Thread sobre Trabalho Remoto

Para não tornar isto muito off-topic, existe algum tópico para se discutir trabalho remoto? Encontrei dois tópicos mas não tem muita atividade e são especificos. Seria interessante um mais geral para se discutir isso. Pessoalmente, trabalho remotamente com empresa criada na Polónia e gostava de saber até que ponto dá para optimizar os impostos em Portugal.
Boa ideia, cria um que eu agradeço (e não te esqueças de mandar o link) :D
 
Por acaso também ando a fazer entrevistas para trabalho remoto. No entanto, é bem complicado porque cada entrevista pedem um mini projecto para fazer e se eu me meto a fazer um mini projecto por entrevista, então não faço mais nada da vida.
 
Neste momento, estou a trabalhar remotamente apartir da Polónia. Aqui, há um categoria para quem é proprietário a 100% da empresa criada, em que se pode passar dinheiro da conta da empresa para a pessoal (sem ser preciso ter um contracto de trabalho), ou seja, posso fazer o que quiser com o dinheiro que recebo (que anda à volta dos 7k euros mensais brutos).

A nível de impostos, paga-se 19% flat, mais 300e de contribuições sociais.

No entanto, vou voltar a Portugal e preferia mudar a empresa para Portugal. Alguém tem algum conhecimento sobre a melhor forma de optimizar isso? (sim, da próxima vez que tiver em Portugal, vou falar com uma contabilista)
 
Com este confinamento e hábito pelo trabalho remoto, tenho vindo a perguntar me se não valeria a pena trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira no sentido de ganhar um salário maior.

Atualmente te dou por mim sobrecarregado, com o mesmo salário e sem melhorias a vista. Tenho visto ofertas, e também tenho lido criticas nomeadamente sobre a crossover, relativamente a printscreens e coisas do género. Também já ouvi falar da Toptal e vi perfis no LinkedIn que aparentemente depois de ingressarem não os vi sair o que parece ser um bom sinal.

Adicionalmente também estou consciente que teria que trabalhar a recibos verdes ou algo do género e todos os encargos seriam meus, portanto qualquer regalia que tenho, deixaria de existir.

Mas no que toca a horário médio de trabalho, carga, gestão de diferenças de fusos horários e hipótese de tirar uns dias de ferias por ano (mesmo que não pagos) alguém conhece empresas onde seja possível trabalhar remotamente em PT mas com os nossos horários, com carga razoável e com alguma flexibilidade laboral?
 
Não te metas a trabalhar para a Crossover se queres melhores condições. A Toptal não é bem o que queres, é freelancing, por isso é um bocado diferente de teres um emprego dito normal.

O que tens de fazer é ir ao LinkedIn e pesquisar trabalhos com o filtro de "Remote" activo. Também podes usar o StackOverflow, costumam ter lá algumas vagas de trabalho remoto. Também há este https://www.remote.io/ que é só para vagas remotas.

Agora empresas que trabalhem só remotamente não conheço muitas: Github e Twitter (acho que pelo menos nos EUA vão ficar 100% remotos) são assim as que me vêm logo à cabeça. Mas é uma questão de fazeres uma pesquisa mais aprofundada.
 
Com este confinamento e hábito pelo trabalho remoto, tenho vindo a perguntar me se não valeria a pena trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira no sentido de ganhar um salário maior.
Acho que faz todo o sentido.

Mas no que toca a horário médio de trabalho, carga, gestão de diferenças de fusos horários e hipótese de tirar uns dias de ferias por ano (mesmo que não pagos) alguém conhece empresas onde seja possível trabalhar remotamente em PT mas com os nossos horários, com carga razoável e com alguma flexibilidade laboral?
Normalmente tens férias pagas (como num trabalho comum). Quanto aos fusos horários mesmo que tenhas que trabalhar +1 ou +2 acho que é perfeitamente aceitável para quem está em Portugal. Eu trabalho a GMT +1 e sinceramente até prefiro que há hora de cá. Tenho que me levantar mais cedo mas também saio mais cedo.

Quanto a empregos remotos subscrevo o que o @ThePlague92 escreveu acima.
 
