Western Europe Home of Most Active Pirates

Ouch! Bem, podem fechar o tópico, o Resev leva o prémio para casa.

Olha que não.
É uma colecção acima da média, sim, mas há pelo menos uma dúzia de users da TZ (dos que tenho conhecimento) que fazem a minha colecção parecer uma gota no oceano.
O mais notável é um user de quem já não me lembro do nome, mas que na altura (já foi há algum tempo) já tinha uma colecção de filmes em DVD com mais de 5000 títulos, e a imagem que mostrou era toda uma parede com prateleiras cheias de filmes do chão até ao tecto.
GAWK!!!
É coisa para um gajo se engasgar! :lol:

A parte importante de verificar na minha colecção, é que não são jogos comprados á toa.
Não há ali jogos de palha seca.
Todos os jogos são escolhidos a dedo de acordo com os meus gostos.
Não faço compras por impulso.
Não tenho tanto dinheiro quanto isso para gastar em jogos, pelo que tenho de ser selectivo nas escolhas que faço.

É isto que users como o Merkury não percebem.
Não dão qualquer valor aos jogos, tratam toda a questão como se estivessem a mastigar pastilha elástica.
 
O meu argumento para isto é, sou pobre (sim, rico nao sou decerteza), nao tenho dinheiro para certos luxos e normalmente tenho prioridades.
Ja que tenho a possibilidade de usufruir de um seviço de internet em casa tento tirar o maior partido disso portanto, tudo que seja musicas, jogos PC e filmes é adquirido á base do download.
Quanto aos jogos da consola, compro sempre verdadeiros mas em segunda mao e nunca full price, tive que vender a minha consola anterior e todos os seus jogos (possuia cerca de 30 jogos PS2 todos verdadeiros claro) para ter uma nova pois queria muito uma 360 e faltavam-me recursos para tal.
Nao distribuio o que saco da net mesmo quando me pedem, é mesmo só para uso própio.
Se me quiserem julgar por isso estao á vontade, nao digo que esteja a fazer a coisa certa, estou praticamente a cometer um roubo mas infelizmente nao vai mudar por enquanto e o vosso choro nao me vai encher os bolsos.
E para verem como a pirataria até ajuda a industria dos jogos, saquei o Bioshock para o PC para experimentar, gostei muito mas como nao consigo apreciar totalmente o jogo no meu pc vou comprá-lo para a 360 sem qualquer duvida.
 
Última edição:
O meu argumento para isto é, sou pobre (sim, rico nao sou decerteza), nao tenho dinheiro para certos luxos e normalmente tenho prioridades.
Ja que tenho a possibilidade de usufruir de um seviço de internet em casa tento tirar o maior partido disso portanto, tudo que seja musicas, jogos PC e filmes é adquirido á base do download.
Quanto aos jogos da consola, compro sempre verdadeiros mas em segunda mao e nunca full price, tive que vender a minha consola anterior e todos os seus jogos (possuia cerca de 30 jogos PS2 todos verdadeiros claro) para ter uma nova pois queria muito uma 360 e faltavam-me recursos para tal.
Nao distribuio o que saco da net mesmo quando me pedem, é mesmo só para uso própio.
Se me quiserem julgar por isso estao á vontade, nao digo que esteja a fazer a coisa certa, estou praticamente a cometer um roubo mas infelizmente nao vai mudar por enquanto e o vosso choro nao me vai encher os bolsos.
E para verem como a pirataria até ajuda a industria dos jogos, saquei o Bioshock para o PC para experimentar, gostei muito mas como nao consigo apreciar totalmente o jogo no meu pc vou comprá-lo para a 360 sem qualquer duvida.

Aqui está!
Era mesmo aqui que queria chegar!
Assino por baixo...
Jogos de consola também compro sempre os originais :)

Quanto a ti, Resev... Também o exibicionismo é o teu defeito nº 1.
ISP's perdem dinheiro? Não ora essa até porque tráfego ilimitado não é pra sacar... Sim porque nós precisamos de ligações de 18, 24, 30 e 100Mb para sacar distros de linux e pra fazer streaming dos filmes do youtube...

Cumps
 
Cada vez há mais ligações e de melhor qualidade em PT, inclusive estamos em 7º lugar a nível mundial na qualidade de acessos.

