Tópico Oficial MEO Fibra Optica

Para tirares conclusões tens de fazer o teste por cabo, sempre.

Em dias de jogos dos grandes notavam-se problemas em algumas zonas a aceder à sites/apps como youtube, twitch e assim.
Para tirar conclusões tenho que fazer o teste por cabo porquê?

Será que o meu WiFi é alérgico aos jogos de futebol dos 3 grandes?
 
A essa hora (especialmente se os jogos forem em canais premium, não vale a pena explicar porquê) há mais gente a utilizar a internet (redes wifi vizinhas) por isso é normal a velocidade wifi ser mais baixa, sempre foi assim, não é algo que o MEO (ou outro operador) possa controlar.
Para despistar algum problema os testes têm de ser feitos por cabo.
 
Não se deve ficar velocidade com WI-FI ponto final.
Não devíamos estar a bater sempre na mesma tecla, nunca serão garantidas
Não se deve mas...
Existe sempre um mas.

Os jogos acabaram a cerca de 2 horas e a velocidade por WiFi continua nos 60Mbps, reiniciei o router e já dá cerca de 240Mbps, deveras estranho não?
Bastou reiniciar o router para recuperar a velocidade?
O que mudou?

Se não reiniciar, no dia seguinte quando acordo "7 AM" as velocidades WiFi já estão restauradas novamente acima dos 220Mbps.

Este comportamento, por mais instável que uma rede WiFi possa ser não é compreensível!

Tenho feito o teste desde que começaram os jogos na era do Covid-19 e este comportamento é uma realidade 100% das vezes.

Amanhã joga o SCP às 19:15, já sei que a velocidade da minha internet por WiFi vai cair drasticamente, e só terei as velocidades "normais" no dia seguinte ou se reiniciar o router algum tempo após o jogo

Outro teste que fiz foi, durante o jogo, reiniciar o router.
Ele arranca com as velocidades WiFi "normais" acima dos 220Mbps, mas após uns minutos ele volta a baixar para os 50Mbps ou menos, parece que é algo feito de propósito, e não uma casualidade da instabilidade do WiFi.
 
@Stormtrooper, é facto que a MEO não tem a rede mais famosa tanto a nível nacional como internacional, mas querer concluir algo por Wi-Fi não é absolutamente NADA credível. O que o @CS-TOD referiu é 99% de certeza o cenário aí da tua casa: Altura de jogo, à noite, mais malta pendura-se na Internet precisamente via Wi-Fi o que automáticamente satura todo o aspectro Wi-Fi aí da zona.

Nesse mesmo cenário que reportas, experimenta via cabo e tiras as teimas.

Cheers
 
Não se deve mas...
Existe sempre um mas.

Os jogos acabaram a cerca de 2 horas e a velocidade por WiFi continua nos 60Mbps, reiniciei o router e já dá cerca de 240Mbps, deveras estranho não?
Bastou reiniciar o router para recuperar a velocidade?
O que mudou?

Se não reiniciar, no dia seguinte quando acordo "7 AM" as velocidades WiFi já estão restauradas novamente acima dos 220Mbps.

Este comportamento, por mais instável que uma rede WiFi possa ser não é compreensível!

Tenho feito o teste desde que começaram os jogos na era do Covid-19 e este comportamento é uma realidade 100% das vezes.

Amanhã joga o SCP às 19:15, já sei que a velocidade da minha internet por WiFi vai cair drasticamente, e só terei as velocidades "normais" no dia seguinte ou se reiniciar o router algum tempo após o jogo

Outro teste que fiz foi, durante o jogo, reiniciar o router.
Ele arranca com as velocidades WiFi "normais" acima dos 220Mbps, mas após uns minutos ele volta a baixar para os 50Mbps ou menos, parece que é algo feito de propósito, e não uma casualidade da instabilidade do WiFi.
Sabes que pode também pode ser o facto de durante a noite haver mais aparelhos nas proximidades a afectar a qualidade da ligação wifi... Por isso dizem para não usar as velocidades por wifi como medição de nada.
 
@Stormtrooper, é facto que a MEO não tem a rede mais famosa tanto a nível nacional como internacional, mas querer concluir algo por Wi-Fi não é absolutamente NADA credível. O que o @CS-TOD referiu é 99% de certeza o cenário aí da tua casa: Altura de jogo, à noite, mais malta pendura-se na Internet precisamente via Wi-Fi o que automáticamente satura todo o aspectro Wi-Fi aí da zona.

Nesse mesmo cenário que reportas, experimenta via cabo e tiras as teimas.

Cheers

Não tenho WiFi nas proximidades para além do meu, vivo nunca aldeia de velhos que passam a vida no café com a máscara a proteger o queixo, aqueles que usam...