Só um detalhe sobre empresas em US: normalmente aceitam 100% remoto, mas desde que a pessoa viva em US.

Existe uma "lei", em que a empresa tem que justificar muito bem porque é que está a contratar um estrangeiro em vez de contratar alguem que já viva lá - é algo deste genero, pode não estar 100% certo, mas é só para explicar que é mais facil conseguirem trabalhos remotos na Europa, ou noutro lado do mundo, excepto USA.
 
(...)tenho vindo a perguntar me se não valeria a pena trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira no sentido de ganhar um salário maior.
Se trabalhar remotamente a tempo inteiro não for algo que aches que te venha a incomodar, então eu diria que sim. Facilmente consegues um melhor salário como remote.

Atualmente te dou por mim sobrecarregado, com o mesmo salário e sem melhorias a vista. Tenho visto ofertas, e também tenho lido criticas nomeadamente sobre a crossover, relativamente a printscreens e coisas do género. Também já ouvi falar da Toptal e vi perfis no LinkedIn que aparentemente depois de ingressarem não os vi sair o que parece ser um bom sinal.
Já te responderam a isso, mas vou reiterar. A Crossover não é uma cena fixe e a Toptal é freelancing. O que tu queres é procurar trabalho na tua área específica numa empresa que seja remote-first (preferencialmente) ou remote-friendly, ou seja, trabalhares directamente para à empresa.

Adicionalmente também estou consciente que teria que trabalhar a recibos verdes ou algo do género e todos os encargos seriam meus, portanto qualquer regalia que tenho, deixaria de existir.
Nim. Sim, recibos verdes, abrir empresa, whatever, isso seria obrigatório continuando a residir em Portugal. Se perdes as regalias ou não, depende da empresa. Há empresas que têm muitas das regalias que tens por cá (ou até mais); pode não ser exactamente da mesma forma, mas tens. Por exemplo, seguo de saúde é normalmente algo dificil de uma empresa estrangeira te oferecer, mas muitas têm um orçamento (extra ao salário) que te dão para usares nesse tipo de coisas. Claro que umas têm isto, outras não, vais ter de pesquisar bem e ir tentando. Mas por vezes um salário numa empresa remote já compensa todas essas regalias que "perdeste". Algo a teres em conta.

Mas no que toca a horário médio de trabalho, carga, gestão de diferenças de fusos horários e hipótese de tirar uns dias de ferias por ano (mesmo que não pagos) alguém conhece empresas onde seja possível trabalhar remotamente em PT mas com os nossos horários, com carga razoável e com alguma flexibilidade laboral?
Isso vai depender da empresa em questão. Algumas são 100% remote, não ha fusos horários, trabalhas quando queres, no teu horário, podes ter reuniiões pontuais que terás de encontrar um bom horário que dê para todos (eu trabalho numa assim). Algumas são toltamente remote mas limitadas a um continente, por exemplo, ou limitadas entre um determinado fuso horário (a HotJar, por exemplo, tem um fuso horário restrito na Europa e obriga a que toda a gente esteja a trabalhar ao mesmo tempo em 4h do dia, as restantes 4h é contigo). Isto são só alguns exemplos, mas há empresas para todos os gostos. Em termos de férias, normalmente são todas pagas na mesma, umas têm mais dias que outras, e na carga de trabalho, são normalmente as 8h de trabalho.

Só um detalhe sobre empresas em US: normalmente aceitam 100% remoto, mas desde que a pessoa viva em US.
Quando andei à procura vi de facto muitas empresas que diziam "Remote, US-only", mas outras diziam "Remote, Worldwide" e tinham de facto "sede" nos USA. Aliás, eu estou numa assim, a "sede" é nos USA, o dinheiro vem de lá, e eles contratam gente de qualquer continente sem restrições.

Portanto, isso que dizes até pode ser verdade (não confirmo nem desminto, não sei), mas tanto quanto sei existe muitas empresas remote, sedidaas no USA, que contratam em todo o mundo, podem é não ser tantas quanto isso e haver mais facilidade em arranjar trabalho remote na Europa, mas existe de tudo um pouco.
 
