Discussão Traffic Shaping

Agora está a esgotar os 100Mbps.



Está-me a acontecer em todos os sites! Mas que raio?!

No windows 1607 e 1703 é indiferente, acontece nos 2 e velocidades caiem a pique para ~2Mbps!


Mais alguém na mesma? @PWP não tens os downloads em auto?

Uma serie de sites já nem consigo abrir.

É normal que os links diretos saquem automaticamente se não tiveres nas opções do browser a opção "perguntar antes" (ou algo parecido) assinalada.

Em relação aos sites que não consegues abrir experimenta com outros DNS.
 
Se estás a referir do "pré-download" também é normal. Por exemplo, no Firefox quando faço um download ele abre a janela a dizer se quero guardar ou abrir o ficheiro mas ele já está a fazer o download.

Não sei se noutros browsers é igual, mas no firefox sempre foi assim.
 
@Dre_Gamer1 mas também tens tudo em auto? aqui qualquer site que seja, mal aparece a janela já está a descarregar!



Isto só começou a acontecer hoje, quem não monitoriza em tempo real nem nota.
Sim tenho perguntar sempre onde guardar ficheiro, começa na mesma a tirar à papo-seco!

Não é abrir, expressei-me mal, da oracle por exemplo não consigo fazer nenhum download.
Tudo tudo não, se formatar o pc seja com o vista, 7, 8, 10 deixa de acontecer, faz as atualizações e acontece. É completamente normal o pré-download (sem carregares em guardar ou abrir).
Nunca sacaste nada do mega? (é o exemplo mais prático disso :D )
 
É curioso, apesar de ser comum, esta máquina não estava a fazer pré-download apesar de estar actualizada, à excepção do waterfox que passei a v54.

Vou apagar os meus post relacionados com estas ligações porque não sei do que se trata e abrir uma para o assunto.

Faço poucos downloads mas começo a reparar que a velocidade de download também já era, regra geral cai bastante.

As conexões aos Ip's Vodafone estão aparentemente relacionadas com o openDNS.

De qualquer forma não sei se repararam nas alterações do firefox:

Antes (agora com uma alteração)


Depois (v54)
 
Última edição:
Aqui com nos madeira 200/20 ;)

G9SXLng.png
 
bons dias tenho vodafone fibra 100/100 e de a uns tempos para ca ando com suspeitas que o meu download nem sempre esta com o mm valor a sacar um ficheiro por um server em determinados momentos como posso tirar as duvidas?existe algum teste que se faca?obr cumps
 
Aqui fica a informação que a MEO, quando quer aplica Traffic Shapping, tipo roleta russa:
"[MEO] a fazer 70% de TS na expo onde está a ocorrer o web summit (Lisboa) e em Matosinhos (Porto - certas zonas/ruas) (...)
A ligação internacional é que está quase esgotada, os links estão a ser usados em 91% segundo a aplicação. (falo de: Frankfurt, Miami, LON1, LON2 - o resto dos links internacionais está entre os 70% e os 75%)
Peering Exchange Points = links internacionais

Ou seja, é bom que na vossa rua não tenham vizinhos que abusem muito lol
 
Isso é uma situação pontual.

Já na Vodafone tenho fortes limitações em upstream desde Março (8 meses) e não se resume a P2P, envios para google drive, box, etc, também apanham por tabela.
Aparentemente são limitações por debito ip em blacklist. Resultando em que entre 70% a 60% da largura de banda contratada não esteja disponível para envio de dados.
Em whitelist consta grande percentagem de sites com serviços de seedtest, para uso real de nada serve.

Durante o decurso de prestação de serviço (vai para 2 anos), o número de canais em grelha Digital não se alterou, o problema com a internet nunca foi resolvido.
Consegue ser dos piores serviços que já tive considerando a tecnologia envolvida. É um serviço estagnado e não evolutivo.
 
@Mu7e e tu estás com o serviço assim desde março porque razão? Não tens alternativa? Estão-te oferecer o serviço? É que se me colocassem limitações no meu serviço e não resolvessem já teria feito rescisão por justa causa.

Também um ponto interessante é que realizei os testes nos serviços que dizes sentir limitações e não verifiquei qualquer limitação tendo inclusive o DOBRO da velocidade que tu tens (200 vs 100). Tu certamente lembras-te disto do fórum oficial da Vodafone.

Acho um bocado estranho eles me garantirem 200/200 e a ti limitarem com apenas 100/100. Deves estar numa zona muito má ou então é outra coisa.
 
@Mu7e e tu estás com o serviço assim desde março porque razão? Não tens alternativa? Estão-te oferecer o serviço? É que se me colocassem limitações no meu serviço e não resolvessem já teria feito rescisão por justa causa.

