Ubuntu 8.10 [Dúvidas]

Boas

Adquiri recentemente um portátil Toshiba Satellite A200-2B7, e queria instalar o ubuntu só que ponho o live cd a correr e escolho a opção de instalação e isto chega a um ponto de começar a carregar as coisas antes de realmente começar a instalar e para. Penso que seja por causa do disco ser sata e de não ter drivers para a controladora, alguém sabe como posso fazer para adicionar drives de controladora ao cd de instalação ou até mesmo como instalar isto?
 
Bem pessoal... instalada esta versão, e depois de 5 horas de volta daquilo, não consegui fazer nada do que quero... :D

Como novato que sou, vou apanhando umas coisas mas devo estar a falhar qualquer coisa no meio.

Basicamente quero duas coisas:

1) Partilhar um disco/pastas com o windows.
- Já instalei o samba, adicionei utilizadores, do Ubuntu vejo o PC do Windows mas, do Windows (XP), nunca vejo sequer o PC do Ubuntu. O que me pode estar a escapar? Eu apenas queria aquilo partilhado... de preferência sem ser preciso pass para aceder.

2) Remote access quer por intranet quer internet.
- Confesso que fiquei tão confuso por não conseguir o passo acima que nem me aventurei neste. Basicamente quero aceder por VNC ao desktop do Ubuntu a partir de qualquer lado, também a partir de PCs a correrem o Windows. Há algum guia com isto? Atenção que não tenho IP fixo.

Abraço e desde já obrigado :)
 
estrafalhote, em princpio não precisas de drivers sata para nada. Senão nem detecta os discos, se assim fosse. Deves estar a confundir com outros sistemas... Como ficaram as partições ?
Bem pessoal... instalada esta versão, e depois de 5 horas de volta daquilo, não consegui fazer nada do que quero... :D

Como novato que sou, vou apanhando umas coisas mas devo estar a falhar qualquer coisa no meio.

Basicamente quero duas coisas:

1) Partilhar um disco/pastas com o windows.
- Já instalei o samba, adicionei utilizadores, do Ubuntu vejo o PC do Windows mas, do Windows (XP), nunca vejo sequer o PC do Ubuntu. O que me pode estar a escapar? Eu apenas queria aquilo partilhado... de preferência sem ser preciso pass para aceder.

2) Remote access quer por intranet quer internet.
- Confesso que fiquei tão confuso por não conseguir o passo acima que nem me aventurei neste. Basicamente quero aceder por VNC ao desktop do Ubuntu a partir de qualquer lado, também a partir de PCs a correrem o Windows. Há algum guia com isto? Atenção que não tenho IP fixo.

Abraço e desde já obrigado :)
Ninguem quer pesquisar ...

Samba:

[Dúvidas] Samba - Partilha entre Windows e Linux
ou então

Remote Acess
How To Configure Remote Access To Your Ubuntu Desktop



 
Última edição:
estrafalhote, em princpio não precisas de drivers sata para nada. Senão nem detecta os discos, se assim fosse. Deves estar a confundir com outros sistemas... Como ficaram as partições ?


Eu também não tenho a certeza que o problema ocorra por causa da controladora Sata, apenas disse isso porque como queria instalar o XP e ele não me detectava o disco penseir que fosse daí o problema.

Eu já instalei o ubuntu várias vezes, e nunca me apareceu isto, porque uma das vezes ontem ele até me levou para a linha de comandos, como não conheço nenhum dos comandos necessários para instalar o isto.

Se alguém souber agradecia que disponibilizassem essa informação.
 
Eu também não tenho a certeza que o problema ocorra por causa da controladora Sata, apenas disse isso porque como queria instalar o XP e ele não me detectava o disco penseir que fosse daí o problema.

Eu já instalei o ubuntu várias vezes, e nunca me apareceu isto, porque uma das vezes ontem ele até me levou para a linha de comandos, como não conheço nenhum dos comandos necessários para instalar o isto.

Se alguém souber agradecia que disponibilizassem essa informação.

Num pequeno offtopic, se quiseres instalar o XP com SATA é possivel. Procura no google (ou aqui na TZ) tutorials sobre um procedimento chamado slipstream.
 
Num pequeno offtopic, se quiseres instalar o XP com SATA é possivel. Procura no google (ou aqui na TZ) tutorials sobre um procedimento chamado slipstream.

eu sei que é possível e até como se faz, mas isso para mim não me interessa muito xD, queria mesmo era o ubuntu.


será que por eu estar a usar um live CD pode afectar em alguma coisa?
 
Última edição:
Bem, partilhar já consigo, mas tenho outro problema. Coloquei um novo disco e formatei-o em ext3 (este sim vai ser o disco que quero partilhar). No entanto, não consigo criar pastas, partilhá-lo, nada, pois diz que este pertence ao root.