Tinha que comentar isto... O serviço de net ou é muito mau lá fora ou estás enganado. Porra, aqui na zona as linhas não aguentam mais de 4MB, o que não falta é pessoal a queixar-se que a velocidade é bem inferior à contactada.

Bah :(

Aqui está!
Era mesmo aqui que queria chegar!
Assino por baixo...

Mais uma vez, não tem dinheiro, não tem vicio. Simples!

Eu quero um carro para mim, não tenho dinheiro, não vou roubar um, olhem que caraças... Esse argumento é estúpido.
 
Eu quero um carro para mim, não tenho dinheiro, não vou roubar um, olhem que caraças... Esse argumento é estúpido.

O argumento é estúpido?
Estúpida é a vossa comparação. Um jogo custa muito menos que um carro, isso é o mesmo que eu roubar um carro vou à esquadra e digo:
-Ah, vou preso porquê? Se quem saca jogos também não vai, então porquê que hei de ir?
Se roubares uma coisa dum supermercado imaginemos não vais preso(se fores apanhado) o mesmo tempo que se fores roubar um banco.

Além de que tu roubas um carro, vais vender a outro, a marca perde o valor desse carro que podia vender, agora uma pessoa que saca um jogo ou seja o que for, se não sacar também não vai comprar(salvo excepções como os jogos da STEAM). Ao menos se sacar conhece o jogo ou a série, se não encontrar o por outro motivo qualquer, pode comprar o jogo.
Eu também, faço o mesmo que tu com os jogos da STEAM. Saco e testo, depois dependendo do jogo, se gosto ou não, tento comprar. Neste caso a pirataria está a ajudar as empresas, porque se não fosse ela, eu provavelmente não teria comprado 3 jogos para a minha STEAM porque não sabia como eram.

Cumps
 
A comparação pode não ser a melhor, mas os teus argumentos conseguem ser piores.

Custa menos, mas não deixa de ser um crime roubar. Nem que roubes a porcaria de uma pastilha que custa 5 cêntimos, não é teu.
 
Eu adoro citar-me...

Olha o tópico de defesa da pirataria do mês...

[...]

Nota: Para evitar andar sempre a fazer parenteses daqui para a frente sempre que virem roubar ou roubo podem substituir por copiar ilegalmente já que parece que isso vos acalma a consciência.

Em vez de comentar o selo vou apenas comentar este tópico, aliás este e todos os outros tópicos mensais de defesa da pirataria já que o conteúdo é sempre o mesmo, de um lado temos os totós (categoria na qual eu me incluo) que pagam por aquilo que consomem e se sentem naturalmente incomodados pela impunidade reinante nesta republica das bananas que permite que pessoas roubem algo que custou bastante aos totós conseguir de forma legal e legítima. Do outro lado temos os que defendem o roubo com uma quantidade absurda de absurdos (desculpem a redundância) dos quais passo a destacar

As empresas são umas chulas cheias de dinheiro e nós somos uns Robins dos Bosques que roubamos aos ricos para dar aos pobres que também somos nós

Eu apenas roubo porque nunca iria comprar (esta até merece uma nota especial só pela lógica que tem. "se eu nunca iria comprar então é porque não preciso, se não preciso roubei porque..." reparem na subtileza da lógica por detrás da afirmação é que se alguém conseguir substituir as reticências por algo que não seja "sou estúpido" ou qualquer afirmação que o prove está desde já de parabéns)

Até parece que nunca fizeste uma asneira (esta é a minha favorita, então se uma pessoa erra uma vez na vida nunca mais pode dar um conselho ou um juízo de valores, engraçado, eu sempre pensei que quem erra e aprende com o erro cometido sempre seria a pessoa em melhores condições para aconselhar outra pessoa acerca das consequências desse mesmo erro, aliás os alcoólicos em recuperação nas reuniões dos AA só estão lá é para tentar desviar o pessoal para ir beber um copo depois da reunião.)