Isso não é tão simples quanto o "já terias feito" nem tão pouco me estou para chatear com advogados e tribunais, não tenho tempo. É deixar acabar e não voltar a cair no mesmo erro. Já com o adsl vodafone fizeram o mesmo, começou bem e acabou mal.
Enquanto o contrato vigorar é deixar andar, felizmente já faltou mais para terminar.

Se queres saber porque é que tenho o serviço da forma que tenho, arranja conhecimento lá dentro que te explique o que me explicaram por meios não oficiais, que não serve de grande coisa em tribunal. Nem tão pouco as pessoas se querem envolver e também já sou crescido para saber que favores devo ou não pedir e em que situações o devo fazer!

@Mu7e
Também um ponto interessante é que realizei os testes nos serviços que dizes sentir limitações e não verifiquei qualquer limitação tendo inclusive o DOBRO da velocidade que tu tens (200 vs 100). Tu certamente lembras-te disto do fórum oficial da Vodafone.

Acho um bocado estranho eles me garantirem 200/200 e a ti limitarem com apenas 100/100. Deves estar numa zona muito má ou então é outra coisa.

Não estamos na mesma zona!
Pergunto-te é o motivo pelo qual a vodafone não manifestou interesse em resolver o problema, incluindo desligarem chamadas feitas para o suporte, fazes ideia?
 
@Mu7e eu rescindi com a NOS com apenas um mês de serviço. Ou seja, faltavam-me 23 meses para acabar a fidelização. Porque me estavam a fazer TS em P2P. Nada comparado às limitações que dizes sentir que são ainda piores.

Compreendo que tenhas receio. Porque ao quereres rescindir dentro do período de fidelização há sempre as ameaças do costume das penalizações e etc. No meu caso a NOS não colocou nenhum obstáculo. Eu provei que a minha ligação tinha limitações. Bastou chamar um técnico a casa e mostra-lhe a velocidade com e sem VPN. Eles confirmaram que sim e ainda me disseram que é "normal" haver estas limitações no serviço deles. Eu disse que não queria continuar com o serviço com estas limitações e eles deram o OK para rescindir sem penalizações. Tudo num clima tranquilo sem insultos nem ameaças. O serviço da NOS é uma m... mas não posso reclamar do suporte.

Eu sei que não estamos na mesma zona. Mas tu sabes se é um problema da zona ou da tua ligação? Como disse não conseguirem garantir 100/100 com tão poucos clientes é um bocado estranho. Aqui garantem 200/200 sem problemas. E há aí no fórum vários clientes com 1 Gbps também com a velocidade garantida. São 10 vezes mais a velocidade que tu tens. Vamos concordar que algo de estranho se passa na tua ligação. Infelizmente se ninguém descobre e resolve a rescisão é a única opção. Se queres esperar pelo fim da fidelização é uma escolha tua.
 
@Mu7e eu rescindi com a NOS com apenas um mês de serviço. Ou seja, faltavam-me 23 meses para acabar a fidelização. Porque me estavam a fazer TS em P2P. Nada comparado às limitações que dizes sentir que são ainda piores.

Compreendo que tenhas receio. Porque ao quereres rescindir dentro do período de fidelização há sempre as ameaças do costume das penalizações e etc. No meu caso a NOS não colocou nenhum obstáculo. Eu provei que a minha ligação tinha limitações. Bastou chamar um técnico a casa e mostra-lhe a velocidade com e sem VPN. Eles confirmaram que sim e ainda me disseram que é "normal" haver estas limitações no serviço deles. Eu disse que não queria continuar com o serviço com estas limitações e eles deram o OK para rescindir sem penalizações. Tudo num clima tranquilo sem insultos nem ameaças. O serviço da NOS é uma m... mas não posso reclamar do suporte.

Eu sei que não estamos na mesma zona. Mas tu sabes se é um problema da zona ou da tua ligação? Como disse não conseguirem garantir 100/100 com tão poucos clientes é um bocado estranho. Aqui garantem 200/200 sem problemas. E há aí no fórum vários clientes com 1 Gbps também com a velocidade garantida. São 10 vezes mais a velocidade que tu tens. Vamos concordar que algo de estranho se passa na tua ligação. Infelizmente se ninguém descobre e resolve a rescisão é a única opção. Se queres esperar pelo fim da fidelização é uma escolha tua.

Esta é a 2ª vez com Vodafone fibra, a primeira vez foi rescindida no 1º mês porque nessa altura nem download nem upload se conseguia fazer, escrevi logo uma carta para a sede a rescindir e outra para o CACC de Lisboa.
Desta vez o serviço esteve a funcionar de forma impecável desde Maio a Março de 2017, também chegou a vir um tipo a casa mas nem quis ver os testes que lhe queria mostrar, apenas deu importância ao speedtest.

