Toshiba lança e-Universidade

notícia na Tek:


À semelhança das ofertas comerciais que já existem para computadores portáteis dirigidos aos alunos do ensino básico e secundário, a Toshiba anunciou hoje a criação do pacote e-Universidade Toshiba, que prevê a disponibilização de notebooks a alunos e professores do ensino superior com possibilidade de pagamento em prestações. A iniciativa não está ligada ao Governo, ao contrário do e-escolas e do e-escolinhas, mas poderá vir a ter uma opção de financiamento bancário e de acesso a serviços de redes móveis 3G.

O pacote integra um computador portátil Toshiba Satellite com um processador Intel Pentium Dual-Core T3200 a 2 GHz, disco rígido de 320 GBytes e 3 GBytes de memória RAM, integrando ainda uma placa gráfica ATI Radeon com 1GB de memória dedicada. O ecrã é de 15,4 polegadas, WXGA TruBrite, e o PC vem pré instalado com Windows Vista Premium.

No conjunto a máquina é superior à que a Toshiba está a disponibilizar no programa e-Escolas mas vem também "artilhada" com dois pacotes de software especialmente destinado aos alunos e professores do ensino superior, com o Microsoft Education Studio - que inclui o Office 2007, Visual Studio Profissional, Microsoft Expression, Windows Server Standard Edition e ferramentas de administração, SQL Server Developer Edition, XNA Game Studio e Robotics Studio.

Está também integrado na oferta o pacote de educação da Autodesk, com a família de produtos Revit, o Inventor Professional, o AutoCAD Civil 3D e Map 3D e ainda o MapGuide.

As máquinas já vão estar pré-configuradas para aceder à rede wireless das universidades, a e-U, um processo que está a ser coordenado com a UMIC.

Os alunos e professores têm duas formas de pagamento dos equipamentos, podendo pagar à partida uma entrada de 50 euros a que se somam 24 prestações mensais de 25 euros, ou optar por não pagar entrada e dividir as prestações em 36 meses, pagando 20 euros por mês. Em qualquer dos casos há que adicionar 25 euros de despesas, o que resulta num valor total de 675 ou de 755 euros.

Para já não há confirmação sobre a data em que a oferta estará efectivamente disponível para alunos e professores, mas o objectivo é que aconteça em Novembro, já que estão ainda a ser finalizados alguns pormenores logisticos relacionados com a autenticação nas redes e-U e a distribuição dos equipamentos. "Estamos a ultimar os pormenores com as Universidades e a UMIC para conseguirmos encontrar um processo logístico que seja mais eficiente", adiantou ao TeK Jorge Borges.

A empresa irá criar um Portal para que os alunos se possam increver, um pré-registo que é validado com as instituições do ensino superior. Os portáteis poderão depois ser entregues em casa dos alunos ou na Universidade.

O director de marketing da Toshiba Computer Systems Portugal, explica que esta máquina tem um valor de mercado acima dos 700 euros e que cada um dos pacotes educativos incluídos vale mais de 200 euros. Jorge Borges adiantou ainda que a Toshiba está a trabalhar com os operadores móveis no sentido de criar uma opção com serviço de banda larga 3G, para além de estar a negociar com Bancos a possibilidade desta oferta ser financiada por uma ou várias instituições bancárias.

Questionado quanto às diferenças em relação à oferta e-U que a UMIC quis montar com fornecedores de portáteis há alguns anos atrás, aquando da instalação das redes wireless nas Universidades e Politécnicos, Jorge Borges afirma que "o problema do e-U é que estava muito desfocado. Estavam envolvidas muitas entidades mas nenhuma tinha um verdadeiro 'commitment', não havia proactividade no processo".

"Há agora um factor novo, que é o nosso envolvimento no e-escolas que nos permite ter massa crítica na produção dos portáteis e capacidade de entrega imediata, que ajuda a diferenciar o e-Universidades da oferta de equipamentos que existe no mercado", justifica Jorge Borges.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação sobre o processo de inscrição dos alunos.
 
já agora, se a iniciativa for lançada até ao final deste ano ainda há benifícios fiscais na compra de portáteis.

...não sei bem se funciona com esta modalidade de pagamento.
 