Os ISP's iam à falência, voltávamos à era dos 56KBs, ninguém quer 18MBs só para ver páginas e mails (claro... tudo isso aliás ninguém precisa de banda larga para VOIP ou videoconferências, não existem serviços de disponibilização digital de conteúdos e o mercado nem está a caminhar nessa direcção nem nada ao ponto de já estar a ser anunciada a morte do blu-ray em detrimento desse mesmo tipo de conteúdos, afinal de contas banda larga é só pro sacanço)

Nota: Abro aqui um parêntesis, a meu ver os ISP's deveriam ser co-responsabilizados pelos dados que passam pelas suas redes já que realmente a noção que muitas vezes deixam passar é a de que se pode sacar tudo o que está na Internet em vez de darem o exemplo e serem os primeiros a suspender o contrato com os utilizadores que claramente abusam das redes deles para obterem material ilegal.

Só roubo porque é caro, se o jogo custasse menos que x eu comprava (outra das minhas favoritas. Como moderador no jogos há 2 anos eu conto na ordem das centenas os posts e tópicos que foram apagados acerca de C.S. 1.6 non-steam, diga-se de passagem que o jogo é caríssimo e custa uns exorbitantes 12€ na steam o que só vem mais uma vez provar que o preço não é um factor na pirataria.)

Roubar ajuda na divulgação (outra boa, aliás se há coisas que se vêm por aí a pontapé são pequenas industrias discográficas, fonográficas e software houses a sobreviver e a prosperar como se via antes do advento da banda larga, por exemplo em termos de software houses nota-se até um acréscimo no número, eerrrm... não pera... eram centenas nos anos 80, e depois foram morrendo até restarem as poucas dezenas que sobram, não faz mal, foi tudo pressões do mercado de certeza afinal de contas a pirataria até os deve ter ajudado na divulgação dos produtos e tudo... porque raio é que só sobrevivem as empresas que têm capacidade financeira para esperarem anos até que apareça retorno sobre o investimento feito? Mistério...)

Sinceramente acho que podia continuar as próximas duas ou três horas a rebater ponto a ponto cada um dos argumentos absurdos que a malta usa para roubar... mas não vale a pena... afinal de contas segundo o que está mais acima se um gajo erra nunca mais volta a fazer algo de correcto na vida portanto é perda de tempo esperar que desenvolvam algo como uma consciência mesmo sendo eu um totó, vou mas é ver se encontro algum tipo dos AA para ir beber uns copos...

Será que me faltou rebater algum dos argumentos utilizados pelos ladrões de jogos?

É que acabam por ser SEMPRE os mesmos.

Deve ser de tão habituados que estão a copiar o trabalho dos outros nem se dão ao trabalho de criar novos argumentos... copiam os argumentos uns dos outros... enfim.

E já agora eu continuo a ter de apagar tópicos acerca de CS 1.6 non-steam...
 
A parte do CS concordo, por uns míseros 15€...
Quando compro jogos custumam tar a este preço... Chamem-lhe argumento batido, mas se todos os jogos custassem 20 ou 25€, eu comprava-os em vez de sacar. Além de que o número de vendidos aumentava e iriam recuperar o dinheiro perdido(pela minha parte :))
Cumps
 
Acho impressionante a quantidade de gente aqui que parece que sofreu uma lavagem ao cérebro. Parece que vocês viram aquele anúncio do "você nunca roubaria uma mala, então também não roubaria um filme" e foram nessa conversa. É uma comparação absurda, insultuosa, infantil e débil mental. Estudem a história da propriedade intelectual e verão que foi sempre fundamentada não pelos autores mas por oligarquias sedentas do lucro e da escravidão do consumidor.

Os autores, em geral, são os últimos a preocuparem-se com a "pirataria". Isto em todas as áreas: jogos, música, filmes, literatura. Ao contrário das editoras, fábricas de engordar de lucro, que adoram empacotar um produto mal amanhado, colocar-lhe um preço completamente absurdo e irrealista, e esperar que as pessoas comprem aquela porcaria e que não copiem. E depois, quando o consumidor não vai nisso, porque o consumidor não é parvo, chamam-lhe de "criminoso" e dizem que está a "roubar", ou a praticar um crime tão grave como matar uma pessoa, etc.

E depois aparecem meninos que vão nesta conversa e que começam a repetir estas ladainhas, verdadeiramente insultuosas para a inteligência humana. Argumentos sem pés nem cabeça, inventados pelas indústrias contra o consumidor. Sim, porque se ainda não repararam, para a maioria deste tipo de indústrias o consumidor não é um indivíduo, é gado.