Não acredito que seja da qualidade da rede, mas sim algo propositado.


Sabes que pode também pode ser o facto de durante a noite haver mais aparelhos nas proximidades a afectar a qualidade da ligação wifi... Por isso dizem para não usar as velocidades por wifi como medição de nada.

Certo, mas só acontece quando há jogos?
E reiniciando o router volta ao normal?
Quando se reinicia o router, os outros supostos aparelhos já não continuam a ter a mesma influência nas velocidades?
 
Se tiveres o canal em automático pode haver troca de canal pouco depois de o router reiniciar e tem logo influência nas velocidades.
Como te disseram é verdade que a MEO costuma ter problemas em dias de jogos, mas tens de medir por cabo para poderes fazer queixa.
 
@Stormtrooper, começa por colocar o wifi com canais manuais em vez de auto se tiveres:

- na rede 2,4Ghz coloca --- Largura de banda: 20 MHz, Canal: 1;
- na rede 5Ghz coloca ---- Largura de banda: 80 MHz, Canal: 100;

Depois reinicias os equipamentos wifi que tens e testas.
 
@Stormtrooper, começa por colocar o wifi com canais manuais em vez de auto se tiveres:

- na rede 2,4Ghz coloca --- Largura de banda: 20 MHz, Canal: 1;
- na rede 5Ghz coloca ---- Largura de banda: 80 MHz, Canal: 100;

Depois reinicias os equipamentos wifi que tens e testas.
Essa configuração faz o quê?
E vai influenciar positivamente e negativamente o quê?

Estas configurações têm sempre os seus prós e os seus contras.

Porquê não vem já configurado assim de fábrica?
 
Essa configuração faz o quê?
E vai influenciar positivamente e negativamente o quê?

Estas configurações têm sempre os seus prós e os seus contras.

Porquê não vem já configurado assim de fábrica?

Não vem de fábrica porque vem no modo auto... Imagina vir tudo com a mesma configuração... ninguém podia usar wifi.. quando se faz um router não se sabe se ele vai para uma casa isolada ou para uma cidade impestada de routers...

O que isso faz é tu dizeres que canal é que queres que o router use e não aquele que ele acha melhor usar...

Podes meter outros canais, mas esses são os canais que eu uso no router da MEO e 5 estrelas. Porque o problema do auto é que o próprio equipamento vai rodando os canais e até para os dispositivos electrónicos é uma treta...

Nesta caso não vejo contras em colocar modo manual, porque assim sabes que o router não vai andar a trocar canais só porque sim...

No router da vodafone tenho diferente para não ter os routers em conflitos de canais:

MEO:
- na rede 2,4Ghz --- Largura de banda: 20 MHz, Canal: 1;
- na rede 5Ghz --- Largura de banda: 80 MHz, Canal: 100;

VDF:
- na rede 2,4Ghz --- Largura de banda: 20 MHz, Canal: 6;
- na rede 5Ghz --- Largura de banda: 80 MHz, Canal: 36;
 
Não tenho WiFi nas proximidades para além do meu, vivo nunca aldeia de velhos que passam a vida no café com a máscara a proteger o queixo, aqueles que usam...

Não acredito que seja da qualidade da rede, mas sim algo propositado.




Certo, mas só acontece quando há jogos?
E reiniciando o router volta ao normal?
Quando se reinicia o router, os outros supostos aparelhos já não continuam a ter a mesma influência nas velocidades?

Curiosamente é indo ver os resultados guardados da box samknows a hora do jogo/jogos foi a hora em que tive maior velocidade 523mbs vs 514 no resto do dia.
Wi-Fi e routers de operadora é sempre na base do não esperes milagres, na minha opinião quem quer jogar via Wi-Fi ou precisar de estabilidade na ligação tem sempre que comprar equipamento próprio porque mesmo o fiber com características xpto no Wi-Fi vai sempre acabar por limitar.
No meu caso tenho agora um tplink c5 em modo bridge(por acaso não por causa do Wi-Fi) e digo te que apesar de em teoria ter pior capacidade wifi em média tenho não só mais como velocidades constantes o dia todo algo que com o router da Meo por vezes não conseguia oscilava muito mais.
 
Certo, mas o que quero dizer é que eles têm andado a mexer... Porque eu antes e durante a quarentena tinha 3ms para o porto e agora tenho 6ms... e houve ips que uso para trabalho em que vi as latências alteradas.
eu no discord tinha 25ms passei para 40ms e no league of legends tinha 35 passei para 45ms, Speedtest raramente chega aos 520/120 fica pelos 440/110, ps4 os downloads foram limitados pela psn por causa do trafego internacional
Desde que acabou a quarentena que progressivamente a rede voltou ao que era antes :/

Estamos tramados.. :(
Para tirares conclusões tens de fazer o teste por cabo, sempre.