Finalmente uma iniciativa destas, um pc para quem precisa e não para quem só quer andar no Hi5 e jogar CS.
É certo que são mais do que 150€, mas os portáteis parecem superiores e trazem pacotes de software BEM porreiros!
 
nao me parece grande ideia... ate porque já varias lojas possibilitam o pagamento a prestaçoes sem juros... mas prontos, sempre é mais uma alternativa!!
 
Finalmente uma iniciativa destas, um pc para quem precisa e não para quem só quer andar no Hi5 e jogar CS.
É certo que são mais do que 150€, mas os portáteis parecem superiores e trazem pacotes de software BEM porreiros!

Eu não ando na univarsidade e preciso muito mais do computador do que muitos que estão.
Esse comentário não ficou lá muito bem.
Estou em multimedia, mas mesmo trabalhos que não sejam com software relacionado, no ensino secundário e básico também existem trabalhos escritos e pesquisas, as quais ficam bem mais apresentadas quando feitas em modo digital. :zzz:
 
Não me venham ca com historias... eu acho e sempre acharei que os alunos universitários precisam e sempre precisarão 20x mais de portateis decentes do que os alunos da "escolinha".
É de valor que se tente implementar isto para os estudantes universitarios, mas com medidas tipo esta parecem-me muito insuficientes...

Não se esqueçam que os preços não incluem internet sem fios, ou se inclui fica +- ao mm preço que os e-escolas..
Eu acho que se eles não são capazes de distinguir os 2 niveis de "necessidades" então nem merecem 1 centimo do meu bolso.
Prefiro comprar na SanLuis um portatil melhor por mais 100-200€ e pagar em 36 vezes sem juros..

my 2 cents
 
Traz internet?? para que? salvo erro todas as universidades ja têm wireless.
E como ja disse, em relaçao ao software que vem, maior parte das universidades ja tem esse software para quem quiser...

Agora acho que podiam por um pouco mais oferecidos, pois como foi dito em cima, os alunos universitarios precisam 20x mais do portatil que os alunos das escolinhas. Com tanta propina e outras tretas para pagar, bem que podiam ser um pouco mais oferecidos.
 
Não me venham ca com historias... eu acho e sempre acharei que os alunos universitários precisam e sempre precisarão 20x mais de portateis decentes do que os alunos da "escolinha".

Sem comentários...
Imagino-me no curso de multimédia sem computador.

Professor: "Trabalho de casa, elaborar um layout ou algo do género."
Aluno: "Pode ser em formato papel?"

:007:
 
tu tas de certeza num curso tecnico profissional, obviamente que NÃO és a maioria.

A maioria são putos MCA que querem 1 portatil para ir ao messenger e ver mails e talvez jogar PES. Vão dizer aos pais que o portatil custa 150€ e os pais alinham.

Alem disso não me digas que um trabalho de casa desse genero não podes fazer no TEU desktop em casa? Tens mesmo de ter portatil para trabalhar nas aulas de multimedia? Obviamente que ajuda pois da-te mais mobilidade, conforto e afins mas não é obrigatório.

Sobre ter internet ou não, eu só me tou a queixar porque os e-escolas pagam 150€ + 20€ por mes que é o preço da internet por mês.
Nós iriamos pagar 20€ por mês como "mensalidade do portátil" e não como mensalidade da internet movel. Será que é para compensar o "extra software"? Software este que facilmente se obtem gratuitamente nas universidades que dele precisam?

Cumps
 
tu tas de certeza num curso tecnico profissional, obviamente que NÃO és a maioria.

A maioria são putos MCA que querem 1 portatil para ir ao messenger e ver mails e talvez jogar PES. Vão dizer aos pais que o portatil custa 150€ e os pais alinham.

Alem disso não me digas que um trabalho de casa desse genero não podes fazer no TEU desktop em casa? Tens mesmo de ter portatil para trabalhar nas aulas de multimedia? Obviamente que ajuda pois da-te mais mobilidade, conforto e afins mas não é obrigatório.

Sobre ter internet ou não, eu só me tou a queixar porque os e-escolas pagam 150€ + 20€ por mes que é o preço da internet por mês.
Nós iriamos pagar 20€ por mês como "mensalidade do portátil" e não como mensalidade da internet movel. Será que é para compensar o "extra software"? Software este que facilmente se obtem gratuitamente nas universidades que dele precisam?