As produtoras de jogos mais gananciosas são aquelas que mais se insurgem contra a chamada "pirataria", que é uma coisa que sempre existiu e sempre continuará a existir. Outras, mais inteligentes, sabem que é impossível de evitar e trabalham com ela, ao invés de remar contra a corrente. E ficam a ganhar com isso! Não será melhor trabalhar com a realidade da pirataria, em vez de investir numa causa perdida? Sistemas de protecção de cópia que custam milhares de euros e são sempre crackados, e sempre serão. Não será dinheiro deitado à rua? Não valerá a pena resignarem-se ao facto de que as coisas existem e podem ser copiadas, seja código de jogos seja livros, música, "propriedades intelectuais", etc?

A propriedade intelectual está a ser violada quando alguém a aproveita e ganha dinheiro com isso. Quando alguém copia um filme e o vai vender na rua, ou quando alguém plagia uma canção e apresenta-a como sua. Mas não simplesmente por ser copiada, dum cd para outro, dum papel para outro, etc... Isso é uma ideia absurda e realmente só alguém com milho dentro da cabeça é que acha que há justiça nessas sentenças. Imaginem o seguinte: vou a uma livraria e memorizo um livro de quinze páginas. Estarei logo a cometer um "crime", suponho. Chego a casa, escrevo-o num papel, e passo-o a um amigo para ele ler. Pois, isto é tão grave como "roubar uma mala". É de morrer a rir. Isto são liberdades naturais, humanas, impossíveis de evitar. Chamar-lhes crime é uma ofensa boçal e retrógada.

Querem vender jogos a cinquenta euros? Apresentem um produto que valha realmente esse preço. Invistam em suporte, conteúdos permanentemente actualizados, diversidade, e longevidade do produto de pelo menos cinco ou dez anos. Porque se é para estar a dar esse dinheiro por mais um first person shooter igual aos outros, com um tempo de jogo de 5 horas ou coisa do género, então meus amigos acordem para a vida. É óbvio que vai ser copiado e não comprado, porque é lixo.

Se pesa assim tanto às editoras o facto dos seus produtos, em geral de baixa qualidade e vendidos por um preço muito maior do que realmente valem, estarem a ser naturalmente e inevitavelmente copiados, então sugiro-lhes: saiam do negócio. Não vale a pena continuarem, não obterão os lucros que esperam. Se saírem, é uma grande crise? Não. Os jogos continuarão a ser feitos, os livros continuarão a ser escritos, a música a mesma coisa, etc. Porque, não se esqueçam, não é o grande lucro e as fortunas que fazem os produtos, é a criatividade e a vontade dos autores. Atrevo-me até a imaginar que se não existissem estas leis bacocas de "propriedade intelectual", o mercado dos videojogos, da música dos filmes e dos livros seria bem melhor, mais livre, mais amplo, mais variado, e até mais lucrativo. Imaginam? Pois tentem, porque lutar contra os direitos e as liberdades naturais dos consumidores, das pessoas, é causa perdida.

Mas os oligarcas, cegos da ganância e do lucro, ansiosos por venderem porcaria ao gado dos consumidores criminosos, não vão desistir desta causa perdida e absurda. Penso que, no futuro, chegarão ao ponto de vender filmes totalmente a preto, para evitar que se copiem. Vão proibir os consumidores de os verem, porque só de os memorizarem estarão a cometer um crime tão grave como roubar a mala de uma pobre senhora. Será, realmente, a única maneira. Quem cantarolar a canção que ouviu na rádio a um amigo será imediatamente preso, pois estará a violar a propriedade intelectual do autor. Um mundo digno de figurar num romance de George Orwell.

Pelo que li e estudei sobre a história da propriedade intelectual, sinceramente parece-me que se trata de mecanismos de controlo sobre a difusão das ideias, dos pensamentos e da cultura. Tem pouco a ver com a defesa dos "direitos de autor"; está mais preocupada com a restrição dos direitos do consumidor e do cidadão. É o costume.

cumprimentos
 
Em vez de teorias pseudo-revolucionárias, porque não responder à questão:

Se é lixo e não merece 50€ (já agora, só paga isto pelos jogos quem quer, ha sitios muito mais baratos), porquê dar-se ao trabalho de sacar? Seria mais fácil apenas ignorar...
 
