Susbtituir WiFi Router NOS

Boas.
Também eu tive a infelicidade de ser contemplado com um power router, e só me apercebi efetivamente da minha desgraça agora. Eu até pensava que as quebras de ligação e o sinal fraco eram resultado da quarentena, mas afinal parece que é normal...
Os senhores da NOS recusam-se a dar-me o 5 a não ser que eu contrate 500 megas, portanto, depois de ler alguns posts, conclui que a minha melhor opção seria adquirir um router e ligá-lo ao 4.0.
Estou inclinado para um TP-Link AC1200 C50 por € 30, será boa escolha?
Agradeço sugestões!
 
Por mim, experimento. Perco definições? Terei que reconfigurar alguma, passwords ou assim?
Altera algo extra como ddns, redirecionamento de portas, ativação do bridge, ips diferentes do default, firewall diferente do normal, passwords e ssid do wifi se alteradas da origem, eco-wifi, basicamente altera para as definições de fábrica e só matem eventualmente os nomes de equipamentos se os atribuiste
 
Não vale andar em trabalhos a mudar as definições do Power router 4.

esse material é lixo ponto final. Desde junho 2019 andei com todas as definições possíveis e imagináveis para ter bom wifi et deixar de tar Lag nos meus jogo e nada resulta !
Em modo bridge, ele também consegue ter falhas, ele bug e tenho o reiniciar para o meu router xiaomi voltar a dar.

o que me enche de raiva é que as pessoas que andaram a procura de o substituir completamente e conseguiram configurar as tais vlans para ligar o seu próprio router ao ONT simplesmente postaram que conseguiram e que se lixe o resto.
 
Bom, reset feito. Fiz primeiro através do endereço aminhanet.nos.pt e fiquei com dificuldades de ligação. Na minha noobice entrei em pânico e fiz o hard reset com um clip. Mantendo-se as dificuldades de ligação (luz azul a piscar), e não conseguindo aceder via aminhanet, corri freneticamente pela casa e encontrei um cabo de rede. O cabo de rede nada fez, o endereço 192.168.1.1 não funciona, aminhanet não funciona... depois lembrei-me de limpar o histórico do browser, e tudo se resolveu automagicamente O.o
Entretanto aproveitei para atribuir nomes e passwords diferentes às redes 2.4G e 5G.

Conclusão desta epopeia: às 11 da manhã, um teste no speedtest da nos, com ligação por cabo, resultou em 229mb de download e 115mb de download; o mesmo teste no meu telemóvel (wifi 5G) a 1 metro do router resultou em 206mb de download e 124mb de upload.
Hei-de repetir os testes mais logo, isto há-de baixar, mas por enquanto está bom.

Obrigado pelas sugestões!
 
Ele fica muito tempo azul a piscar ao fazer reset fábrica, n foi limpar histórico que resolveu, mas as velocidades estao mt boas.
Então foi uma enorme coincidência xD

Entretanto repeti os testes, e lá me apercebi da discrepância que me levou a desconfiar da velocidade...
Por wifi 5G, a 1 metro do router: 220mb de download, 118 de upload;
Por wifi 2.4G, no telemóvel (Lenovo P2, antiguinho), à mesma distância: 48mb de download, 39 de upload;
Também por wifi 2.4G, mas no portátil (um HP qualquer), à mesma distância: 50 de download, 55 de upload.

Alguma forma de melhorar a velocidade em 2.4G? É que a maioria dos aparelhos cá em casa não tem 5G...
 
Poderá também haver algumas limitações das placas wifi dos diferentes aparelhos, penso eu de que!!!!
Essa possibilidade levou-me a testar num terceiro portátil, que em 5G (é o único que tenho compatível com 5G) também ultrapassava os 200mb de download. Em 2.4G atingiu os 90mb de download, e os 110mb de upload, enquanto que todos os outros dispositivos que cá tenho não atingem os 60mb de download...

Se o meu problema está na capacidade da placas wifi, então fico-me :/
 
Não vale andar em trabalhos a mudar as definições do Power router 4.

esse material é lixo ponto final. Desde junho 2019 andei com todas as definições possíveis e imagináveis para ter bom wifi et deixar de tar Lag nos meus jogo e nada resulta !
Em modo bridge, ele também consegue ter falhas, ele bug e tenho o reiniciar para o meu router xiaomi voltar a dar.

o que me enche de raiva é que as pessoas que andaram a procura de o substituir completamente e conseguiram configurar as tais vlans para ligar o seu próprio router ao ONT simplesmente postaram que conseguiram e que se lixe o resto.
Vlan 11 internet,
Vlan 13 iptv
Vlan 12 telefone (não uso o telefone por isso nunca testei)
 
Boas!

Agradecia ajuda com alguma urgência.

Sempre tive problemas com o meu Zon Hub 2.0... numa primeira vez trocaram-me o aparelho, mas o problema mante-se.
Mas isto só acontece por Wi-fi... tenho quebras de 2 em 2m minutos... é desesperante!
Por cabo funciona perfeitamente e tenho uma Powerline noutra divisão longe onde também não tenho nenhuma falha.

então lembrei-me de comprar um outro router (por ex TP-Link Wi-Fi Dual Band AC1200 Archer C50) e deixar o da NOS como bridge... mas os meus conhecimentos são quase nulos nesta area.

Basta ligar o modo bridge e ligar um ao outro (saida azul - porta 4) ?

agradecia ajuda, pois nesta altura de aulas em casa e reunioes com teams e zoom não posso ter aquilo sempre a falhar...

(P.s. neste momento tenho ligado por cabo ao HUB um PC, um disco WD Cloud e uma Powerline) o router da TP-link dá para manter as ligações?
 
o TP-Link Wi-Fi Dual Band AC1200 Archer C50 será uma boa solução para o que pretendo ou será melhor um Asus RT-AC1200G+ ?

o Zon Hub ficará apenas como moden em modo bridge
tenho serviço 120/10
vou ligar por cabo de rede um PC, uma powerline, e um disco WD Cloud (não sei se não será melhor ligar por USB?!)
terá de ser de facil instalação... percebo pouco do assunto.
 
o TP-Link Wi-Fi Dual Band AC1200 Archer C50 será uma boa solução para o que pretendo ou será melhor um Asus RT-AC1200G+ ?

o Zon Hub ficará apenas como moden em modo bridge
tenho serviço 120/10
vou ligar por cabo de rede um PC, uma powerline, e um disco WD Cloud (não sei se não será melhor ligar por USB?!)
terá de ser de facil instalação... percebo pouco do assunto.
Se não pensas nunca melhorar o contrato para mais de 100Mbps esse talvez desenrasque... possivelmente também cortará noutras coisas e se calhar a poupança nem é nenhuma...
Screenshot-2020-04-19-Archer-C50-AC1200-Wireless-Dual-Band-Router-TP-Link.png
 
Não tinha reparado que esse TP-Link não é Gigabit... mas o outro modelo já é (este já seria TP-Link gigabit Wi-Fi dual band AC1200 archer C1200 ?)
o Asus ou o TP-Link gigabit para mais do 100Mbps numa futura alteração de contrato é melhor?

Nesse prisma do que pretendo, referido acima, qual o router mais adequado (pelos 50 euros) 60 se tiver mesmo de ser... ? Pode ser um dos que referi?
 
vi agora que no ebay ainda há à venda TP-LINK Archer c2 ac750 Gigabit refurbished falado no inicio do topico. Pelo preço deve compensar e já faz os 1000mbps...
 
Back
Topo