Quando andei à procura vi de facto muitas empresas que diziam "Remote, US-only", mas outras diziam "Remote, Worldwide" e tinham de facto "sede" nos USA. Aliás, eu estou numa assim, a "sede" é nos USA, o dinheiro vem de lá, e eles contratam gente de qualquer continente sem restrições.

Portanto, isso que dizes até pode ser verdade (não confirmo nem desminto, não sei), mas tanto quanto sei existe muitas empresas remote, sedidaas no USA, que contratam em todo o mundo, podem é não ser tantas quanto isso e haver mais facilidade em arranjar trabalho remote na Europa, mas existe de tudo um pouco.

Talvez o facto de ser 100% remote torne a coisa um pouco diferente. Eventualmente se nao precisar de deslocaçoes nunca, ajude na contratação. Mas aí é mais dificil porque ha 1000000 gajos mais baratos que nós.
 
Mas aí é mais dificil porque ha 1000000 gajos mais baratos que nós.
Nem todas as empresas procuram os mais baratos, há quem procure os "melhores", os que façam "fit perfeito" para a cultura da empresa, etc. Mas sim, não nego a dificuldade, não é propriamente fácil. Não quero desmotivar ninguém, mas eu demorei cerca de 2/3 anos até conseguir aquela posição que queria na empresa que queria. Vale o que vale, uns até podem consegui-lo mais rápido, outros mais lento, isto depende de 1001 factores.
 
Nem todas as empresas procuram os mais baratos, há quem procure os "melhores", os que façam "fit perfeito" para a cultura da empresa, etc. Mas sim, não nego a dificuldade, não é propriamente fácil. Não quero desmotivar ninguém, mas eu demorei cerca de 2/3 anos até conseguir aquela posição que queria na empresa que queria. Vale o que vale, uns até podem consegui-lo mais rápido, outros mais lento, isto depende de 1001 factores.

Sim, tens razao. É uma conjugaçao de varios factores. E certamente tens o teu valor.

Tambem era o meu objectivo ha cerca de 2 anos, mas entretanto estou a trabalhar em PT para uma empresa americana, e meti de lado a hipotese de trabalhar para fora, remotamente (pelo menos durante os proximos anos).
 
Só um detalhe sobre empresas em US: normalmente aceitam 100% remoto, mas desde que a pessoa viva em US.

Existe uma "lei", em que a empresa tem que justificar muito bem porque é que está a contratar um estrangeiro em vez de contratar alguem que já viva lá - é algo deste genero, pode não estar 100% certo, mas é só para explicar que é mais facil conseguirem trabalhos remotos na Europa, ou noutro lado do mundo, excepto USA.

Isso não é só aplicável por causa dos vistos? Eu sei que na Austrália a empresa tem de demonstrar que tentou contratar localmente, que não conseguiu e por isso teve de contratar alguém de fora do país para lhe conseguir patrocinar o visto. Isto não costuma ser entrave, porque há umas maroscas que eles podem fazer e torna tudo mais fácil.

Portanto, se estás a trabalhar remotamente não sei se a questão dos vistos se aplica. A empresa pode querer alguém nos EUA só porque sim. O Twitter, por exemplo, vai deixar todos os empregados dos EUA trabalhar remotamente mas eles têm de continuar a viver no país.
 
Isso não é só aplicável por causa dos vistos? Eu sei que na Austrália a empresa tem de demonstrar que tentou contratar localmente, que não conseguiu e por isso teve de contratar alguém de fora do país para lhe conseguir patrocinar o visto. Isto não costuma ser entrave, porque há umas maroscas que eles podem fazer e torna tudo mais fácil.

Portanto, se estás a trabalhar remotamente não sei se a questão dos vistos se aplica. A empresa pode querer alguém nos EUA só porque sim. O Twitter, por exemplo, vai deixar todos os empregados dos EUA trabalhar remotamente mas eles têm de continuar a viver no país.


Talvez! Não sei o motivo, nunca perguntei. A minha mulher tinha-me falado nisso, e eu achei que era exagero, e depois perguntei até internamente na minha empresa se isto era real, e eles confirmaram. Mas talvez seja esse o motivo.
 