Nao se esqueçam que ladrao que rouba a ladrao tem 100 anos de perdao e tudo que eu saco vem de outros que sacaram portanto eu nao estou bem bem a cometer o crime...
 
A parte do CS concordo, por uns míseros 15€...
Quando compro jogos custumam tar a este preço... Chamem-lhe argumento batido, mas se todos os jogos custassem 20 ou 25€, eu comprava-os em vez de sacar. Além de que o número de vendidos aumentava e iriam recuperar o dinheiro perdido(pela minha parte :))
Cumps

A questão passa pelo princípio da coisa e não pelo consumar dos factos e é isso que não percebes

É mais fácil roubar um jogo a partir da Internet do que trabalhar para ganhar dinheiro para o comprar? Sem sombra de dúvida...

Agora se é mais fácil e mais barato já te perguntaste porque que os totós (como eu) continuam a preferir pagar pelos media que consomem e porquê que se batem tanto para que mais pessoas se juntem às fileiras dos totós?

Muitas vezes nem é só pela dimensão moral nem entramos em exageros do género "You start downloading songs then you're robbing liquor stores" é porque já percebemos que as coisas não podem continuar da forma que estão ou mais cedo ou mais tarde a indústria vai mesmo rebentar pelas costuras e vamos ficar mesmo reduzidos a meia dúzia de grandes produtoras que apenas vão fazer mais do mesmo porque fica mais barato e sempre vai vendendo alguma coisa.

Desde o início do ano já tiveste mais um anúncio de uma grande software house a mudar de mãos (a eidos que em principio vai ser comprada pela Square) e a insolvência de mais uma grande software house (Midway) e pelos rumores que circulam a coisa não deve ficar só por aqui este ano.

Voltando à dimensão moral da coisa, que me desculpe quem não concordar comigo mas esse tipo de atitudes é apenas prova de baixa cidadania e falta de consciência cívica, é o mesmo que falar ao telemóvel enquanto se conduz, passar vermelhos porque se está com pressa, tentar escapar-se aos impostos, não passar facturas (caso dos restaurantes) e todo o tipo de atitudes à tuga que são tidas porque o polícia não está lá ou a fiscalização não existe ou é ineficiente.

Se houvesse uma probabilidade real de 10 ou 20% de os piratas serem apanhados e severamente multados pela pirataria eu gostava de ver quantos é que realmente se arriscavam a fazê-lo e quantos é que o fazendo o anunciariam publicamente.

Pelo menos admitam que o GRANDE motivo pelo qual o fazem é porque sabem que não vão ser apanhados.

Lá em cima é mencionado o dinheiro gasto neste tipo de coisas, pergunta lá quantas vezes é que ele foi ao cinema o ano passado, ou levou a mulher a jantar fora, ou quantas noites é que saiu para estourar dinheiro em copos, onde é que ele foi passar férias?

O dinheiro não dá para tudo portanto há sempre escolhas a serem feitas, férias este ano eu vou passa-las em casa, entre o LCD e a X360 lá se foi o meu dinheiro para férias este ano, e já se sabe, consola nova, mais uma consola para "sustentar", o ano passado fui duas vezes ao cinema e levei a mulher a jantar fora o mesmo número de vezes, copos, nem uma única vez, férias,idem. Sim a minha colecção de jogos aumentou, mas para poder desfrutar desses prazeres tive de abdicar de outros.

Se é assim para as outras coisas da vida porque há de ser diferente para os media? Só porque a coisa pode ser roubada rouba-se? A ocasião faz mesmo o ladrão? É que é o que parece.

Já agora em relação ao argumento não é roubar já que não há subtracção de bem portanto não há lesados, isso é TRETA, se alguma coisa for roubada de uma prateleira de uma loja há um seguro que paga essa coisa portanto o revendedor não perde dinheiro porque já vendeu o produto à loja, a loja não perde dinheiro e o seguro também não já que apenas está a cumprir com a sua obrigação já que recebe e bem pelos pagamentos que tem de fazer nestes casos portanto também não há lesados neste caso... qual é o argumento seguinte?

