SSDs - suporte e dúvidas

O que aconselham atualmente? Queria aproveitar na Blackfriday... alguma coisa?

Acho que 500 GB já me satisfazem.

Entre o Samsung PRO e EVO para um portátil de trabalho normal em que aquilo que busco seja maior rapidez, mas nada de especial (claro sentir a diferença entre HDD para SDD) o EVO chega-me não?
 
Última edição:
O que aconselham atualmente? Queria aproveitar na Blackfriday... alguma coisa?

Acho que 500 GB já me satisfazem.

Entre o Samsung PRO e EVO para um portátil de trabalho normal em que aquilo que busco seja maior rapidez, mas nada de especial (claro sentir a diferença entre HDD para SDD) o EVO chega-me não?
O portátil tem sata3? Se só tiver sata 2 vai ficar sempre limitado. Compra o mais barato visto que em velocidades anda tudo +- na mesma
 
estás a falar dos 850, certo ?
Podes ir pelos 850 EVO sem problemas ou qualquer outra marca. Hoje em dia um SSD de 500GB já tem velocidade médias quase iguais entre eles. Só se nota para os nvme que não é o teu caso
 
estás a falar dos 850, certo ?
Podes ir pelos 850 EVO sem problemas ou qualquer outra marca. Hoje em dia um SSD de 500GB já tem velocidade médias quase iguais entre eles. Só se nota para os nvme que não é o teu caso
Certo. Obrigado.

Já agora fica aqui a dúvida que em tempos postei.
Eu tenho um Asus N56VB que como muitos saberão tem o problema de virar um pisa-papéis caso se entre na BIOS, ou seja, tem um problema da série N56 em que as probabilidades daquilo ir para o galheiro apenas com uma simples entrada na BIOS é grande. Apesar de existir maneira de recuperar é complicado e envolve desmontar e andar lá a dar uns curto para depois soldar portanto está fora de questão.

O que eu estou a pensar fazer é o seguinte:

1 - Instalar o SDD no Caddy e fazer uma clonagem do HDD para o SDD.
2 - Passar o HDD para o Caddy e colocar o SSD no lugar do primeiro.
3.a) - Testar se no boot arranca pelo SSD (apesar de ter o HDD no Caddy com o SO instalado)
3.b) - Se não arrancar pelo SSD, formatar o HDD e neste caso havendo apenas um disco com o SO esperar que o boot seja feito pelo SSD.

Algum contributo? Funcionará o que eu digo? Terei problemas com o boot? Evitarei assim entrar na BIOS?

Obrigado.
 
Bom dia ,
Ando à procura de um SSD para substituir o meu HDD, mas deparo-me com vários tipos de SSD's.
Nomeadamente: MLC V-NAND, MLC, TLC V-NAND, TLC, 3D NAND e 3D TLC.

Alguém me pode explicar muito resumidamente quais a diferenças? Relativamente a velocidade e vida útil

Aceito sugestões de SSD's para comprar de 250/500 GB (ainda não sei de que capacidade vou comprar)

Desde já obrigado
 
Última edição:
Para o típico consumidor doméstico não passam de palavras caras, no dia a dia não sentes diferença nenhuma.

A nível de vida útil, certos tipos de NAND têm mais do que outros, mas está para chegar o dia em que apareça cá um utilizador doméstico que tenha saturado as células do seu SSD.

Na minha opinião, é comprar um que tenha boa relação qualidade/preço e siga. Tens por exemplo o Samsung 850 EVO e o Crucial MX300.

Mas se quiseres saber em pormenor as diferenças, numa rápida pesquisa no Google encontras facilmente. Basicamente têm a ver com a tecnologia da NAND utilizada, umas são mais duráveis, outras com mais performance.
 
teoricamente.

como já foi explicado acima, qualquer SSD há venda hoje em dia tem uma duração de vida superior ao uso que o comum dos mortais usa.
segundo ultimas estatísticas, é preciso usar um SSD todos os dias a copiar GB de dados por hora para ele morrer ao fim de 50 anos...
 
Uau... Não tinha noção disso, pensava que com uso intensivo duravam aí uns 10 anos... Mas já vi que ando muito desatualizado

Obrigado pelo esclarecimento!!
 
Isso era os primeiros que sairam para o mercado de 20 e 40GB. Ao fim de 2anos começavam na maioria a dar problemas.
entretanto a tecnologia evoluiu e agora um SSD bem estimado tem capacidade para viver muitos anos.
 
Actualmente compensa comprar um SSD como disco externo?

Dado a velocidade que os actuais HDD têm, e a velocidade de transf. das portas USB 3.0, compensa comprar um?

Obrigado.
 
Em que contexto ? é que USB 3.0 retira toda a vantagem dos SSD que é a latencia na resposta de quase ZERO.
Se for para transferir TB de dados de um lado para o outro, um bom disco HDD é muito mais barato e consegues uns bons 120/140mb sustentados
 
Back
Topo