Em dias de jogos dos grandes notavam-se problemas em algumas zonas a aceder à sites/apps como youtube, twitch e assim.
@Stormtrooper, é facto que a MEO não tem a rede mais famosa tanto a nível nacional como internacional, mas querer concluir algo por Wi-Fi não é absolutamente NADA credível. O que o @CS-TOD referiu é 99% de certeza o cenário aí da tua casa: Altura de jogo, à noite, mais malta pendura-se na Internet precisamente via Wi-Fi o que automáticamente satura todo o aspectro Wi-Fi aí da zona.

Nesse mesmo cenário que reportas, experimenta via cabo e tiras as teimas.

Cheers

WHAT THE asdfghjjkklçl :n1qshok:

dkuxvQu.jpg


Sem comentários, desde à rede que está a ficar uma desgraça em alguns pontos do país à falta de profissionalismo.
Queixei-me e ligaram-me do departamento de qualidade e apoio às redes não sei quê, disseram que tinham ordens para deixar de investir, cortar custos entre outras coisas. A minha dita "avaria" foi dada como infundada pois dizem que estou dentro dos parâmetros e a rede está ok, não me deram mais pormenores.

Onde consigo a velocidade agora é nos speedtest, fast, torrents de resto nicles.
Ping hoje de manhã para o league estava a 109 :nocom8le:

Quem se queixa do wifi é normal, eu prefiro sempre tudo por cabo, deixo o wifi para smartphone, tablet entre outros equipamentos. É sempre bom levar um ajuste e não deixar em auto, salvo raras exceções.
 
Ainda bem que jogo na PS4/Xbox One S que nunca noto esses aumentos, raramente tenho mais de 35ms no R6 e cerca de 60 no COD warzone(mas aqui e problema deles porque jogo com mais malta vdf e NOS e todos se queixam do mesmo)
 
WHAT THE asdfghjjkklçl :n1qshok:

Sem comentários, desde à rede que está a ficar uma desgraça em alguns pontos do país à falta de profissionalismo.
Queixei-me e ligaram-me do departamento de qualidade e apoio às redes não sei quê, disseram que tinham ordens para deixar de investir, cortar custos entre outras coisas. A minha dita "avaria" foi dada como infundada pois dizem que estou dentro dos parâmetros e a rede está ok, não me deram mais pormenores.

Onde consigo a velocidade agora é nos speedtest, fast, torrents de resto nicles.
Ping hoje de manhã para o league estava a 109 :nocom8le:

Quem se queixa do wifi é normal, eu prefiro sempre tudo por cabo, deixo o wifi para smartphone, tablet entre outros equipamentos. É sempre bom levar um ajuste e não deixar em auto, salvo raras exceções.

Abri avaria na área de cliente também a expor o problema com provas fundamentadas. Veremos o que me dizem.
 
Ainda bem que jogo na PS4/Xbox One S que nunca noto esses aumentos, raramente tenho mais de 35ms no R6 e cerca de 60 no COD warzone(mas aqui e problema deles porque jogo com mais malta vdf e NOS e todos se queixam do mesmo)
na consola só me queixo da velocidade de download, durante a quarentena tinha grandes velocidades

Abri avaria na área de cliente também a expor o problema com provas fundamentadas. Veremos o que me dizem.
Obrigado, e espero ter ajudado com a minha reclamação
 
@Stormtrooper, começa por colocar o wifi com canais manuais em vez de auto se tiveres:

- na rede 2,4Ghz coloca --- Largura de banda: 20 MHz, Canal: 1;
- na rede 5Ghz coloca ---- Largura de banda: 80 MHz, Canal: 100;

Depois reinicias os equipamentos wifi que tens e testas.
Fiz o que disseste, e aparentemente resultou.

https://www.speedtest.net/my-result/a/6270309915

Também até ao momento ainda não presenciei paragens na TV ou macro blocos.

Agora é fazer mais testes, mas parece ser essa mudança automática de canais a responsável ou uma das responsáveis dos sintomas que relatei.
 
Fiz o que disseste, e aparentemente resultou.

https://www.speedtest.net/my-result/a/6270309915

Também até ao momento ainda não presenciei paragens na TV ou macro blocos.

Agora é fazer mais testes, mas parece ser essa mudança automática de canais a responsável ou uma das responsáveis dos sintomas que relatei.

Podes testar outros canais na gama 5Ghz ;) normalmente uso o canal 36, 44, 100, 104.

Mas actualmente tenho o canal 100.

Servidor Evolute:
4009147751.png
 
Back
Topo