Boas, estou neste momento no 4ª ano do meu mestrado integrado e tendo umas cadeiras adiantadas estarei em condições de trabalhar a tempo inteiro no 5º.
Tenho vindo a investigar sobre as condições de trabalho para quem acabou de sair de uma boa universidade com um mestrado e não me tem agradado nada. Tenho perfeita noção de que com a maneira como os impostos sobem para os salários mais altos, ficar em Portugal para mim será sempre uma coisa provisória.

Até agora tudo o que sei sobre a minha futura carreira é que é difícil conseguir 15k€/ano como júnior em Portugal e que já falei com pessoal na Holanda que conseguiu 30k facilmente em empresas que permitem trabalho remoto com um crescimento de carreira mais fácil e impostos mais baixos.

A minha questão é: o que é que me impede de aceitar um emprego remoto na UE? Alguém aqui tem experiência com isto? É possível escolher o país ao qual os impostos são pagos? Alguém contrata remotos sem experiência nenhuma?
 
Boas, estou neste momento no 4ª ano do meu mestrado integrado e tendo umas cadeiras adiantadas estarei em condições de trabalhar a tempo inteiro no 5º.
Tenho vindo a investigar sobre as condições de trabalho para quem acabou de sair de uma boa universidade com um mestrado e não me tem agradado nada. Tenho perfeita noção de que com a maneira como os impostos sobem para os salários mais altos, ficar em Portugal para mim será sempre uma coisa provisória.

Não tens de ficar em Portugal. Podes ficar a trabalhar cá até acabares o ano que te falta para ganhares alguma experiência e depois vais para fora. Vê isso quase como uma espécie de estágio.

Até agora tudo o que sei sobre a minha futura carreira é que é difícil conseguir 15k€/ano como júnior em Portugal e que já falei com pessoal na Holanda que conseguiu 30k facilmente em empresas que permitem trabalho remoto com um crescimento de carreira mais fácil e impostos mais baixos.

Os teus amigos estão a omitir-te coisas, diria. Em primeiro lugar, eu acho que 30k€ na Holanda é baixo, honestamente. O comum para pessoal saído da faculdade é entre aí os 35k e os 42, eu diria. Mas eu também tenho mais experiência com empresas de Amesterdão, mas penso que em cidades grandes, como Roterdão ou Eindhoven se consegue mais do que 30k€ sem experiência.

Depois, se eles estão em Portugal a trabalhar remotamente para uma empresa holandesa então pagam impostos cá, isso é certinho. Caso tenham a morada na Holanda, ou seja, pagam lá renda de uma casa ou quarto, então essa casa ou quarto está-lhes a comer uma boa parte do salário.

Ou seja, nessa história há aí algo que não está bem contado.

A minha questão é: o que é que me impede de aceitar um emprego remoto na UE?

Nada. Tens de conseguir é encontrar uma empresa que esteja a contratar remotamente e te queira contratar.

É possível escolher o país ao qual os impostos são pagos?

Não. Pagas os impostos no país onde tiveres a morada fiscal. Se decidires abrir empresa então podes abrir a empresa noutro país e a empresa paga os impostos respectivos desse país e tu, sendo um empregado dessa empresa, pagas os impostos respectivos do país onde tiveres morada fiscal (penso que é assim que funciona, mas não tomes a minha palavra como facto).

Alguém contrata remotos sem experiência nenhuma?

Será sempre mais complicado porque as empresas preferem pessoal já com alguma experiência, além de que para uma posição remota terás sempre a concorrência de pessoas com muitos anos de experiência. Mas é sempre possível, é uma questão de tentares.
 
Os teus amigos estão a omitir-te coisas, diria. Em primeiro lugar, eu acho que 30k€ na Holanda é baixo, honestamente. O comum para pessoal saído da faculdade é entre aí os 35k e os 42, eu diria. Mas eu também tenho mais experiência com empresas de Amesterdão, mas penso que em cidades grandes, como Roterdão ou Eindhoven se consegue mais do que 30k€ sem experiência.

As pessoas com que falei na Holanda são holandeses mesmo mas todos me dizem que tem colegas de trabalho portugueses. Eles na Holanda até tem alguns benefícios fiscais para jovens, mas assumo que seja exclusivo para nacionais.

