Susbtituir WiFi Router NOS

Como ja devem ter percebido eu criei um topico intitulado "substituir router nos" staff resolveu juntar a este topico, não tenho nada contra este topico mas axo que os objectivos sao diferentes, por isso peço desculpa ao criador deste topico estar a fugir um bocado do assunto.
 
Boas a todos.

Teria uma questão, não sei se já alguem fez a experiencia.

Estou a pensar em passar para a NOS para me livrar de ADSL... a casa tem vários pisos e estava a pensar se haveria a possibilidade de deixar o router da NOS no R/C em modo bridge para ligar a um router no segundo andar.

A questão aqui é, estando o router da NOS em modo bridge, é possivel usar o WiFi do mesmo de qualquer forma para ter acesso à net? Estava a pensar se seria possivel fazer uma espécie de VLAN e utilizar o meu router que vai ficar a fazer de NAT como a gateway.

Obrigado por qualquer sugestão no assunto.
 
Sabe se é possível essa configuração para a NOS :

- Hub em bridge com router conectado na porta 4 via PLC

- PC desktop ligado na porta LAN 1

Basicamente tenho o Hub e o PC no quarto. Queria por um router wireless na sala através de uma ligação powerline.

É possível?
 
Sabe se é possível essa configuração para a NOS :

- Hub em bridge com router conectado na porta 4 via PLC

- PC desktop ligado na porta LAN 1

Basicamente tenho o Hub e o PC no quarto. Queria por um router wireless na sala através de uma ligação powerline.

É possível?
sim, é a configuração que tenho. na sala tenho um tp link 1043nd ligado por powerline ao router da NOS, nem sei bem a que porta. o router que vai ser usado para wireless convém estar em modo AP para que o ip seja gerido pelo router da NOS e ficares dentro da mesma rede.
 
Pensando bem, isso no meu caso não seria muito vantajoso. O PLC na sala acusa um 40 Mbps (tenho NOS a 120/10). Prefiro manter o router no quarto ligado diretamente ao Nos Hub.

Na verdade só hoje comprei o router Asus rt-ac68u. Logo mais quando estiver em casa vou ver como é.
 
Sabe se é possível essa configuração para a NOS :

- Hub em bridge com router conectado na porta 4 via PLC

- PC desktop ligado na porta LAN 1

Basicamente tenho o Hub e o PC no quarto. Queria por um router wireless na sala através de uma ligação powerline.

É possível?

Viva,
Sim é possível. Não esquecendo uns pormenores que podem influenciar a velocidade do router Asus rt-ac68u:
1) A qualidade da rede eléctrica e até mesmo dos power lines pode condicionar a velocidade que chega ao router Asus que está na sala. Existem equipamentos que introduzem interferências na rede eléctrica. Por estas razões, se for possível passar cabo ethernet desde a porta 4 do hub da NOS até à sala, ligando na Wan do Asus, será a melhor situação possível para poderes usufruir dos 120/10 através do wifi do Asus que está na sala.
2) O router Asus terá um ip público diferente do ip do hub da NOS, o que implica alguns prós e contras.
Os equipamentos ligados no Asus não conseguem ver os equipamentos ligados no hub da NOS porque estão em redes separadas. Pessoalmente não acho isto muito importante.
Podes configurar VPN server no router Asus, coisa que o hub da NOS não permite.
Quando ligado ao wifi do Asus (sala), apesar de estares fisicamente em casa, a APP NOSTV encara que estás fora da tua rede de casa, porque o IP Público do router Asus é diferente do IP Público do Hub da NOS. Para contornar isso, só se conectares ao wifi do hub da NOS, mesmo quando estás na sala para utilizares a APP NOSTV com privilégios "dentro da tua rede casa".

Desculpa o testamento, mas só queria deixar algumas ideias que podem ajudar a escolher a melhor configuração para a tua situação.
 
Alguem conseguiu manter o telefone nesta configuração (removendo por completo o router da NOS)?
Já uso o modo bridge á uns anos, mas ter ali um router só por causa do telefone fixo (que preciso)...

Neste momento tenho o router 3.0 em bridge + o TP-Link C3150.
 
