvez iq routes e selecção de via??!!? mas o iq routes e selecção de via só estão disponíveis em alguns mapas, não sei até que ponto isso funciona, pois parece-me que iq routes e selecção de via só funcionam em algumas Autoestradas e algumas vias de grandes cidades.

a nova versao 10.. acho que ja' vem com selecçao de vias.. !? :)
 
Já corrigi o meu post para "A versão que testei do iGo8 da Nav N Go utilizava mapas da Teleatlas" e vou testar o iGo8 com mapas da Navteq logo que tenha oportunidade. Como deves ter reparado tenho uma óptima opinião sobre os mapas da Navteq, particularmente no que se refere a ruas e estradas menos usadas.
Também garanto que não o experimentei num ecrã de 7", senão nunca teria achado o ecrã pequeno.
Conforme referi no post #81, em Dezembro de 2007, a TOMTOM comprou a TELEATLAS por 3.000 milhões de dólares e deixou de usar mapas da Navteq. Coisas da gestão que nunca agradam a toda a gente...
 
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Pois a Teleatlas deixa de ter uma cobertura em condições. Para Espanha falam em 99% para Portugal nem chegam aos 70%. Dá a impressão que para Portugal apenas têm actualizado ultimamente, IC, IP e AE, tudo o resto é paisagem. Continua a haver terras sem nomes de rua, sem estarem na base de dados, sem código postal.

Com o mapshare, grande publicidade feita pela TOMTOM, esperava-se a tao esperada evolução com o esforço "À borla" de mts nós. Triste nisto tudo é que nem com "funcionarios" à borla, a tom tom melhorou os mapas. Lembro-me que por cá rectifiquei pelo mapshare um entrocamento que há mais de um ano passou a ser rotunda. Só passado dois anos e meio, após mt, e mts mapas saido, mts e mts actualizações é que a rotunda realmente apareceu nos mapas.
 
a nova versao 10.. acho que ja' vem com selecçao de vias.. !? :)
Sim, a V10 da NDrive tem indicação de faixa no ecrã. De qualquer modo as versões anteriores já diziam "siga pela esquerda" e "siga pela direita" que resultavam bem depois de alguma habituação.

As grandes diferenças entre TomTom e NDrive são:

O Hardware - Os dispositivos da TomTom têm melhor construção, muito melhor som e melhores acessórios. O som dos dispositivos mais recentes e mais finos da NDrive é relativamente fraco. No que respeita a processadores os PNA da TomTom e da Ndrive estão ao mesmo nível. O Processador SiRF Star usado pela TomTom, pela Garmin, pela Nokia e por outros fabricantes reconhecidos está ao nível do processador SiRF Atlas usado pelo NDrive G280. O mesmo já não se pode dizer dos PDAs, porque o processador Qualcomm GpsOne utilizado pelo NDrive S400 e por grande parte dos PDAs da HTC é muito inferior aos processadores da SiRF. Podemos dizer sem exagero que o SiRF Star foi "desenhado para ambientes urbanos e florestas fechadas".
O software - O software da TomTom só apresenta algumas vantagens acima da versão 8.2, o que exclui os telefones com Symbian, os PDAs, os Smatphones, e mesmo grande parte dos PNA da própria TomTom. A TomTom desistiu do Symbian há 3 anos e não avançou para o Android, só para o iPhone. A NDrive, pelo contrário mantém software actualizado, a funcionar com os últimos mapas, para as plataformas Windows Mobile, Symbian, iPhone e Android, só não avançou pelo Linux o que nos impede de instalar NDrive em dispositivos da TomTom.
Os mapas - Os mapas para Portugal da NDrive são incrivelmente mais detalhados que os da TomTom, embora a base dos dois seja Teleatlas. Para alguns países a NDrive trabalha com a Navteq e cartógrafos locais, o que coloca a NDrive muito à frente em países como a Grécia, Angola e Moçambique.


Editado a 2010/07/07: o PNA NDRive G280 utiliza o processador SiRF AtlasIII Navigation Processor. Os processadores da SiRF são considerados os melhores do mercado. A título de exemplo, o Navigon 3300 Max utiliza o SiRF Star III e o Navigon 8450 Live Europa utiliza o SiRF Atlas III.
 
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boas

usei gps ndrive no ultimos anos e aquilo tinha muitos pontos de interesse, inclusive nomes e moradas de empresas, tenho agora recentemente um tomtom que embora o software pareça melhor nao tem nomes de empresas nenhumas..

ha alguma maneira de meter nomes e moradas de empresas no tomtom?
 
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