Edit:

@pingo.mister

Tanta conversa e nada que se aproveite, mais uma vez usaste os argumentos utilizados pelos ladrões de jogos que já foram desmontados e provados como falsos inúmeras vezes, pelo menos podias sacar um disco novo, é que esse foi chão que deu uvas e já secou.

Mais uma vez repito o que disse acima, a única razão porque roubas é porque sabes que não és apanhado se soubesses que podias ser apanhado metias a viola no saco.

@Bitolass

Olha outra das desculpas habituais, isso também já foi debatido... se um amigo te emprestar um jogo / video / cd está a ceder-te mesmo que de forma temporária os direitos que adquiriu para ele, para tu estares a desfrutar do media em questão está ele a privar-se do mesmo.

Em relação a essa entrevista também já aqui apareceu noutro tópico mensal de defesa do roubo e não prova BOI, como eu já disse acima a relação qualidade preço dos jogos não é um factor, é apenas e só mais uma desculpa de não pagador, o facto de eu ter mencionado que continuam a aparecer dezenas de tópicos acerca de um jogo que custa 15€ e que nos dá dezenas de horas de prazer não é acidental é que a relação qualidade preço para um jogo que apesar da idade continua a ser jogado por milhões é algo de absurdamente elevado e isso continua a não impedir que o mesmo seja roubado em larga escala.
 
Última edição:
Eu possuo actualmente cerca de 30 consolas, os jogos não faço ideia, compro principalmente jogos usados, e pechinchas, se bem que no ano passado paguei mais de 70€ pelo GTA IV para a Xbox 360, saco quase tudo o que vejo, se gostar vai para a lista de jogos a comprar, caso contrario vai para o monte. Só gosto de ter os jogos fisicamente, nao me agrada algo como o sistema da Steam. E como colecionador principalmente retro não vai ser a piratatia que vai dominar a colecção. No ano passado gastei milhares de euros em consolas, acessorios e videojogos, à cerca de um ano tinha uma ps2, uma mega drive e uma psp, mas só comprava determinado jogo quando achava que tinham um preço razoável, nunca pagaria mais de 25€ por um jogo da psp, ou ps2. O que me leva a praticar a pirataria é o preço dos jogos, e a facilidade de um click para ter o jogo.
 
2m7xd85sig.png
 
Tinha que comentar isto... O serviço de net ou é muito mau lá fora ou estás enganado. Porra, aqui na zona as linhas não aguentam mais de 4MB, o que não falta é pessoal a queixar-se que a velocidade é bem inferior à contactada.

Bah :(

Mas olha que é verdade, e não são palavras minhas, isto veio numa noticia de uma Exame Informática, ou uma PC Guia (uma das duas, ou até mesmo nas duas), onde falaram sobre este estudo realizado a nível mundial.

Então e se eu te disser que a velocidade média de acesso nos USA fica-se pelos 3Mb?
Eles tem infraestruturas monstruosas, em certos serviços dos ISPs permitem acesso simétrico (e.g. 50/50 up/dwn), mas que só servem grupos muito concentrados de utilizadores, um pouco há imagem do que se passa em Portugal relativo á TV Cabo. A TVC chega a "todo o lado", mas só nas metrópoles é que existe serviço por cabo óptico. Na maior parte do território Português, o serviço só está disponivél por satélite.

Não foi á toa que eu tive que esperar mais de três anos para ter net em casa aqui em cima. Cabo não havia, as linhas de cobre eram antigas, e haviam poucos DSLAMs para distribuir um bom sinal.

Hoje em dia já começaram a espalhar cabo óptico (está previsto todas as localidades próximas ficarem cobertas até 2011), as linhas de cobre mais críticas foram substituídas, e espalharam uma mão cheia de DSLAMs um pouco por toda a localidade.

Agora uso MEO para TV e Net (Sem telefone).
Tenho o Multiplex a pouco mais de 1000m, mas mesmo assim, dos 16Mb anunciados, só tenho uma média real de 7.5Mb.
A falha é inerente a todos os ISPs.
Ainda há duas horas estava eu a ler na revista DECO/Proteste um pequeno artigo sobre o continuado abuso dos ISP em anunciarem velocidades teóricas de acesso máximo, quando na realidade deveriam ser anunciadas apenas a velocidade de média, o que significa que a minha linha MEO deveria na verdade estar catalogada como 8Mb.