Deixo aqui o meu contributo.
Comprei um TP-Link Archer C1200, liguei em Bridge na porta 4 do Zon HUB 3.0.

Esta é a velocidade por cabo da minha ligação:


Isto é o WIFI 2,4gHz modo N pelo Zon Hub 3.0.




Isto é o WIFI 2,4 gHz modo N pelo Archer C1200 (com a banda do 40Mhz, se for em 20Mhz não passo dos 40Mbps):



E isto é o Archer a cerca de 15m com 2 parede pelo meio (zona onde antes tinha quebra de sinal):


Em 5G, norma N, consigo cerca de 110 Mbps num Xiaomi A2 lite.

Acho que valeu o investimento, já o devia ter feito mais cedo.
 
É gigabit, mas eu só tenho 120 de DL contratado, pelo não posso ter muito mais.
Errado!
Tive sempre 120/10 - excepto menos de 15 dias num upgrade mal conduzido - e sempre tive melhores resultados desde que o cliente e as condições envolventes o permitam...
8078017319.png

cabo através de powerline - a uns 10/15 metros (linha recta mas com paredes no meio) do router que "por acaso" está em bridge no PowerRouter
8078014753.png

wifi de um router alimentado por powerline - estou a dois metros
8078013237.png

wifi recebido de um wifi extender que está "sincronizado com o router base mas está colocado com duas paredes de intermeio - 2 para o router e duas para o cliente. Está a cinco metros em linha recta

Acho que dá para ver que é possível...
 
Sim, mas jarvaz isto é em 2,4 ou em 5? Se for em 2,4 a explicação pode estar saturação de redes Wi-Fi penso eu .

Que router acessório tens?
 
Bom dia,

Dado que tenho o serviço UMA, 200 Megas mas o Router 3.0 da ZON, verifiquei que existem alguns routers 4.0 no OLX usados. Posso comprar, substituir e configurar como estava no meu 3.0?

Obrigado,
David
 
Bom dia,

Dado que tenho o serviço UMA, 200 Megas mas o Router 3.0 da ZON, verifiquei que existem alguns routers 4.0 no OLX usados. Posso comprar, substituir e configurar como estava no meu 3.0?

Obrigado,
David
Não, não te adianta, tem que ser sempre ativo pelo NOS, e estás é ficas melhor servido com o 3 do que com o lixo do 4, tive todos e para mim o melhor é o 5, depois o 3, o 4, foi o router mais rápido que entrar em a sair d minha casa, é preferível ficares como estas, comprares um da xiaomi router 4A, custa +- 20 euros e ficas muito satisfeito.
 
Não, não te adianta, tem que ser sempre ativo pelo NOS, e estás é ficas melhor servido com o 3 do que com o lixo do 4, tive todos e para mim o melhor é o 5, depois o 3, o 4, foi o router mais rápido que entrar em a sair d minha casa, é preferível ficares como estas, comprares um da xiaomi router 4A, custa +- 20 euros e ficas muito satisfeito.

Muito obrigado!
 
Bom dia,

Só para informar que comprei um Asus RT-AC1200G+, liguei ao router router da NOS e pumba, 200Mbps de alta qualidade pela casa. Obrigado pela ajuda.

 
Última edição:
ola criei este topico para acabar com o mito que não é possivel substituir o router da nos por outro router e ficar com todas as funcionalidades a funcionar.
Tenho o serviço nos fibra e não estou satisfeito com o router quero mudar o router por um meu e liga-lo diretamente ao ONT
sendo eu apenas um curioso na area da informatica após alguma pesquisa incluindo neste forum cheguei a conclusão que o que pretendo é possivel com a firmware openwrt ou utilizar router que tenham a opção multi-vlans.

Então temos: vlan 11 para a internet, vlan 12 para voip, vlan 13 para iptv.

Sendo um curioso na informatica preciso da vossa ajuda para comfigurar as vlans no openwrt ou informação que me permita fazer isso.

1ª duvida na pratica em vlans o que quer dizer "tagged", "untagged", off.

Exemplo temos a porta lan nº2 quero ligar lá a box essa porta para cada vlan qual a opção teria de ter?


Também precisava de ter esses pontos esclarecidos se alguém pudesse ajudar...
 
Back
Topo