Após duas semanas de desaparecimento (adivinhem onde, a fazer o quê
) cá estou eu. Não li nenhum comentário desde o último que fiz neste tópico, com medo de spoilers. Sou particularmente mariquinhas neste aspecto.
Este jogo está a consumir o meu tempo livre. É tudo aquilo que esperava e mais. Mundo aberto, livre de explorar como apetecer, uso orgânico de habilidades e mecânicas para ultrapassar obstáculos e resolver puzzles...este Zelda é tudo aquilo que os fãs têm pedido desde que a formula 3D se tornou cansativa e desinspirada. Este mundo é simplesmente brilhante, provavelmente o melhor open world que alguma vez vi. Não é só a enorme quantidade de segredos, tesouros e locais, mas também as inúmeras maneiras que podes interagir com o mundo. Após 50 horas ainda estou a descobrir novas maneiras de derrotar acampamentos de inimigos, e quem diz isso diz inúmeras outras coisas como cozinhar, coleccionar ingredientes, uso de armas...é mesmo "mindblowing".
Agora...há problemas. Uns sendo meros "nitpicks", e outros até um bocado sérios. Eu gosto da ideia da durabilidade, mas acho que tem de ser afinada. É muito frustrante ver uma arma que gostas muito, e tiveste um trabalhão do caraças a encontrar, para depois se partir a matar dois ou três inimigos. Isto cria um problema muito sério para mim: desmotiva-me a combater, a minha coisa favorita de fazer em Zelda
A ideia de que tens de te safar com os recursos que o mundo te dá, incluindo as armas que os inimigos deitam, cabe no conceito do jogo mas acho que abusaram um bom bocado. Quer dizer então é suposto eu acreditar que armas de cavaleiros poderosos de exércitos e tal, armas tecnologicamente avançadas e muitas outras...partem-se a matar dois porcos?
Odeio a chuva...odeio-a mesmo muito. Não quero que retirem a chuva do jogo, gosto do facto de contribuir para a imersão no mundo, mas irrita-me profundamente estar a trepar uma montanha para depois começar a chover e já não consigo avançar...obrigando-me a repetir tudo outra vez. Eu sei que dá para ver o clima actual e o que vem a seguir, mas há vezes onde trepar uma montanha pode demorar bué e entretanto passas por dois tipos de condições climatéricas. Já me aconteceu MUITAS vezes, e é muito irritante!
Mas o que torna este problema ainda mais notável é que a solução seria tão fácil - porque não criar equipamento de escalada que não escorrega em paredes/superfícies molhadas?
O combate é uma clara evolução dos Zeldas anteriores. Os vários tipos de equipamento, sistema de arco melhorado, as maneiras como podes matar os inimigos e o "Flurry Rush" dão mais sabor e dinâmica ao combate. É sem dúvida o melhor da série até agora...mas tal como o combate de Witcher, basta comparares a muitos outros e fica logo atrás. Souls, Bloodborne, FFXV, Nier, Nioh continuam bastante melhores e mais avançados. Mas pronto julgando nos seus próprios méritos, sem comparações e tal, o combate é bom mas nada de espectacular. Há coisas que me deixam confuso, como o botão de lock-on ser o do escudo e também o de centrar a câmara...porquê? O movimento enquanto tens o escudo levantado está simplesmente mau, porque raio não posso ter o escudo levantado e andar livremente ao mesmo tempo? Porque é que estou limitado a uma direção e "sidesteps" para trás e para os lados? Isto era aceitável no Ocarina mas hoje em dia não é. E eu sei que vocês me vão chamar de fanboy de uma certa série, opah desculpem lá mas onde anda o meu querido "dodge roll"? Tornava o combate tão mais fixe
Um "nitpick" que tenho é a sensibilidade da câmara. Mesmo na máxima velocidade acho um pouco lenta, já me aconteceu estar há espera que a câmara vire para poder continuar a fazer aquilo que quero. Também acho o esquema de controlos um bocado complicado. Já me habituei a ele, mas de vez em quando ainda acontece a tal confusão de querer trocar de arco e esqueço-me de o tirar primeiro. Preferia que o jogo te deixasse equipar dois ou três de cada coisa (arma, arco, escudo e flechas) e trocar entre elas em tempo real. Teriam de mudar o esquema, mas acho que ficaria mais simples e não tão chato quando queres trocar de arma cada vez que uma parte...coisa que acontece a cada 30 segundos de combate
Mas enfim, após dar mais foco ao que não gosto faz parecer que não gosto do jogo. Eu gosto mais de falar das falhas do que das qualidades, acho que gera discussão mais interessante e mostra o nosso lado imparcial que está disposto a trocar ideias. Mas não me interpretem mal, eu adoro este jogo. Já não me divirto com um jogo tanto desde o Bloodborne, e este pode muito bem ser o meu jogo favorito desta geração. Está simplesmente genial, já vou com 70 horas e quero que o final ainda esteja muito longe