O meu problema na decisão é mesmo por aqui ter tudo "de borla" por ainda viver com os meus pais, não estou muito disposto a ir para um sítio onde vá juntar menos dinheiro que aqui por causa das despesas, e tendo em conta que aqui posso juntar quase tudo fica difícil, daí ter pensado em remoto, mas talvez valha mais a pena "estagiar" aqui, sair e eventualmente depois de estabelecido ir conseguindo cada vez mais rendimentos.
 
As pessoas com que falei na Holanda são holandeses mesmo mas todos me dizem que tem colegas de trabalho portugueses. Eles na Holanda até tem alguns benefícios fiscais para jovens, mas assumo que seja exclusivo para nacionais.

Mesmo que tenham benefícios fiscais para jovens isso continua a ser um salário baixo. Também têm o 30% ruling para estrangeiros, portanto esses benefícios fiscais não são o suficiente para se receber apenas 30k€ por ano.

O meu problema na decisão é mesmo por aqui ter tudo "de borla" por ainda viver com os meus pais, não estou muito disposto a ir para um sítio onde vá juntar menos dinheiro que aqui por causa das despesas, e tendo em conta que aqui posso juntar quase tudo fica difícil, daí ter pensado em remoto, mas talvez valha mais a pena "estagiar" aqui, sair e eventualmente depois de estabelecido ir conseguindo cada vez mais rendimentos.

Mas isso de ir para fora leva sempre a que se tenha mais despesas. O que tens de comparar é cá e lá. Lá consegues arrendar casa, pagar despesas, etc. e ainda te sobra dinheiro para juntares. Tenta fazer cá o mesmo. É que comparar viver com os pais vs viver sozinho não é uma boa comparação.

O remoto vais ter muita concorrência, por isso nem pensaria nisso como plano A. Mas não custa tentar, claro.
 
Mesmo que tenham benefícios fiscais para jovens isso continua a ser um salário baixo. Também têm o 30% ruling para estrangeiros, portanto esses benefícios fiscais não são o suficiente para se receber apenas 30k€ por ano.



Mas isso de ir para fora leva sempre a que se tenha mais despesas. O que tens de comparar é cá e lá. Lá consegues arrendar casa, pagar despesas, etc. e ainda te sobra dinheiro para juntares. Tenta fazer cá o mesmo. É que comparar viver com os pais vs viver sozinho não é uma boa comparação.

O remoto vais ter muita concorrência, por isso nem pensaria nisso como plano A. Mas não custa tentar, claro.

Eu tenho noção de que a comparação não é justa, no entanto se tivesse de pagar casa aqui (sou de Lisboa) nem pensava 2 vezes e apanhava o primeiro avião, com condições iguais o meu estilo de vida nunca será tão bom em Portugal e mesmo que fosse exatamente o mesmo acho que mesmo assim vale a pena sair nem que seja para fazer alguma coisa interessante com a minha vida enquanto posso.
A minha questão é mesmo ficar uns anos e depois tentar remoto para a UE ou sair o mais depressa possível porque não vale a pena perder tempo.
 
Eu tenho noção de que a comparação não é justa, no entanto se tivesse de pagar casa aqui (sou de Lisboa) nem pensava 2 vezes e apanhava o primeiro avião, com condições iguais o meu estilo de vida nunca será tão bom em Portugal e mesmo que fosse exatamente o mesmo acho que mesmo assim vale a pena sair nem que seja para fazer alguma coisa interessante com a minha vida enquanto posso.
A minha questão é mesmo ficar uns anos e depois tentar remoto para a UE ou sair o mais depressa possível porque não vale a pena perder tempo.

Mas queres ficar em Portugal ou não? Repara, trabalho remoto (e ainda não percebi a cena de ser só para a UE, mas pronto) é algo que podes conseguir já mas não vou mentir, é pouco provável. Acho que conheci apenas uma pessoa que conseguiu trabalho remoto (para uma empresa dos EUA) assim que acabou o mestrado e ele era um pequeno génio e acho que começou a trabalhar ainda estava a fazer a licenciatura.

Posto isto, tu é que tens de saber se estás disposto a ficar cá e teres a vida que sabes que vais ter ou ir lá para fora e ter uma vida que a médio prazo será melhor do que cá.
 
Back
Topo