Enfim, o que se aprende daqui é que por muitas queixas que tenhamos dos ISPs portugueses, até estamos muito bem servidos no panorama mundial.


Quanto a esta thread...sinceramente para mim já deu o que tinha a dar.
Áparte do Triston e de mais um ou outro, não há muito mais gente a fazer sentido no que dizem, pelo que prefiro saír de mansinho e olhar para a minha colecção com orgulho, e com a convicção de que o empenho e a moralidade não são para todos.

Cheers.
 
O ano passado andei a comprar jogos usados para jogar as copias fora (PC). Ainda me falta comprar uns quantos, mas com tempo lá vai.
Como tinha a minha Mega-Drive, poucos jogos e algumas ROMs para correr no emulador, toca de comprar os jogos originais usados.
Antes do Natal tinha 2 jogos para a PS2 (Play 3 e GHIII+guitarra), uma Eye Toy, um comando mas não tinha consola (era o meu irmão que tinha). Lá apareceu a "perola" a 99.99 euros no fim do ano. Toca de comprar usados dos jogos que eu quero jogar. Actualmente já vou em 45 jogos (consegui a proesa de comprar 15 jogos por 60 libras com portes o que dá menos de 5 euros por jogo), não são todos bons jogos mas como coleciono e gosto de ter 1 exemplar de cada jogo da "serie", lá tiveram que vir os menos bons (como por exemplo o NFS Pro-Street).
Resta mencionar ainda que da serie NFS, tenho os mesmos titulos para o PC e para a PS2 (do NFS Hot pursuit 2 ao pro-street), todos comprados em segunda mão.
Tenho actualmente perto de 300 jogos originais PC+Mega+PS2.

O que me faz comprar jogos usados? O preço praticado pelas lojas quer pelo jogo usado quer pelo jogo novo. Acho ridiculo dar 50 ou 60 euros por um jogo quando se consegue o mesmo por 5 euros usado em estado razoavel. É impossivel não riscar um CD/DVD por mais cuidado que se tenha. Claro que há jogos que é "impossivel" jogar sem ser comprado novo (jogos da valve por exemplo, TDU, WoW...) e nesses casos há que esperar que o hype passe para se comprar o jogo novo a metade do preço praticado lá fora (que cá mesmo passado "10 anos" continua ao mesmo preço) e às vezes edições que nunca cá apareceram (como por exemplo o WoW battle chest que me custou quase metade do que pediam nas lojas pelos 2 jogos em edições "normais").

Claro que a maioria está se lixando e não pretende perder tempo a procurar nas lojas online/leilões pelo jogo num preço mais em conta e é mais rapido ir aos trackers procurar. É esta gente que dá má fama ao P2P. Se se dignarem a ler os readme dos crackers, está por lá algo como "gostou do jogo? compre!".
 
Há aqui uma frase que está a ser bastante utilizada e que me enoja um pouco, não quando aplicada a jogos mas para toda a cultura em geral, e que traduzindo um pouco é:

"Se não tens dinheiro, não tens vícios (logo não acedes à cultura)"

há uns anos tive aulas com a directora de uma das principais bibliotecas do país, estava-nos a mostrar o orçamento anual de uma biblioteca.

Ficamos surpreendidos com o dinheiro que gastam anualmente na reposição de livros que "desaparecem" biblioteca, portanto perguntamos porque é que não utilizavam o orçamento que era destinado a isso em métodos para aumentar a segurança na biblioteca e impedir o roubo dos livros. A resposta foi:

"Porque no dia em que os livros deixem de desaparecer é muito mau sinal, é sinal que as pessoas já não estão interessadas na riqueza cultural que os livros transmitem"...

Ao longo da minha vida universitária, os professores sempre nos forneceram cópias ou pdf's de obras que custavam dezenas de euros. Porquê? Porque não devem existir restrições no acesso à cultura... Devemos apoiar o copyleft e não o copyright

Portanto parem lá com o argumento do "não tens dinheiro, não compras!". É ridículo e elitista.
Ninguém tem direito a ser mais rico culturalmente (seja com música, filmes, livros ou jogos) do que eu só porque é mais rico financeiramente.
 
Back
Topo