Por mim não é retrocesso, destesto W11, não esta em causa só esse programa, estão em causa muitos que queremos meter ou experimentar, com a impossibildade de desativar o microsoft defender não podes instalar nada sem comprares ou só demo...
Vou tentar maquina virtual e ver se não interfere, mas no final será como ter o W7 instaldo que usarei mais...
Como referi, podes usar qualquer AV que quiseres que o Defender deixa de interferir em algo, já testei e funciona, essa parte que referes de não poderes instalar nada sem comprares ou só demo estás-te a referir ao quê? Software gratuito o Defender sempre deixou instalar tudo. Software instalado "com truques" isso qualquer AV te pode impedir de instalar mas tenta explicar melhor?
Podes usar um cliente de ftp que tenha opção para definires pastas de partilha, até tens configurações de dar permissão apenas de acesso a pastas que quiseres e configurar uma password para aceder ao ftp que criaste para além de mais coisas ainda, eu já usei em tempos isso quando partilhei algumas coisas no trabalho. Funciona em qualquer Windows, até no Linux, acho que tens clientes de ftp gratuitos para criares o teu próprio ftp.
É bem mais simples e eficaz e acedes via remota ao ftp que tens.
Agora isso não deve tirar um PC da hibernação mas existem outras formas de o fazer, tens é que ativar a opção na Bios, que já deves ter ativa talvez, e usas outro método para despertar o PC da hibernação.
Quando a experimentar o Windows 11, existe software como o Rufus ou esses que postei acima, que permitem passar os requisitos do Windows 11 e instalar em máquinas que não tem o hardware para isso mas o problema é que por cada atualização importante que muda a build para lançar novas funcionalidades vão ter que instalar o Windows 11 novamente porque isso não faz bytepass dentro do ambiente do Windows, ele vê os requisitos e recusa instalar a nova build.
De qualquer das formas dá para continuar com o Windows 10, eu tenho PC que tem todos os requisitos do Windows 11 e mesmo assim tenho o Windows 10 instalado no segundo SSD porque acho que o Windows 11 está ainda longe de ser melhor e tem problemas não muito evidentes mas a verdade é que os tem e acho o sistema operativo mais vulnerável a cercas coisas do que o Windows 10.
Repito, se não queres o defender instala outro AV que a Microsoft não te pode impedir isso e o Defender também não fica ativo quando detecta outro AV.