Como o problema é exclusivamente no envio, a infraestrutura (PDO) aqui ainda é da novis/clix, muito provavelmente existem mais clientes afectados sem saberem. 1º porque testes feitos em speedtest.net estão regra geral ok (whitelist), 2º a esmagadora maioria dos clientes utiliza o download.

Teste feito mesmo agora para o google drive, barrado a 55Mbps = 6.875 MB/s



P2P a linha mais clara é a media, repara onde anda.




Nem tudo é mau porque em download
uQuRK75.png



Contratado down: 100Mbps, efectivo ~113Mbps
Contratado up: 100Mbps, efectivo ~55Mbps
 
Última edição:
@Mu7e eu faço parte daqueles que usa mais o upload que o download...

P2P com apenas um peer (aka ligação) do meu servidor dedicado 1 Gbps que está em França (ou seja nem é PT) (~200 Mbps)

p2p.png


Google Drive é um serviço engraçado. Com o Firefox também estou limitado no upload a velocidades próximas do que reportas 50/70 Mbps.

firefox.png


Mas basta usar o Google Chrome e voilá ~220 Mbps. Por isso não considero isto um teste credível. Dá a clara impressão que o Google está a limitar a velocidade fora do seus "produtos".

drive.png
 
Última edição:
@PWP não está relacionado nem se resume a browsers. Nem tão pouco esses problemas começariam em fins de semana e posteriormente passariam a diários se estivessem relacionados com aplicações.

Os portáteis vão comigo para outros lados, não acedo à internet somente em casa!
Tens hipótese de testar um upload para o drive via outro operador que disponibilize o mesmo upload?


Não estamos na mesma zona, a vodafone está sobrecarregada de clientes por aqui e não se trata de zona de vivendas. Existe uma grande concentração populacional. Se não sabes onde fica Alta de Lisboa, Telheiras, Paço do Lumiar, Carnide, vê no mapa a quantidade absurda de edifícios com bastantes andares que encontras num raio de área relativamente pequeno.

Aos domingos já se nota a mesma situação no download.
 
Última edição:
@Mu7e sim, mas este situação dos browsers é estranha vamos concordar. Num estou limitado e no outro estou em "full speed". Sendo que o outro é o da Google...

Infelizmente não tenho essa hipótese. Só quem for Meo 1 Gbps/200 Mbps terá essa hipótese. Mas porque razão querias este teste?

Eu vivo na maior freguesia da zona do Porto e uma das maiores de Portugal. Vê no mapa onde fica "Paranhos"! Eu vivo mesmo no centro do centro... Falta de clientes é o que não deve faltar para aqui! Mas até pode ser da tua zona ou não. Tu como cliente também não és obrigado a saber nem sequer a te preocupares com isso. Eles só têm que cumprir o que está contratualizado. Caso contrário rescisão com eles.
 
EM P2P é demasiado óbvio.
Antes de Março mal acabava um download a velocidade de upload subia instantaneamente para os 12.5MB/s a 13MB/s, desde Março, salvo raras excepções, fica a metade, se tiver 2 ficheiros a enviar a velocidade divide-se por ambos, cerca de 2.5MB/s cada (Não está relacionado com o numero de peers). Se entrar um peer vodafone a velocidade de transferência no envio passa imediatamente para o máximo. Nota-se que existe limitação deliberada de débito ip para fora da rede.

Não tenho o serviço assim devido a tráfego mensal que realizo, é bastante modesto.

Hoje curiosamente um upload para o drive está assim. Antes de Março batia sempre nos 13MB/s, independente da hora ou dia da semana.

 
Pessoal o meu problema e o seguinte. Tenho nos a basicamente 1 mes, e tenho problemas em ver netflix, youtube, e outros sistemas de streaming.

Por exemplo, tenho uma box android onde tenho a netflix, nao tenho smart tv. Quando faço o speedtest, bate os valores contratados, mas quando ligo a box por exemplo, ou mesmo no pc, e para esquecet, simplesmente nao da. Reinicio o router e sei la que mais, e mantem se o problema.

Eu nao uso p2p, no entanto faço download por ftp regularmente, e consigo a brincar fazer 5mb de download sem problema.

Que acham?
 
Boas a Vodafone esta a fazer-me traffic shaping e packet loss constante em horas bem defenidas, das 16:00 até a 00:00 o meu packet loss aumenta para 70%, por exemplo jogar online é impossivel sempre que faço os testes da anacom do net.mede da-me indicios de traffic shaping, não vou estar a aguentar isto durante 2 anos tenho de resolver o mais rapido possivel, alguem que já passou por isto pode dar-me umas luzes do que fazer?
 
Back
Topo