Pelo que percebi, o Ubuntu não usa o root, sendo que temos de fazer sudo para activar isto. No entanto, tem de ser no terminal? É que não sei navegar, criar pastas, partilhar, etc, através do terminal.... :(

Ajudinha? ;)
 
boas pessoal aconteceu-me algo estranho...

instalei uns codecs e depois disso quando abri o firefox no ubuntu não aparecem as letras...aparece tudo imagens todas e assim mas as letras nada aparece simplesmente tudo o que é escrita não dá e aparecem uns riscos estranhos...já desinstalei os codecs á nao me lembro quais foram e o problema mantem-se...os videos no youtube funcionam tb está tudo operacional menos isso que referi...alguma ajuda?

cumps
 
caro lool

espero que seja isso que se refere...
o processo é o seguinte...ir a editar>preferencias>conteudo>cores e colocar um visto em "permitir a pagina..." e retirar no "utilizar cores de sistema"

cumps espero ter ajudado
 
boas pessoal tenho uma dúvida...não consigo colocar as legendas do mplayer em baixo na parte preta do ecran ficam sempre sobrepostas no filme...já as puxei ao máximo para baixo...não dá mais...andei a fazer um search e encontrei isto:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=11222.0

Para deixar as legendas em baixo do video no mplayer edite o arquivo mplayer.conf,
Adicione esta linha no final do arquivo:
vop=expand=0:-50:0:0,crop=0:352
salve...

Veja se funciona pra vc, aqui fica ok...

mas não sei editar o arquivo mplayer.conf

alguma ajuda?

cumps
 
Boas

Adquiri recentemente um portátil Toshiba Satellite A200-2B7, e queria instalar o ubuntu só que ponho o live cd a correr e escolho a opção de instalação e isto chega a um ponto de começar a carregar as coisas antes de realmente começar a instalar e para. Penso que seja por causa do disco ser sata e de não ter drivers para a controladora, alguém sabe como posso fazer para adicionar drives de controladora ao cd de instalação ou até mesmo como instalar isto?
O meu tambem é sata,e no entanto instala.Eu tambem não sou grande espingarda no linux,mas em vez de instalares dessa maneira,deixa o cd correr pelo live,e instalas por lá,tem lá a opção,se não der tenta o mandriva 2009 que é tambem excelente.
 
O meu tambem é sata,e no entanto instala.Eu tambem não sou grande espingarda no linux,mas em vez de instalares dessa maneira,deixa o cd correr pelo live,e instalas por lá,tem lá a opção,se não der tenta o mandriva 2009 que é tambem excelente.

já resolvi o meu problema, instalei o 8.04 que deu sem problemas e de seguida actualizei-o para o 8.10 e já o tenho a correr sem problemas.
 
Olá a todos!
Acabei ontem de instalar o ubuntu 8.10 UE e estou com um pequeno problema:
Ao minimizar a pagina do firefox,este desaparece,em vez de minimiar,e quando eu renicio o pc aparece uma janela a dizer que houve problemas no firefox e se eu quero continuar com a ultima sessão,se eu escolho a ultima sessão aparece as janelas todas que minimizei,e se faço isso a umas 10 já devem ver o que dá.
Já desistalei e voltei a instalar o FF e continua igual. Como posso resolver isto? Alguem sabe ou já aconteceu?
Cumps
EDIT:
Já agora tenho uma placa tv pci asus my cinema P7131 é possivel usar com ubuntu?
Existe relatos no forum oficial que confirmar funcionar. ex
 
boas pessoal tenho uma dúvida...não consigo colocar as legendas do mplayer em baixo na parte preta do ecran ficam sempre sobrepostas no filme...já as puxei ao máximo para baixo...não dá mais...andei a fazer um search e encontrei isto:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=11222.0



mas não sei editar o arquivo mplayer.conf

alguma ajuda?

cumps

Ola,

Também tive esse problema, mas mudei o modo de video e fica resolvido. Botão direito > preferencias > video > available drivers e escolhes um que gostes. Nem todos funcionam! O que eu uso é o X11 (OpenGL) e fica com umas legendas bem proporcionadas.
Alem disso podes ir a font > proportional to movie height (e não diagonal) que também ajuda.

Espero que isto ajude.
 
Ola,

Também tive esse problema, mas mudei o modo de video e fica resolvido. Botão direito > preferencias > video > available drivers e escolhes um que gostes. Nem todos funcionam! O que eu uso é o X11 (OpenGL) e fica com umas legendas bem proporcionadas.
Alem disso podes ir a font > proportional to movie height (e não diagonal) que também ajuda.

Espero que isto ajude.
obrigado ajudou IMENSO ficou como queria...obrigado

só mais uma coisa...como predefinir os aplicativos que abrem os videos por expl e musicas?no 8.04 sei como se faz aqui nao resulta no 8.10

cumps
 
Back
Topo