Cumps

Realmente esse preço não está lá muito acessivel =S

O que eu quero dizer é que o meu desktop arrasta-me todo com os programas que uso, e o portátil vai dar-me imenso jeito porque é superior. Não há money para comprar PC novo.

E tava era a dizer que tudo depende, há cursos na faculdade que só se usa PC para pesquisa e apresentações... ...há trabalhos no resto do ensino que també é assim. E claro há na faculdade curso que exigem melhores máquinas, mas no resto do ensino também. Que é onde eu estou.

Foi só por isso que não concordei com a outra frase. Porque eu por exemplo preciso dum PC melhor do que muitos mas muitos mesmo universitários.

..Agora acho que eles deviam rever isto do E-universidade.
Já agora, também dá para privadas isto? =S
 
E como ja disse, em relaçao ao software que vem, maior parte das universidades ja tem esse software para quem quiser...

Calma que isso não é bem assim. No meu departamento Eng. Informática temos acesso a software de tudo e mais alguma coisa (oracle, visual paradigm, microsoft academic aliance), mas ja no departamento ao lado de Electrotécnica não têm acesso a metade das coisas que o nosso departamento tem.
Se mudarmos para faculdade de Letras, ou outra qualquer então nem se fala pq não tem rigorosamente nada disponível.

E quando digo nada é mesmo nada.

https://msdn.dei.uc.pt/
https://downloads.dei.uc.pt/VisualParadigm/
https://oracle.dei.uc.pt/
É tudo associado só ao Dei e a mais nenhum outro departamento.
 
Última edição:
Calma que isso não é bem assim. No meu departamento Eng. Informática temos acesso a software de tudo e mais alguma coisa (oracle, visual paradigm, microsoft academic aliance), mas ja no departamento ao lado de Electrotécnica não têm acesso a metade das coisas que o nosso departamento tem.
Se mudarmos para faculdade de Letras, ou outra qualquer então nem se fala pq não tem rigorosamente nada disponível.

E quando digo nada é mesmo nada.

https://msdn.dei.uc.pt/
https://downloads.dei.uc.pt/VisualParadigm/
https://oracle.dei.uc.pt/
É tudo associado só ao Dei e a mais nenhum outro departamento.

Mas isso e normal, pois de certeza que tu em informatica precisas mil vezes mais desse software, do que eu em Economia..
Letras que programas podes precisar alem do Office, claro? Quase nenhum, possivelmente.

Daí que, no meu caso, este portatil ia-me ser indiferente. Alias te sou capaz de comprar um Eee PC da Asus, pois no meu curso so preciso de Office e SPSS e estes portateis aguentam bem isso.
 
Na minha faculdade só tenho algum software microsoft disponível. Nada de oracles, office 2007 (só o access e o visio) ou programas da autodesk.

E claro que só cursos de engenharia informatica e electro! os outros nada!
 
Sem comentários...
Imagino-me no curso de multimédia sem computador.

Professor: "Trabalho de casa, elaborar um layout ou algo do género."
Aluno: "Pode ser em formato papel?"

:007:

Não tenho culpa que nesse aspecto não tenhas oportunidade como o pessoal do ensino geral. Nessa altura só precisava do portátil....para vícios (o que não é o teu caso).

O problema é que pessoas que estão numa via de ensino como a tua, são as chamadas excepções. E no fundo como estas iniciativas servem para arranjar votos, vão logo aos escalões de ensino mais acessíveis ao povo, em todos os aspectos.

Agora, lembra-te que mesmo quem não está num curso superior com computação como base, há quem tenha cadeiras dessa área, e há quem precise obrigatoriamente de fazer trabalhos que necessitem obrigatoriamente de PC.

Como tenho PC em casa, só senti realmente a necessidade de um portátil no departamento quando os PC's dos laboratórios estavam lotados (mesmo estando em "Ciência de Computadores"). De resto, preferia mais depressa um netbook, sabendo que não preciso de gastar tanto para o que é importante.
 
Quem descriminou as letras que se desengane.
Em tradução na FCSH então utilizo: Wordfast, Trados, Concapp, dicionários online, programas de legendagem; etc etc.

Para quando mais novidades? Porque se não, salto para o e.escolas da minha mãe.
 
Back
Topo